JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#121 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 23, 2006 11:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Huuuum, quer dizer que pode-se mudar critérios para ajustar os valores hein??? Tá bom então...

Bom, enquanto continuar sendo metade de um F-16C (que deve outro dos caças de operação mais barata no mundo), acho que tá muito bom, não? :D

O alcançe de um SU-35 assim armado deve ser de quanto? Uns 1500km? Isso ou mais um pouco. "SU-27SK: 2350+2 IR+4 BVR=1140(comb. interno)
" Lembram da tabelinha do SU-27SK?

Bom, mísseis antinavio e tanques subalares tem um arrasto muito maior que o de mísseis ar-ar. Além disso, o alcance do Su-35 é menor que o do Su-27SK. Sinceramente, não sei a quanto vai chegar o alcance mas realmente deve ser bastante alto (se fosse pra chutar, arriscaria uns 1100 km em HI-HI-HI).

Alguém falou que o Gripen tem oito estações de armas, tem alguma foto com as oito ocupadas por armas?

A estação que fica praticamente embaixo da entrada de ar esquerda não é capacitada para carregar armamento (apenas pods de reconhecimento e guerra eletrônica). Já a estação ventral pode ser utilizada para carregar bombas, mas fotos com tal carga são raras sendo mais habituais as que nela aparecem um tanque de combustivel ou pod de reconhecimento.

Abraços




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#122 Mensagem por piratadabaixada » Qui Fev 23, 2006 11:31 pm

Bela foto




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#123 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 12:24 am

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#124 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 12:27 am

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#125 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 24, 2006 12:51 am

Qual o Alcance com dois RBS-15?




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#126 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 12:55 am

Interessante a informacao em negrito:
...RCS 10x menor do que o F-16...somado isso a capacidade de supercruzeiro, avancado data link e Meteor dao um impressionante potencial a este pequeno caca.

Isso explicaria o porque do Gripen detectar aeronaves de 3a geracao e 3a geracao modernizadas antes (F-16, Mirage 2000, Su-27 e suas versoes modernizadas).


piratadabaixada escreveu:Gripen targets JSF customers

Gripen International is aggressively marketing the Saab JAS39 Gripen as a potential replacement for Northrop F-5s, Lockheed Martin F-16s, and MiGs of every hue, but are also actively promoting the aircraft to nations that have signed up to the US Joint Strike Fighter (JSF) programme, but which are increasingly worried by the US fighter’s escalating cost, and by dissatisfaction with arrangements for industrial workshare, technology transfer and capability.

“The Joint Strike Fighter makes sense in a USAF context, as part of a two-aircraft solution with the F-22A, but I view the F-35 as a bomb truck. It’s not a multi-role aircraft, and many air forces will have only one new fighter, and that fighter will have to be multi role – like Gripen,” Gripen’s director of sales, Bob Kemp, told Flight Daily News.

The Gripen offers extremely low costs, with a cost per flying hour (audited by the Swedish government) of less than €4,000 ($4,765), and with life-cycle costs only twice that of the original purchase price, or about half that of an F-16. The aircraft is in every sense a modern fighter, with fully integrated avionics systems, a sophisticated fly-by-wire flight-control system conferring excellent agility, a long-range multi-mode radar, and data fused sensors.
Sweden is widely acknowledged to be a world leader in the use of data links, and Gripen International claims that the aircraft is 10 years ahead of its rivals when it comes to net-enabled capability. The aircraft is also remarkably stealthy, with a radar cross-section 10 times lower than that of the F-16.
Gripen International has received formal requests for information from JSF members Denmark, Norway and Turkey, all of which Kemp describes as being “serious about looking at alternatives to JSF”, and “not just issuing RFIs to apply leverage on Lockheed Martin.

“We will rock the boat, and we will do everything we can to win,” Kemp promises.

http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... omers.html

http://groups.yahoo.com/group/military_news
quote]




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#127 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 24, 2006 12:58 am

Li por aqui no forum que o valor do F-16C esta em 32mi? sera certo isto?




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#128 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 1:06 am

Einsamkeit escreveu:Qual o Alcance com dois RBS-15?


O perfil que foi divulgado em algumas revistas é que o gripen armado com 2 AGM-65 + 2 RBS-15 + 2 AAM IR + 1 tanque de 1100l (nao tenho certeza do tanque), EM PERFIL LO-LO-LO, tem um raio de acao de 500-550km. Em um perfil Hi-Lo-Hi e sem os 2 AGM-65 o raio aumenta significativamente.

