Governo autoriza US$ 52,000,000.00 para Compra do A-Darter
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Nossa se vir Rafale ou EF-2000 eu vou um mes inteiro no pagode
isso sim é penitencia
isso sim é penitencia
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Olha, Carlos, querer negar que em Tecnologia Stealth os russos estão na rabeira dos americanos é ridículo...
Ridículo é você afirmar que eu disse isso e torcer o que se fala como sempre, deixa de implicância rapaz! Leia meu querido colega, mas leia muito antes de falar este tipo de coisa. Depois de ler você cita aí por favor onde foi que eu disse que a Rússia não está atráz dos EUA em tecnologia furtiva. Se escrevi na forma de questionamento é para mostrar, ou tentar ao menos, que podem haver outras vertentes de pensamento diferentes da americana. Que a Rússia está atráz é uma coisa muito óbvia que até eu sei, mas daí a achar que são 20 anos ou que os russos são imcapazes vai uma distância muito grande, tente ser menos grandiloquente quando falar da superioridade americana em tudo, por que não é a verdade. É fato que os russos passam por uma situação econômica ruim, mas todo conhecimento deles não se esgotou de uma hora para outra porque o F-22"o mais formidável caça já desenvolvido" foi lançado. Sabe-se perfeitamente que não existe avião invisível e que a furtividade depende de muitos fatores, portanto um F-22 pode sim ser detectado por sensores e pode sim ser abatido por mísseis. Se a Rússia produzir(e vai) um caça furtivo que até não seja no nível do "o mais foprmidável caça já desenvolvido", o caça citado aí não o detectará a não ser quando estiver em combate visual, então a coisa vai cair na base da briga de cachorro e mísseis super-ágeis e sabe-se que o F-22 não é super-manobrável, sabe-se também que os russos dominam esta área e daí conclui-se que as coisas podem se equilibrar sim, mesmo depois do lançamento do "o mais foprmidável caça já desenvolvido".
Só falta agora a bandeirinha, o hino e a estátua da liberdade...
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
ZeRo4 escreveu:O J-10 caça chinês é outro bom exemplo disso, na minha opinião, é um excelente projeto, só tem um problema é "made in CHINA", se fosse o Lavi dos Israelenses, com a marca "made in ISRAEL" talvez queimasse menos o filme né?
Enfim, O Su-27SM estava ai, como melhor avião do F/X-B sem dúvidas, com capacidades que o Mirage2000 nem sonha em ter, já armados, com peças de manutenção por 10mi de dólares a UNIDADE, acabamos comprando Mirage2000 por um preço bem mais caro.
No futuro o PAK vai estar por ai também, mas vamos preferir comprar o Rafale ou EF-2000, motivo??? Simples, o PAK é Russo! Parabéns aos Indianos e Chineses, que estão sabendo aproveitar esse momento de fraqueza financeira dos Russos pra se equiparem com o que há de melhor na área militar.
Pior do que esse suposto "preconceito" é essa choradeira contra isso.
Não existe preconceito. Existe no fórum um Pós-Conceito.
O J-10, Chinês, é substancialmente inferior à um F-16C Block 50/52. Que dirá à um F-16E/I.
O Su-27SK não era, exatamente, a melhor alternativa. Sendo um caça tampão, ele deve ser, acima de tudo, barato, coisa que o Su-27SK não é. Isso não significa, entretanto, que o Mirage 2000C seja a melhor opção.
