A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: A-12

#12331 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 11:25 am

Da mesma forma Jaurez, digo o mesmo para todo o restante da frota. Este governo é conhecido pela sua total e inequívoca indiferença em relação aos assuntos da defesa.

Infelizmente para a cmte em chefe das ffaa's brasileiras, ter ou não ter ffaa's para ela, não faz absolutamente diferença alguma. Para ela, os militares poderiam mesmo ser transformados em polícia de fronteira, taxi aéreo ou uma guarda costeira qualquer, que estaria tudo bem. Ela não dá a mínima. Com ou sem petista a frente do MD.

Não temos uma solução possível para os problemas da defesa com um governo assim, nem agora e nem depois e nem nunca. A mulher é simplesmente passional em relação ao tema.

Vamos torcer para que nenhuma surpresa nos sobrevenha por estes tempos obscuros. Porque a situação do EB e da FAB não é lá muito diferente da marinha.

abs

Carpe Diem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#12332 Mensagem por Paisano » Sáb Mar 21, 2015 11:47 am

juarez castro escreveu:O problema maior não é reformar esta joiiinha é sim depois de tudo manter operar continuamente formando doutrina, lembrando aos senhores que a dotação de combustível de 2014 só permitiria 7 dias de mar full para ele.
Por isto eu não me canso de repetir:

Ter, comprar ou reformar não significa poder operar.....

Grande abraço
Aí voltamos a um post antigo:

Guarda Costeira, Guarda Nacional e Polícia Aeroportuária são bem mais baratos de se manter do que uma MB, um EB e uma FAB.

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#12333 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 3:39 pm

Paisano, alguns de vocês por aqui acreditam nu mantra sagrado de que se a MB não tiver u PA é um Guarda Costeira, se não tiver 15.000 FNs, enquanto que a RN tem a metade disto não é páreo para o tamanho do Brasil se a FAB não tiver 300 caças hiperturbo ultrafoderation, bi reator extra pesado não é uma força aérea e se o EB não tive meio milhão de homens e 1000 MBTs não é um exército, é uma guarda nacional está errado, porque:

Porque ninguém disse ainda qual é a missão.

Na minha modesta opinião, não é nenhum dos dois extremos, é sim aquilo que necessitarmos pra cumprir a missão constitucional de forma constante, mantendo e modernizando meios e pessoal.

Infelizmente a MB caiu no conto do vigário do Brapfil Putênfia do GF tresloucado e agora está pagando o pato pelas determinações erradas do almirantado e do CM. Foram avisados que isto acabaria acontecendo, aconteceu, agora é pragmatismo, racionalização, padronização e gerenciamento correto de prioridades.

Grande abraço

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#12334 Mensagem por Paisano » Sáb Mar 21, 2015 4:09 pm

Prezado Juarez,

Sou velho demais para acreditar em mantras.

O que eu acredito é que brincar de ter forças armadas é muito perigoso.

E, com todo respeito e numa boa, mas o que eu tenho lido em seus posts é exatamente isso: Brincar de ter forças armadas.

Bom, bonito e barato nunca funcionou em lugar nenhum, muito menos em relação a assuntos militares.

Portanto, a prevalecer esse tipo de pensamento, eu, como contribuinte, sou a favor de acabar com a MB, o EB e a FAB.

Um abraço,

juarez castro
Sênior
Sênior

#12335 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 4:24 pm

Caro Paisano, também estou velho e já vi este filme antes, agora, eu nunca disse ou defendi por estas bandas que bom e barato é o ideal para nossas FAs, até porque o Bom e o barato não casam, já o bonito é discutível, e é aí que, no meu modesto entender está o erro do raciocínio de vocês de montar uma linha de pensamento de defesa em cima do tudo ou nada. Temos exemplos diversos mundo afora de orçamentos similares aos nossos de FA s de alta qualidade e grande capacidade de dissuasão.
O que nos falta além da definição clara da missão e de um orçamento impositivo, principalmente humildade e um gerenciamento moderno e adequado.

