Su-35BM vs Rafale e outros
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
El Su-35 es un avión que sin ninguna duda será muy bueno, se terminará de desarrollar y tendrá soporte post venta por años (aunque sea el tipicamente malo soporte actual).
Aplica tecnología bastante desente:
1) Motores modernos de vida adecuada, menor RCS de sus alabes y capacidad de supercrucero de 1 hora (Jane´s)
2) Es avión es un top de line de la 4° generación, donde los rusos se han preocupado de "occidentalizar" los costos de mantención y operación. En este punto es que posiblemente sean más baratos de operar que un Su-30....
3) Su airframe tiene una vida útil de 6.000 horas...nada espectacular, pero adecuado.
Todo lo anterior lo hace seguro desde el punto de vista tecnológico.
No obstante, su tecnología no está a la altura de los top de line occidentales de 4° generación....y por muy mejorado que esté, sigue siendo un tremendo avión bimotor CARO...al mejor estilo F-15...
Creo que es más seguro que un Rafale...pero significará olvidarse por muchos años de aviones de 5° generación como son los F-35, complicando cualquier mezcla de sistemas occidentales con rusos....
Aplica tecnología bastante desente:
1) Motores modernos de vida adecuada, menor RCS de sus alabes y capacidad de supercrucero de 1 hora (Jane´s)
2) Es avión es un top de line de la 4° generación, donde los rusos se han preocupado de "occidentalizar" los costos de mantención y operación. En este punto es que posiblemente sean más baratos de operar que un Su-30....
3) Su airframe tiene una vida útil de 6.000 horas...nada espectacular, pero adecuado.
Todo lo anterior lo hace seguro desde el punto de vista tecnológico.
No obstante, su tecnología no está a la altura de los top de line occidentales de 4° generación....y por muy mejorado que esté, sigue siendo un tremendo avión bimotor CARO...al mejor estilo F-15...
Creo que es más seguro que un Rafale...pero significará olvidarse por muchos años de aviones de 5° generación como son los F-35, complicando cualquier mezcla de sistemas occidentales con rusos....
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Uma das exigências na guerra moderna é a quantidade de sortidas por ondas de ataques que uma aeronave pode fazer. Outras características importantes são:
Capacidade de operar em bases remotas/rodopistas(1)
Utilização de um datalink eficaz(2)
Possuir um radar de longo alcance(3)
Ter uma assinatura radar pequena(4)
Poder integrar armamentos inteligentes de vários fornecedores(5)
Ter um custo de ciclo de vida baixo(6)
Confiabilidade maior = menos sobressalentes
Disponibilidade maior e facilidade de mnt = mais sortidas e mais tempo no ar
Só porque uma aeronave tem um alcance maior e carrega mais armamento não significa que ela seja superior.
Existem outros fatores a serem considerados.
1)- Neste quesito, o SU-35 certamente é melhor que o Rafale. Todos os caças russos são feitos, desde a conçepção, para tal. É um requisito básico em se tratando de caças russos.
2)- A Rússia já faz uso de datalink à muito tempo, antes mesmo que a vasta mairia dos países ocidentais. O MIG-31 é um exemplo e sabe-se hoje que mesmo os aviões podiam ser "voados" por equipes em terra baseados nas iformações da rede de radares russa. Mas, de qualquer maneira o datalink será nosso, acredito, independentemente do avião que vier a ser escolhido.
3)- Aí não existe competidor para o IRBIS-E. Apenas os melhores radares americanos podem fazer frente a este aparelho.
Being the logical development Bars, RLSU Irbis, thus, has considerably higher characteristics: the extended (more than doubled) zone the working of frequencies, the increased from 70 to 120 deg zone of detection and accompaniment of aerial targets along the azimuth, the considerably increased range, the improved jamming invulnerability, etc through these indices Irbis is located on the level of the most up-to-date foreign developments in this region, exceeding the majority of American and West European RLS with the passive and the active phased arrays and practically without being inferior to the most perfect system of this class - RLS AN/APG-77 of American fighters F-22.
4)- Bem, aqui o SU-35BM fica atráz do Rafale, mas iguala muitos caças menores e menos capazes e seria mais furtivo que qualquer caça hoje na FAB e na região. Sabe-se que os russos tem soluções as vezes baratas e muito eficientes para certos problemas, portanto o RCS divulgado de 1m2 para o BM é mais que provável, digo mesmo superável.
5)- O SU-35BM terá arquitetura aberta para a integração de armas de qualquer fabricante no padrão ocidental, ou russo. O cliente escolhe.
6)- Aqui realmente não posso opinar porque este são dados que muito dificilmente teríamos acesso. Podemos até ter uma noção, mas a precisão ficaria muito aquém para uma análise mais razoável que chutometria. Porém, sabe-se que o material russo é bem mais barato.
http://www.aerospaceweb.org/aircraft/fighter/su35/
"The Brazilian decision has likely ended the Su-35 program once and for all since Sukhoi has had little success finding any other customers. Hopes were briefly revived in May 2006 when Venezuela announced interest in the Su-35, but the nation instead chose a variant of the Su-30... "
Traduzindo, o site informa "A decisao brasileira (de nao comprar o Su35)provalmente encerra o programa ja que a Sukhoi nao consegue encontrar outro cliente. A esperanca foi reavivada brevemente em Maio de 2006 quando a Venezuela anunciou um interesse pelo Su-35, mas optou pelo Su-30..."
"The Brazilian decision has likely ended the Su-35 program once and for all since Sukhoi has had little success finding any other customers. Hopes were briefly revived in May 2006 when Venezuela announced interest in the Su-35, but the nation instead chose a variant of the Su-30... "
Traduzindo, o site informa "A decisao brasileira (de nao comprar o Su35)provalmente encerra o programa ja que a Sukhoi nao consegue encontrar outro cliente. A esperanca foi reavivada brevemente em Maio de 2006 quando a Venezuela anunciou um interesse pelo Su-35, mas optou pelo Su-30..."
