Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1231 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 8:51 am

Mais uma:

https://armyrecognition.com/news/aerosp ... h-aircraft
Exclusive: China Demonstrates WZ-9 Divine Eagle in Flight First Anti-Stealth Drone Detecting Stealth Aircraft

According to a video published on December 28, 2024, the WZ-9 "Divine Eagle," China’s large high-altitude long-endurance (HALE) unmanned aerial vehicle (UAV) designed for anti-stealth missions, was recently spotted in flight. This development highlights China’s rapid advancements in drone technology over the past decade, underscoring its growing capabilities in counter-stealth warfare. Developed by the 601 Institute/SAC, the WZ-9 represents a significant step forward in China’s efforts to detect and counteract stealth technologies used by advanced military forces worldwide.

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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1232 Mensagem por akivrx78 » Dom Dez 29, 2024 11:01 am





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1233 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 11:46 am



https://www.twz.com/air/chinas-h-6k-bom ... first-time
China’s H-6K Bomber Seen Firing Air-Launched Ballistic Missile For First Time
A newly released video shows the Chinese air-launched ballistic missile in action, dropped by an H-6K bomber.


Numeração, implantação e armamento das brigadas de defesa aérea da Força Aérea do ELP
a partir de 2024


Comando Oriental da Força Aérea do PLA publicou imagens de um caça a jato Jian-16 reabastecendo no ar de um avião-tanque Yun-20U à noite


As aeronaves de reabastecimento Il-78 da Força Aérea do PLA (há três aeronaves no total) ainda são usadas até hoje para reabastecimento em voo de aeronaves táticas. O vídeo mostra imagens de caças de aviação naval Su-30MK2 reabastecendo do Il-78.


Foto de alta qualidade: aeronave de reconhecimento eletrônico Yun-9Z (nº 55747) da guerra eletrônica e brigada de guerra eletrônica da força aérea do Comando Central do PLA

https://simpleflying.com/how-many-fight ... -annually/
How Many Fighter Jets Does China Produce Annually?
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...
For comparison, the US is producing around 135 F-35s a year (expected to be stable at around 156 airframes annually). However, around 60 to 70 of those F-35s are for export to allies and partners. Additionally, while the F-35 and J-20 are typically labeled fifth-generation fighters, they are not the same, and the F-35 is considered significantly more capable.

China also produces around 40 Chengdu J-10C Vigorous Dragons (NATO reporting name Firebird) annually. The J-10 is sometimes compared to a low-end F-15EX. Topping off the Chinese fighter jet production list are more than 100 Shenyang J-16 Hidden Dragons (NATO reporting name Flanker-N). It should also be noted that these are current production numbers, and China may ramp up production.

It should also be noted that China is developing the multirole Shenyang FC-31 fifth-generation fighter. China also produces Shenyang J-15 and Shenyang J-11s based on the Soviet Su-27 Flanker (these are used in the navy). It is unclear how many of these are being produced.

Enquanto isso, o UAV de reconhecimento chinês BZK-005 conduziu o reconhecimento na costa do Japão

https://www.twz.com/air/chinas-gigantic ... ven-larger
China’s Gigantic Secretive Blimp Hangar Has Gotten Even Larger
A 300-foot-long extension to a huge hangar at a secretive Chinese test range points to plans for larger, more capable lighter-than-air craft.


E aqui está a primeira filmagem do reabastecimento Yun-20U da Força Aérea do PLA, reabastecimento em vôo de caças Jian-15 baseados em porta-aviões

Acontece que em 9 de agosto a China usou pela primeira vez o drone BZK-005 equipado com um contêiner de guerra eletrônica.

O alto comando taiwanês estava preocupado com a notícia chocante, dizendo que o ELP poderia usar essas capacidades para interferir na operação dos sistemas de comando e controle militar de Taiwan nos estágios iniciais das operações ofensivas na ilha , o que tornaria os sistemas de radar do exército ineficazes. e dificultar que vários alvos ataquem ou interceptem aeronaves e mísseis de alta precisão do exército chinês.

Assim, o comando militar chinês está plenamente consciente da importância da utilização de sistemas de guerra electrónica nos conflitos modernos. Portanto, a ênfase está no desenvolvimento de equipamentos para UAVs. Se anteriormente os drones militares chineses só podiam realizar tarefas de reconhecimento, ajuste de fogo e ataque, agora têm a função de suprimir os sistemas de comunicações inimigos. Um movimento bastante adequado e atencioso.

Reequipamento da Força Aérea do PLA com J-16: caça Jian-16 (nº 73368) em serviço na 125ª Brigada de Caça da Base Aérea de Nanning do Comando Sul do PLA

https://militarywatchmagazine.com/artic ... en-hk-subs
China’s Air Force Activates 15th J-16 Fighter Brigade: Base Guards Shenzhen, Hong Kong and Key Nuclear Submarine Facility

The Chinese People’s Liberation Army Air Force’s 125th Air Brigade has been confirmed to have begun commissioning J-16 ‘4+ generation’ heavyweight fighters into service, replacing J-7E third generation lightweight fighters that previously operated under the unit. This marks the fifteenth unit to deploy J-16 fighters, which other than the J-20 fifth generation fighter, are in production on a far larger scale than any other heavyweight fighter in the world with close to 300 estimated to have been produced over the past decade. The J-16 is a heavily enhanced derivative of the Soviet Su-27 fourth generation air superiority fighter first delivered to China in 1991, which was considered the most capable fighter of the Cold War era in terms of air to air capabilities. Although sharing the same layout as the Su-27, the new Chinese fighter is considered by far the most sophisticated derivative of the design operational anywhere in the world, alongside the J-15B fielded by the People’s Liberation Army Navy, with its airframe making high use of advanced composite materials and stealth coatings, as well as state of the art electronics and weaponry. The aircraft’s development benefitted significantly from research and development into the J-20, which first entered service in 2017 and is considered one of the two most sophisticated fighters in the world alongside the American F-35.
https://militarywatchmagazine.com/artic ... ion-growth
Which Thirteen Chinese Brigades Are Now Reported to Deploy J-20 Stealth Fighters? Fleet Grows Faster as Production Expands

The Chinese People’s Liberation Army (PLA) Air Force has seen delivery rates of J-20 fifth generation fighters increase rapidly since 2021, after the aircraft was reported to have entered production on a much larger scale at the end of that year. The PLA Air Force is the sole operator of the J-20, which is one of just two combat aircraft of its generation both in production and fielded at squadron level strength alongside the American F-35. The J-20 will reportedly see delivery rates increase to 120 aircraft in 2025, meaning they will reach 250 percent the rates at which F-35s are being delivered to the U.S. Air Force despite being a much larger twin engine aircraft. Increased deliveries have allowed more brigades to receive J-20s annually, with eight brigades confirmed to have deployed the aircraft by the end of 2022 and five more reported to have received the aircraft in 2023 - of which two have been fully confirmed. With no other service in the world acquiring any class of fighter on even half the scale on which the PLA Air Force is acquiring J-20s, and with production still increasing, it is expected that the stealth fighters, will equip over 30 brigades by the end of the decade with deliveries to at least four units considered highly likely to have occurred in 2023 based on what information is available regarding production rates.
https://militarywatchmagazine.com/artic ... enth-batch
China’s J-16 Fleet Surpasses 350 Fighters as Thirteenth Batch Begins Deliveries: Numbers Outstrip All Contemporary Rivals

New images have confirmed expanded deployments of J-16 fighters under the Chinese People’s Liberation Army (PLA) Air Force 125th Air Brigade, which in early 2024 began transitioning to the class from the older J-7E fighters. Serial numbers on one newly observed J-16 confirms that the aircraft is from the 13th production batch of the aircraft, which is the newest J-16 batch that has been confirmed by open source images to have begun deliveries. Each batch of J-16s is comprised of between 24 and 30 fighters, with production numbers currently estimated at well over 350 fighters. This makes the J-16 by far the most widely commissioned heavyweight fighter class by a single air force anywhere in the world since the turn of the century.

The 125th Air Brigade based at Nanning Airbase under the Southern Theatre Command is one of the latest of several in Southern China to have seen its capabilities revolutionised with the introduction of cutting edge high performance fighters, with the nearby 4th Air Brigade based at Foshan Airbase near Shenzhen having transitioned to the J-20A fifth generation fighter less than a year prior. Other units under the Southern Command such as the 41st Aviation Brigade based at Wuyishan Air Base in Fujian have also recently transitioned to field J-20s. The J-20, J-16 and J-10C are all currently in production for the PLA Air Force, although a major surge in J-20 production has led deliveries of the class to exceed those of the other two classes combined, with deliveries expected to exceed 100 in 2024 and 120 in 2025.
O Comando Sul da Força Aérea do ELP realizou um exercício sobre o tema: “ Restauração da pista no campo como resultado da destruição causada por um ataque com mísseis e bombas por um falso inimigo”.

Durante o exercício, uma equipe de resposta a emergências da Força Aérea marchou até uma área designada, avaliou os danos, removeu munições não detonadas e fez reparos na pista.

