SUSTITUTA IDEAL PARA AS INHAUMAS

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Bolovo
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#121 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 05, 2006 3:52 pm

Einsamkeit escreveu:Alguem poderia me explicar pelo amor de deus a utilidade da Barroso?

:shock:

Acabar com o pouco dinheiro da Marinha.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Einsamkeit
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#122 Mensagem por Einsamkeit » Dom Nov 05, 2006 3:56 pm

é um navio altamente limitado, sem defesa AA de misseis, portanto so util contra o Uruguai, plataforma limitada para açoes ASW.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#123 Mensagem por JLRC » Dom Nov 05, 2006 4:13 pm

Alitson escreveu:
HJ SÃO:

16 Type 23
04 Type 22 Batch.3

o que ele quiz dizer é que serão apenas 13 Type 23... sobrando as 04 Type 22 Batch.3 :wink:

além das futuras 12 Type 45...

[]s


Hoje são:

8 Type 42
13 Type 23
4 Type 22

O número previsto de esdoltas é de 25.
O número de T 45 previstos é de 8. 6 do Batch I estão em construção e há dúvidas se os 2 do Batch 2 serão construídos. O número de escoltas não deverá baixar dos 25 no entanto é provável que para os restantes navios a substituir (T 22 e T 23) se opte por um mix de fragatas e corvetas podendo o número de escoltas atingir o número de 28 unidades visto as corvetas serem mais baratas e derivarem de um desenho já existente, o dos OPV da classe Clyde. No entanto nada está ainda decidido e as novas escoltas só deverão começarem a serem admitidas em serviço lá para 2018/2020. Antes disso, tirando os T 42, não deverão haverem mais escoltas da RN no mercado de usados. Bem fez o Chile que aproveitou a oportunidade e comprou as 3 T 23. Era o que o Brasil deveria ter feito.




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#124 Mensagem por Sniper » Dom Nov 05, 2006 5:01 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:
artenobre escreveu:de 13 ou para 13??

Isso que eu não entendi!

SNIPER, EXPLICA ISSO AE!! :lol:



HJ SÃO:

16 Type 23
04 Type 22 Batch.3

o que ele quiz dizer é que serão apenas 13 Type 23... sobrando as 04 Type 22 Batch.3 :wink:

além das futuras 12 Type 45...

[]s


Exato! :wink:

Parte da notícia postada pelo Sideshow no tópico da Marinha do Chile:
El Gobierno de Gran Bretaña se encuentra analizando la posibilidad de ofrecer a la venta a la Armada una cuarta fragata del Tipo 23, similar a las tres ya adquiridas por Chile el año pasado.

El alto costo de los nuevos portaaviones y destructores obligará a la disminución de la flota de 13 fragatas de este tipo que conserva la Royal Navy, quedando disponibles "una o dos unidades", según reconocieron fuentes consultadas de ese país.

Las mismas fuentes explicaron que la baja de estas fragatas no será inmediata y que la idea sería asegurar su venta con años de anticipación con el fin de entregarlas a fines de la presente década.


http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=5336&start=90

A MB tem que ficar esperta... :shock:

Abraços!




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#125 Mensagem por WalterGaudério » Dom Nov 05, 2006 6:51 pm

binfa escreveu:Walter Boa tarde!


Tudo certo Alexandre.



meu nome é Alexandre Rubin (binfa), por gentileza, esclareça uma dúvida, em um passado não muito distante a MB possuia 18 escoltas:
- 6 classe Niteroi,
- 4 classe Type 22 bath 1,
- 4 classe Inhauma,
- 4 classe Garcia,

hoje temos (14):
- 6 classe Niteroi
- 3 classe Type 22 bath 1
- 4 classe Inhauma
- 1 classe Garcia

interpretando sua postagem, o sr comenta que em um futuro a MB pretende ter 12 escoltas:
- 6 novas,
- 6 usadas (compras de oportunidades)



Alexandre, na verdade eu coloquei mal o post. A intenção da MB é ter 12 escoltas oceâncias porte fragata(isso mesmo, nesse esboço do estudo aq que tive acesso-do PRM, cita-se apenas "meios do porte de fragatas", excluindo-se "meios de escolta complemetares", que só podem ser as Corvetas.


minha duvida é, mesmo estas 12 escoltas tendo seus sistemas no estado da arte não é um numero insuficiente? levando em consideração:
- participação da MB em programas de paz pelo globo,
- os PGM destes navios,


Correto, mas a MB tb fez um estudo do horizonte orçamentário de custeio da força, para os decênio 2005-2015 e contatou-se a luz do histórico de cortes /contingenciamentos a que veio sendo submetida ao longo desses últimos 10 anos, uma grupo de 12 escoltas de grande porte é absolutamente razoável.
Considerando-se que tratar-se-ão de meios novos/semi-novos com sistemas mais modernos que os atuais, e p, possuindo em grande parte componentes nacionais, os custo/tempo demandado de PMG destes meiosfuturos tende a garantir um índice de aprestamento melhor do que o atualmente existente.

a MB já fez algum estudo a respeito deste numero de escoltas (12)?