Grande abraço

FCarvalho
Sênior
Sênior

#12336 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 5:20 pm

Juarez, eu continuo curioso em saber o que entendes por missão das ffaa's, e qual seria ela, pois para mim, ela está bem clara; mas o que nos falta, como sempre faltou, é uma doutrina moderna, e vontade política para alcançar os objetivos da missão dada.

Sem isso não temos como encontrar um meio termo entre o necessário e o possível.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#12337 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 21, 2015 6:43 pm

FCarvalho escreveu:Juarez, eu continuo curioso em saber o que entendes por missão das ffaa's, e qual seria ela, pois para mim, ela está bem clara; mas o que nos falta, como sempre faltou, é uma doutrina moderna, e vontade política para alcançar os objetivos da missão dada.

Sem isso não temos como encontrar um meio termo entre o necessário e o possível.

abs.
x2!

Acho que seria um bom inicio de conversa entender o que de entende por missao.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
juarez castro
Sênior
Sênior

#12338 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 6:55 pm

FCarvalho escreveu:Juarez, eu continuo curioso em saber o que entendes por missão das ffaa's, e qual seria ela, pois para mim, ela está bem clara; mas o que nos falta, como sempre faltou, é uma doutrina moderna, e vontade política para alcançar os objetivos da missão dada.

abs.
Caro Carvalho, o meu conceito de : Qual é a missão é um , mas não é importante, o que realmente importa é que esta missão seja claramente definida peço governo e chancelada por todos os segmentos da sociedade, porque:

Porque aí as FAs vão ter respaldo para chegar junto o governo e dizer, bem a missão é esta, os meios necessário a cumpri-la são estes, os recursos necessários para isto são "X".
Ao contrário, hoje acontece que em primeiro lugar a missão não está definida, segundo, não há orçamento impositivo, terceiro, cada vez que uma força chega de chapéu na mão recebe uma resposta tipo: Como vou de dar 6 bilhões com gente morrendo nos corredores dos hospitais públicos.....aí Carvalho é aquela história eu finjo que faço e tu finge que acredita.

Grande abraço

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#12339 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mar 21, 2015 8:17 pm

Eu entendo que as forças fizeram isso nos paed.
Avisaram o poder público os meios que necessitam para cumprir a missão.

Eu acho que a FAB pediu pouco. Você acha que a MB pediu muito.

No final quem estava certo?

Depende do ponto de vista. Do ponto de vista do desgoverno que temos e do caos atual a FAB esta mais coerente.
Mas levando em conta nossas reais necessidades talvez a MB estaria preparada de acordo e a FAB não...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
juarez castro
Sênior
Sênior

#12340 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 8:21 pm

LH elas pediram isto baseado em que missão a cumprir??? Como é que tu avalias que uma pediu mais e outra pediu menos, se nós não conhecemos os detalhes e não sabemos qual é a missão???

Grande abraço

FCarvalho
Sênior
Sênior

#12341 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 10:32 pm

juarez castro escreveu:
abs.
Caro Carvalho, o meu conceito de : Qual é a missão é um , mas não é importante, o que realmente importa é que esta missão seja claramente definida peço governo e chancelada por todos os segmentos da sociedade, porque:

Bem, ao menos para mim Juarez, sua opinião é tão importante aqui quanto a minha, e a de todo mundo. Se o governo. a sociedade ou os militares não dão a mínima para isso, é outra coisa. Mas para este espaço de debates com certeza ela é não só muito importante, como essencial para o bom debate das questões que aqui se levanta.
Neste sentido, reforço novamente que explane sua opinião sobre missão. Daí podemos contribuir melhor para com a conversa e o sentido daquilo que se debate.

Porque aí as FAs vão ter respaldo para chegar junto o governo e dizer, bem a missão é esta, os meios necessário a cumpri-la são estes, os recursos necessários para isto são "X".