É importante notar que a China está plenamente consciente de que, num conflito, os seus campos de aviação serão um alvo saboroso para o inimigo. Portanto, a fim de manter a eficácia do combate e aumentar a capacidade de sobrevivência da unidade de aviação, as aeronaves estão planejadas para serem dispersas, inclusive em aeródromos alternativos e pistas construídas em áreas desérticas.

PS O reparo oportuno de uma pista quebrada permite, em tempo de guerra, eliminar interrupções na organização da logística no fornecimento de tropas, bem como garantir surtidas contínuas de aeronaves de combate para atingir alvos.

Nos céus da China, pescadores locais filmaram o voo do UAV de reconhecimento e ataque Gongji-11 .




So, giving a J-20 external PL-17 missile roughly increased the RCS by 64%.


No Ocidente, a aeronave de aviação especial chinesa Y-9LG foi apelidada como uma nova versão da guerra eletrônica. No diagrama de layout da aviônica da aeronave você pode ver: uma estação meteorológica no nariz, uma antena parabólica, um radar para detecção de solo. alvos móveis, antenas EW e de localização de direção, um radar retrovisor, alertas antecipados de radar a bordo, estação de comunicação por satélite.


Um veículo aéreo não tripulado CS-5000T foi avistado em voo nos céus da China . Foi apresentado pela primeira vez numa exposição em Zhuhai em 2022. Acredita-se que o CS-5000T seja um demonstrador de tecnologia ou conceito para um futuro drone de ataque furtivo.

China continua a produzir novos tipos de aeronaves especiais baseadas na aeronave Yun-9. A foto mostra uma aeronave já em serviço no 58º Regimento de Aviação Especial da 20ª Divisão da Força Aérea do Comando Sul do PLA, designada Yun-9LG com número de cauda 30211. Agora surgiu uma disputa online sobre sua finalidade. À primeira vista, a aeronave é provavelmente uma modernização adicional das aeronaves Kunjing-200 AWACS em serviço na Força Aérea do PLA, que estão desatualizadas. Mas existe uma versão que também pode realizar tarefas de guerra eletrônica. Destacam-se as antenas localizadas na barbatana, na parte frontal acima e abaixo da fuselagem da aeronave e as estações na parte traseira nas laterais. Em nossa opinião, esta é simplesmente uma versão combinada do AWACS + EW.

Imagens raras do treinamento de voo de bombardeiros Hun-6J de um regimento de aviação separado das forças navais do Comando Sul do PLA

Em 8 de setembro, o Comando Norte da Força Aérea do ELP realizou treinamento preparatório para a aviação envolvida no exercício “Norte”. Interação -

Estiveram envolvidos caças 2024” Jian-10B da 61ª brigada aérea, helicópteros Zhi-20K da brigada de transporte e busca e salvamento e caças Jian-16 da 3ª brigada aérea.

Conduzindo testes de voo de pelo menos dois UAVs de reconhecimento e ataque Gongji-11 no campo de aviação Malan, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, na China,


Na mídia chinesa em 13 de setembro: a China realizou outro teste de seu sistema de defesa antimísseis

Táticas da Força Aérea do PLA sobre o Mar da China Meridional

A Força Aérea Chinesa publicou imagens exclusivas de um exercício que mostra as táticas da aviação durante uma operação aérea sobre o Mar da China Meridional para destruir um navio inimigo intruso ilegalmente nas águas adjacentes aos postos avançados chineses nas ilhas .

🔻Organização da operação:
▪️é anunciada uma reunião de pessoal;
▪️no terreno, na base do posto de comando e controle, está localizado um grupo operacional que acompanha o andamento da operação aérea;
▪️a equipe técnica e de engenharia prepara aeronaves e drones para partida, reabastecimento;
▪️radares de controle do espaço aéreo são implantados, o sistema de defesa aérea - o sistema de mísseis antiaéreos Hongqi-12 é colocado em posição de combate;
▪️o primeiro a chegar é a tripulação da aeronave de detecção de radar de longo alcance Kongjing-500 e parte para a área de vadiagem designada;
▪️para identificar alvos navais inimigos, o UAV de reconhecimento Wuzhen-7 é levantado no ar;
▪️em seguida, dos aeródromos do Comando Sul, são enviados para a área de operação bombardeiros Hun-6K, acompanhados por caças Jian-16;
▪️Jian-16 ao longo da rota de voo consegue fazer um reabastecimento em voo a partir de um avião-tanque Yun-20U;
▪️a força-tarefa recebe informações de inteligência do Wuzhen-7 via satélite sobre um alvo naval;
▪️o comandante da operação transmite a ordem de derrotá-lo entrando em contato com a tripulação do Kunjing-500;
▪️Operativos do Kunjing-500 transmitem à tripulação do bombardeiro Hong-6K as coordenadas da localização do navio intruso, que está sendo atacado por um míssil anti-navio lançado do ar.
https://www.atlanticcouncil.org/in-dept ... velopment/
https://www.atlanticcouncil.org/wp-cont ... opment.pdf
Russian and Chinese strategic missile defense: Doctrine, capabilities, and development



Cientistas chineses desenvolveram um radar passivo que não emite nada e não pode ser detectado, ao mesmo tempo que detecta facilmente até mesmo pequenos drones, como DJI Phantom 4 Pro ou aeronaves furtivas.

A essência da ideia é usar a constelação espacial Starlink como emissor de sinais, visto que já existem mais de 6 mil satélites no céu - eles sempre iluminam o alvo. Resta apenas processar o sinal e determinar se o sinal está distorcido. Não há necessidade de se conectar ao Starlink ou pagar taxa de assinatura.

Anteriormente, uma ideia semelhante foi proposta para usar o WiFi como sistema de segurança residencial. Apenas aumentamos um pouco a globalidade.

Agora os Estados Unidos terão de pensar se devem usar a Internet global ou bloquear satélites para que não revelem aeronaves furtivas.
https://www.janes.com/osint-insights/de ... h-6-bomber
New aerial vehicle seen on Chinese H-6 bomber
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Um caça J-7E/L
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Pela primeira vez um H-6K foi visto carregando quatro 2PZD-21 (KD-21) ALBM
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https://theaviationist.com/2024/07/14/c ... irst-time/
China’s H-6K Bomber Spotted Carrying Four Carrier-Killer Ballistic Missiles For The First Time

https://theaviationist.com/2024/09/11/c ... 15-engine/
China’s J-20A Prototype Captured in First Clear Image with WS-15 Engine

https://www.twz.com/air/chinese-flying- ... ery-videos
Chinese Flying Wing UCAV Testing Accelerating Based On Satellite Imagery, Videos
China's expanding work on flying-wing uncrewed combat air vehicles comes as similar designs have disappeared in the U.S., at least publicly.
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Uma ilustração mostrando o perfil de voo do PL-17/21
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1234 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 11:51 am

Munições ar-ar PL-12, PL-15 e PL-10 (ponta amarela)
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https://www.popularmechanics.com/milita ... ir-missle/
China Copied Its Way to Building a World-Class Air-to-Air Missile

Vários simuladores (Y-20, Y-9, H-6K e J-10?) na Escola de Manutenção de Aeronaves da Universidade da Força Aérea
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Um mockup desconhecido em uma instalação RCS no local de testes em Gaobeidian. Parece ter capacidade supersônica, com estabilizadores verticais.
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Já foi fotografado pela CI dos EUA em outubro de 2023:
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Pode ser um candidato UAS estilo loyal wing. Poderia ser empregado em fuselagens H-6N, o que apresenta a possibilidade de as plataformas agirem de forma mais independente em apoio a operações em um escalão mais alto, em vez de serem empregadas em uma conjunção tática com forças tripuladas.

O NORAD detectou, rastreou e interceptou duas aeronaves militares russas Tu-95 e dois H-6 operando na ADIZ do Alasca em 24 de julho de 2024. Caças NORAD dos Estados Unidos e Canadá conduziram a interceptação.
https://www.norad.mil/Newsroom/Press-Re ... e/3849184/
Em março, o comandante do NORAD, general Gregory M. Guillot, alertou que "ainda não vimos aeronaves chinesas operando perto de nossas zonas de identificação de defesa aérea, mas acho que isso acontecerá ainda este ano".
https://www.airandspaceforces.com/norad ... a-us-adiz/
Uma estreia para o H-6K. Aqueles Y-20s que voaram para o Aeroporto Ugolny em Anadyr, no Extremo Oriente Russo, há algum tempo, provavelmente estavam avaliando e preparando bases de preparação avançadas para operações do H-6 (como uma parada de reabastecimento a caminho dos EUA) e/ou operações do YY-20 (como bases de preparação para os YY-20s para conduzir o reabastecimento aéreo para os H-6s sobre Kamchatka/Bering/Ártico a caminho dos EUA).
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Pessoal e equipamentos da PLAAF chegando à Tailândia para o exercício Falcon Strike 2024
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Nova base perto da base aérea de Dachang, ao sul de Qingdao, também às vezes chamada de Rizhao
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PLAAF em 2019 -
Su: 161
SU-27SK/UBK: 40
SU-30MKK: 73
SU-30MK2: 24
SU-35SK: 24

