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Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 4:53 pm
por Energys
Acho uma discussão inócua, que não vai sair nem chegar a lugar algum. Para mim, está claro que o piloto não vai morrer de torcicolo para reabastecer. Esse tema não dá polêmica!
Att.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 5:04 pm
por bcorreia
Sabre escreveu:bcorreia escreveu:
Mas com o painel de instrumentos 5k 21:9 netflix ready dos E/F brasileiros não seria jogo instalar uma câmera na probe dos aviões para ajudar nessa manobra?
Correia,
Acredito que não será necessário. O piloto não olha para o probe durante a manobra. Olha para frente.
Se olhar para o probe irá bangornar e não conseguirá plugar.
Abs
Não facilitaria a operação nessas condições? Já que o piloto teria a perspectiva logo acima da probe.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 5:55 pm
por knigh7
Carlos Lima escreveu:
Assim como o Harrier, não havia outra alternativa de onde colocar a tal da sonda.
Um montão de possibilidades foram pensadas, mas a consultoria inglesa que foi utilizada no projeto chegou a conclusão que essa era a melhor.
Existem desafios específicos porque a posição não é tão "natural" para a visão do piloto como em outras aeronaves, mas existem procedimentos para o REVO com a sonda nessa posição.
[]s
CB_Lima
Mais outro problema sendo fabricado. Não viu na foto bem grande do Gripen sendo rebastecido que não há problema quanto a enxergar a sonda? Ela fica do lado da face do piloto.
Outra coisa: esse negócio de provocar ranhuras depende do material da cesta. No passado a FAB tinha cesta de metal nos kc137. Nos Kc130 são de material flexível.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 6:13 pm
por kirk
Carlos Lima escreveu:
Kirk,
Aeronaves como o F-16 , F-22 , etc utilizam a lança que também tem os seus próprios desafios, mas o procedimento está muito mais sob controle tanto para a aeronave reabastecedora quanto para a aeronave sendo reabastecida porque a lança é controlada manualmente.
No caso da cesta a aeronave reabastecedora tem menos chance de interferir e o trabalho fica mais concentrado na aeronave sendo reabastecida. E é por isso que ao ter uma sonda "ao lado" a coisa é um pouco mais díficil para o piloto.
E não é uma gambiarra... não usei essa palavra e portanto vamos parar com a tentativa de infantilizar a conversa, ok?
É a solução que foi encontrada porque a aeronave não foi projetada originalmente para fazer REVO.
Querendo ou não essa é a realidade do projeto, mas existem procedimentos para isso.
[]s
CB_Lima
De fato Lima, você não disse gambiarra, mas foi sim dito esse termo por outro forista, assim não estava me referindo a você.
Como você e "N" outros colegas cansaram de dizer o Gripen NG é um projeto NOVO e se esse probe de reabastecimento fosse uma deficiência já teria sido reprojetado.
Concordo quando alguém mencionou que se estava "criando" um problema que simplesmente não existe ...
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 6:16 pm
por knigh7
Observem como são as cestas da FAB atualmente (F5M sendo reabastecido por um Kc130 ):
http://www.google.com.br/search?site=we ... GTHzbSM%3A
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 6:46 pm
por Carlos Lima
Não é criar um problema... é um desafio diferente, por conta de uma característica que o projeto original não tinha.
Mas como tudo acaba se transformando 'criar problema', fica díficil.
Repeti trocentas vezes que existem procedimentos para isso, mas bater a cesta no cockpit não é algo que ninguém gosta.
Querendo ou não é a realidade.
[]s
CB_Lima
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 7:26 pm
por Energys
As mais modernas são de fibra/plástico com pouquíssimas partes metálicas.
Att.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 7:29 pm
por knigh7
A sonda do Gripen se desloca para o lado, se distanciando bastante do canopi:
http://www.google.com.br/search?site=we ... zhcUPTM%3A
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 7:37 pm
por knigh7
Carlos Lima escreveu:Não é criar um problema... é um desafio diferente, por conta de uma característica que o projeto original não tinha.
CB_Lima
O que não é caso do NG, onde eles fizeram grandes modificações. Se a localização da sonda fosse problema teriam mudado. Mudar a posição do cano no reprojeto não seria um grande problema...
