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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sex Out 16, 2015 3:36 am
por kirk
15/10/2015 18:46
Arranjo empresarial prevê fusão entre Inbra e Saab neste ano
Por: Iara Voros (iara@abcdmaior.com.br)
Decisão é parte da estratégia para iniciar a produção das peças para os aviões caça suecos no ABCD

Inbra fará partes da estrutura do avião; ABCD procura outras empresas locais para produzir componentes e equipamentos. Foto de divulgação

Um arranjo empresarial entre a empresa sueca Saab, fabricante dos aviões de caça Gripen NG, e o Grupo InbraFiltro, de Mauá, que produz capacetes, coletes especiais e blindagem de veículos, discute o início da fusão das duas empresas para dar início às instalações da SBTA (São Bernardo Tecnologia Aeroespacial). As decisões devem ser concluídas até o final deste ano.

Conforme o presidente do Grupo InbraFiltro, Jairo Cândido, a Saab anunciou no início do ano passado o investimento de 150 milhões de dólares (R$ 577 milhões) para construir a fábrica que produzirá estruturas dos caças a serem fabricados no Brasil e que, atualmente, a empresa sueca está comprando as participações da Inbra por um valor determinado pelo mercado, porém o executivo não detalhou a operação. “Estamos acobertados por um sigilo enquanto durarem as nossas negociações dentro do arranjo fabril”, justificou o empresário durante seminário sobre o setor na Universidade Metodista, nesta quinta-feira (15/10).

As negociações para o início das operações da SBTA, uma parceria entre a Saab e a Inbra para gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais do Gripen NG localmente, percorrem desde 2012 com a intenção de consolidar os negócios na área de Defesa na Região.

A princípio a nova empresa seria instalada em uma área próxima a entrada do Rodoanel Leste, e servirá como o “embrião do parque tecnológico”, no entanto, segundo Cândido este planejamento pode ser alterado. “O primeiro local está praticamente descartado, primeiro porque aconteceram algumas questões ambientais e segundo, porque o prefeito [de São Bernardo, Luiz Marinho] disse que o início das instalações serão no Colégio Salete [no centro da cidade]”, afirmou.

Com o arranjo empresarial definido, as empresas devem gerar cerca de 1.300 postos de trabalho diretos e aproximadamente 5 mil indiretos, inclusive em outras cadeias de produção.

Mapeamento e capacitação
Atualmente está sendo realizado o mapeamento da capacidade produtivas das empresas instaladas no ABCD para atender as demandas da indústria de Defesa e Segurança brasileira. O recente estudo sobre o potencial competitivo no setor, elaborado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em parceria com a LAB Consultoria, aponta que a Região possui 28 empresas já atuantes e outras 199 com potencial de fornecimento para as forças armadas.

“Para que tudo aconteça, a cultura da empresa é fundamental para entender que a área de defesa é um investimento social, que gera oportunidades únicas de acelerar uma economia em estagnação ou em crise, com capacitação profissional e tudo isso deve ser pensado a longo prazo”, pontuou Ana Lima, da LAB Consultoria O projeto de aquisição dos 36 caças Gripen NG para a FAB (Força Aérea Brasileira) gerou US$ 9,1 bilhões de dólares em compensações que beneficiam as empresas brasileiras Embraer, Akaer, SBTA, Atech, AEL, Mectron e Inbra, além do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), órgão da Aeronáutica. Com isso, os profissionais estão sendo recrutados e enviados para treinamentos na Suécia, junto à Saab.

Ao todo são 357 profissionais destas empresas embarcando desde a semana passada, alguns com suas famílias, para o país europeu. Da Inbra irão 43 funcionários. Cada trabalhador receberá capacitação diferenciada, ou seja, os conhecimentos serão complementares para melhor desenvolvimento quando retornarem ao Brasil. “Esperamos a eficácia do contrato do projeto dos caças, que foi concluído pelo Ministério da Defesa no mês passado, para encaminhar os profissionais que devem ficar até 24 meses se especializando” disse Bengt Janér, diretor-geral no Brasil da Saab. Toda essa preparação é para entregar o primeiro Gripen em 2019 e o última em 2024.
http://www.abcdmaior.com.br/materias/ec ... -neste-ano

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sex Out 16, 2015 9:04 pm
por kirk
Saab Gripen E / F / G: a verdadeira força modular (em breve disponível em Sea Gripen gosto)

Todo mundo que lê DutchForce21 regularmente sabe que eu sou muito positivo sobre a proposta Saab Gripen E / F. Isto é baseado em minha comparação (tanto quanto possível com base em intel público), mas também sobre as lógicas pressupostos / metas que eu tenho para o conceito DutchForce21 .