J-11/15/16: 597
J-11A: 105
J-11B/BS: 220
J-11BH/BSH: 72
J15: 40
J-16: 160

J-20: 30
J-20: 30

J-10: 530
J-10A: 192
J-10AH: 16
J-10AY: 8
J-10B: 58
J-10C: 120
J-10S: 124
J-10SH: 8
J-10SY: 4

J-8: 132
J-8F/DF/HF: 96
J-8FR: 36

J-7: 396
J-7G: 72
J-7L: 72
J-7E: 144
J-7H: 108

JH-7: 288
JH-7: 32
JH-7A: 256

Total: 2.134 caças
Total de caças modernos: 1.173 (Su-30MKK+Su-30MK2+Su-35SK+J-11B/BS+J-11BH/BSH+J-15+J-16+J-20+J-10)

PLAAF em 2024 -
Su: 161
J-11A: 105
J-11B/BS: 220
J-11BH/BSH: 72
J-15: 75
J-16: 350
Total = 983
Então, a China agora tem quase 1.000 Flankers. Nem mesmo os EUA têm tantos caças pesados. A maior parte de sua FA é F-16.
J-16D foi visto carregando dois PL-15 LRAAMs (embora apenas variantes inertes de treinamento) sob sua barriga
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https://www.airandspaceforces.com/indop ... air-force/
INDOPACOM Boss: China ‘Soon to Be World’s Largest Air Force’

“The J-20 is now being produced at over roughly 100 airframes per year,” Daniel Rice, China military and political strategy subject matter expert at the Krulak Center for Innovation and Future Warfare told Air & Space Forces Magazine. “That’s purely for indigenous consumption, for supplying the PLA Air Force with J-20 airframes. If you look at production capacity, the F-35, roughly 135 airframes per year, but 60 to 70 of those airframes are going to allies and partners.”

On the air side, China is accelerating its production of the J-16, J-10, and its sea variants as well. The J-16, a multi-role fighter, has more than 100 airframes produced annually, while the J-10’s production is around less than 40 airframes per year. But again, the J-10C is not quite the USAF’s F-15EX, and is rather “the low-end, or high-low mix of that version,” Rice said.
https://nationalinterest.org/blog/buzz/ ... ber-210862
JH-XX: China's Might Be Building a Stealth 'Nuclear Strike Bomber'

https://www.twz.com/air/our-best-look-y ... fare-plane
Our Best Look Yet At China’s New Standoff Electronic Warfare Plane
The Y-9LG is the latest in a line of Chinese airborne standoff jammers, part of a huge investment in electronic warfare platforms.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... pentagono/
Novo bombardeiro stealth H-20 da China “não é realmente” uma preocupação para o Pentágono

https://www.scmp.com/news/china/militar ... h-its-need
China lacks an advanced bomber. Can the H-20 ‘Water’ quench its need?

https://fmso.tradoc.army.mil/2024/new-d ... th-bomber/
New Details Emerge About China’s H-20 Stealth Bomber

https://www.twz.com/air/chinas-h-20-ste ... s-official
China’s H-20 Stealth Bomber “Not Really” A Concern: U.S. Official
A U.S. intelligence official suggested China’s still-in-development H-20 stealth bomber is far from an equal even to the 35-year-old B-2.

https://www.globaltimes.cn/page/202403/ ... html?id=12
China’s in-development H-20 bomber worth the excitement: PLA Air Force deputy commander

Uma rara visão detalhada da aeronave Y-9JB/GX-8 ELINT/EW logo após a decolagem
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Infográfico mostrando o Y-20A, YY-20 e Y-20B
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Estimativa que o número de aeronaves AEW&C terrestres chinesas em serviço é 61. Em comparação, os EUA têm 31 aeronaves AEW&C terrestres em serviço.

Número atual de aeronaves AEW&C terrestres operadas pelo PLA:

KJ-2000: 4
KJ-200: 11 (poderia ser mais, dado que foi visto o o KJ-200B no ano passado)
KJ-500: 50+ (em vez de 43)
KJ-700: 3+
Total: Pelo menos 68

Claro que ignora as aeronaves AEW&C baseadas na Marinha, das quais os EUA têm uma vantagem decisiva sobre a China com seu grande número de E-2C/Ds (~70+ deles, distribuídos em 9-11 CVNs e bases de treinamento e avaliação). Adicionar os E-2C/Ds à contagem elevaria o total geral de aeronaves AE&C dos EUA para 110-120+.

Enquanto isso, a China tem apenas 6 KJ-600s até agora, e não há confirmação de que eles estejam em serviço ativo.

Enquanto isso, adicionar as aeronaves AEW&C operadas pelos aliados dos EUA na região Pacífico:
JASDF: 4x E-7s e 16x E-2C/Ds
ROKAF: 4x E-7s
RAAF: 6x E-7s
Total: 30

Adicionar esse número à frota E-3 dos EUA diminuiria a lacuna entre os tamanhos de frota AEW&C da China e dos EUA e aliados, especialmente se os EUA decidirem concentrar a maioria de sua frota AEW&C no Pacífico.

No entanto, a China não deve almejar paridade com os EUA e aliados em termos de tamanho de sua frota AEW&C. Em vez disso, com o pior cenário em mente - o PLA deve almejar superá-los. Pelo menos 100 deles são necessários - e isso falando apenas do teatro Pacífico.
Y-8Q lançando torpedos.
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Imagem de uma variante ELINT Y-9Z atribuída a uma Brigada CTC ISR/EW dedicada.
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Imagem clara Y-9LG tipo ECM/ELINT atribuído à 20ª Divisão Especializada, 58º Regimento Aéreo baseado em Guiyang-Leizhuang (STC)
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Comparação visual direta das plataformas Y-9LG ECM/ELINT (acima) com KJ-200 AEW&C (abaixo).
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https://www.janes.com/osint-insights/de ... eaks-cover
Chinese Y-9LG electronic warfare aircraft breaks cover
https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... -thailand/
Rare Chinese Y-9LG ELINT Aircraft Spotted in Thailand
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There is significant speculation in the PLA watching community as to the precise role of the Y-9LG/High New 13. The current prevalent suggestion is a role focused on electronic warfare, notably a role as jammer platform including such use of the “balance beam” style AESA. Factual data to confirm a particular role remains absent. As usual PLA does not comment on roles and capabilities especially of their newest systems in service. Consequently, assessments are limited to observable characteristics, unit affiliation and the character of deployments.

Personally, I suspect this new configuration is an enhanced AEWC system, which additionally incorporates significant EW capability. Such a design seems in line with the overall trend of AESA development not just accommodating detection and tracking of relevant targets cueing effectors, but additionally suppressing them through means of electronic warfare. The latter is an inherent strength of modern AESA type radars and as such utilised also by foreign air forces elsewhere. Increased flexibility engaging in electronic warfare is a primary demand on new developments globally.

Additionally, such an enhanced AEWC system would be in line also with PLA-developments including the earlier KJ-500 (High New 10), also present in Thailand. KJ-500 already incorporated ELINT capability seen in other designs such as the Y-8JZ (High New 8). Some aspects of the new Y-9LG configuration, especially the large rectangular panels on the rear airframe, were first observable on the Y-9Z aka High New 12. The development dynamic on display therefore appears to mirror the earlier efforts in AEWC and overall ELINT/EW-development.
Mais três imagens de alta resolução do Y-9LG, tiradas por um fotógrafo tailandês.
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6x KJ-500s e 1x GX-6 estacionados em uma fileira organizada
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A PLAAF está solicitando ideias e conceitos de guerra antidrone do público.
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https://weibo.com/1240246333/OqUvrzzUO? ... rofilefeed
De acordo com a Reuters, a Organização de Monitoramento do Mar da China Meridional afirmou que um drone militar chinês, o WZ-10, foi descoberto perto da costa do Vietnã na última sexta-feira (2 de agosto).

PD-2900
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Dongguan Pudu Aviation PD-2900, drone de reconhecimento e ataque,
corpo de fibra de carbono e material composto,
tanque de combustível à prova de explosão de Kevlar de 160 litros,
alcance máximo de 2.500 quilômetros ou capacidade de voo contínuo de 12 horas,
decolagem de catapulta ferroviária ou propulsor de foguete,
100 kg de carga útil ou ogiva para realizar missões de reconhecimento ou ataque suicida,
possui decolagem e pouso de precisão, e recursos anti-interferência de rede autoorganizada e salto de frequência

Estação de bloqueio de drones de médio a longo alcance SkyFend SFP100.
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J-20 China's Answer to the F-22

In the 1990s, the Peoples Liberation Army Air Force was looking for a new fifth gen fighter. During the early 2000s a competition was run, known in the West as the F-XX program. The winner of this program was Chengdu, who’s design - the J-20 Mighty Dragon - is now widely recognised as China’s preeminent air superiority fighter. Today, we take a closer look at the design.
https://www.janes.com/osint-insights/de ... h-fighters
Special Report: China inducts additional J-20 stealth fighters
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Um trecho do documentário mostra como o J-20 usa link de dados com AWACS (KJ-500) para detectar e engajar caças inimigos de 5ª geração (três J-20s) em um exercício e usou reabastecimento em voo para estender a duração da missão e abater um ativo AWACS inimigo antes que ele pudesse escapar.