Os RBS-15 tem um alcance superior a 100km.

O Gripen tb pode levar 2 KEPD 350 Taurus no lugar dos 2 RBS-15. É um missel de cruzeiro de 1.400kg de peso, 450kg de explosivos e mais de 350km de alcance.

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Editado pela última vez por Penguin em Sex Fev 24, 2006 1:32 am, em um total de 2 vezes.
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#129 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 24, 2006 1:08 am

jacquessantiago escreveu:
Einsamkeit escreveu:Qual o Alcance com dois RBS-15?


Mais de 100km.


Nao digo dos misseis amigos, alias para ter alcance de 100km nem F-5 ele é :D , estava a perguntar da capacidade do gripen, ja que o amigo é sabido no assunto do mosquito




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#130 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 24, 2006 11:07 am

Bom, mísseis antinavio e tanques subalares tem um arrasto muito maior que o de mísseis ar-ar. Além disso, o alcance do Su-35 é menor que o do Su-27SK. Sinceramente, não sei a quanto vai chegar o alcance mas realmente deve ser bastante alto (se fosse pra chutar, arriscaria uns 1100 km em HI-HI-HI).


Sendo assim, melhor pois que tiramos 4 MAN e na tabela que eu cito, não consta o uso de subalares, que aumenta mais ainda o alcançe.

O alcançe de translado é menor, mas o de combate é maior e mesmo assim há controvérsias.

Não são 1100km hi-hi-hi, são "SU-27SK: 2350+2 IR+4 BVR=1140(comb. interno) " em missão Hi-lo-hi, ou seja, numa operação hi-hi-hi, como o colega disse "Em um perfil Hi-Lo-Hi e sem os 2 AGM-65 o raio aumenta significativamente. ", o alcançe deve ser bem melhor também para o SU-35, pois que apenas retirando os 2 levíssimos AGM-65 já aumenta "significamente", se pensarmos em 4 Kh-31A que pesam 600kg cada, aumenta muio mais então.

Lembrando também que existe o SU-25BM, então se estamos falando do JAS-39C(última versão), devemos também nos relatar a última versão do SU-35, que usa as AL-41, notadamente mais econômicas e potentes. Portanto, mais um esticada neste valores. :wink:




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#131 Mensagem por piratadabaixada » Sex Fev 24, 2006 11:28 am

AL-41 ? Já está pronta esta turbina ?




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#132 Mensagem por Degan » Sex Fev 24, 2006 11:41 am

o F-16 Chileno usa qual radar?


Radar APG-68(V) 9:

Esta es la versión más nueva de la serie AN/APG-68 y será el radar incorporado en todos los F-16 C block 50/52 a partir del año 2002.

Se trata de un radar de pulsos doppler de telemetría y seguimiento angular que lleva una antena plana en la nariz del avión. Incorpora en el modo aire-aire las funciones de telemetría en búsqueda, búsqueda hacia arriba y abajo, combate aéreo, búsqueda y traqueo simultáneo de 10 blancos, capacidad de iluminación de blancos para misiles con guía semi-activa y varios otros modos.

En la función aire-superficie posee un modo de apertura sintética de alta resolución que permite el bombardeo de precisión en cualquier condición climática, traqueo de blancos fijos y móviles en tierra y mar y telemetría de precisión aire a tierra.

El uso de componentes comerciales, el diseño modular, la integración de componentes y una arquitectura de diseño abierto asegurarían un tiempo medio entre fallas sin precedentes y un costo de mantención menor al de los radares de control de fuego actualmente en servicio (se habla de cerca de 400 horas en promedio entre fallas). Asímismo se estima que el alcance efectivo del radar ha sido aumentado en un 30 % .

Un procesador de señales programable y un transmisor dual permiten seleccionar distintas formas de onda de acuerdo al modo de operación, por ejemplo usando una baja frecuencia de repetición de pulsos para los modos aire-superficie o más altas para los modos aire-aire. En este último caso el radar comienza buscando blancos que tienen una alta velocidad relativa, una vez que los encuentra, usa una frecuencia de pulsos más baja para obtener datos más específicos de estos y automáticamente asigna prioridades y lanza los misiles.