Positivo

a MB esta limitando suas escoltas em um futuro para 12 em virtude do seu orçamento?


Positivo. Cabe apenas um complemento. A MB está (sendo obrigada à)limitando à cerca de 12 escoltas oceânicas, como explicado pormerizadamente acima.

qual é a perspectiva do PRM ser aprovado neste segundo mandato vindo gerar empregos para a industria naval?


A probabilidade é alta. Acho que em 2007 deverá ser finalmente aprovado. Só que não tenho idéia ainda de quais serão suas novas diretrizes em termos de aquisição de meios flutuantes, uma vez que segundo soube , o PRM originalmente proposto era de 2003-2019. Agora é de esperar quecubra o período 2007-2020.

Walter, se realmente a MB desejar limitar o numero de escoltas para 12, nosso "poder" de dissuação acredito eu estara muito a desejar.., mesmo com o A 12....


Veja alexandre, é muito difícil comentar algo subjetivo, umavez que ainda não se tem em mente quais serão as características destes futuros meios em planejamento. Mas é lícito supor que sejam justamente meios de capacidades muito superiores á disposição da Esquadra atual.
muito obrigado pela sua atenção

um grande abraço
Alexandre Rubin (binfa) Rio Claro/SP


Saudades de Rio Claro.

Sds. Igualmente.
Notaste que teu sobrenome é o mesmo do maior escritório de projetos navais da Ex-URSS/Rússia? Foi no Rubim OKB que foram projetados e construídos os Subs projeckt 636/877 Kilo, Kilo Improved. É tb responsável pelo projeto e construção de toda a série Delta , começando pelos Yankee (Project 667A), Delta I (Project 667B), Delta II (Project 667BD), Delta III (Project 667BDR), Delta IV (Project 667BDRM), bem como do maior sub de todos os tempos, os Projeckt 941 Typhoon e atualmente está encarregado pelo Alto Comando do Almirantado russo pelo design e desenvolvimento da classe Projekt 935 Yuri Dolguriky-SSBN.

Eu sei que vc é parente dos "Homi", então me arranja um passe para visitar o Rubin OKB, vai.

Sds.

Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Nov 06, 2006 11:42 am, em um total de 2 vezes.
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#126 Mensagem por binfa » Dom Nov 05, 2006 7:38 pm

Walter boa noite!

muito obrigado pela sua atenção esclarecendo minhas duvidas, como contribuinte e amante das FA do Brasil, vamos torcer para que o PRM seja aprovado em 2007 e traga bons ventos para a gloriosa MB...,

quanto ao sobrenome RUBIN infelizmente é mera coincidencia, por enquanto nenhum primo meio trabalhando no Boreau Rubin se interessou pelos seus serviços...vou deixar para manifestar na divisão dos bens da familia....hehehe!!!

abraços
Alexandre Rubin (binfa) Rio Claro / SP




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#127 Mensagem por P44 » Seg Nov 06, 2006 11:42 am

Bolovo! Ainda tem KD para venda?

Chile e Portugal não levaram todas?


ainda tem a F831 e a F828

http://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Door ... ss_frigate

Ships
Karel Doorman (F827) - commissioned 1991 (sold to Belgium as Leopold I in 2005).
Willem Van Der Zaan (F829) - commissioned in 1991 (sold to Belgium as Louise-Marie in 2005).
Tjerk Hiddes (F830) - commissioned in 1991 (sold to Chile as Almirante Riveros in 2004).
Van Amstel (F831) - commissioned in 1993.
Abraham Van Der Hulst (F832) - commissioned in 1993 (sold to Chile as Blanco Encalada in 2004).
Van Nes (F833) - commissioned in 1994 (sold to Portugal in 2006).
Van Galen (F834) - commissioned in 1994 (sold to Portugal in 2006).
Van Speijk (F828) - commissioned in 1995.




Triste sina ter nascido português 👎
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#128 Mensagem por Brasileiro » Seg Nov 06, 2006 11:48 am

Olá, cicloneprojekt!
Mas eu tenho uma questão.
Será que a Marinha precisa mesmo da aprovação do PRM. Pois pelo que eu andei precebendo, a MB está aprovando seus projetos de maneira independente (Submarinos, ModFrag, ModSub, Patrulhas, etc), ou seja, não é possível que a Marinha toque seus projetos independente da aprovação como tem sido feito? Pois como sabemos, com esse governo, a aprovação do PRM pode se tornar algo simbólico, aprovado mas na mesma situação.


abraços]




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#129 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 06, 2006 3:01 pm

Brasileiro escreveu:Olá, cicloneprojekt!