Os vídeos são compilações de clipes/eventos separados.

A notar que a parte em que eles envolvem força de oposição simulado com datalink do AEW&C não é muito clara — nem preciso dizer que ser sinalizado para um alvo por um AEW&C amigo por meio de datalink é uma coisa, mas ter o AEW&C capaz de fornecer dados de mira por meio de datalink para as próprias armas do J-20 é outra (sendo esta última uma capacidade que se suspeita estar em vigor há anos para mísseis como PL-15 e PL-17 etc). Dito isso, é irrealista esperar que esse tipo de informação seja fornecida claramente por fontes oficiais de qualquer maneira.

Em breve, serão os UAVs ISTAR e CCA que farão os trabalhos de busca e detecção aérea, fornecendo iluminação de alvos e orientação contínua de mísseis em nome de caças e aeronaves AEW&C, considerando que todos estão ansiosos para eliminar aeronaves AEW&C de lados opostos hoje em dia. O PLA fez com que os WZ-7s fizessem o mesmo em exercícios de ataque antinavio em um videoclipe promocional oficial do PLA de algumas semanas atrás. Fazer o mesmo para engajamentos aéreos é apenas uma questão de tempo (do qual a PLAAF supostamente fez com sucesso em exercícios em algum momento no início deste ano).




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1235 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 11:55 am

https://www.twz.com/air/chinas-gigantic ... ven-larger
China’s Gigantic Secretive Blimp Hangar Has Gotten Even Larger
A 300-foot-long extension to a huge hangar at a secretive Chinese test range points to plans for larger, more capable lighter-than-air craft.

https://www.airuniversity.af.edu/CASI/D ... e/3840174/
PLA Aerospace Power: A Primer on Trends in China’s Military Air, Space, and Missile Forces 4th Edition

As the People’s Liberation Army (PLA) moves ever closer to its centennial anniversary, it shows no signs of slowing the pace of modernization. Under the direct guidance of Xi Jinping, Chairman of the Central Military Commission (CMC) of the Chinese Communist Party (CCP), the PLA has focused heavily on the most advanced and modern aspects of warfighting, with the express goal of catching up to the United States. Chairman Xi has explicitly directed the PLA to have the capability to invade Taiwan by 2027, the 100 year mark. Let us be clear, this is not a timeline or deadline for such an action. Instead, this is an aspirational readiness goal that Chairman Xi has set for the PLA, and they are working at it diligently. Whether they succeed or not depends on many factors, some of which lie within the control of the PLA, some with Taiwan, some with the U.S., and others with the international community as a whole. Whether the PLA hits the centennial mark on time or is slightly delayed is not important. What is important is that they have a goal, they know what they have to do to achieve that goal, and they are moving determinedly to do so.

The PLA is making progress more rapidly in some areas than others–faster even than the United States. In hypersonics, for example, the PLA is demonstrably ahead of the U.S., having fielded four brigades of hypersonic weapons, while the U.S. has yet to get similar weapons out of the test phase. Will U.S. hypersonics be better, faster, more accurate, etc.? Very likely, but we won’t know until they are actually employed on a battlefield. Until that time, China remains in the lead.

In other areas, like “jointness” for example, the PLA is far behind the U.S. and our allies and partners. However, the driving reason behind the massive reforms Chairman Xi initiated in 2015 was to make the PLA more joint in its organization, training, and warfighting ability. The PLA has watched the U.S. and allies and partners fight for two decades, and it has closely observed the amazing warfighting advantages that jointness has delivered. The PLA wants to be able to do the same.

In some areas, PLA modernization efforts have barely begun. Close air support (CAS) is a perfect example of this. The PLA can barely spell CAS, whereas CAS is exercised and employed by all services of the U.S. joint force day in and day out. The caveat remains: the Chinese know their CAS inexperience, they have a plan to fix their shortcomings, and they are diligently working on it.

At the end of the day, the CCP maintains the initiative on the timing of any military action against Taiwan. Because of this, the CCP will likely wait until they have high confidence of success in all of their military capabilities before they resort to military force against the free and democratic people of Taiwan, unforeseen external events notwithstanding.

As the PLA pursues wholesale modernization, there are several notable areas of focus attracting greater resources and leadership attention, almost all of which involve aerospace.

The Strategic Support Force (SSF) is the lead organization for warfighting in the Information Domain, which the PLA conceives of as a domain in and of itself, equal to Air, Land, Sea, and Space. The SSF’s remit includes both space and cyber, because the PLA sees those as two sides of the same coin, particularly when viewed through the lens of countering intervention by the U.S. and allies and partners in a Taiwan or regional contingency. China is “all in” when it comes to space. They want to reap all of the potential peacetime economic benefits available to space-capable nations. If and when kinetic violence occurs, the CCP wants to be ready and capable of fighting from, to, and in Space. We have seen remote proximity operations, satellite grappling and disposal maneuvers, fractional orbital tests, on-orbit refueling and service programs, and plans for a space plane. The Chinese have been thinking about and planning for war in space for a long time. It is the U.S. military, and our allies and partners’ turn to play catch up in this regard. On that score, the U.S. Space Force, in coordination with our British, Australian, Japanese, and other allies, is now moving out quickly to make up for lost time.

The PLA Rocket Force (PLARF) continues to have the largest and broadest missile program of any military on the planet. Unencumbered by arms control treaties, the PLARF developed an entire array of rockets and missiles from short range to intercontinental, from tactical to strategic, and from conventional to nuclear. The PLARF continues to intermingle nuclear and conventional units, equipment, and command and control, as a feature (not a bug) of its system. As China continues to build out its nuclear triad, we will have to wait and see how their Nuclear Command, Control, and Communications (NC3) adapts, but until then you can read about it in CASI’s publication “Chinese Nuclear Command, Control, and Communications,” available on our website at AirUniversity.af.edu/CASI.

The PLA Air Force (PLAAF) continues to grow in size and improve in quality. We saw the massive transfer of all land-based fighter aircraft from the PLA Navy (PLAN) to the PLAAF in 2023, along with the transfer of responsibility for mainland air defense (which had previously been divided between the PLAN and the PLAAF). We see continued developments in the WS series of high performance jet engines. Gone are the days when aero-engines were the bane of PLAAF development–Chinese military aerospace enterprises are now producing engines nearing those from NATO nations. The PLAAF has fielded long-range air-to-air missiles that have a greater range than American missiles and continues to develop even more advanced capabilities in this area. Finally, as of this writing, we expect to see the new ‘stealth’ H-20 bomber in the near future with attendant implications for PRC force projection intentions and further development of a robust air component for its nuclear triad.

The Industrial Base of the PRC

China is competing on a “whole of society” level and has been for quite some time. Because the Chinese system is different from democracies and free market economies, it can be a challenge for people to understand just how broad and deep that competition goes. CASI has an entire project line dedicated to studying the aerospace industrial base in China. A major difference between China and free market economies is that the PRC has State-Owned Enterprises (SOEs). These are ‘companies’ that are essentially part of the PRC government and are run and directed by the CCP. A rough analogy would be if Boeing, Lockheed-Martin, and indeed JPMorgan-Chase Bank[1] were all entities of the U.S. government to be directed from the top. This gives the PRC the ability to leverage resources across industry, academia, finance, and research organizations with the end goal of strengthening the PLA and increasing China’s “comprehensive national power.” Some of these plans may not be clandestine, but often it is not obvious to uninitiated foreign observers just how directed the activities of PRC entities truly are. One example of this is highlighted by CASI’s series on the state of hypersonics research in China. We followed up the main report with three others that detailed the cooperation of organizations and academics in Sweden with the PRC, and then with UK and PRC cooperation, and finally organizations and individuals in the U.S. that were collaborating with the PRC on hypersonics research. The goal was not to “name and shame” but rather to expose some of the methods and tactics the CCP employs to access the science and technology that they seek for PLA modernization.

In that vein, CASI has begun to outline and describe the Chinese system so that others can make informed decisions when deciding whether or not to accept Chinese money or to cooperate with Chinese organizations on national security-related research. CASI continues to improve its “CASI Database of China's National Defense Industrial Base” so that academics and leaders of institutions can understand the nature of the relationship between those who fund projects and the PLA. CASI has started producing company profiles for some of the major players in the aerospace industry like, for example, the Aviation Industry Corporation of China (AVIC), and some of the less well-known, but just as important players, like the Chang Guang Satellite Technology Company. We have also started to explain the PRC State & Defense Laboratory System, first with an overview and then with a deeper report into individual parts of the apparatus.