O Su-27SK poderia até ser o melhor CAÇA, mas não necessariamente seria a melhor OPÇÃO!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Carlos Mathias escreveu:Ridículo é você afirmar que eu disse isso e torcer o que se fala como sempre, deixa de implicância rapaz! Leia meu querido colega, mas leia muito antes de falar este tipo de coisa. Depois de ler você cita aí por favor onde foi que eu disse que a Rússia não está atráz dos EUA em tecnologia furtiva. Se escrevi na forma de questionamento é para mostrar, ou tentar ao menos, que podem haver outras vertentes de pensamento diferentes da americana. Que a Rússia está atráz é uma coisa muito óbvia que até eu sei, mas daí a achar que são 20 anos ou que os russos são imcapazes vai uma distância muito grande, tente ser menos grandiloquente quando falar da superioridade americana em tudo, por que não é a verdade. É fato que os russos passam por uma situação econômica ruim, mas todo conhecimento deles não se esgotou de uma hora para outra porque o F-22"o mais formidável caça já desenvolvido" foi lançado. Sabe-se perfeitamente que não existe avião invisível e que a furtividade depende de muitos fatores, portanto um F-22 pode sim ser detectado por sensores e pode sim ser abatido por mísseis. Se a Rússia produzir(e vai) um caça furtivo que até não seja no nível do "o mais foprmidável caça já desenvolvido", o caça citado aí não o detectará a não ser quando estiver em combate visual, então a coisa vai cair na base da briga de cachorro e mísseis super-ágeis e sabe-se que o F-22 não é super-manobrável, sabe-se também que os russos dominam esta área e daí conclui-se que as coisas podem se equilibrar sim, mesmo depois do lançamento do "o mais foprmidável caça já desenvolvido".
Só falta agora a bandeirinha, o hino e a estátua da liberdade...
Não precisa afirmar textualmente! Basta colocar nas entrelinhas.
Se a situação econômica da Rússia não é das melhores, e de fato não é, não cabe dizer. Apenas analizei o estado atual das coisas. E nesse estado atual, a Rússia perde de Goleada pros EUA em termos de Tecnologia Stealth.
Superioridade americana em tudo não existe. Isso é arquievidente. Se existem outras vertentes de pensamento, e toda essa baboseira que tu escreveste, isso não importa para a minha afirmação inicial. Os Russos estão efetivamente atrás dos americanos em Tecnologia Stealth. Seu conhecimento não se esgotou nem esvaiu-se. Contudo, também não avançou, até porque os estudos nessa Tecnologia já eram escassos na Era Soviética.
Sim, a Rússia vai lançar um Caça Furtivo. A questão é QUANDO?! Se o PAK demorar muito, vai estar estreando o F-22C. E se o PAK não tiver tanta tecnologia embarcada, não for tão Stealth (e não será), fica difícil crer que a Supermanobrabilidade possa equilibrar essa balança.
Agora só falta a Vodka, a Foice e Martelo, e mais do mesmo de babação de ovo para os russos...
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
FinkenHeinle escreveu:Pior do que esse suposto "preconceito" é essa choradeira contra isso.
Não existe preconceito. Existe no fórum um Pós-Conceito.
Primeiro, ao contrário de você eu não choro, não apoio um produto por ele ser Russo, Chinês, Americano, Indiano ou de marte! Eu apoio o produto se ele for bom e se for compatível com as necessidades da nação!
A única coisa que eu fico encasquetado, é pq diabos pra você nenhum produto Russo presta! Daqui a pouco tu vai falar que os S-300/S-400 são piores do que o Patriot PAC3
Agora, é fato que os produtos Russos ou de outros países que não do eixo Eua-Europa sofrem grande preconceito por parte de alguns foristas.
FinkenHeinle escreveu:O J-10, Chinês, é substancialmente inferior à um F-16C Block 50/52. Que dirá à um F-16E/I.
O J-10 é substancialmente inferior ao F-16C em quê exatamente? Pode me explicar??? Acho que você não conhece muito desse avião e dos futuros upgrades possíveis pra ele! Fora que, sinceramente? o J-10 não nasceu pra ser melhor ou pior que o F-16C, ele nasceu para os requesitos dos Chineses, que se assemelham aos nossos, e pra isso ele basta!
FinkenHeinle escreveu:O Su-27SK não era, exatamente, a melhor alternativa. Sendo um caça tampão, ele deve ser, acima de tudo, barato, coisa que o Su-27SK não é. Isso não significa, entretanto, que o Mirage 2000C seja a melhor opção.
Defina "BARATO". Eu considero o Su-27SM (e não SK...) barato! Vms lá... pagar 10mi de dólares para operar um avião que traria novas capacidades a FAB, já armado e com peças de reposição e a opção de no final das contas devolver o avião e receber o dinheiro de volta... se isso não é barato pra tu meu brother, só de graça mesmo!
FinkenHeinle escreveu:O Su-27SK poderia até ser o melhor CAÇA, mas não necessariamente seria a melhor OPÇÃO!