Opa!

Mas eu tenho uma questão.
Será que a Marinha precisa mesmo da aprovação do PRM.


Taí uma pergunta excelente.


Pois pelo que eu andei precebendo, a MB está aprovando seus projetos de maneira independente (Submarinos, ModFrag, ModSub, Patrulhas, etc), ou seja, não é possível que a Marinha toque seus projetos independente da aprovação como tem sido feito?


Brasileiro, se não me engano existia uma questão jurídica nessa istória de se aprovar o PRM. O lula no início do mandato deveria ter incluído o PRM dentro do PPA 2003-2006. Na hipótese de sua aprovação no ano vindouro espera-se que realmente seja incluído no PPA 2007-2010 e com isso consiga-se obter verbas mais facilmente.

De qualquer forma acho que o Gov(leia-se casa civil) não queria se comprometer com TODAS as propostas do PRM. Mas é mais fácil ir aprovando "sem compromisso" plano a plano separadamente.



Pois como sabemos, com esse governo, a aprovação do PRM pode se tornar algo simbólico, aprovado mas na mesma situação.


E ainda tem esse risco he, he, he.

Saudações

Walter




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Re: SUSTITUTA IDEAL PARA AS INHAUMAS

#130 Mensagem por Mapinguari » Ter Nov 07, 2006 2:20 am

PRick escreveu:
Mapinguari escreveu:
artenobre escreveu:que vcs acham melhor? para substitui-las?


Terminar a Barroso e construir mais uns 11 navios, com pequenas modificações no desenho e com ssistemas de armas e sensores mais atualizados. Em seguida, a Barroso seria modernizada ao mesmo padrão.
Esses 12 navios formariam o grosso de nossa força de escoltas, que seriam complementadas por 8 Fragatas de desenho moderno, com características stealth, como as Meko A200. Dessas 8, 2 a 4 teriam capacidade de defesa AAé de área, com um míssil de longo alcance VL. As demais teriam capacidade AAé mais genérica, para auto-proteção. Esses navios substituiriam as Niterói Modernizadas e as 3 Greenhalgh.
O plano de modernização da MB aponta para um mínimo de 20 escoltas.
Outro navio que gosto é a Classe Franco/Italiana Horizon, equipada com o sistema VLS Sylver, com mísseis Aster 15/30. o problema seria o custo para se adquirir 8 navios.
No fim das contas, acho que, mais uma vez, a MB partirá para uma compra de oportunidade. As Type 23 podem ser uma opção.


Concordo,

Para substituir a Classe Inhaúma, a Classe Barroso é a mais indicada, porém no máximo uns 08 navios, prefiro ter 12 FFG´s de maior porte.

Quando as FFG`s, se forem novas, o ideal é um desenho modular(Classe Lafayette ou as Meko 200), com propulsão integral diesel ou deisel elétrica. Talvez a principal vantagem da Lafayette seja seu sistema de propulsão diesel integral e ter sido projetada para longos cruzeiros individuais.

Já modelos usados, aí não dá para querer muito.

[ ]´s


Bom, Prick,
Se for para termos mais 12 fragatas de maior porte, concordo contigo. Seria melhor o mix de 8 Barroso + 12 fragatas multimissão. Citei as Horizon, mas acho que 12 sairiam muito caras para o orçamento da MB. Poderiam ser as FREMM ou Meko A200. Ambas têm projeto modular e podem receber variações no armamento que as otimizariam para uma ou outra função. Acho que seria "de rigueur" que nossas futuras fragatas teriam que possuir um sistema VLS de maior alcance (Sylver/Aster 15-30?) para defesa AAé de área, complementado por um sistema de defesa de ponto (de tubo+míssil) para auto-proteção. Esse mesmo sistema seria usado nas corvetas.
Os helicópteros embarcados seriam os mesmos nas duas classes. Eu prefiro os SH-60 Sea Hawk, para padronização com os BlackHawk da FAB e EB. Sou fã do Super Lynx, mas pelo bem da economia de recursos, logística e padronização, teria que optar pelo Sea Hawk.
Outra questão seria o tipo de arma de tubo. Gosto (e a MB também!) dos Vickers MK8, mas acho que ao menos um 127mm seria melhor para as fragatas, complementados por um par de Bofors Mk3 (Trinity, nome que a MB odeia). As corvetas (se escolhida a construção de mais Barroso), poderiam receber os MK8 das fragatas e Inhaúma desativadas, ou usar 76mm da Oto Melara, complementados pelos Bofors MK3.




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#131 Mensagem por Mapinguari » Ter Nov 07, 2006 2:36 am

Francisco Daniel escreveu:Em resumo, as Inhaumas não tem substitutas. A MB não tem condições de arcar coum um novo projeto, e as "opções" apresentadas de fragatas usadas são de manutenção mais dispendiosa.