A través del empleo de técnicas Doppler de alta resolución este radar puede distinguir blancos individuales muy cercanos entre sí. La construcción modular del sistema mediante la adopción de LRU's (módulos reemplazables) facilita la mantención y la modernización futura del radar.

Características técnicas

Frecuencias de operación: Bandas I y J
Antena: Arreglo plano de 480x720 mm
Alcance de búsqueda: 300+ km
Modos: Autoadquisición de blancos aire-aire, Apertura sintética, Mapeo de superficie y congelamiento, búsqueda en superficie marina, localización y traqueo de blancos de superficie en movimiento y fijos, telemetría aire-superficie.
Peso: aprox. 170 kg
Constructor: Northrop Grumman Corporation

Imagem

http://www.geocities.com/f16chile/?200624

Na minha opinião, o FX-2 só sairá depois de 2010, então seria bom a FAB escolher um caça com radar AESA, Rafale, Gripen e EF-2000 provavelmente já terão seus AESA até lá, não sei a quantas anda o radar AESA dos russos.


Pues el Radar AESA recién estará terminando su desarrollo en Europa por esas fechas, los primeros aviones en servicio en usarlos deberían salir mínimo 2 años después…

Então, a briga será concentrada em 4 concorrentes: Rafale, EF-2000, Su-35 e F-18E/F, qualquer que seja o escolhido a FAB estará muito bem servida, se tornando junto da RAAF a maior Força Aérea do hemisfério Sul.


Puede ser, pero la RAAF no es necesariamente la más grande, me quedo con los Australianos…

The Gripen offers extremely low costs, with a cost per flying hour (audited by the Swedish government) of less than €4,000 ($4,765), and with life-cycle costs only twice that of the original purchase price, or about half that of an F-16.


Es gracioso…la propia SAAB prometía valores del orden de 2.600 US$/Hr… :lol:

The aircraft is also remarkably stealthy, with a radar cross-section 10 times lower than that of the F-16.


Es decir, es de 0,1 m2…. :roll:

Não sei mas realmente não deve ser muito... Tá pensando em brincar de carpet bombing como os B-52 na década de 70??


Es que 1.000 kg más que el F-5…no es para delirar… :wink:

No caso do F-16 mesmo, é possível achar valores de fontes relativamente confiáveis que falam de valores de US$1900 até US$7500.


Con la diferencia que esas cifras (las verdaderas que conocen los usuarios y posibles compradores) son reales y no supuestos, frutos de muchos años de servicio, miles de aviones volando y una gigantesca red de apoyo y servicio post venta.

Outra é falar de seu custo operacional onde muito do esforço em seu desenvolvimento foi focado.


Estoy de acuerdo, pero eso depende directamente del número de aviones en servicio…

o Gripen necessita de menos de 10 horas de manutenção de homem por hora de vôo (tradução para MMH/FH - maintanance man-hour per flight-hour) enquanto o do MiG-29M (MiG-33) requer 11,3 e o F-16C, 18.


Disculpa, pero todas esas horas de mantención del Gripen son supuestas..¿y de qué modelo…A o C…?.
¿Qué modelo de F-16C…Block 30 o Block 50…?.

Bom, enquanto continuar sendo metade de um F-16C (que deve outro dos caças de operação mais barata no mundo), acho que tá muito bom, não?


Solo promesas hasta ahora…

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#133 Mensagem por Slip Junior » Sex Fev 24, 2006 11:54 am

Carlos Mathias escreveu:Slip, mas nós estávamos falando de turn-around e não de manutenção de rotina ou quantidade homens/hora/hora voada. É o tempo de rearme e reabastecimento numa situação de combate, guerra.

Ops.. essa tinha passado. Bom, o único dado sobre turn-around que consegui foi o do Harrier que comentei na mensagem passada que foi declarado como sendo, em média, de 23 minutos. O do Gripen é geralmente apontado como sendo como de cerca de 10 minutos.. E olha que o Gripen leva mais armas e mais combustivel. :wink:

O alcançe de translado é menor, mas o de combate é maior e mesmo assim há controvérsias.

Bom, não vejo como uma aeronave ter um alcance de traslado maior e alcance de combate menor que o de outra... :? Sobre as controvérisas, o que afirmei consta no livro "Flankers - The New Generation" do Yefim Gordon:

"On internal fuel only the Su-37 has shorter range than the Su-27 because of the added weight of new avionics."

