JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#12166 Mensagem por knigh7 » Seg Out 12, 2015 2:23 pm

Saiu a nova edição da revista Força Aérea.

Vou colocar o editorial:
(opinião de gente realista)
Editorial

O “Brasil está em Recessão”. Na verdade, a crise que vivemos não é um retrocesso da economia brasileira em nível estrutural. Apenas voltamos para o patamar que ocupávamos antes de um período no qual a pujança da economia chinesa arrebatava a nossa produção de soja e minério de ferro entre outras commodities elevando o PIB brasileiro a níveis verdadeiramente inusitados. Vivemos uma bolha, aumentada pelas promessas de um pré-sal que nos elevaria a membro da Opep, autossuficientes em petróleo e potência mundial. Mas o preço do petróleo caiu, e os investimentos em infraestrutura não acompanharam a retórica e o entusiasmo que por um período permeou a nação. Voltamos para onde estávamos, com uma economia de tamanho invejável, recursos naturais que aparentam ser inextinguíveis, mas ao mesmo tempo com profundas deficiências socioeconômicas. Precisaremos voltar a procurar o “fio da meada” para retornar ao caminho de construir o país que todos queremos.

E, diante dessa nova/velha realidade, vem aí o Gripen. Assinado o contrato, o caça sueco começa a se tornar também brasileiro com o início de seu programa tecnológico-industrial sendo deslanchado. Mas a verdade é que não compramos apenas um avião, mas um futuro. Uma nova era na qual a Força Aérea Brasileira tem diante de si, talvez pela primeira vez em sua história, uma real capacidade de prover uma dissuasão verdadeiramente decisiva.

Graças a um incansável trabalho de atualização da Força como um todo, implementado no hoje histórico programa de modernização dos seus vetores, a FAB não ficou esperando a chegada de um novo meio para depois aprender a utilizá-lo. Tratou de maximizar os recursos à sua disposição para obter equipamentos que, além de elevar o nível de conhecimento de seus quadros, garantiam a segurança do espaço aéreo de um país afortunadamente em paz.

Mas o Gripen por si só não basta. Ele sem dúvida alguma será a ponta de lança de uma capacidade estratégica que posiciona o Brasil como personagem preponderante no continente. Junto com o avião – e dentro da conta – já estão encomendados sensores e armas de última geração. Um sistema brasileiro de enlace de dados já está sendo desenvolvido e oxalá esteja em estado avançado quando chegarem por aqui as primeiras aeronaves, o que garantirá um aumento exponencial da consciência situacional do sistema. Precisaremos possivelmente de uma modernização do atual sistema de controle de tráfego aéreo militar. De um míssil BVR de ponta, que, combinado ao avião, multiplicará enormemente a sua capacidade de combate e consequentemente a dissuasória. E, é bom que se saiba, de mais alguns lotes do caça nas décadas vindouras, quando os atuais F-5E/FM e A-1M estarão dando baixa e precisarão ser substituídos. Com o Gripen, o Brasil não só adquire uma invejável posição no continente, mas consegue definir a sua Força Aérea do futuro. Tanto em termos de capacidade quanto no de investimentos. Não é pouca coisa, mas, a médio prazo, é plenamente atingível sem que para chegar a esse ponto ideal – que está perto – tenhamos que raciocinar com orçamentos extraordinários.

A crise pela qual passamos hoje, não é novidade para a maior parte dos brasileiros acostumados às agruras de um país em desenvolvimento. “Tempos de vacas gordas” nunca foram a nossa realidade. O Gripen foi escolhido pela Força Aérea com o orçamento histórico do país em mente. Já pensaram se tivesse sido diferente?...


http://www.forcaaerea.com.br/atual.asp




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Re: JAS-39 Gripen

#12167 Mensagem por Mathias » Seg Out 12, 2015 3:35 pm

Quando eu conversei com o eng. chefe d programa Gripen-NG ele me disse que esse custo de 4 mil HV é somente querosene, óleo, ou seja, é irreal e um produto do marqueting.
Mas isso até a FAB sabe, porque pelo que consta ela estipulou em uns 12 mila a HV, segundo um relatório.