As NATO member states wrestle with how to rebuild their defense industrial base and shift from the efficient but fragile systems that exist now–including in the U.S.--to the stronger, more resilient, distributed, and robust military-industrial ecosystems that are required to face powerful peer competitors, China continues to drive its formidable military industrial base to new heights. PRC maritime industrial capacity is perhaps even more dominant than that of the PRC’s aerospace industrial capacity. China has nearly 47 percent of the global ship-building market, and is the largest ship-building state by far. A single shipyard, Jiangnan Changxing Shipyard in Shanghai, currently exceeds the capacity of all U.S. shipyards combined. The aerospace industry in China is not as robust as the maritime one, but it has aspirations to get there. Unfortunately for China, the commercial aviation industry is ruthless when it comes to efficiency of aircraft and engines, and China’s C-919 is still well below par on that mark. But they are making progress, and with steady government subsidies and support over time, they will make up the difference.

All of this is possible because, despite the COVID slowdown and its lasting economic impacts, the PLA still enjoys enviable year-on-year growth in the budgets, with a 7.2% increase in 2024 alone. It is also important to keep in mind that in the PRC system it is not the PLA that pays for research and development, but rather the SOEs that foot the bill. Therefore, the actual size of the national defense budget in China is far larger than the ‘official’ numbers, and gets much closer to that of the U.S. when one compares “apples to apples.”

End Goals

What are the goals of all these modernization efforts? As declared by PRC senior leaders, the goals are:

By 2027 to have the capability to invade Taiwan, if necessary
By 2035 to have basically completed the modernization of the PLA
By 2049 to return China to the “Center of the World Stage” which includes building the PLA into a “World Class Military”
What that means in practice is that Beijing wants to be able to do militarily what the United States can do now. Commensurate with these military capabilities, the CCP wants nations, especially on its periphery, to defer to China’s interests. The PRC also wants to be able to defend its interests anywhere in the world. If armed conflict becomes “necessary,” the PLA wants to fight under a United Nations flag, if they can arrange it; with a coalition of the willing, if they can build one; or be able to fight on their own, if necessary, and do so where they are likely to prevail. Right now, none of those options exist in a meaningful way for the PRC, but they are rapidly building toward that. Of course there are plenty of ‘lesser included tasks’, and many avenues that the CCP might choose to get to their destination, but make no mistake, they want to be ‘one of’ if not ‘the’ predominant powers of the world- economically, diplomatically, technologically, in trade and finance, in space and cyberspace, and all of that requires a ‘world-class’ military.

We should expect to see continued advances in aerospace engines. We should look for PRC SOEs to utilize all methods at their disposal to obtain or develop technologies that are critical to the high-end fight in areas like stealth, counterstealth, counterspace, hypersonics, protected communications (probably quantum-encrypted), computer-aided (or perhaps directed) information processing and decision making, autonomous vehicles in air, on land, on and under seas, and more. Generally speaking, anything that the United States and our allies and partners are doing, we should expect the PRC to be closely watching so that they can either learn to do the same things or learn to defeat those things in new ways.

China will continue to come up with Chinese solutions to Chinese problems. Counter-intervention means the PLA will push back American and Allied forces with ballistic missiles, cruise missiles, and long range air-to-air missiles by attacking not just the fighters and bombers, but the carriers, ballistic missile defense ships, and the entire logistics tail that supports all of those capabilities. The PLA has a plan to keep the U.S. and its allies out of the fight, and they won’t be using the same Military Decision-Making Process (MDMP) as the U.S. does, it will instead be MDMP with Chinese characteristics.

When the PRC goes to war, it will be a whole-of-government, whole-of-nation, whole-of-society effort. The CCP will leverage its system of control within the PRC to direct and drive talent, will use its system of patriotic education to enlist citizens and attempt to enlist those with historic and cultural ties to China to tell its story, spread its narrative, and collect information and technology. The CCP will leverage its Military-Civil Fusion laws and policies to access and direct the PRC’s research and development entities along with PRC academia and commercial companies to achieve its goal of increasing the PRC’s “comprehensive national power.”

Strategic competition with the People’s Republic of China under the Chinese Communist Party requires a response in at least equal measure by the free and democratic nations of the world. The CCP and the PLA are already running hard to win this competition. Secretary of the Air Force Frank Kendall said it best, “We are in a race for military technological superiority with a capable pacing challenge [in China]. Our cushion is gone. We are out of time.”
https://www.airuniversity.af.edu/Portal ... h%20ed.pdf

https://www.airuniversity.af.edu/CASI/D ... e/3766720/
Army Fuel Keeps Air Force Aircraft Flying

In mid-February it was reported that a unit of the Chinese People’s Liberation Army (PLA) Air Force was receiving aviation fuel and other supplies from a supply base of the PLA Army. The report provides more evidence that the PLA is improving its joint logistics capability, as previously assessed by CASI.[1]

The report was published in Liberation Army News (also known as PLA Daily), the mouthpiece of the Chinese Communist Party’s Central Military Commission, which is equivalent to the U.S. Defense Department. The aforementioned PLA Air Force unit is an unspecified field station of the Western Theater Air Force.[2] Field stations are combat support units, not facilities.

According to the report, although the airfield that the field station services is near a PLA Army supply base, in the past only army aviation units could use the aviation fuel that is stored at the base, so the field station could only receive fuel by trucking it from a PLA Air Force oil depot “through many places over tens of kilometers.”[3] This inefficiency was resolved by the two services’ agreeing that the supply base would supply aviation fuel to the field station through a pipeline that was subsequently lain.[4] It was also agreed that the supply base would supply uniforms and other unspecified provisions.[5] The success of recently conducted “comprehensive training” where the field station operates was attributed to the army’s supply of fuel.[6]

The fact that all this was reported in the first place indicates how unusual it is, so this report does not indicate that the PLA’s capacity for joint logistics is high. In fact, the opposite conclusion is probably more accurate. Instead, what this report demonstrates is that units in the PLA are beginning to overcome what were once insurmountable barriers separating the services, and the PLA published this report to encourage units throughout the force to similarly work with units in other services. Such a cultural change will take time, but it seems to be underway.

Opinions, conclusions, and recommendations expressed or implied within are solely those of the author(s) and do not necessarily represent the views of the Air University, the Department of the Air Force, the Department of Defense, or any other U.S. government agency. Cleared for public release: distribution unlimited.
Vários conceitos de UAV hipersônicos. Plataforma ISR hipersônica:
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Um conceito de transporte intercontinental não tripulado hipersônico:
https://live.staticflickr.com/65535/536 ... 7265_o.jpg[/img]
Conceitos diversos de UAV hipersônico:
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Uma ilustração conceitual de um UAV hipersônico (de reconhecimento)
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China lembrou aos separatistas em Taiwan que eles não seriam capazes de impedir o desembarque de formações do ELP na ilha.

Quando os ratos assustados, na esperança de sobreviver, correm para se esconder em abrigos, aeronaves chinesas - caças-bombardeiros Jianhong-7A e J-16 caças - irão atacá-los com bombas aéreas YJ-1000-1 guiadas a laser anti-bunker de 1000 kg.
A 44ª Brigada de Aviação de Caça da Base Aérea de Jinan do Comando Norte do PLA foi rearmada com caças Jian-10C. Os caças Jian-7G foram retirados de serviço.

Setembro de 2024

Exclusivo: foto de um protótipo de um avião-tanque chinês em testes de voo (número de registro temporário 7812) baseado no avião de transporte militar modernizado Yun-20B

A China mostrou pela primeira vez o drone de reconhecimento e ataque CH-9, que antes só era visto em exposições como modelo.

A atenção foi atraída principalmente para a ampla gama de armas do drone, que pode ser colocada em quatro pontos rígidos, bem como para o míssil balístico anti-navio lançado do ar Yingzi-21 (outro nome KD-21 *, marcando 2PZD-21) para colocação sob a fuselagem. Ali também está instalado um grande bulbo com tampa em forma de cogumelo - uma estação de radar com abertura sintética para identificação de alvos.

* O míssil foi apresentado pela primeira vez na exposição em Zhuhai em 2022 no bombardeiro Hong-6K. Clique no nome Inztsy-21 com um link incorporado, você verá notícias publicadas anteriormente sobre este assunto.

Talvez veremos o CH-9 em Zhuhai este ano; a China prometeu mostrar uma ampla gama de novos produtos, incluindo drones.
O uso do KD-21 ALCM em drones CH-9 está mudando a abordagem da China ao uso de armas de precisão. Se antes pudesse ser lançado por bombardeiros Khun-6K , grandes drones fariam ajustes significativos. No contexto da escalada das tensões na Ásia, eles salvarão pessoal valioso - bombardeiros, permitindo-lhes não entrar na zona de risco, mas atacar os mesmos navios AUG americanos no Oceano Pacífico. Esta ideia racional surgiu e os chineses a implementaram. Os Estados Unidos e os seus satélites irão agora pensar seriamente se vale a pena enviar navios para perto das costas da China, do Estreito de Taiwan e do Mar do Sul da China, caso o caos comece. Os drones estão a atingir um novo nível, aumentando assim os riscos nos conflitos militares.
https://asiatimes.com/2024/10/mighty-dr ... n-pacific/
Mighty Dragon: China’s J-20 fleet surges past US in Pacific
China’s fifth-generation stealth fighter fleet grows while US fighter programs dogged by high costs, delays and doctrinal incoherence

https://theaviationgeekclub.com/china-s ... f135-fast/
China ‘Supercharging’ its J-20 Stealth Fighter with a Next Gen. Engine: The F-35 Needs a Successor to the F135 Fast


China footage shows KJ-600, J-16 fighter, WZ-7 drones and the H-6 bomber integrated and coordinated air to ship attack exercise

https://www.eurasiantimes.com/chinas-le ... rone-used/
China’s “Lethal Cocktail” Of H-6 Bomber & WZ-7 Drone Bust Enemy Fire In Military Drill, Apply Lessons From Ukraine War


China PLA WZ-7 high-altitude long endurance unmanned aerial vehicle for reconnaissance.