No meu ponto de vista isso foi feito, e esta descrito desde a CF até o livro branco da defesa, passando pelas doutrinas emanadas pelos EM das respectivas força.

Ao contrário, hoje acontece que em primeiro lugar a missão não está definida,

discordo, existe sim uma missão definida. o que não se tem são os meios para se atingir os objetivos da missão imposta.

segundo, não há orçamento impositivo,

esta proposta gerada no MD ainda no tempo do NJ está engavetada em alguma mesa de um burrocrata qualquer da casa civil, e de lá não sairá tão cedo por força dos questionamentos levantados pela área econômica do governo sobre a mesma. sabemos o quanto é improvável qualquer governo aprovar medidas como essas, mesmo em relação a educação e saúde, imagine-se então para um assunto que ser quer é considerado importante pelo poder civil.

terceiro, cada vez que uma força chega de chapéu na mão recebe uma resposta tipo: Como vou de dar 6 bilhões com gente morrendo nos corredores dos hospitais públicos.....aí Carvalho é aquela história eu finjo que faço e tu finge que acredita.

já estamos até acostumados com esse jogo de faz de conta Jaurez. os militares sabem como as coisas são feitas no planalto central. e hoje, não há mecanismos legais e nem políticos que possam alterar tal realidade tão patética quanto vergonhosa.

Grande abraço
A ver meu caro amigo como irá ficar a cara de todo mundo neste país dos sonhos, quando, e se, neste meio tempo de (semi-eterna) recuperação da economia em favor dos 'mais humildes' algo do tipo "guerra da lagosta II, o retorno do escargot perdido" acontecer novamente. Essa eu vou querer ver de verdade.

abs.

Carpe Diem
lordlex
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 2 vezes

#12342 Mensagem por lordlex » Dom Mar 22, 2015 4:11 am

juarez castro escreveu:

abs.

Ao contrário, hoje acontece que em primeiro lugar a missão não está definida, segundo, não há orçamento impositivo, terceiro, cada vez que uma força chega de chapéu na mão recebe uma resposta tipo: Como vou de dar 6 bilhões com gente morrendo nos corredores dos hospitais públicos.....aí Carvalho é aquela história eu finjo que faço e tu finge que acredita.

Grande abraço

falou tudo essa infelizmente e a realidade do nosso pais.

pra piorar o MB ainda fica nessa ilusão de q ela tem um NAE e q ainda terao um futuro NAE novinho 2.0 q sera construido ou comprado francamente.
Duvido q havera algum dia um presidente q ira anunciar algo do tipo.

No caso do A12 na sua docagem em si axo q dessa vez "ou vai ou raxa" pra min ele ficara um ano parado ou no minimo 6 meses pq aqui e Brasil ne
agora q ele foi docado vai aparecer um probleminha aqui outro ali novo etc etc mais dinheiro jogado fora com essa lata velha.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2495 vezes

#12343 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 22, 2015 2:27 pm

Luís Henrique escreveu: Eu entendo que as forças fizeram isso nos paed.
Avisaram o poder público os meios que necessitam para cumprir a missão.

Eu acho que a FAB pediu pouco. Você acha que a MB pediu muito.

No final quem estava certo?

Depende do ponto de vista. Do ponto de vista do desgoverno que temos e do caos atual a FAB esta mais coerente.
Mas levando em conta nossas reais necessidades talvez a MB estaria preparada de acordo e a FAB não...
Luís Henrique,

Vou te citar qual é o problema: antes do PAEMB, o PRM da MB era bem mais modesto. Mas previa que a primeira escolta multifunção (das 8 de 6.000Ton) seria lançada ao mar (ou comissionada era um dos 2) em 2.017.

A maior necessidade da MB era da força de superfície e não de submarinos. Ora, quando vc coloca um plano ambiciosíssimo, como o PAEMB vc pode dar o luxo de atropelar (o que são mais 5 submarinos de um total de 15?) O que são 5 escoltas de um total de 30? Pode deixar as escoltas para logo depois, não?