Sobre essas capitais sul americanas, alguém já calculou o quão dentro do alcance da aviação inimiga ficamos estacionando nossos aviões nessas bases?
Sim, porque quando você chega perto do inimigo, mais alvo você se torna.

A solução seria termos a nossa caça com mais alcance que a deles.




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Re: JAS-39 Gripen

#12168 Mensagem por pampa_01 » Seg Out 12, 2015 4:36 pm

Mathias escreveu:Quando eu conversei com o eng. chefe d programa Gripen-NG ele me disse que esse custo de 4 mil HV é somente querosene, óleo, ou seja, é irreal e um produto do marqueting.
Mas isso até a FAB sabe, porque pelo que consta ela estipulou em uns 12 mila a HV, segundo um relatório.

Sobre essas capitais sul americanas, alguém já calculou o quão dentro do alcance da aviação inimiga ficamos estacionando nossos aviões nessas bases?
Sim, porque quando você chega perto do inimigo, mais alvo você se torna.
A solução seria termos a nossa caça com mais alcance que a deles.
Me permita CM, destacar esta parte do texto.

Se pensássemos em combater sim. Mas não é esse o pensamento.




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Re: JAS-39 Gripen

#12169 Mensagem por knigh7 » Seg Out 12, 2015 4:57 pm

Mathias escreveu:Quando eu conversei com o eng. chefe d programa Gripen-NG ele me disse que esse custo de 4 mil HV é somente querosene, óleo, ou seja, é irreal e um produto do marqueting.
Mas isso até a FAB sabe, porque pelo que consta ela estipulou em uns 12 mila a HV, segundo um relatório.

Sobre essas capitais sul americanas, alguém já calculou o quão dentro do alcance da aviação inimiga ficamos estacionando nossos aviões nessas bases?
Sim, porque quando você chega perto do inimigo, mais alvo você se torna.

A solução seria termos a nossa caça com mais alcance que a deles.

Segundo a Eliane Catanhêde e o relatório vazado, a FAB calculou o custo da hora voo do GripenNG em cerca de USD 7mil:
FSP 30/11/2010
Alguém tem de explicar
Eliane Cantanhêde
BRASÍLIA – A decisão de Lula de manter Nelson Jobim no seu terceiro mandato, ops!, no governo Dilma, como antecipado pela Folha dias depois do segundo turno, faz todo o sentido. O convite foi feito por Lula antes mesmo da eleição, repetido mais adiante por Antonio Palocci e finalmente formalizado por Dilma e aceito pelo ministro, que tende a ficar pelo menos mais dois anos. Depois é depois.
Jobim assumiu a Defesa em meio ao maior caos aéreo da história brasileira, mudou a Infraero, negociou a troca da cúpula da Anac, devolveu a autoridade da FAB para tratar a sublevação de sargentos, avançou muito nas negociações no Conselho de Defesa da Unasul. E o trabalho não está terminado.
Falta anunciar o vencedor do programa FX-2 e aguentar o tranco, agora e depois. Só Jobim, advogado, disciplinado e teimoso, vai conseguir responder a quilos de questionamentos, em especial se for escolhido o Rafale, que ficou em terceiro lugar no relatório técnico da FAB, é o mais caro dos três (os outros são o Gripen sueco e o F-18 dos EUA) e ninguém compra -seu único cliente é o governo da… França.
Jobim está no exterior, volta no dia 3, bate o martelo numa reunião com Dilma e Paulo Bernardo (Planejamento) no dia 6. Depois é convocar o conselho de defesa para o dia 10 e reservar o dia 15 para Lula tirar fotos e assinar os atos correspondentes com o presidente Nicolas Sarkozy. O cenário deverá ser a nova ponte entre Brasil e Guiana.
O risco é Dilma não se contentar com o relatório do próprio Jobim, já assinado pelo brigadeiro Juniti Saito (comandante da FAB), e pedir para dar uma olhadinha nas 27 mil páginas da FAB. Ali, há um detalhe cruel: a hora vôo do Rafale custa US$ 21 mil, três vezes mais do que a do Gripen e cerca do dobro do F-18. A compra é de 36 aviões, com 80% deles voando o ano inteiro, numa média de 200 horas/ano.
Dilma é economista e gestora. Portanto, boa de conta.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opinia ... 201004.htm