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Como afirmei tal força deve ser expedicionária na natureza.
Ser rentável
consistem em unidades suficientes e sistemas (de armas) para operar de forma eficaz.
E o mais importante, eu imaginar um futuro onde a luta será de cerca de ... de óleo e materiais de terras raras .. As nossas sociedades ocidentais atuais não podem viver sem eles.

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GripenENLoh0pat

(Portanto, precisamos de uma força que pode implantar rápido (mas curto) para apoiar domínio especialmente marítima para escoltar e (/ europeus) Os navios mercantes holandeses seguras em seu caminho de volta do mundo para o nosso porto de de ... Roterdão, ou vice-versa. Precisamos de um marítima centrada força de defesa, mas não apenas os vasos. Precisamos também de aviões de patrulha marítima, boas e suficientes helicópteros ou outro helicóptero e ... sim .. um lutador capaz Expedicionária .. que não precisa de um luxuoso base operacional principal com todos os hangares aclimatizadas (para proteger as aeronaves como no caso do JSF) Como este deve / deveria ser feito da maneira mais "verde" ... Por que um país invista em um militar para proteger materiais combustíveis e matérias .... se esse mesmo militar seria " comer "(consumir) todas essas coisas que também são necessários para a sociedade?

"Por que um país invista em um militar para proteger materiais combustíveis e matérias .... se essa mesma militar iria "comer" (consumir) todas essas coisas que também são necessários pela sociedade? "

LM é bom em relações públicas
Muitos fãs JSF e papagaios que apenas estão repetindo o que ouviram de divisão da Lockheed Martin de Relações Públicas (um bilhão companhia muli posso imaginar porque todas as falhas, todos os problemas e todos os golpes futuros ... precisa de um monte de falar (como Brugman) para convencer os políticos e nossos civis interessadas que a única alternativa é o JSF. Apenas o JSF pode fazer ...... blabla. E a quinta geração .... (absurdo)

O JSF não é multi-função, Resultado: mal equipados forças armadas holandesas
Mas agora sabemos que o JSF, não pode lutar contra um cão (como no duelo) que eles não são tão bons no apoio nossas forças terrestres (Air Combat Support ) o F35A JSF está armado com 25 milímetros 182 balas. Para um 4 barril canon disparo 3000 tiros por minuto .. isso é apenas munição suficiente para 3,64 segundos.

Além disso eu realmente seria honesto para levantar a alegação de que em uma análise de custo / benefício (eu sei ... puramente hipotética e sem qualquer emoção .... Assim como alguns políticos certo?) Poderia ser possível que seria caro demais para arriscar o perda de um (do 35 + 2 testaircraft) JSF vs um (digamos que um pelotão que onde privados de suas armas pesadas integrados (LR armas guiadas como TOW, morteiros pesados, costumava ser um ativo Bataljon agora é artilharia pesada) para dar alguns exemplos. Todas estas medidas foram tomadas por causa da promessa de que sempre haverá Suporte Air Combat .. disponível e se (+ quase 200 -? 300 milhões de euros um pedaço vs. a) custo financeiro (para lidar com algumas baixas? Não é uma opção? Por que acha que a política é chamado de sujo?

Voltar para o JSF
As únicas coisas que são boas para, a partir de um ponto de vista Dutch são ... recolha de informações, o bombardeio estratégico (se radar inimigo / IRST estão desatualizados) e compra de US soldados para morrer para as nossas necessidades. . (porque é isso que o JSF é, em última instância sobre Nós compramos nós mesmos: o apoio ea proteção por nossos aliados norte-americanos - como prometido Infelizmente, o governo dos EUA e seus "mestres pão" (o mesmo que com TTIP) os US Global Internationals não. sempre servir os nossos interesses. É claro que este é o mesmo com nossos aliados europeus .... mas não há um único interesse todos os países europeus partilham ... nós vivemos no mesmo continente que está sob ameaça no momento.

