Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Túlio
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#1231
Mensagem
por Túlio » Seg Mar 10, 2025 7:24 am
FCarvalho escreveu: Dom Mar 09, 2025 11:24 am
Lockheed Martin assegura contrato de US$ 265 milhões para atualizar caças F-16 da Argentina
https://www.aereo.jor.br/2025/03/07/loc ... argentina/
Vão dar uma guaribada nos F-16 portenhos para ver se eles chegam até o final da próxima década e\ou pouco além.
Com mais de 40 anos nas costas, estas células devem estar só o osso, mesmo com os refit que a LM pode fazer nos mesmos.
De qualquer forma, a FAA não terá nada novo para voar antes de 2040, e até lá, vai ter que se virar com os Vipers do jeito que estão.
O problema vai ser o que comprar no mercado internacional que caiba no bolso, já que em mais 15 a 20 anos, não haverá muitas opções em relação a caças de 4,5a ou 5a G disponíveis por aí. E o mercado deverá estar centrado, penso eu, nos modelos de 5a G ou 6a G que hora estão em fase de desenvolvimento. Todos muito caros para os padrões de investimento latino americano.
E a depender de quem esteja à frente da Casa Rosada, pode até sobrar para China e Rússia.
A ver.
Acho brabo, os caças (células e superfícies alares) receberam
retrofits e a excelente MNT de uma força aérea de primeiro mundo, e com a LM sua vida útil pode ser estendida até 12k horas, no mínimo; considerado as horas de voo alocadas lá e cá para Caçadores (umas 80/ano, se tanto), "apenas" 4k a mais dariam
meio século!
Vejo o teu ponto como válido, mas de outra forma: aqui pra baixo a MNT é
beeeem diferente da feita lá em cima...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#1232
Mensagem
por FCarvalho » Seg Mar 10, 2025 1:58 pm
Eles provavelmente terão que fazer em algum momento no futuro um contrato CLS ou coisa parecida com a LM a fim de manter estes caças em um padrão minimamente razoável, caso queiram mesmo ir com eles até o último cair de podre. Mas, presumo que a mesma novela dos Mirage III\Dagger tende a se repetir por lá em mais tempo, menos tempo.
Esses caças só estão aí porque o governo atual decidiu, e tomou para si a responsabilidade, coisa que todos os anteriores nunca fizeram, ao contrário, sempre operaram no sentido de quanto pior melhor.
Como o humor político portenho é uma verdadeira gangorra, é difícil imaginar que estes caças possam sobreviver a apenas um mandato de qualquer outro maluco peronista ou coisa que o valha assumindo novamente o poder. Capaz até de mandarem vender os F-16 a troco de criar fundos tipo um "fome zero" ou "minha bolsa, meu voto" argentino.
A ver.
Carpe Diem
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FCarvalho
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#1234
Mensagem
por FCarvalho » Sáb Mar 29, 2025 1:59 pm
Falando em AEW&C para a FAA, aqui infelizmente não temos opções para serem oferecidas, uma vez que todas as plataformas disponíveis da Embraer possuem em maior ou menor medida algum equipamento de origem britânica em seus sistemas. E duvido que eles tenham mais essa liberalidade com os argentinos. Já foi muito permitirem os F-16, e mesmo assim debaixo de muita pressão do tio Sam.
Sobra no mercado tentar conseguir algum vetor norte americano que não possa ser vetado pelos ingleses, o que significa dizer, E-2C usados, o que tem bastante por lá pegando poeira em algum deserto.
Talvez, e bota talvez nisso, alguma plataforma israelense poderia ser vista como opção, mas os preços de um produto zero bala estão muito longe das condições financeiras deles, e usados os israelenses não tem nada no momento que possam oferecer. Por outro lado, nada impede a IAI oferecer plataforma usadas de jatos executivos com os seus sistemas, o que já garantiria um bom desconto, e impedindo qualquer intromissão britânica no negócio.
A ver.
Carpe Diem