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Re: JAS-39 Gripen

#12170 Mensagem por Mathias » Seg Out 12, 2015 6:15 pm

Na minha opinião a HV do Gripen não sai por menos de 10 mil, numa conta igual a que se faz para os outros aviões "inimigos".
Basta pegar a do F-16, de certa forma semelhante em tamanho mas com uma logística muitíssimo mais madura.
Nunca vi uma viva alma dizer que o F-16 sai por menos de dez mil, não seriamente. O que só significa que os custos do Gripen estariam dentro do normal para a categoria.

Sobre om "relatório da FAB" vazado pra Castanhêde, obviamente com um fortíssimo viés político partidário, e depois que seu cmte. declarou que "ouviu falar alguma coisa de um 5ºG russo...", que numa explicação no senado se declarou que escolha do Gripen "economizaria escadinhas', entre outras coisas; eu me reservo no direito de ter um certo resguardo em relação a isso.

São declarações políticas e como tal valem o que valem.




Editado pela última vez por Mathias em Seg Out 12, 2015 11:44 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#12171 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 12, 2015 6:42 pm

Mathias escreveu:Na minha opinião a HV do Gripen não sai por menos de 10 mil, numa conta igual a que se faz opara os outros aviões "inimigos.
Basta pegar a do F-16, de certa forma semelhante em tamanho mas com uma logística muitíssimo mais madura.
Nunca vi uma viva alma dizer que o F-16 sai por menos de dez mil, não seriamente. O que só significa que os custos do Gripen estariam dentro do normal para a categoria.

Sobre om "relatório da FAB" vazado pra Castanhêde, obviamente com um fortíssimo viés político partidário, e depois que seu cmte. declarou que "ouviu falar alguma coisa de um 5ºG russo...", que numa explicação no senado se declarou que escolha do Gripen "economizaria escadinhas', entre outras coisas; eu me reservo no direito de ter um certo resguardo em relação a isso.

São declarações políticas e como tal valem o que valem.
Lembrar que na África do Sul não saí por menos de US$ 10k e isso para uma aeronave com bem menos penduricalhos do que o Gripen E.

Isso sem contar com os custos agregados pelo número de aeronaves construídas e pela inconsistência logística entre aeronaves "BR" e "Suecas".

Mas a propaganda é forte... é aguardar e ver quando a realidade bater na porta daqui à 6/8 anos. :|

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Re: JAS-39 Gripen

#12172 Mensagem por bcorreia » Seg Out 12, 2015 7:17 pm

Já existe algum sinal do primeiro protótipo do NG (não o demo)?




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Re: JAS-39 Gripen

#12173 Mensagem por pampa_01 » Seg Out 12, 2015 8:16 pm

bcorreia escreveu:Já existe algum sinal do primeiro protótipo do NG (não o demo)?
Sim. Em PDF.




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Re: JAS-39 Gripen

#12174 Mensagem por knigh7 » Seg Out 12, 2015 8:39 pm

Carlos Lima escreveu:
Mathias escreveu:Na minha opinião a HV do Gripen não sai por menos de 10 mil, numa conta igual a que se faz opara os outros aviões "inimigos.
Basta pegar a do F-16, de certa forma semelhante em tamanho mas com uma logística muitíssimo mais madura.
Nunca vi uma viva alma dizer que o F-16 sai por menos de dez mil, não seriamente. O que só significa que os custos do Gripen estariam dentro do normal para a categoria.

Sobre om "relatório da FAB" vazado pra Castanhêde, obviamente com um fortíssimo viés político partidário, e depois que seu cmte. declarou que "ouviu falar alguma coisa de um 5ºG russo...", que numa explicação no senado se declarou que escolha do Gripen "economizaria escadinhas', entre outras coisas; eu me reservo no direito de ter um certo resguardo em relação a isso.