Chinese state media on Sept. 12 released a video what it claimed to be footage of China's fighter jets intercepting foreign military aircraft that approached Chinese territorial waters.

https://www.scmp.com/news/china/science ... e-everyone
Iron stealth vs Iron Dome: PLA scientists create stealth coating affordable for everyone
Chinese military scientists have detailed a groundbreaking, cost-effective stealth system using an ultra-thin iron coating

https://www.asianmilitaryreview.com/202 ... es-of-age/
Listening, Watching, Gathering – Chinese EW Comes of Age

https://warriormaven.com/china/china-sa ... -new-f-35a
China Plans to “Mass Produce” Large Numbers of its New J-35A
A Chinese government backed newspaper is announcing that now, with the arrival of the J-35, China is the second country to have “two” 5th-generation aircraft and, perhaps of greatest concern to the Pentagon, the PRC plans to “mass produce” its new J-35.



https://asiatimes.com/2024/11/china-cla ... -fighters/
China claims its radars closing in on US stealth fighters
PLA simulation of F-22 and F-35 attack on Shanghai from Japan reputedly finds vulnerabilities in US fighters’ stealth shields




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1236 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 11:56 am

"Caminhada de elefante" de 15 caças Jian-20 da 111ª Brigada de Caça da Base Aérea de Urumqi do Comando Ocidental do PLA no campo de aviação Korla em Xinjiang.

Outubro de 2024

Os drones “Wuzhen-7” e “Wuzhen-10” (números de registro: 67088, 67182) da 67ª brigada chegaram ao aeroporto chinês de Jinwan em Zhuhai para participar da exposição aeroespacial “China Airshow 2024”, presumivelmente do aeródromo de Foshan em Província de Guangdong UAV da Força Aérea do Comando Sul do PLA

Os cientistas do PLA conduziram uma simulação computacional de ataques à cidade de Xangai.

As capacidades das estações de radar de defesa aérea chinesas foram avaliadas durante um ataque aéreo inimigo a partir de bases aéreas japonesas na metrópole. Os resultados mostraram que os radares terrestres são capazes de detectar caças stealth americanos F-22 e F-35 a uma distância de 177 km , e aeronaves convencionais a uma distância de 450 km.

Se o caça F-35 usar mísseis de longo alcance em Xangai, será possível detectá-lo mais cedo.

Cientistas chineses observaram que os resultados da modelagem podem ser conservadores, uma vez que se basearam na operação de apenas três radares envolvidos na proteção do espaço aéreo sobre Xangai. Alguns deles operavam em níveis de potência médios.

A China trouxe um novo sistema de mísseis antiaéreos Hongqi-19 para Zhuhai


Novidade: a China trouxe um míssil de cruzeiro SM-98 lançado do ar melhorado para a exposição em Zhuhai

O presidente chinês Xi Jinping visitou as tropas aerotransportadas.

Xi mostrou as armas modernas da 134ª Brigada do Corpo Aerotransportado do PLA e os equipamentos dos caças. Novos veículos de combate de infantaria com sistema de proteção ativa GL-6

estão entrando em serviço nas brigadas aerotransportadas para substituir o veículo de combate de infantaria ZBD-03 (Tipo 03). A unidade também inclui veículos leves todo-o-terreno, helicópteros de ataque Zhi-10, equipamentos automotivos, bem como equipamentos de reconhecimento, incluindo drones para pássaros, quadricópteros, drones FPV e plataformas robóticas. As Forças Aerotransportadas têm uma enorme responsabilidade na protecção da integridade territorial da China, pelo que a viagem de Xi também não é sem razão. O líder deve compreender a situação nas unidades de elite. A China enfrenta agora a difícil tarefa de como pacificar a América e a ilha de Taiwan, que alimenta com armas. É improvável que as negociações ajudem aqui. Os Estados Unidos perseguem o objectivo de atirar os taiwaneses para um moedor de carne. Washington não beneficia de ver uma China forte, razão pela qual contam com um conflito no Estreito;

Um novo drone de reconhecimento a jato de 10 toneladas "Jiutian" da empresa chinesa da indústria de aviação AVIC foi entregue em Zhuhai

Além das missões de reconhecimento, o drone Jiutian pode transportar uma carga de bombas. Preste atenção aos componentes da suspensão da asa. Existem 8 deles. No compartimento interno, é relatado que drones kamikaze podem estar localizados.

Juntamente com outros drones de grande porte e mísseis de cruzeiro de longo alcance, o drone será implantado para manter pressão constante e garantir a superioridade aérea. Esta estratégia permitirá à China projectar uma presença aérea persistente, dissuadindo qualquer avanço adversário e proporcionando reconhecimento e ataques imediatos assim que um alvo for identificado.
Opções de carga de combate para o novo drone chinês de reconhecimento e ataque Jiutian em uma exposição em Zhuhai

🔴míssil anti-navio (ASM) TL-7 pesando 700 kg e alcance de tiro de 180 km;
🔴Mísseis anti-navio TL-17 pesando 710 kg e alcance de tiro de 230 km;
🔴Míssil ar-ar PL-11AE ;
🔴Míssil ar-ar PL-12E com alcance de tiro de até 70 km;
🔴Bomba planadora LS-6/500C pesando 500 kg;
🔴bomba guiada com orientação por satélite YL-V302 pesando 100 kg.

Um novo radar móvel chinês projetado para detectar aeronaves furtivas, incluindo caças americanos F-35 e F-22, chegou a Zhuhai. A foto mostra uma visão recolhida do radar.


A China trouxe para a exposição em Zhuhai um novo drone de reconhecimento e ataque da série Wing Loong sob a designação WL-X


Outro novo produto na exposição chinesa em Zhuhai agora é oficial - o drone de reconhecimento e ataque Caihong-9 (CH-9)

Características declaradas do novo drone chinês de reconhecimento e ataque "Caihong-9" (CH-9) em uma exposição em Zhuhai

🔴envergadura - 24,8 m;
🔴peso máximo de decolagem - 5.000 kg;
🔴capacidade máxima de carga - 480 kg;
🔴velocidade máxima de voo - 420 km/h;
🔴velocidade de cruzeiro - 200-350 km/h;
🔴teto prático - 11.000 m;
🔴duração do voo - 40 horas;
🔴autonomia de vôo - 11.500 km;
🔴raio de combate - 300 km/2.000 km dependendo da carga de combate.
Exposição em Zhuhai: conceito da aeronave de transporte não tripulada chinesa CH-YH 1000

Projetado para transporte e desembarque de material, bombardeio em tempos de guerra, execução de missões anti-submarinas e participação em operações de busca e salvamento.

Capaz de decolar e pousar na superfície da terra e da água.

Em tempos de paz, pode estar envolvido no transporte rápido e barato de mercadorias.

🔻Características declaradas

🔴duração do voo - 10 horas;
🔴capacidade de carga - mais de 1000 kg;
🔴peso máximo de decolagem - 2.300 kg;
🔴teto prático - 8.000 m.
Importante: O especialista militar chinês Wang Minzhi observou que a aeronave Kongjing-500A AWACS da Força Aérea do ELP não é apenas famosa por sua estação de radar, mas também é um centro de comunicações e centro de comando aéreo.

A filmagem mostra pela primeira vez o reabastecimento em voo do Kongjing-500A do avião-tanque Yun-20U , aumentando assim o tempo no ar e o raio de combate da aeronave AWACS, o que aumenta sua eficácia de combate durante as operações aéreas.

Zhuhai: um caça misterioso semelhante ao Su-34 russo foi trazido novamente para esta exposição

Zhuhai: animação da interação do novo bombardeiro estratégico chinês Hong-20* e dos caças Jian-35

* Ainda em desenvolvimento, não estará nesta exposição. Mas a aparência aproximada é clara.

Os modelos do J-35 (versão da PLANAF) e do J-35A (versão da PLAAF) são mostrados ao mesmo tempo, observe a diferença nos detalhes.
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Frota Y-20
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J-35A
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Another J-35A flyby over zhuhai

Míssil de cruzeiro AR-5 com alcance de 1.280 km usado com UAV CH-4
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Our first look at folding tail PL15 variant called PL-15E


China's New Jet J-35A Stealth Fighters Conduct Second Adaptive Training for Airshow


China’s New AKF98A Missile: Chinese Storm Shadow


CASC CH-9 MALE & HALE UCAV | Strong High Plateau Short Takeoff & Landing Capability





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1237 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 12:00 pm


The HQ-19 service entry confirmed. It is very likely a high-atmospheric and exoatmospheric ABM interceptor like the THAAD.