"Mas há um único interesse todos os países europeus partilham ... nós vivemos no mesmo continente que está sob ameaça no momento."

A melhor opção disponível
proponho o lutador Saab Gripen que se tornaria disponível com muitas opções de futuros diferentes. e de certo ponto os Países Baixos / poderia / deveria se tornar um grande parceiro neste programa.

Gostaríamos de ter as versões padrão E e F. Mas, como sabemos agora os brasileiros também estão à procura de um porta-aviões lutador capaz: o Gripen mar. (com base na E / F desenvolvimentos).

Eles dizem…. aço é barato
Para ser realmente honesto, um porta-aviões para a Holanda na primeira vista parece um passo longe demais. Mas Pessoalmente acho que há certas coisas sobre o desenvolvimento do portador que se parecem com eles são tão caros de propósito ... para ganhar dinheiro para os desenvolvedores. Não emitir tanta capacidade quanto possível para o melhor preço. Eu estou realmente interessado como os militares brasileiros irão desenvolver sua nova operadora. Eu sei de algumas tecnologias que poderiam ser influenciados por exemplo, em vez do sistema de New US Catapult (EMALS) há uma versão melhorada do sistema atual possível. se eles só iria investir (a relação) quantidade pequena em que o desenvolvimento. Além de operar nossa própria transportadora Suponho que também poderia optar por transportadora operadora aeronaves capazes, em cooperação com nossos aliados franceses, brasileiros e norte-americanos. Sendo um verdadeiro parceiro de confiança com isso.

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O Gripen E / F já tem uma promissora capacidade de captação EW / INTEL proposto. Como citei antes, a opção de combinar o radar AESA com os sistemas de sensores IRST e IFF torná-lo um incrível sistema também alegou capaz de rastrear alvos (inimigo) discrição. Também as armas actualmente integrado no C / D e futuro E / F são interessantes e capaz. Como Meteor e RBS15 MKIII. Alguns sistemas de futuras propostas (como uma variante Meteor Anti-Radiação) ou um RBS15 MK IV um míssil com alcance possível 1,000 quilômetros) são desenvolvimentos muito interessantes futuras.

E agora há este novo desenvolvimento que eu gostaria de compartilhar ... ..

Enquanto isso, os planos comerciais de longo prazo estão a avaliar a viabilidade de converter uma variante do Gripen em uma variante de guerra eletrônica (EW) semelhante à forma como se adaptou a Boeing F / A-18F Super Hornet para o EA-18G Growler.

"Se você olhar para futuros cenários de combate, se você tem uma força de ar high-end com uma situação ampla ameaça, algo como um" Growler Gripen 'iria fazer uma diferença real ", disse Sindahl.

"Isso é o que nós estamos olhando para, e é por isso que é tão bom ter Brasil a bordo com a F-modelo".

Portanto, temos um expedicionário, lutador modular custam eficaz, o que faz com que seja possível comprar um número suficiente deles, para operá-los bem dentro do orçamento O & S que também irá abordar as necessidades SEAD / calada da nossa força de defesa? Oh menino, Will esses caras da Força Aérea nunca saber o que eles fizeram para nossas Forças Armadas e para uma maior estender nossa capacidade como uma nação soberana para agir? A liderança política destruiu toda as forças armadas (que costumava ser equipado de uma forma multi-função, Uma caixa de ferramentas com sobreposição de capacidades) em favor de uma aeronave que prometia muito, mas no final vai danificar nossos próprios interesses. Por que, diga-me por que os EUA iriam manter sempre os nossos interesses em mente e peso-los uniformemente importante como fazem com seus próprios interesses (nacionais)? Por quê? NÃO.