SM! SM... existem muitas diferenças entre SK e SM! Bem, poderia não ser a melhor opção, mas com certeza o Mirage2000 também não era! então dentre as "piores" opções eu ficaria com a "menos pior".
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
FinkenHeinle escreveu:Os Russos estão efetivamente atrás dos americanos em Tecnologia Stealth. Seu conhecimento não se esgotou nem esvaiu-se. Contudo, também não avançou, até porque os estudos nessa Tecnologia já eram escassos na Era Soviética.
Bem, experimentos nessa área são de certa forma secretos, como tu pode afirma categoricamente se os Russos estão mais atrasados ou adiantados que os Americanos se os mesmos nunca lançaram uma aeronave futiva?
O fato deles não terem ainda um caça stealth em suas linhas não quer dizer que eles estão mais avançados ou atrasados.
FinkenHeinle escreveu:Sim, a Rússia vai lançar um Caça Furtivo. A questão é QUANDO?! Se o PAK demorar muito, vai estar estreando o F-22C. E se o PAK não tiver tanta tecnologia embarcada, não for tão Stealth (e não será), fica difícil crer que a Supermanobrabilidade possa equilibrar essa balança.
Mais uma vez, que fonte é essa que tu tem pra dizer que o PAK não será tão furtivo quanto o F-22 se nem o desenho dele nós conhecemos ainda? como tu fala de tecnologia embarcada pra uma coisa que nós meros "mortais" ainda não temos pleno conhecimento?
Se puder compartilhar esta fonte agradeceria!
As GATs e RPs estão em toda cidade!
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
O valor anunciado é de 30% maior, do que os U$ 40 milhões informados, pelo Brigadeiro Bueno, no dia 17 Novembro, ao editor de Defesa@Net, durante evento do Projeto Brasil, em São Paulo. Na oportunidade o Brigadeiro Bueno indicou que o investimento total brasileiro, no programa A-Darter, poderia alcançar a soma de U$ 100 milhões de dólares. Com esse acréscimo de 30% no investimento direto da FAB, na Denel, pode-se supor que o investimento total acance, 100-130 milhões de dólares.
Como será o arranjo industrial e as reponsabilidades de projeto e produção entre os dois participantes não foram anunciados A indústria brasileira seria envolvida no desenvolvimento final do míssil (atual etapa), e em sua manufatura; transferência de tecnologia da sul-africana Denel seria parte de todo o negócio.
Defesa@Net foi informada que um grupo de técnicos da MECRON e da FAB estão embarcando para a África do Sul, para as reuniões de planejamento. A Denel já iniciou as atividades no Brasil, criando a Denel do Brasil e a inauguração de um escritório em São José dos Campos. Assim estará perto dos principais órgãos da FAB envolvidos nesse programa: o DEPED ( Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento), CTA (Centro Técnico Aeroespacial), e da indústrias com que fará a interface, em especial a MECTRON.
O resultado final que a FAB espera alcançar é a obtenção da total independência nacional, no ciclo do desenvolvimento e da produção de mísseis ar-ar e com um objetivo maior de armas guiadas.
Enquanto não se fala em numeros de unidades produzidas a expectativa é de que as duas Forças Aéreas adiquiram o míssil, outras Forças Aéreas têm conversado, mas não é prevista a adesão de outros países na fase de desenvolvimento e produção. A Força Aérea do Paquistão tem mantido contatos com a ARMSCOR sobre detalhes do A-Darter.
O maior benefício da África do Sul, é a injeção de recursos no projeto pelo Brasil, em uma área, que foi considerada prioritária pela Denel, para sair de uma crise financeira que a imbiliza há vários anos. O maior competidor do A-Darter no mercado internacional é o IRIS-T, produzido por um consórcio europeu liderado pela alemã Diehl.
O A-Darter tem um comprimento de 2,980 metros, um diâmetro de 166 milímetros, de uma envergadura de 488 milímetros e de uma massa de 89 kg.
O míssil tem um aperfeiçoado sensor de imagens térmicas, que pode ser apontado no sentido do alvo, antes do lançamento, pelo radar do avião ou pelo sistema de guia montado no capacete do piloto.
Entretanto, o míssil pode também usar seu próprio sistema de busca e identificar o alvo, antes do lançamento, se for necessário (isso significa que o avião pode operar com o radar desligado, garantindo dessa forma o avião operar de forma discreta).