Por falar nisso, vocês se lembram que não se consegue nem terminar um navio (Barroso), como podemos pensar em adquirir outros????

Não é uma visão minimalista, acho que é uma visão realista.

E na minha visão, os PRÓS das Inhauma são superiores aos seus CONTRAS.

Afinal, o problema da navegabilidade pode ser contornado (como atualmente) ou evitado com a substituição da seção da proa (muito dificilmente).

A questão do Armamento AAW está fora de cogitação. A Marinha não pode arcar com a instalação/manutenção de mais sistemas para um simples vaso de escolta anti-submarino e anti-superficie.

Enfim, elas deverão ficar como estão, até a baixa em 2015, sofrendo somente atualização de GE.

A MB só embarca em outro projeto se afundar o A12, como isso é impossível, peço ao incoformados que se conformem. Minhas queridas Inhaúmas continuarão navegando pela nossa costa, enquanto a MB tiver dinheiro pro Diesel, ao menos.

Abraços


Na verdade, acho que a MB já apontou qual o substituto das Inhaúma: as Barroso! Neste navio, todos os problemas do projeto das Inhaúma foram enfrentados e resolvidos (ao menos aparentemente, uma vez que teriam de ser feitos os testes de mar, para 100% de certeza). Assim, a substituta ideal seria completar a Barroso, construir mais cinco ou sete com sistemas e armas revisados e elevar a Barroso ao mesmo padrão no seu primeiro PMG.




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#132 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 07, 2006 10:08 am

Na verdade, acho que a MB já apontou qual o substituto das Inhaúma: as Barroso! Neste navio, todos os problemas do projeto das Inhaúma foram enfrentados e resolvidos (ao menos aparentemente, uma vez que teriam de ser feitos os testes de mar, para 100% de certeza). Assim, a substituta ideal seria completar a Barroso, construir mais cinco ou sete com sistemas e armas revisados e elevar a Barroso ao mesmo padrão no seu primeiro PMG.


Absolutamente de acordo, mas sendo realista, creio que só será possível(se, de fato a MB levar este plano à cabo) a construção de no máximo mais 4 unidades.

Essas embarcações serão complementadas pela aquisição de 6 unidades de segunda-mão(porte de fragata) em compras de oportunidade e pela contrução de uma classe de outros seis navios(tb porte de fragata) novos no Brasil.



O que daria cerca de 17 navios. Perfeitamente dentro de um horizonte orçamentário crível p/ a MB no futuro "previsível(!)" de 15 anos.


Sds

Walter




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#133 Mensagem por Matheus » Ter Nov 07, 2006 10:40 am

6 Bremmem
6 Meko D
5 Barroso

Ficaria bem interessante, hehehe....vamos aguardar o 2007!




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#134 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 07, 2006 10:51 am

MCD-SM escreveu:6 Bremmem
6 Meko D
5 Barroso

Ficaria bem interessante, hehehe....vamos aguardar o 2007!


Olha que o uniforme do papai noel é vermelho.

Walter




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#135 Mensagem por PRick » Ter Nov 07, 2006 3:16 pm

JLRC escreveu:
Alitson escreveu:
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16 Type 23
04 Type 22 Batch.3

o que ele quiz dizer é que serão apenas 13 Type 23... sobrando as 04 Type 22 Batch.3 :wink:

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4 Type 22

O número previsto de esdoltas é de 25.
O número de T 45 previstos é de 8. 6 do Batch I estão em construção e há dúvidas se os 2 do Batch 2 serão construídos. O número de escoltas não deverá baixar dos 25 no entanto é provável que para os restantes navios a substituir (T 22 e T 23) se opte por um mix de fragatas e corvetas podendo o número de escoltas atingir o número de 28 unidades visto as corvetas serem mais baratas e derivarem de um desenho já existente, o dos OPV da classe Clyde. No entanto nada está ainda decidido e as novas escoltas só deverão começarem a serem admitidas em serviço lá para 2018/2020. Antes disso, tirando os T 42, não deverão haverem mais escoltas da RN no mercado de usados. Bem fez o Chile que aproveitou a oportunidade e comprou as 3 T 23. Era o que o Brasil deveria ter feito.


JLRC,

Devido ao número de escoltas requeridas usadas pela MB, aho que a escolha lógica será a Classe Bremen, pq pela quantidade, e pela propulsão, quase igual a Classe Barroso. As tipo 23 tem sistemas completamente diversos aos atuais da MB, além de apenas 03 estavam disponíveis.

Seria um sonho ter a seguinte esquadra de escoltas:

06- Classe Bremen;
06- Meko ou Laffayettes;
04 a 08- Barrosos.

[ ]´s




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