Proponho um novo futuro olhar para o que os militares holandeses realmente precisa. Que tipo de estrutura de força é necessária? Que tipo de armas são necessários para criar uma força protegido capaz e eficaz. Eu acho que um "verde" sustentável força de combate que usa menos recursos (natural) será melhor. Acho Gripen E / F / G e Sea Gripen (também em E / opções F / G) seria fundamental em uma força tal futuro!

E um porta-aviões holandês (ou dois) é um sonho, desde que é um sonho! Poderia tornar-se realidade se os políticos e planejadores de forças iria decidir fazê-lo .. sem vender o aumento do preço e que desejam desenvolver a roda de si mesmos. E o mais importante da indústria militar tem um papel de apoio e facilitação .. eles devem ganhar a quantidade de dinheiro fazê-lo, mas no final, os interesses das pessoas (holandês) é a chave! Nesse meio tempo, vou tentar desenvolver o plano Dutchforce força alternativa. com um capítulo financeiro. (se eu tiver tempo)
https://dutchforce21.wordpress.com/2015 ... pen-taste/

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INTERESSANTE

enquanto uns aqui no Brasil amaldiçoam o Gripen porque deveríamos adotar o 5ªG ... quem comprou, amadiçoa a compra e SONHA COM O GRIPEN ! 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sex Out 16, 2015 9:09 pm
por kirk
SBTA vai abrir escritório em São Bernardo para recrutar 1.300 pessoas
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC

A SBTA (São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas), parceria entre a empresa sueca Saab, fabricante dos aviões-caça Gripen, e o Grupo InbraFiltro, de Mauá, que produz estruturas metálicas para o setor de Defesa e Segurança – a exemplo de portas blindadas para aeronaves da Embraer –, vai abrir escritório em São Bernardo no primeiro semestre de 2016. O objetivo é iniciar as contratações para a joint-venture, que vai gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais do Gripen NG, como as asas do avião supersônico e as partes traseira e dianteira da fuselagem.

Segundo o presidente do Grupo InbraFiltro, Jairo Cândido, serão recrutados 1.300 profissionais para atuar no processo de produção do avião-caça. Haverá oportunidades para engenheiros, mestres e operadores. A equipe do Diário publicou, há um ano, que a Inbra estava iniciando as contratações. No entanto, como houve atrasos na conclusão do convênio entre Brasil e Saab para selar o acordo do fornecimento das 36 aeronaves que renovarão a frota da FAB (Força Aérea Brasileira), o andamento das admissões também esfriou.

A princípio, era previsto que a fábrica da SBTA fosse erguida em terreno de 40 mil m² (metros quadrados) em frente à Rodovia dos Imigrantes, sentido São Paulo, próximo à entrada do Rodoanel. Por problemas de licença ambiental, entretanto, o local foi descartado, explica Cândido. Optou-se, por enquanto, pelo escritório em São Bernardo, cujo endereço ainda não foi definido, e que atenderá por Saab Aeroestrutura. Com isso, estima-se que a fábrica comece a ser construída somente em 2018, e não mais em 2017. Enquanto ela não for concluída, a confecção das partes da aeronave deve ser realizada, provisoriamente, na unidade Inbra Aerospace, em Mauá.

Embora a fabricante e o governo federal tenham assinado contrato há um ano, em outubro de 2014 – dez meses após o anúncio de que o Brasil escolheria a Saab –, apenas em julho a negociação foi concluída. Em meio à crise na economia brasileira e à queda das taxas de juros na Europa, a União pleiteou a redução da taxa do financiamento do projeto, que era de 2,54%, para ajudar no ajuste fiscal, e conseguiu chegar em 2,19%. Após aprovação do Congresso Nacional, somente a partir de 9 de setembro o contrato entrou em vigor.

“Agora está sendo discutido o arranjo industrial que será feito no Grande ABC. Pode ser que, inicialmente, o processo comece com duas empresas que se fundam mais para frente. Tenho realizado videoconferências diárias com executivos da Saab”, conta Cândido.

É estimada a abertura de 2.300 postos de trabalho diretos com o projeto do Gripen em todo o País. Ao todo, incluindo outros segmentos da cadeia produtiva, o número deverá chegar a 14.650, sendo cerca de 5.000 no Grande ABC.

Região enviará 43 profissionais à Suécia

A primeiro caça Gripen fabricado no Brasil será entregue em 2019 e, o último, em 2024. O contrato prevê a transferência de tecnologia e a fabricação de 15 das 36 unidades no País, incluindo oito unidades de dois lugares – que será criado especialmente para a FAB. “Ele ainda não está 100% projetado, mas o design será feito no Brasil pela Akaer (empresa de engenharia aeronáutica situada em São José dos Campos, no Interior, que produzirá fusilagem)”, explica Jairo Cândido, presidente do Grupo Inbra Filtro, durante apresentação na Universidade Metodista no evento ‘Indústria aeroespacial, desenvolvimento regional e oportunidades de negócios: cases internacionais da cadeia produtiva do Gripen’.

Até lá, os profissionais envolvidos realizarão treinamento na Suécia, a fim de adquirir know-how para a produção da fuselagem, que exige altíssima precisão. Pela Inbra, serão enviadas 43 pessoas para permanecer entre 18 e 24 meses por lá. Falar inglês fluente é requisito fundamental, pois esse é o idioma oficial da fábrica. “Cada profissional terá um treinamento específico. Ao todo, 357 famílias brasileiras passarão uma temporada na Suécia. As 50 primeiras, de engenheiros e técnicos da Embraer e da Ael Sistemas (que desenvolve sistemas eletrônicos militares e espaciais e cuidará da aviônica e de sua manutenção, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul), começaram a chegar na semana passada. Em janeiro, vão mais 50”, conta Bengt Janér, diretor da Saab no Brasil.

A capacitação começará na semana que vem. Ao todo, serão 357 profissionais das parceiras que receberão a transferência da tecnologia do caça, sendo 240 da Embraer (célula central do processo, responsável pela montagem da aeronave), 26 da Atech (empresa do grupo Embraer que faz sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo também em São José dos Campos), 21 do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, que certificará o avião), 12 da Mectron (companhia do grupo Odebrecht que fará a manutenção do radar e o sistema de comunicação entre os caças e o solo, de São José), oito da Ael e sete da Akaer.

O período de treinamento ocorrerá de 2015 a 2021, informa Cândido.
http://www.dgabc.com.br/Noticia/1594664 ... 00-pessoas

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 7:08 pm
por Wingate
Site O GLOBO - 19/10/2015


Na Suécia, Dilma entra em caça Gripen ao visitar fábrica da Saab


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/ ... -saab.html


Em viagem oficial à Suécia, a presidente Dilma Rousseff visitou nesta segunda-feira (19) a sede da Saab, empresa fabricante dos caças Gripen, comprados pelo Brasil. Durante a visita, Dilma entrou em uma das aeronaves e recebeu explicações sobre o modelo.
Em 2013, depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro anunciou a compra de 36 caças, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024.

A venda dos aviões militares

Governo conclui acordo para compra de caças da Suécia, diz ministério.

Segundo o Ministério da Defesa, o governo brasileiro recebeu nesta semana representantes do governo sueco e ficou acordado que o Brasil pagará uma taxa de juros de 2,19% ao ano no contrato. No início das negociações, segundo a pasta, a taxa era de 2,54%, o que implicaria custos maiores ao governo brasileiro.

""Eles [os caças] o que a gente chama de transferência de tecnologia. Nada mais é do que capacidade que nós temos de ter pessoas que vão absorver os conhecimentos aqui e serão capazes inclusive de criar outros conhecimentos. Então, a importância deles para o Brasil é imensa. Eles são o futuro", afirmou Dilma durante a visita.

"Só comprar um avião não era o que nos interessava. Nos interessava comprar um avião e que a tecnologia fosse transferida", complementou.

Nesta segunda, antes de visitar a sede da Saab, que fica na cidade de Linköping, Dilma deu uma declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro sueco Stefan Löven, em Estocolmo. Na entrevista, a presidente afirmou que não acredita em processo de ruptura institucional no Brasil.

A frase foi dita por Dilma após a presidente ser questionada, por uma jornalista sueca, sobre o risco de um eventual impeachment e se a crise política poderia afetar a compra pelo Brasil dos caças Grippen, da sueca Saab.