Traduzindo, o site informa "A decisao brasileira (de nao comprar o Su35)provalmente encerra o programa ja que a Sukhoi nao consegue encontrar outro cliente. A esperanca foi reavivada brevemente em Maio de 2006 quando a Venezuela anunciou um interesse pelo Su-35, mas optou pelo Su-30..." Shocked Shocked
Não. Essa decisão foi relativa ao SU-35(T-10M) do FX-1. Como se poderia falar em desativar o SU-35BM(T-10BM), se ele vai estar disponível em 2009? Quer ver?
The Su-35 was developed as a derivative of the Su-27 and essentially a ground-based variant of the Su-33. While the official Russian Air Force designation for the aircraft remained the Su-27M, Sukhoi rechristened the model as the Su-35 in the hopes of attracting foreign customers.
The Su-35 design was largely identical to the Su-27 but incorporated the canards of the Su-33 and more powerful engines plus a new digital fly-by-wire control system. The Su-35 was also equipped with a new multi-mode radar, infrared detectors, and upgraded weapons. The Su-35 development program experienced many delays due to the collapse of the Soviet economy, and the Russian military ultimately chose not to purchase any. Sukhoi instead used the eleven prototypes as technology demonstrators to interest the export market in funding a production model.
The most likely chance for success appeared to be Brazil's strong interest in co-producing the Su-35 that lasted for several years. Brazil required a replacement for its aging Mirage III fighters, and the Su-35 was considered the front-runner over the competing Mirage 2000, Gripen, and F-16. The Su-35 deal came quite close to being finalized in [size=24]November 2004, but Brazil declined to sign over cost concerns[/size]. Russia later offered second-hand Su-27 aircraft as a cheaper alternative to the new-build Su-35, but Brazil opted to purchase twelve refurbished Mirage 2000 fighters from France instead.
Esse é a outra parte da notícia.
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Degan escreveu:El Su-35 es un avión que sin ninguna duda será muy bueno, se terminará de desarrollar y tendrá soporte post venta por años (aunque sea el tipicamente malo soporte actual).
Aplica tecnología bastante desente:
1) Motores modernos de vida adecuada, menor RCS de sus alabes y capacidad de supercrucero de 1 hora (Jane´s)
2) Es avión es un top de line de la 4° generación, donde los rusos se han preocupado de "occidentalizar" los costos de mantención y operación. En este punto es que posiblemente sean más baratos de operar que un Su-30....
3) Su airframe tiene una vida útil de 6.000 horas...nada espectacular, pero adecuado.
Todo lo anterior lo hace seguro desde el punto de vista tecnológico.
No obstante, su tecnología no está a la altura de los top de line occidentales de 4° generación....y por muy mejorado que esté, sigue siendo un tremendo avión bimotor CARO...al mejor estilo F-15...
Creo que es más seguro que un Rafale...pero significará olvidarse por muchos años de aviones de 5° generación como son los F-35, complicando cualquier mezcla de sistemas occidentales con rusos....
Degan, boa noite!
Concluo que, na sua opinião, o SU35 seria uma melhor opção, ou paleativa, como caça principal, aguardando um caça de 5 geração (F35, Paka, ou "Enterprise") que substituiria nossos F5BR e AMX retrofitados lá por 2020? Monomotor por monomotor e um bimotor confiável para nossas regiões remotas...
Obrigado!
Hola alcmartin,
Siempre dije que el Rafale me gustaba mucho, era un avión más imaginativo y con más potencial de diseño que el EFA.....
Lamentablemente la política comercial autárquica de Francia lo tiene agónico...
El Su-35 es una solución más burda pero más segura como proyecto. El único punto que me parece muy peligroso es la NO vuelta atras, luego de embarcar la más importante inversión de la FAB en un modelo de lógica, soporte y filosofía MUY distinta...
Siempre dije que el Rafale me gustaba mucho, era un avión más imaginativo y con más potencial de diseño que el EFA.....
Lamentablemente la política comercial autárquica de Francia lo tiene agónico...
El Su-35 es una solución más burda pero más segura como proyecto. El único punto que me parece muy peligroso es la NO vuelta atras, luego de embarcar la más importante inversión de la FAB en un modelo de lógica, soporte y filosofía MUY distinta...
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
juarez castro escreveu:alcmartin escreveu:Logo, seu voto iria p/o Rafale por envolver menos riscos...OK, obrigado!
Caro amigo! Penso que o Degan quer dizer que devemos comprar aquilo ou aqueele que poderemos operar, e te afirmo que nem um destes a FAB pode .
Grande abraço
he,he! Mas eu arranquei uma linha de raciocínio dele que me interessava saber!
Abs!
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
alcmartin escreveu:He,he, tá bom Alan...Embora o meu desejo de um binômio bi-monomotor não seja a escolha da FAB, saiba que a minha escolha do mono seria o Gripen!
Abs em ti e no mais novo PC do Brasil!
Viva meu irmão! \:D/
Eu também gostaria do mix Hi-low, daí seria o Gripen e um caça mais fraquinho ( tá, é brincadeira, o low é o Gripen... ). Mas a FAB decidiu que quer só um vetor, então na minha visão, um vetor low em boa quantidade e bem armado, seria a melhor escolha. Eu consigo imaginar em 2020 uma FAer como a nossa equipada com 80 caças, monomotores de preferência, mais baratos, mas não acho assim tão fácil o mesmo com caças bimotores, que são bizarramente maiores e mais caros (em tudo). Daí a minha escolha pelo Gripen.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)