Página 824 de 919

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 26, 2015 11:52 am
por J.Ricardo
Me lembro que lí na página do Poder Aéreo algo a respeito da campanha da Suécia no Líbia e uma das observações negativas a respeito do Gripen feitas por eles era justamente o posicionamento da sonda de reabastecimento, que exigiria mais treinamento para poderem operar a contento.

Consegui localizar a matéria, esta no link abaixo:

http://www.aereo.jor.br/2011/11/11/as-l ... -na-libia/

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 26, 2015 12:07 pm
por Carlos Lima
Boa materia

Mostra que os comentarios sobre a sonda nao São sem fundamento.

E boa observacao... Nao tinha reparado que no video se tratava de um Gripen D.

[]s
CB

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 26, 2015 3:06 pm
por Mathias
Sim, qual o problema de admitir que não é a melhor posição?
Dá pra fazer?
Dá!
Mas exige mais treinamento e é mais difícil.

Pronto, acabou!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 26, 2015 6:04 pm
por Penguin
Carlos Lima escreveu:Boa materia

Mostra que os comentarios sobre a sonda nao São sem fundamento.

E boa observacao... Nao tinha reparado que no video se tratava de um Gripen D.

[]s
CB

A matéria não disse a sonda seja um problema. Disse que eh necessário mais treinamento dos suecos que carecem de aviões tanques.

Já aqui se detalha problema com base eh que? No olhometro?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 26, 2015 6:07 pm
por Penguin
Mathias escreveu:Sim, qual o problema de admitir que não é a melhor posição?
Dá pra fazer?
Dá!
Mas exige mais treinamento e é mais difícil.

Pronto, acabou!
Talves tenha sido a melhor opção para fazer uma sonda retrátil.
Se fosse fixa era bem mais fácil.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 26, 2015 7:55 pm
por Mathias
Talvez não, foi a melhor posição, não havia outro lugar com espaço para isso.
Agora, daí a dizer que ali é a posição mais confortável e natural para o piloto é outra coisa. Não é, tanto que precisa mais treino e adaptação.
O que por sua vez não é nada demais.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 12:07 am
por kirk
Mathias escreveu:Talvez não, foi a melhor posição, não havia outro lugar com espaço para isso.
Agora, daí a dizer que ali é a posição mais confortável e natural para o piloto é outra coisa. Não é, tanto que precisa mais treino e adaptação.
O que por sua vez não é nada demais.
Uma sonda fixa poderia ser adaptada em qualquer lugar, basta fazer uma gambiarra com o cano exposto como no MIG-29 :

Imagem

Imagem

Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 12:49 am
por Mathias
Sim, gambiarra, mas numa posição mais confortável para o piloto.

Mas veja que mesmo numa adaptação, havendo espaço, se pode sim colocar a sonda numa posição mais próxima do ideal:

Imagem
http://c8.alamy.com/comp/D77GHM/mig-29-refueling-in-flight-detail-cockpit-D77GHM.jpg
Imagem

Como se vê claramente, para pitocar o piloto continua olhando à frente com uma suave e confortável lateralização da cabeça, muito provavelmente apenas movendo um pouco os olhos.

Ou ainda, numa sonda retrátil verdadeira, somente possível em aviões com amplo espaço interno:

Imagem

Mas sempre numa posição confortável, ergonômica, segura, muito bem pensada no projeto ou reprojeto da aeronave.

Quando não dá, faz-se a gambiarra que se pode, lá pra trás mesmo, fazer o quê, né?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 1:06 am
por Mathias
Olha a gritante diferença, cliquem na imagem e vejam em tamanho grande:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Saab_JAS-39_of_the_Swedish_Air_Force_undergoing_inflight_refuelling_from_a_TP_84_Hercules_%286803019594%29.jpg

Para trás, para o alto e lateralizado.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 2:53 am
por kirk
Numa gambiarra pode-se por a sonda em que posição quiser ...

Na foto grande que postou o piloto esta olhando em frente nem se faz necessário acompanhar visualmente a cesta ... é só observar o vídeo ...

Por esses imagens nem pode ser difícil acoplar, não usam cestas : 1:30 min

http://www.youtube.com/watch?v=BF2KwRzfjQc

http://www.youtube.com/watch?v=0X4xOIxWMqY

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 3:15 am
por Wardog
Mathias escreveu:Sim, qual o problema de admitir que não é a melhor posição?
Dá pra fazer?
Dá!
Mas exige mais treinamento e é mais difícil.

Pronto, acabou!
Exato, ou seja, é irrelevante falar sobre o assunto nesse tópico. Mais ainda, colocar como se fosse um "defeito" do caça. É por aí que se julgam as posições e o caráter não meramente técnico do que é dito. Mas deixa eu voltar para o anonimato que me sinto muito bem só lendo e acompanhando o que ocorre por essas bandas.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 8:52 am
por Bolovo
Os unicos aviões que tem probe nesse lugar bizonho além do Gripen são o Phantom e o Harrier.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 10:00 am
por J.Ricardo
Entendo que se o J-39 for imune a críticas ou observações, seria interessante: ou fechar o tópico ou abrir um outro expondo só elogios.

Eu gosto do caça, mas ele tal qual o F-35, Su-35, Rafale, Typhoon e tantos outros são sim passiveis de críticas. Eu por exemplo também não gosto da sonda do Rafale...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 10:26 am
por bcorreia
Bolovo escreveu:Os unicos aviões que tem probe nesse lugar bizonho além do Gripen são o Phantom e o Harrier.
Salvo engano, todos eles não foram desenvolvidos com esse recurso no projeto original, procede?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 27, 2015 12:50 pm
por Carlos Lima
bcorreia escreveu:
Bolovo escreveu:Os unicos aviões que tem probe nesse lugar bizonho além do Gripen são o Phantom e o Harrier.
Salvo engano, todos eles não foram desenvolvidos com esse recurso no projeto original, procede?
Exato.

[]s
CB