Daqui a 7 anos (o que é pouco tempo para o reequipamento de uma Força), a MB via ser uma força completamente desequilibrada: uma Força de submarinos maravilhosa-mas quero ver a disponibilidade...- e uma força de superfície absolutamente medíocre (mesmo se ela for sair para comprar refugos de escoltas que estão sendo aposentadas vai continuar sendo uma solução péssima, vai ser uma colcha de retalhos, sem comunalidade, com navios velhos, que virão com problemas de manutenção etc, etc, etc).

Todo planejamento que é superdimensionado, fora da perspectiva orçamentária, (seja nas FFAA, na tua empresa, na tua casa, etc) gera problema.

juarez castro
Sênior
Sênior

#12344 Mensagem por juarez castro » Dom Mar 22, 2015 2:38 pm

FCarvalho escreveu:
juarez castro escreveu: Caro Carvalho, o meu conceito de : Qual é a missão é um , mas não é importante, o que realmente importa é que esta missão seja claramente definida peço governo e chancelada por todos os segmentos da sociedade, porque:

Bem, ao menos para mim Juarez, sua opinião é tão importante aqui quanto a minha, e a de todo mundo. Se o governo. a sociedade ou os militares não dão a mínima para isso, é outra coisa. Mas para este espaço de debates com certeza ela é não só muito importante, como essencial para o bom debate das questões que aqui se levanta.
Neste sentido, reforço novamente que explane sua opinião sobre missão. Daí podemos contribuir melhor para com a conversa e o sentido daquilo que se debate.

No meu ponto de vista isso foi feito, e esta descrito desde a CF até o livro branco da defesa, passando pelas doutrinas emanadas pelos EM das respectivas força.

Ao contrário, hoje acontece que em primeiro lugar a missão não está definida,

discordo, existe sim uma missão definida. o que não se tem são os meios para se atingir os objetivos da missão imposta.

segundo, não há orçamento impositivo,

esta proposta gerada no MD ainda no tempo do NJ está engavetada em alguma mesa de um burrocrata qualquer da casa civil, e de lá não sairá tão cedo por força dos questionamentos levantados pela área econômica do governo sobre a mesma. sabemos o quanto é improvável qualquer governo aprovar medidas como essas, mesmo em relação a educação e saúde, imagine-se então para um assunto que ser quer é considerado importante pelo poder civil.

terceiro, cada vez que uma força chega de chapéu na mão recebe uma resposta tipo: Como vou de dar 6 bilhões com gente morrendo nos corredores dos hospitais públicos.....aí Carvalho é aquela história eu finjo que faço e tu finge que acredita.

já estamos até acostumados com esse jogo de faz de conta Jaurez. os militares sabem como as coisas são feitas no planalto central. e hoje, não há mecanismos legais e nem políticos que possam alterar tal realidade tão patética quanto vergonhosa.

Grande abraço
A ver meu caro amigo como irá ficar a cara de todo mundo neste país dos sonhos, quando, e se, neste meio tempo de (semi-eterna) recuperação da economia em favor dos 'mais humildes' algo do tipo "guerra da lagosta II, o retorno do escargot perdido" acontecer novamente. Essa eu vou querer ver de verdade.

abs.
Caro Carvalho me desculpe ser repetitivo, mas aonde está escrito qual é a missão em qualquer rum destes ensaios de planos defesa e ainda o mais importante aonde está escrito de onde sairão os recursos para cumprir a missão.
a minha opinião não é importante, porque:

porque não representa a totalidade de pensamento da sociedade, pois tu tens um opinião, o Paisano outra, o Kirk outra, o Tulio outra, precisamos a chancela de toda a sociedade para isto ocorra de forma concreta.

Grande abraço

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2573 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#12345 Mensagem por J.Ricardo » Dom Mar 22, 2015 7:37 pm

Na boa, tudo se resume a "falta de verda"!

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder