Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Out 14, 2015 12:57 am
É um absurdo ...knigh7 escreveu:Queria ver se o escolhido no FX2 fosse o Su35BM ou o Rafale se iam falar que se colocasse tecnologia no Mig 21 poderia ser a mesma coisa...
É um absurdo ...knigh7 escreveu:Queria ver se o escolhido no FX2 fosse o Su35BM ou o Rafale se iam falar que se colocasse tecnologia no Mig 21 poderia ser a mesma coisa...
Esse saudosismo nos leva a um loop infinito. Independente da causa real da eliminação do Su-35 (diga-se, juntamente com o Typhoon com o F-16 advanced), o fato irrevogável é que ele foi eliminado na 1a fase do processo.Mathias escreveu:Na verdade a proposta russa fecharia essa conta com um 4ºG agora, rápido, relativamente barato (Kg/$) e acima da concorrência em termos de poder e de dissuasão; mais a participação num 5ºG real e com encomendas futuras firmes.
Ou, se a grana é curta, SU-30SM agora e PAK-FA depois.
Mas enfim, preferimos economizar escadinhas, hangaretes e querosene.
Obrigado pela audiência !Mathias escreveu:Sim, leio você aqui todos os dias, e lia antes no FDP, e antes ainda aqui de novo.Com certeza você deve ser um especialista no assunto !
Tinha que aprender a reconhecer o feicibuquês e o PDFês, nem que seja por osmose!![]()
Realmente... não dá para negar que eles voaram todos os aviões nas suas condições de operação.Mathias escreveu:Sim, na Índia pelo menos testaram os aviões realmente.
Wardog escreveu:![]()
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Então tá bom, a Força Aérea Indiana que entende de caça, a FAB sabe nada, tudo amador. E o viés ideológico são os pró EUA que têm né... O pessoal que defende a Rússia quase não tem ideologia...
Geralmente vem no pacote, defende a Rússia, o PT, o Desgoverno.... E por aí vai, segue o jogo que a discussão técnica estava pra lá de interessante, quando começa a viuvice de Su-35 já desanima.
É impressionante que 90% DOS TÓPICOS das Aéreas tem Su-35 e PAK-FA no meio. Os caras não conseguem ficar sem falar disso, e a paixão é aqui neh....
Sim, testaram e no final não compraram nenhum! Adianta? Cancelaram o MMRCA.Carlos Lima escreveu:Realmente... não dá para negar que eles voaram todos os aviões nas suas condições de operação.Mathias escreveu:Sim, na Índia pelo menos testaram os aviões realmente.
[]s
CB_Lima
A Força Aérea Indiana pode até ter experiência em combate, mas convenhamos, planejamento não é o seu forte. O MMRCA está aí para demonstrar como eles foram amadores. Enviaram RFIs, RFPs, fizeram os testes em Leh e no final escolheram foi NADA!Penguin escreveu:Sim, testaram e no final não compraram nenhum! Adianta? Cancelaram o MMRCA.Carlos Lima escreveu: Realmente... não dá para negar que eles voaram todos os aviões nas suas condições de operação.
[]s
CB_Lima
Se enrolaram totalmente no cálculo do custo do ciclo de vida e no processo de ToT/Offsets.
E ainda hoje não fecharam o contrato para compra dos Rafale de prateleira, por fora do MMRCA.
Plataforma maior e RCS menor não dizem nada, ele teve que crescer ou não atenderia as exigências de nenhuma FA do mundo (veja a Suíça), e todos os competidores do F-X II tinham como característica a redução do RCS, até nós mesmos sozinhos reduzimos o do F-5M. E quanto aos sensores de nitreto de gálio, eles são um produto da Selex, uma empresa que nem sueca é, e estão disponíveis no mercado para qualquer um que quiser comprar. Então porque só para o NG é que eles são um diferencial? Poderíamos tê-los solicitado para instalação em qualquer avião que escolhêssemos.knigh7 escreveu:Mas no Gripen NG eles tiveram que aumentar o tamanho da plataforma, a fuzelagem engordou, os semicondutores do sistema EW são de nitrito de gálio. Ele vai ter um RCS menor que a versão "C".