So Hongqi-19 will also be unveiled at #ZhuhaiAirshow2024

First tested successfully in 2021 for mid-course interception likely already in service, Forms the middle layer of BMD behind DN3


Two TELs of the HQ-19 Anti-Ballistic Missile Interceptor arrived to Zhuhai for exhibition.



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Transmissão ao vivo do primeiro treinamento de adaptabilidade para vários tipos de aeronaves no Zhuhai Air Show de 2024

Veículo hipersônico GDF-600 com submunições cluster. Massa de lançamento 5000 kg, carga útil 1200 kg. Velocidade de até Mach 7, alcance 200-600 km, altitude máxima de trajetória de até 40 km.
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Zhuhai: Plataforma chinesa de deslizamento de alta velocidade GDF-600

Projetada para entregar uma variedade de cargas úteis de combate.

🔻Características principais

・ Alcance de voo - de 200 a 600 km
・ Peso máximo de decolagem - 5.000 kg
・ Peso da plataforma em voo - 1.200 kg
・ Velocidade máxima de voo - Mach 7
・ Altitude máxima de voo ao longo da trajetória acima do solo - 40 km .

🔻 Carga útil

・míssil supersônico: raio de combate - 100-500 km, velocidade - 2.400-6.000 km/h, altitude de vôo - 5-25 km

・míssil subsônico: raio de combate - 50-100 km, velocidade - 730-1030 km/h, altitude de voo - 3 km

・projétil: raio de combate - 10-80 km, velocidade - 360-600 km/h, altitude de voo - 3 km

・bomba aérea: raio de combate - 10-70 km, velocidade - 200-500 km/h , altitude de voo - 1-10 km

・munição ociosa: raio de combate - 2-15 km, velocidade - 360-730 km/h, altitude de voo - 3 km.

PS A plataforma é semelhante a um veículo planador hipersônico (HGV), possivelmente projetado para o míssil balístico chinês Dongfeng-17.

Só que em vez de submunições, a unidade GPV contém várias cargas úteis, que em última análise tornam possível atingir não apenas um alvo, mas vários.

Na verdade, a China criou três armas numa só arma para maximizar o seu alcance e eficácia em atingir alvos.

O veículo acima pode já ter sido lançado anteriormente:
https://www.ft.com/content/a127f6de-f7b ... 4ed6a9198c
Chinese hypersonic weapon fired missile over South China Sea

Kits de orientação de baixo custo de uma empresa privada que transforma bombas burras em PGMs. Há dois modelos em exposição (para bombas de 250 kg e 500 kg), com alcance de 60-120 km, altitude de lançamento de até 12.000 metros e CEP de menos de 10 metros quando lançado a Mach 0,9.
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Zhuhai: O lado chinês, em particular, Jie Wenji confirmou que o caça J-20S de dois lugares poderia servir como hospedeiro para drones no futuro.

Desta vez os chineses trouxeram para a exposição o modelo J-20S, já que a aeronave continua passando por uma série de testes de voo.

Zhuhai: o conhecido ala chinês ataca o veículo aéreo não tripulado "Feihong-97A" , ​​​​capaz de lançar pelo menos 12 drones kamikaze

Zhuhai: O míssil de cruzeiro chinês SM-98 (CM-98) lançado do ar foi projetado para destruir pistas, aeroportos, pátios, postos de comunicações, bem como centros de inteligência, grandes edifícios, navios de superfície de grande e médio porte inimigos.

Possui alta furtividade e maior imunidade a ruídos.

O alcance máximo de tiro é de 298 km, a ogiva pesa cerca de 385 kg.
https://www.chinadaily.com.cn/a/202411/ ... ccde9.html
15th Airshow China displays advanced aerospace and military innovations

https://www.battlespacex.com/Article/107
China's New Stealth Fighter J-35A Takes Center Stage at Zhuhai 2024

Zhuhai: opções de aparência externa para novas aeronaves para as forças armadas chinesas baseadas no Yun-9

🔴Aeronave de reconhecimento eletrônico YB9ES . Pode conduzir reconhecimento aéreo em profundidade tática e estratégica.

🔴Aeronave de guerra eletrônica YG9ES . Projetado para produzir interferência eletrônica e suprimir canais de comunicação de postos de controle terrestre inimigos.
https://warriormaven.com/china/china-sa ... -new-f-35a
China Plans to “Mass Produce” Large Numbers of its New J-35A
A Chinese government backed newspaper is announcing that now, with the arrival of the J-35, China is the second country to have “two” 5th-generation aircraft and, perhaps of greatest concern to the Pentagon, the PRC plans to “mass produce” its new J-35.
O Exército de Libertação Popular da China divulgou nos últimos meses informações sobre novos esforços para modernizar a formação de futuros pilotos de caça para a força aérea.

Uma das instituições que oferece esta formação, a Shijiazhuang Flight Academy, está preparada para substituir completamente o antigo programa de formação e as aeronaves que utiliza, reduzindo assim a formação de futuros pilotos em um ano.

Entretanto, as academias de aviação em Xi'an e Harbin estão a criar novas unidades para preparar os recém-licenciados para a transição para aviões de combate, transferindo a carga desse treino das unidades de combate para as academias.

Ambos os desenvolvimentos indicam que o ELP está a fazer progressos constantes em esforços de longa data para racionalizar e centralizar o seu programa inicial de formação de pilotos de caça, um esforço que deverá ser concluído até ao início da próxima década.

PS Na nossa opinião, esta oportunidade surgiu no contexto da modernização levada a cabo pela China na Força Aérea do ELP. As aeronaves modernizadas e novas que entram em serviço com unidades de combate da aviação de caça, incluindo o Jian-16, Jian-10C e Jian-20, possibilitam a remoção de modificações anteriores de aeronaves das formações aéreas, incluindo o Jian-10 e Jian- 11 para posterior transferência para estabelecimentos de voo para treinamento de cadetes. Portanto, os futuros graduados já chegam à tropa preparados, com experiência e experiência de voo adequadas, para que o processo de ingresso no serviço militar ocorra em pouco tempo e de forma menos penosa.
https://www.airuniversity.af.edu/CASI/D ... eds-apace/
Modernization of Fighter Pilot Training in the PLA Air Force Proceeds Apace

In the past several months, the Chinese People’s Liberation Army (PLA) has reported and released information about new developments in its effort to modernize the PLA Air Force’s (PLAAF) training of prospective fighter pilots. One of the institutions that conduct that training, the Shijiazhuang Flight Academy, is poised to completely replace an older training program and the aircraft used in it, thereby shortening prospective pilots’ training there by a year. Meanwhile, the Xi’an and Harbin Flight Academies are establishing new units to train recent graduates to transition to fighter aircraft, shifting the burden of that training from combat units to the academies. Both these developments indicate that the PLAAF is steadily making progress in long-standing efforts to streamline and centralize its initial fighter pilot training program, efforts that should be complete by the beginning of the next decade.
https://www.airuniversity.af.edu/Portal ... RXCg%3d%3d

Satélites ocidentais fotografaram o campo de aviação militar chinês Dingxin, na província de Gansu, em 12 de novembro, onde estaria ocorrendo um grande exercício da Força Aérea do PLA, envolvendo um grupo de caças de aviação de combate, incluindo Jian-11 e Jian-20 e outros tipos, também. como aeronave Kunjing-500 AWACS. Pelo menos 50 caças estão localizados em estacionamentos abertos.

Satélites ocidentais fotografaram o campo de aviação militar chinês Dingxin, na província de Gansu, em 12 de novembro, onde estaria ocorrendo um grande exercício da Força Aérea Chinesa, envolvendo caças e aviões de grande porte de coleta de inteligência.
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Foto do caça chinês Jian-35 de Zhuhai


Drone de reconhecimento Wuzhen-7 da Força Aérea do PLA em algum lugar sobre a China

Um belo vôo do bombardeiro estratégico Tu-95 das Forças Aeroespaciais Russas no céu sobre a cidade chinesa de Nanjing, na província de Jiangsu.

A aeronave estava envolvida em uma patrulha conjunta com a Força Aérea do PLA sobre o Mar do Japão. Na filmagem, o Tu-95 provavelmente está se dirigindo a um dos aeródromos do Comando Oriental do PLA para um pouso temporário com a finalidade de reabastecimento e manutenção. serviço antes do novo vôo.
Rotas de voo e participantes da patrulha aérea estratégica conjunta das Forças Aeroespaciais Russas e da Força Aérea Chinesa sobre o Mar do Japão
em 29 de novembro de 2024.

✈️ Forças Aeroespaciais Russas

🔴2 bombardeiros estratégicos Tu-95
🔴1 caça Su-35
🔴1 aeronave AWACS A-50 .