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Quem vai cuidar da manutenção do Gripen no Brasil é sargento. Esses caras ganham pouco. Pedem baixa aos montes para trabalhar na manutenção da aviação comercial onde o salário é maior.

A maior parte do custo operacional está nas turbinas. A F414G é quase a mesma F414-400. É a versão para caça monomotor, e por isso tem alguns componentes que a tornam mais segura. O que não é o caso da RM12 frente a F404.

E o relatório vazado da FSP está longe de ser uma propaganda. Há vários números que depois coincidiram quando o GripenNG foi anunciado vencedor.




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Re: JAS-39 Gripen

#12175 Mensagem por kirk » Seg Out 12, 2015 9:10 pm

Mathias escreveu:Quando eu conversei com o eng. chefe d programa Gripen-NG ele me disse que esse custo de 4 mil HV é somente querosene, óleo, ou seja, é irreal e um produto do marqueting.
Mas isso até a FAB sabe, porque pelo que consta ela estipulou em uns 12 mila a HV, segundo um relatório.

Sobre essas capitais sul americanas, alguém já calculou o quão dentro do alcance da aviação inimiga ficamos estacionando nossos aviões nessas bases?
Sim, porque quando você chega perto do inimigo, mais alvo você se torna.

A solução seria termos a nossa caça com mais alcance que a deles.
Carlos Lima escreveu:
Mathias escreveu:Na minha opinião a HV do Gripen não sai por menos de 10 mil, numa conta igual a que se faz opara os outros aviões "inimigos.
Basta pegar a do F-16, de certa forma semelhante em tamanho mas com uma logística muitíssimo mais madura.
Nunca vi uma viva alma dizer que o F-16 sai por menos de dez mil, não seriamente. O que só significa que os custos do Gripen estariam dentro do normal para a categoria.

Sobre om "relatório da FAB" vazado pra Castanhêde, obviamente com um fortíssimo viés político partidário, e depois que seu cmte. declarou que "ouviu falar alguma coisa de um 5ºG russo...", que numa explicação no senado se declarou que escolha do Gripen "economizaria escadinhas', entre outras coisas; eu me reservo no direito de ter um certo resguardo em relação a isso.

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Mathias, vive tendo "conversas" com jornalistas, engenheiros, funcionários que convenientemente não consegue provar ... bem bizarro ... que o alcance do Gripen é similar ao Flanker e foi considerado adequaqdo à necessidade brasileira e o Flanker, não impressionou a FAB ... já foi postado ... e o valor da HV do Gripen na SUÉCIA ???
För militären och skattebetalarna är det förstås också viktigt att veta vad det kostar att flyga med planet. En utredning som Brasiliens flygvapen gjorde inför beslutet att köpa nytt stridsflygplan visade exempelvis att det kostade drygt tre gånger mer per timme att flyga med konkurrenterna amerikanska Boeing F-18 och franska Rafale än med Gripen. Det är ett tungt argument på många håll när militären måste spara.

Det kostar oss 48 000 kronor per timme att flyga med Gripen, inklusive bränsle. Om planet inte haft så låg driftkostnad skulle flygvapnet aldrig ha råd med ett så stort system, säger Micael Bydén.


GOOGLE TRADUTION:

Para os militares e os contribuintes, é claro, também importante saber o que custa para pilotar o avião. Uma investigação da força aérea do Brasil foi confrontado com a decisão de comprar um novo lutador mostrou, por exemplo, que custou mais de três vezes mais por hora de voar com os concorrentes dos EUA, Boeing F-18 eo Rafale francês do que o Gripen. Há um forte argumento em muitos lugares quando o militar deve salvar.