No caso o limite nem foi a plataforma, mas o $$$ disponível, 1/4 do que se está pagando por cada Gripen e isso nas últimas unidades ex-Jordânia, nas anteriores o custo foi ainda menor. Mas a 100 milhões a unidade é claro que este não será um problema no programa Gripen-NG.LeandroGCard escreveu:Acha...nos F-5EM eles não conseguiram fazer com que o piloto enxergasse o IRST do míssil. Essas plataformas tem um limite...
Marechal-do-ar escreveu:Mas o NG não voa, não ainda.kirk escreveu:Qualquer um "pode" mas ninguém tem, esses são os fatos Leandro, o NCW do Gripen é superior a tudo que voa.
Esse é o problema de comparar um sistema que será entregue em 2020 com um que existe hoje, o NG pode receber o que há de mais atual, necessariamente será mais novo do que o que existe hoje, mas, os caças que existem hoje também serão atualizados e, em 2020, o Gripen pode não ter mais vantagem.
É uma fração de um F-16? Tem como provar?kirk escreveu:Como não apresenta vantagens, se seu custo de operação é uma fração dos aviões de 4ªG ?
Similar, mas abaixo, não é vantagem, tente outra coisa.kirk escreveu: ... se seu raio de combate é similar ao do SU-35 ?
Quando voar, veremos para que serve.kirk escreveu: se voa supercruise
Discordo, em um combate 1x1 o Gripen tem sérias desvantagens na relação potência/peso em relação ao Typhoon, Rafale e Flanker e não tem como enfrenta-los com grandes chances de vitória.kirk escreveu:se enfrenta em iguais condições quaisquer aeronaves de sua geração com grande chances de vitória
Olha a ironia... Nenhum dos críticos do Gripen estava insistindo naquela balela da capacidade de cargas do Gripen ser maior que a do Flanker, e depois de uma extensa discussão vem esse "se é um grande problema"...kirk escreveu:Se sua menor capacidade de payload é assim um grande problema, então nunca poderemos ter um 5ªG, limitado apenas a poucas armas em suas baias internas ... se queremos aeronaves pra carregar 8 toneladas de armas sacrificando o combustível interno e alcance ... vamos optar por SU-35 ... ele é mestre nisso.
Não Kirk, nem payload e nem o alcance são problemas, os problemas são: Preço elevado (mais de 100 milhões por aeronave), demora na entrega fazendo com que a FAB opere por muito tempo um vetor obsoleto (se o Gripen for até 2050, que chances ele terá nessa época? Ou mesmo em 2030?) e um dos desempenhos mais fracos dessa geração.
E não, não concordo com o Lima que o SH seria uma opção melhor, o SH seria ainda pior, o FX/FX-2 demorou tanto que todas as propostas "estragaram", minha opinião é que a melhor alternativa ao FX/FX-2 seria um caça 4G usado (em 10 ou 15 anos estará obsoleto, independente de ter sido comprado novo ou usado) E a entrada em algum programa de caça de 5G de forma que o produto desse programa entrasse em operação em 2030 no estado de arte e se manter relativamente atualizado por 30 anos.
Penguin escreveu:Obs. em azul acima.Luís Henrique escreveu: Concordo com o Lima que deveríamos ter tido mais coragem e partido direto para um caça de 5a geração.
Mas não concordo em concordar super hornets...
Deveríamos colocar todos os esforços no novo caça de 5a geração e o mínimo para manter caças modernos até a chegada dos novos.
A melhor opção seria um caça de 4a geração usado.
Gripen C se o escolhido fosse o fs2020
Não há Gripen C disponível no mercado. Pelo menos não na quantidade necessária.
O custo e os riscos em desenvolver o FS2020 seriam bem mais altos do que o do NG.
Teríamos que ter maior tolerância para investimentos e riscos associados.
A Suécia tb teria que querer desenvolver o FS2020 agora.
Mig-29, su-27 ou mig-31 se o escolhido fosse o pak-fa
O relacionamento militar com os russos está apenas começando.
É necessário tempo para consolidação e conhecimento mútuo.
E f-16 do deserto para o caso de ocorrer um milagre e os americanos aceitassem uma parceria desse tipo...
Os F-16 do deserto necessitariam de investimentos para colocá-los em condições operacionais e upgrades. Isso não é barato. Os 12 F-16 usados de Portugal, modernizados, custaram à Romenia USD 630mi.
No caso do F-35, seria um tipo de parceria bem limitada. Ver situação da Coréia do Sul, parceiro próximo dos EUA.