A cabeça térmica pode girar em grandes ângulos, permitindo que o A-Darter seja lançado de encontro aos alvos que estão em grandes ângulos em relação ao vôo do caça - o que é chamado de lançamentos 'high off-boresight'.
Tem alta manobrabilidade (permite manobras de vários Gs), para o combate a curta distância, mas seu baixo-arraste e forma permite um maior alcance, do que usual para essa classe de mísseis.
O A-Darter tem também uma ' capacidade de memória', significando que pode ser lançado de encontro a um alvo fora do ângulo de sua cabeça de busca; voará então um curso fornecido ao míssil pelo radar do avião momentos antes do lançamento do míssil, isso que o míssil engaje o alvo dentro da área de busca; o seeker travará então sobre ao alvo e guiará o míssil.
O próximo passo de acordo com a África do Sul será um míssil BVRAAM ( Além do Alcance Visual) e o considerado é o R-Darter, da Denel, estão avançadas as negociações para integrar a arma aos caças F-5M (modernizados) da Força Aérea Brasileira, participando as empresas Embraer, Elbit e Rafael.
Os acordo com a França para a aquisição dos Mirage 2000C/B prevê um lote de mísseis BVRAM R-530D e o Magic II. Porém não é prevista a inversão de recursos na compra desses mísseis, sendo mais lógico no momento, de que sejam alocados todos os recursos disponíveis no desenvolvimento do A-Darter e a aquisição e integração do R-Darter ao F-5M. Também a finalização do projeto do MAA-1B Piranha, que está sendo feito com a ajuda tecnológica da Denel.
Isso dá ou num dá um orgulho danado de bão? VIVA O BRASIL!!! E viva nóis, cambada..hehehehehehehehhehehe
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Se existem outras vertentes de pensamento, e toda essa baboseira que tu escreveste,
Independentemente de tudo o que foi discutido, pela enézima vez Finken você se exaspera e parte para o ataque pessoal. Entrelinhas e este tipo de argumento serve para justificar qualquer coisa, afinal "entrelinhas" não quer dizer nada, apenas que você interpretou uma coisa à sua maneira, entendendo nas "entrelinhas" o que quiser e bem entender. Se você acha que o que escrevi é "baboseiras" então faça o favor de não reponder, afinal acho que ninguém está aqui para servir de bobinho seu, tendo que aturar suas animosidades a toda hora. Se você não concorda com o que digo, faça como alguém que se espera seja educado, mantenha o debate no nível que se espera deste fórum e deixe seus insultos para seus pares. Acho até que a moderação já demorou a ter uma conversa com você relativamente a isso, porém como não cabe a mim julgar, vou permanecer aqui fazendo de conta que não me incomodo quando você diz que o que escrevo aqui é "baboseiras". Porém isso me leva a crer que como alguns dizem aqui, existe uma corrente de pensamento onde alguns podem mais e outros menos.
Parei contigo cara.
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Guilherme escreveu:Qual o alcance do A-Darter e do R-Darter?
Fala Guilherme,
A-Darter < que 15 Km
R-Darter < ( = ) que 60 km
Depende da velocidade e da altura do caça que estará lançando.
sds,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
A-Darter:
Peso: 89kg
Comprimento: 2,98m
Diâmetro: 166mm
Largura: 488mm
Alcance: >15km
R-Darter:
Comprimento: 3,62 m
Diâmetro do corpo: 16 cm
Envergadura: 64 cm
Peso: 120 kg
Espoleta: proximidade
Alcance: acima de 60 km
"O alcance é estimado em 50km quando lançado a grande altitude contra um alvo a grande altitude em direção contrária. O alcance também depende da velocidade e altitude do avião lançador, como todo míssil. Um disparo a Mach 1,4 e a 12 mil metros pode dobrar o alcance."
Isto quer dizer que ele teria um alcance de 100 kn?
"Em 1999, a Denel ofereceu ao Paquistão uma proposta de armas ar-ar para o caça Super 7 produzido em conjunto com a China. Inclui uma proposta de um míssil de médio alcance equipado com datalink que se acredita ser chamado de T-Darter. O Paquistão testou o míssil H-4 em 2003 e acredita-se que seja este míssil. O Paquistão também estudou a aquisição do Matra MICA e PL-10 chinês. O Paquistão pretende contrapor a ameaça de mísseis de longo alcance chineses como o Vympel R-77, Super-530D e o Astra."