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 7:48 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:Carlos Lima escreveu:Não é criar um problema... é um desafio diferente, por conta de uma característica que o projeto original não tinha.
CB_Lima
O que não é caso do NG, onde eles fizeram grandes modificações. Se a localização da sonda fosse problema teriam mudado. Mudar a posição do cano no reprojeto não seria um grande problema...
É um desafio muito grande por um montão de motivos.
Estamos falando de um projeto original baseado em uma aeronave pequena, e mesmo no reprojeto não dá para mudar a sonda de posição.
Qualquer mudança maior do que a atual tornaria os custos da aeronave gigantescos com resultados duvidosos e carissimos.
Lembre-se, isso é um Gripen C 'esticado' e 'encorpado', mudar a sonda de posição nem de longe é algo fácil, barato e trivial.
Para tentar empurrar os custos para baixo foi melhor deixar a coisa assim. Além do mais, REVO não é necessariamente algo 'primário' na FA Sueca.
E como eu já disse não é "problema", o que acontece é que a posição não é a ideal. Existem procedimentos para lidar com isso e quem vai voar o avião vai saber lidar com isso, mas não é trivial.
[]s
CB_Lima
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 8:30 pm
por Mathias
G A M B I A R R A !!!!!
Não havia onde colocar e só restou o cara ter que ficar "dirigindo" olhando pela janela a 90º do eixo do avião, no través, sem ver o que está a frente.
Dá para fazer?
Dá!
Dá para fazer duplo mortal carpado para trás?
Dá também!
FOC em 2024.
O fabricante, que é quem manda nessa porra toda de verdade, diz que FOC só em 2026. Como estaremos à reboque, o nosso FOCk será depois de 2026, otimisticamente.
The government says there is also an opening to potentially boost the air force’s Gripen E fleet by a further 10 aircraft – to 70 – although the current five-year plan does not including funding for such an expanded acquisition. Deliveries under its existing 60-unit order will commence during 2019, with the new-generation type expected to achieve initial operating capability in 2023 and the fleet to be fully operational three years later.
http://www.flightglobal.com/news/articl ... en-411777/
2023 + 3= 2026. E isso é lá na casa do fabricante, que domina e manda em tudo!
Aqui ainda tem que arrumar as telas netflix e os tanques de combustível de 9 Gs na decolagem com "8 toneladas de armas".
Mas como sou otimista, considero 2026 aqui também, porque nada nem nenhuma parte do programa aqui no Brasil vai atrasar, como é a nossa secular tradição.
Enfim, a "Sonda Tubos Tigre", que já foi alvo de debate numa LAAD dentro do estande da SAAB, foi o que deu para fazer num avião sem espaço sobrando e que não foi projetado para ter sonda.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 8:35 pm
por knigh7
Carlos Lima escreveu:knigh7 escreveu:
O que não é caso do NG, onde eles fizeram grandes modificações. Se a localização da sonda fosse problema teriam mudado. Mudar a posição do cano no reprojeto não seria um grande problema...
É um desafio muito grande por um montão de motivos.
Estamos falando de um projeto original baseado em uma aeronave pequena, e mesmo no reprojeto não dá para mudar a sonda de posição.
Qualquer mudança maior do que a atual tornaria os custos da aeronave gigantescos com resultados duvidosos e carissimos.
Lembre-se, isso é um Gripen C 'esticado' e 'encorpado', mudar a sonda de posição nem de longe é algo fácil, barato e trivial.
Para tentar empurrar os custos para baixo foi melhor deixar a coisa assim. Além do mais, REVO não é necessariamente algo 'primário' na FA Sueca.
E como eu já disse não é "problema", o que acontece é que a posição não é a ideal. Existem procedimentos para lidar com isso e quem vai voar o avião vai saber lidar com isso, mas não é trivial.
[]s
CB_Lima
Não fizeram porque não tem problema algum a sonda ali. Ela é lateralmente distante do canopi e o basta o piloto virar o olho para esquerda que já enxerga o bico.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 8:46 pm
por knigh7
Carlos Mathias escreveu:
FOC em 2024.
O fabricante, que é quem manda nessa porra toda de verdade, diz que FOC só em 2026. Como estaremos à reboque, o nosso FOCk será depois de 2026, otimisticamente.