Viagem oficial

De acordo com o Itamaraty, a visita à Suécia teve como objetivo “dinamizar” as relações bilaterais, por meio da adoção do “Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica”, e discutir a cooperação em áreas como investimentos, comércio, energia renovável e educação.

A comitiva da presidente inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Aldo Rebelo (Defesa), Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Celso Pansera (Ciência, Tecnologia e Inovação), André Figueiredo (Comunicações) e o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

Após cumprir agenda no domingo (18) e na segunda na Suécia, a presidente embarcou para Helsinki, capital da Finlândia, onde terá série de compromissos. Segundo o Itamaraty, um dos principais objetivos da visita é ampliar acordos entre os dois países na área de educação básica.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores, a Finlândia tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo e o Brasil quer trocar experiências a fim de importar iniciativas que deram certo no país escandinavo.

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Wingate
P.S.: não me venham com aquela história de que apontaram a alavanca de ejeção para ela puxar. Isso é intriga da oposição.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 7:15 pm
por kirk
Com RBS15 no pilone secundário da asa : :shock:

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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 8:03 pm
por Carlos Lima
Mockup... :lol:

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 9:04 pm
por Penguin
kirk escreveu:Com RBS15 no pilone secundário da asa : :shock:

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Se essa configuracao for representativa, eh muito interessante.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 10:37 pm
por NovaTO
Um pena o RBS-15 não estar no pacote de armas.

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 10:40 pm
por Mathias
Bem que a Suécia poderia fazer uma forcinha e arrumar pelo menos uns 12 Gripen-C pra botar em Anápolis.
Parceiro estratégico é para essas coisas!

Sobre o RBS-15, vocês realmente querem matar a nossa indústria de armas, né?
Pô, o MANSUP está sendo desenvolvido e se comprarmos um concorrente ele morre antes de nascer. Melhor investir a grana de uma compra dessas para acelerar o desenvolvimento do nosso míssil, talvez até nascer já com uma turbina ao invés de motor foguete.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 10:58 pm
por Bolovo
Fico imaginando o que se passa na cabeça do kirk vendo essa imagem do Gripen com a Dilma. Amor e ódio? :mrgreen: [003] [003]

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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 11:03 pm
por kirk
Bolovo escreveu:Fico imaginando o que se passa na cabeça do kirk vendo essa imagem do Gripen com a Dilma. Amor e ódio? :mrgreen: [003] [003]

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TÔ PENSANDO SERIAMENTE EM ALIVIAR PRA DILMA DEPOIS DA SUA BRILHANTE ESCOLHA ! :mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Out 19, 2015 11:19 pm
por Mathias
E eu tô pensando em torcicolo quando o piloto tiver que ficar olhando pro lado e para trás ao fazer REVO com aquela sonda mal enjambrada.
A SAAB tinha que dar um jeito de colocar a sonda na frente.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 20, 2015 2:04 am
por Penguin
Mathias escreveu:Bem que a Suécia poderia fazer uma forcinha e arrumar pelo menos uns 12 Gripen-C pra botar em Anápolis.
Parceiro estratégico é para essas coisas!

Sobre o RBS-15, vocês realmente querem matar a nossa indústria de armas, né?
Pô, o MANSUP está sendo desenvolvido e se comprarmos um concorrente ele morre antes de nascer. Melhor investir a grana de uma compra dessas para acelerar o desenvolvimento do nosso míssil, talvez até nascer já com uma turbina ao invés de motor foguete.
Coloca 2 Mansup no lugar dos dois RBS. Continuará uma configuração interessante.
Poderia ser tb 2 Spice 1000....

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Out 20, 2015 2:15 am
por Mathias
Não, eu quero MANSUP. :wink: 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sex Out 23, 2015 8:17 am
por cabeça de martelo
Ena, tantos Gripen em Portugal... :mrgreen: :twisted:
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Chegando em Portugal, na base aérea de Beja. Ombasering com seis Jas 39 Gripen de Luleå já foi planejado. Reabastecimento aéreo de dois era necessário para chegar lá. O vôo levou cerca de seis horas.

https://www.facebook.com/ftjugoett/phot ... =3&theater