- Custa-nos 48 mil coroas por hora para voar a aeronave Gripen, incluindo o combustível. Se o avião não tem como um custo operacional baixo que a Força Aérea não ter recursos para um grande sistema tal, diz Micael Byden.

http://www.svd.se/pressade-kostnader-kr ... en_3388064
Conversor de moedas do Banco Central :

Resultado da Conversão

Conversão de: COROA SUECA/SEK (070)
Valor a converter: 48.000,00 Para: DOLAR DOS EUA/USD (220)
Resultado da conversão: 5.864,24

1 COROA SUECA/SEK (070) = 0,1221717 DOLAR DOS EUA/USD (220)
1 DOLAR DOS EUA/USD (220) = 8,1852016 COROA SUECA/SEK (070)
http://www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp

Ou seja US$ 5.864,24 HV




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Re: JAS-39 Gripen

#12176 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 12, 2015 9:50 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Lembrar que na África do Sul não saí por menos de US$ 10k e isso para uma aeronave com bem menos penduricalhos do que o Gripen E.

Isso sem contar com os custos agregados pelo número de aeronaves construídas e pela inconsistência logística entre aeronaves "BR" e "Suecas".

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E o relatório vazado da FSP está longe de ser uma propaganda. Há vários números que depois coincidiram quando o GripenNG foi anunciado vencedor.
É sério que o argumento é salário de Sargento? :(

E não é bem assim porque compramos pacotes logísticos. E o custo operacional também está muito relacionado aos equipamentos eletrônicos (Radar AESA, etc).

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Re: JAS-39 Gripen

#12177 Mensagem por knigh7 » Seg Out 12, 2015 10:07 pm

Argumento meu. A mão de obra, que é barata na FAB, entra no custo de manutenção.

Eu não vejo o porquê a Eliane Cantanhêde esteja errada.




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Re: JAS-39 Gripen

#12178 Mensagem por kirk » Seg Out 12, 2015 10:22 pm

knigh7 escreveu:Argumento meu. A mão de obra, que é barata na FAB, entra no custo de manutenção.

Eu não vejo o porquê a Eliane Cantanhêde esteja errada.
Por mais que se tente minimizar o fator custo a FAB já havia definido de forma bastante conservadora US$ 7 mil para o Gripen E ... fontes oficiais da Suécia declaram $ 48 mil Coroas o equivalente a US$ 6 mil, portanto são análises bem realistas e conservadoras ...

A única FONTE OFICIAL de custos de HV envolvendo Flankers bate a casa de US$ 50 mil ... é 10 vezes mais oneroso operar um avião como o Flanker, isso sem NENHUMA justificativa em termos de performance ...

Sei que é difícil admitir, mas a FAB fez a escolha certa, tanto para nossa CAPACIDADE DE DEFESA, quanto para a real participação de nossa indústria aeroespacial ... doravante estaremos participando de concorrências internacionais na condição de FORNECEDORES ... um salto gigante para nossa indústria e para nossa capacidade de defesa.

Estaremos EFETIVAMENTE desenvolvendo nossa próxima geração de aviões (5ª G), não apenas participando do mercado de compra, mendigando migalhas para a nossa indústria. 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#12179 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 12, 2015 10:46 pm

Colaborar com o fim do desenvolvimento de uma aeronave de 4 geração que já voa por aí a um bom tempo e está sofrendo uma reciclada e esticada de forma alguma nos coloca nem perto do que vem a ser a 5 geração.

Para isso, precisamos de novos contratos $$$$$ e novos projetos $$$$$ e novos investimentos $$$$$.

Não vamos confundir as coisas com esse tipo de desinformação. :(

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Re: JAS-39 Gripen

#12180 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 12, 2015 10:48 pm

knigh7 escreveu:Argumento meu. A mão de obra, que é barata na FAB, entra no custo de manutenção.

Eu não vejo o porquê a Eliane Cantanhêde esteja errada.
Sim, que entra no custo eu não duvido, eu só não acho um bom argumento para forçar a idéia de que essa conta vai sair barata.

São fatores que dependem quase que totalmente de elementos externos (radar, motor, avionicos), e número de unidades produzidas, diferenças entre diferentes versões, etc que determinarão os tais custos.

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