Não são 1100km hi-hi-hi, são "SU-27SK: 2350+2 IR+4 BVR=1140(comb. interno) " em missão Hi-lo-hi

Bom, eu estava falando com base nas ilustrações da Knaapo que o Jacques mostrou. Esse alcance de 1140 km seria para 6 x R-27 + 4 x R-73E em perfil Hi-Hi-Hi... :wink:

Agora já sobre o alcance do Gripen, eu achei um site que demonstra os seguintes alcances:

3 x 454kg LGB's + 2 x WVR @ LO-LO-LO: 648 km (combustível interno);
2 x RBS-15F + 2 x WVR @ HI-LO-HI: 500 km (combustivel interno);
2 x 454kg LGB's + 2 x WVR @ LO-LO-LO: 833 km (combustivel interno + 2 tanques de 1100 lt)

http://www.airpower.at/news02/nfg_vergl ... rmance.htm

piratadabaixada escreveu:AL-41 ? Já está pronta esta turbina ?

Dificil de dizer com certeza. Mas creio que em termos de desenvolvimento, deva estar quase terminada. Devem estar a espera de um investidor para conseguirem cumprir as etapas finais do desenvolvimento e colocá-la em produção.

Abraços




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#134 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 11:58 am

Não são 1100km hi-hi-hi, são "SU-27SK: 2350+2 IR+4 BVR=1140(comb. interno)


De acordo com o folheto do fabricande do aviao, jah postado anteriormente...
Imagem

...o raio eh de 560km, LO-LO-LO com 4000kg e 2 IR ou 820km em perfil HI-HI-HI. O Alcance do Su em um perfil HI-LO-HI deve estar entre 560km e 820km.

Se comparar o desempenho do Su na arena ar-terra com outro caca da sua classe de peso como o Tornado IDS que possui um raio HI-LO-LO-HI com 8 bombas de 454kg (3632kg) de 1.390km, fica claro que o Su nao eh uma referencia neste quesito.

Uma boa comparacao de "carga x alcance" seria entre Su-3X vs F-15I/K/S, cacas da mesma classe.




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#135 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 1:46 pm

A serie Su-3X pode ser mais agil do que o F-15 e isso pode garantir vantagens em dogfights. Pode...pq com o advento de misseis como o AIM-9X e mira montada no capacete, essa vantagem deixa de ser significante se a diferenca entre ambos eh pequena. Na arena ar-solo, os numeros do F-15 sao impressionantes:

Site da Boeing:

With a maximum gross takeoff weight of 81,000 pounds, the F-15K has unmatched fuel and munitions load capability. That makes the F-15K a world-leading strategic deterrent. The aircraft has an unrefueled combat radius in excess of 1,000 nautical miles (1,800 kilometers) in a deep-strike mission carrying both air-to-ground precision munitions and the most modern air-to-air missiles. With that configuration it is capable of deep strikes without escort, day or night, in any weather.

[b]On a combat air patrol mission with an air-to-air weapons load the F-15K is capable of reaching an area 350 miles away, remaining on patrol three hours, and returning to base, without refueling. It is clearly superior in terms of range and payload to any aircraft. [/b]

http://www.boeing.com/defense-space/mil ... erview.htm

http://www.boeing.com/defense-space/mil ... index.html

O F-15E/I/K possui uma capacidade de carga de 11.000kg, superior aos 8.000kg do Su e maior que Typhoon e Rafale e um alcance de translado superior a 5.000km.

Tem uma estrutura projetada para durar 16.000-18.000h, muito superior as 6.000-8.000h dos demais cacas. Isso confirma que sua estrutura eh muito resistente e eh um dos poucos, senao o unico caca que suporta manobras de 9g mesmo qd carregado. Sera que o Flanker tem essa capacidade? Uma coisa eh brilhar no mundo real, outra coisa eh se dar bem em excercicios ou simulacoes.

http://www.ausairpower.net/TE-F-15E-Strike-Eagle.html
Structurally the F-15E differs little from its predecessors; in terms of component weight the commonality approaches 97%. Though the differences are few, they have significant effects. The structure has been strengthened in several areas which allows the aircraft full 9G manoeuvring capability when loaded.




Editado pela última vez por Penguin em Sex Fev 24, 2006 1:56 pm, em um total de 2 vezes.
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