The government says there is also an opening to potentially boost the air force’s Gripen E fleet by a further 10 aircraft – to 70 – although the current five-year plan does not including funding for such an expanded acquisition. Deliveries under its existing 60-unit order will commence during 2019, with the new-generation type expected to achieve initial operating capability in 2023 and the fleet to be fully operational three years later.
http://www.flightglobal.com/news/articl ... en-411777/
2023 + 3= 2026. E isso é lá na casa do fabricante, que domina e manda em tudo!
Pela milionesima vez, quem define ioc e FOC é força aérea. ..
Aqui ainda tem que arrumar as telas netflix e os tanques de combustível de 9 Gs na decolagem com "8 toneladas de armas".
Mas como sou otimista, considero 2026 aqui também, porque nada nem nenhuma parte do programa aqui no Brasil vai atrasar, como é a nossa secular tradição.
Até esse seu otimismo é uma crítica. ...
Vc reclama diariamente há 7 anos da rejeição pela FAB daquilo que vc torce....
É por isso que vc fica denegrindo o Gripen assim como vc fazia com o SH antes da decisão.
Mathias escreveu:G A M B I A R R A !!!!!
Chora viúva. ..
Enfim, a "Sonda Tubos Tigre", que já foi alvo de debate numa LAAD dentro do estande da SAAB, foi o que deu para fazer num avião sem espaço sobrando e que não foi projetado para ter sonda.
Deve ser o mesmo que falou para vc que o Gripen NG não tem a relação potência/peso de um bimotor...
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 9:13 pm
por Mathias
Pela milionesima vez, quem define ioc e FOC é força aérea. ..
Bem, se for em cima de PDF pode ser. Mas como FAer nenhuma decide nada se não entregarem o avião, quem define SIM é o fabricante, pois que é quem fabrica e entrega para
DEPOIS a FAer começar a trabalhar em cima de IOC, FOC.
Só se FAB agora começar a tirar caça da fazenda dela.
Até esse seu otimismo é uma crítica. ...
Vc reclama diariamente há 7 anos da rejeição pela FAB daquilo que vc torce....
É por isso que vc fica denegrindo o Gripen assim como vc fazia com o SH antes da decisão.
Tática da desqualificação. Sinal de falta de argumento.
Em nenhum momento eu falei de qualquer avião que não fosse o Gripen-NGBr.
Não estou denegrindo, as informações são da SAAB sueca, a verdadeira e que manda em tudo.
Se fala da sonda, é gambiarra sim, fazer o quê?
Chora viúva. ..
Não somos viúvos cara, estaremos casados até 2071, pelo menos!
Deve ser o mesmo que falou para vc que o Gripen NG não tem a relação potência/peso de um bimotor..
Não sei onde você o pegou, mas esse peixe tá podre.
Ninguém da SAAB me falou isso, até porque eu só conversei com saabianos suecos e eles não falam certas bobagens, são sérios.
Relação peso potência não tem nada a ver com o fato de ser mono ou bimotor, um saabiano sueco jamais falariam uma bobagem dessas pra mim.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Out 24, 2015 9:18 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:Carlos Lima escreveu:
É um desafio muito grande por um montão de motivos.
Estamos falando de um projeto original baseado em uma aeronave pequena, e mesmo no reprojeto não dá para mudar a sonda de posição.
Qualquer mudança maior do que a atual tornaria os custos da aeronave gigantescos com resultados duvidosos e carissimos.
Lembre-se, isso é um Gripen C 'esticado' e 'encorpado', mudar a sonda de posição nem de longe é algo fácil, barato e trivial.
Para tentar empurrar os custos para baixo foi melhor deixar a coisa assim. Além do mais, REVO não é necessariamente algo 'primário' na FA Sueca.
E como eu já disse não é "problema", o que acontece é que a posição não é a ideal. Existem procedimentos para lidar com isso e quem vai voar o avião vai saber lidar com isso, mas não é trivial.
[]s
CB_Lima
Não fizeram porque não tem problema algum a sonda ali. Ela é lateralmente distante do canopi e o basta o piloto virar o olho para esquerda que já enxerga o bico.
Não é tão trivial assim.
O problema é $$$, reprojeto e prazo.
Se fosse fácil, já teriam feito desde o Gripen C.
O piloto não faz REVO olhando para a sonda, não é assim que funciona.
[]s
CB_Lima