"Em 1995 a Kentron mostrou uma proposta de míssil ar-ar de longo alcance com sensor de imagem IR e motor ramjet chamado de LRAAM (Long-Range air-to-air missile). O míssil usaria um motor ramjet Somchem que já tinha sido testado com sucesso. O míssil seria equipado com TVC que funcionaria nos 2-3 primeiros segundos do vôo. No resto do vôo o controle seria por barbatanas na cauda controladas por servos eletromecânicos. O novo sensor IR seria baseado na tecnologia desenvolvido para o sensor do A-Darter. O vôos iniciaram em 1994 com fuselagem do míssil SAHV e motor ramjet da Somchem. O míssil teria um datalink e atingiria uma distância de 100km. Em 1998 foi anunciado que o míssil se chamaria S-Darter e uma versão de baixo custo estava em desenvolvimento com alcance de 50km (talvez o R-Darter).
O LRAAM participou do programa BVRAAM britânico para um míssil de longo alcance para substituir o AMRAAM e Sky Flash. Os concorrentes eram o BAe/GEC-Marconi/Saab Dynamics/Alenia com o S225X, o Matra MICA, o Daimler-Benz Aerospace com o A3M e o Hughes/Raytheon com o AMRAAM. Todos usariam propulsão ramjet. O vencedor foi o S255X e A3M que se tornaram o Meteor."
100 km não é pouco. O Meteor não terá um alcance da ordem de 150 km?
Peso: 89kg
Comprimento: 2,98m
Diâmetro: 166mm
Largura: 488mm
Alcance: >15km
R-Darter:
Comprimento: 3,62 m
Diâmetro do corpo: 16 cm
Envergadura: 64 cm
Peso: 120 kg
Espoleta: proximidade
Alcance: acima de 60 km
"O alcance é estimado em 50km quando lançado a grande altitude contra um alvo a grande altitude em direção contrária. O alcance também depende da velocidade e altitude do avião lançador, como todo míssil. Um disparo a Mach 1,4 e a 12 mil metros pode dobrar o alcance."
Isto quer dizer que ele teria um alcance de 100 kn?
"Em 1999, a Denel ofereceu ao Paquistão uma proposta de armas ar-ar para o caça Super 7 produzido em conjunto com a China. Inclui uma proposta de um míssil de médio alcance equipado com datalink que se acredita ser chamado de T-Darter. O Paquistão testou o míssil H-4 em 2003 e acredita-se que seja este míssil. O Paquistão também estudou a aquisição do Matra MICA e PL-10 chinês. O Paquistão pretende contrapor a ameaça de mísseis de longo alcance chineses como o Vympel R-77, Super-530D e o Astra."
"Em 1995 a Kentron mostrou uma proposta de míssil ar-ar de longo alcance com sensor de imagem IR e motor ramjet chamado de LRAAM (Long-Range air-to-air missile). O míssil usaria um motor ramjet Somchem que já tinha sido testado com sucesso. O míssil seria equipado com TVC que funcionaria nos 2-3 primeiros segundos do vôo. No resto do vôo o controle seria por barbatanas na cauda controladas por servos eletromecânicos. O novo sensor IR seria baseado na tecnologia desenvolvido para o sensor do A-Darter. O vôos iniciaram em 1994 com fuselagem do míssil SAHV e motor ramjet da Somchem. O míssil teria um datalink e atingiria uma distância de 100km. Em 1998 foi anunciado que o míssil se chamaria S-Darter e uma versão de baixo custo estava em desenvolvimento com alcance de 50km (talvez o R-Darter).
O LRAAM participou do programa BVRAAM britânico para um míssil de longo alcance para substituir o AMRAAM e Sky Flash. Os concorrentes eram o BAe/GEC-Marconi/Saab Dynamics/Alenia com o S225X, o Matra MICA, o Daimler-Benz Aerospace com o A3M e o Hughes/Raytheon com o AMRAAM. Todos usariam propulsão ramjet. O vencedor foi o S255X e A3M que se tornaram o Meteor."
100 km não é pouco. O Meteor não terá um alcance da ordem de 150 km?