✈️ Força Aérea Chinesa

🔴2 bombardeiros estratégicos Hun-6N
🔴1 aeronave de reconhecimento Yungan-9
🔴2 caças Jian-16
🔴1 aeronave, presumivelmente Kongjing-500 AWACS.
Rotas de vôo e participantes da nona patrulha aérea estratégica conjunta das Forças Aeroespaciais Russas e da Força Aérea Chinesa no Oceano Pacífico Ocidental - Etapa 2
30/11/2024.

⚠️ Forças Aeroespaciais Russas

🔴2 bombardeiros estratégicos Tu-95
🔴2 caças Su-30SM
🔴1 caça interceptador MiG-31 .

⚠️ Força Aérea Chinesa

🔴2 bombardeiros estratégicos Hun-6N
🔴1 aeronave de reconhecimento Yungan-9
🔴1 aeronave Kunjing-200 AWACS
🔴1 avião-tanque Yun-20U
🔴4 caças Jian-16 .

A segunda patrulha ocorreu enquanto o fantoche taiwanês Lai Qingde fazia sua primeira viagem pelo Pacífico. No dia 30 de novembro ele chegou ao Havaí.
O Comando da Força Aérea Oriental, como parte de um plano de exercício unificado do PLA, trabalhou em 10 de dezembro na tarefa de restaurar o campo de aviação destruído como resultado do bombardeio por um falso inimigo.

Foi simulada a chegada noturna de bombas aéreas a um dos aeródromos do Comando Oriental. No menor tempo possível, a equipe de recuperação de emergência e os serviços locais realizaram reparos na pista, a fim de evitar a interrupção das saídas de aeronaves para a realização de missões de combate. Em condições de combate, esta questão é relevante.

Durante o exercício, o PLA utilizou um drone. Em 10 de dezembro, eles realizaram um reconhecimento a leste de Taiwan (rota de voo no diagrama).


A China enviou hoje o drone de reconhecimento e ataque Wuzhen-10 ao espaço aéreo sobre o Mar da China Meridional como parte do exercício

Kaifeng é o campo de aviação base do 37º Regimento de Transporte da 13ª Divisão da Força Aérea do Comando Central do PLA.

🧭Coordenadas: 34.754444, 114.339167

✈️23 aeronaves de transporte militar Yun-20 foram avistadas em uma área de estacionamento aberta, das quais por tipo:
🔴18 de junho-20A
🔴5 de junho-20B.

🛰29 de novembro de 2024
O que se sabe sobre o caça chinês de 6ª geração
às 17h20 do dia 26 de dezembro

🔴A aeronave é tripulada, fabricada com tecnologia stealth.

🔴Fabricante: Chengdu Aircraft Industry Group , Chengdu, província de Sichuan.

🔴Apresenta um design aerodinâmico em forma de diamante sem cauda para operações de longo alcance, reduzindo o arrasto aerodinâmico, o que pode fornecer melhor desempenho durante rajadas e cruzeiros em alta velocidade. Ao mesmo tempo, uma configuração sem cauda pode impactar negativamente a manobrabilidade geral.

🔴As asas apresentam flaps divididos de maneira incomum perto das pontas das asas para fornecer controle e atuar como freios a ar.

🔴Comparável em tamanho ao caça Jian-20.

🔴O trem de pouso principal de duas rodas é uma indicação de que a aeronave é mais pesada que o mesmo Jian-20.

🔴Disposição incomum das entradas de ar : duas abaixo + 1 acima . Espera-se que o motor seja composto por três motores turbo WS-10C para atender às metas de desempenho, especialmente para voos de longa distância e alta velocidade, sem reabastecimento e em grandes altitudes.

🔴Talvez seja usado como unidade mestre de controle para drones.

Uma foto melhor da aeronave chinesa Kunjing-3000 AWACS , equipada no nariz com uma lança para reabastecimento em voo de um avião-tanque Yun-20U


Apareceu um vídeo testando o UAV chinês de alta altitude "Wuzhen-9"




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1238 Mensagem por Suetham » Dom Dez 29, 2024 1:07 pm


If legit, then this is the so far clearest image showing the J-36 from behind.

Even more it clearly shown all three exhausts are the same which contradicts all the speculations about a third, completely different RAMJET engine in the middle


Características estimadas dos caças chineses de 6ª geração do CAIG e SAC


Em 29 de dezembro, o Comando Sul do ELP organizou uma patrulha de combate na área da Ilha Huangyan, no Mar da China Meridional. As forças navais e aéreas estiveram envolvidas, incluindo caças, bombardeiros, aeronaves de guerra eletrônica e aeronaves de reconhecimento.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1239 Mensagem por Suetham » Seg Dez 30, 2024 8:33 am


Na foto você pode ver bicos curvos nos motores do caça chinês de 6ª geração Jian-36 em vez de arqueados. A China, aparentemente, decidiu assim reduzir a assinatura do radar.

Apareceu a primeira filmagem, presumivelmente do teste de uma aeronave hipersônica (AC) chinesa no âmbito do projeto Tengyun . O projeto implementa a ideia de criar uma espaçonave reutilizável de dois estágios até 2030. A filmagem mostra a primeira plataforma – a aeronave foi projetada para decolar do aeroporto, acelerar para ganhar altitude na atmosfera. Quando um nível de altitude de 30 a 40 km é atingido, um “ônibus espacial” reutilizável é separado de sua superfície para ir ao espaço sideral, e a própria aeronave retorna à Terra. Após completar a missão de transporte, a nave entra na atmosfera e retorna à Terra. Suas vantagens são ser barato, seguro, conveniente e portátil.
Avaliação no oeste da China do futuro uso em combate do caça de 6ª geração Jian-36

🔻 O infográfico mostra quatro táticas para utilização do Jian-36 ( em operações de combate, tanto sozinho quanto com o apoio de caças Jian-20 e outras armas de ataque.

🔴 "Facada nas costas"

Com essa tática, o caça Jian-36 poderá atacar de longas distâncias com mísseis ar-ar PL-17 com alcance de tiro de até 400 km. As aeronaves de reabastecimento americanas podem ser atacadas durante a execução de missões de reabastecimento de aeronaves de combate da Força Aérea dos EUA ou ao se aproximar de uma área de reabastecimento. Há uma opinião de que o longo compartimento interno de bombas da aeronave pode acomodar dois mísseis lançados pelo ar da série Dongfeng, o que a torna uma arma formidável.

🔴 "Lobo Solitário"

Essa tática pode ser usada tanto na defesa quanto no ataque. Na defesa, um caça pode manter o espaço aéreo conquistado, ganhando tempo para a chegada das forças de apoio; durante uma operação de ataque ofensivo, a aeronave voa profundamente no território para destruir as posições de retaguarda inimigas;

🔴 Interação com drones escravos

A aeronave possui aviônicos modernos que permitem não apenas rastrear a posição das forças amigas e do inimigo no ar, mas também instruir drones a atingir alvos aéreos.

🔴 Ataque frontal

A combinação de características furtivas, velocidade, carga útil, vários sensores e a capacidade de conduzir operações de rede em conjunto com drones permite que o Jian-36 se envolva rapidamente em combate aéreo. Atingindo uma altitude de 21 km a uma velocidade de Mach 2,8, a aeronave é capaz de derrotar forças de ataque inimigas numericamente superiores e dispendiosas, incluindo bombardeiros estratégicos americanos B-1B e aeronaves E-3 AWACS.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1240 Mensagem por Suetham » Qua Jan 01, 2025 1:46 pm


CGI do modelo da SAC designado extraoficialmente de J-50




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1241 Mensagem por Suetham » Qua Jan 01, 2025 2:29 pm


We got confirmation today Wang Haifeng (not Yang Wei ) is the Chief Designer of J-36

His paper from early 2024 in which he referred to 6th gen platforms as High Performance Fighters gives us insights into what his characteristics of 6th Gen are


On Dec 26, China released two 6G combat aircraft, SAC's J-36 and SAC's J-50, distinguished by stealth, high supersonic speed, long range, and large payload. J-36 is tri-engine tailless with diamond wing. J-50 features twin-engine, swept-back wing, and fully adjustable tail fin.

https://www.19fortyfive.com/2024/12/the ... pace-leap/
The J-36 and Shenyang Stealth Fighters: China’s Great Aerospace Leap


What Nobody Told You About China's 6th Generation Fighter - the J-36




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1242 Mensagem por Suetham » Qua Jan 01, 2025 2:59 pm


Provável teste ABM do sistema HQ-19

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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1243 Mensagem por Suetham » Qua Jan 01, 2025 3:07 pm

Infográficos sobre o J-36 -
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1244 Mensagem por Suetham » Sex Jan 03, 2025 10:57 am


Simulação computacional do novo caça/demonstrador chinês de 6ª geração da Shenyang Aircraft Corporation
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Lindas representações do caça chinês de 6ª geração Jian-36
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https://www.aspistrategist.org.au/china ... e-targets/
China’s big new combat aircraft: an airborne cruiser against air and surface targets




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#1245 Mensagem por Suetham » Sáb Jan 04, 2025 10:51 am


Mais imagens apareceram do voo do novo caça/demonstrador chinês de 6ª geração da Shenyang Aviation Corporation


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Uma série de drones enfileirados
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