Página 9 de 57

Enviado: Sex Abr 29, 2005 10:20 am
por Rui Elias Maltez
Grande P-44:

Pela enésima vez, os batelões a que se refere só chegarão a Portugal lá para 2006, e agora devem estar os engenheiros navais ainda a ver como é que podem colocar os motores a funcionar sem que o navio se desintegre :mrgreen:

Outro desafio, será ver como a estrutura se comporta para atravessar o Atlântico, e isto se não houverem tempestades pelo caminho. :mrgreen:

E finalmente, devem estar à espera que a nossa Marinha disponibilize a "massa" para que eles os pintem de esverdeado-alimonado, para que fiquem com a cor pareceda com as VdG. :mrgreen:

Estas coisas levam tempo.

Enviado: Sex Abr 29, 2005 10:31 am
por P44
Mais maldizente que o Rui, só o "Navegando de Ré"!!!!!

[018] [018] [018] [082] [082]

Enviado: Sex Abr 29, 2005 11:04 am
por Rui Elias Maltez
Mas agora asério:

"Navegando de ré" como disse o nosso Paisano, não faria sentido, a menos que navegassem no Parque Eduardo VII, capitaneadas pela nossa conhecida Catherine Deneuve, mas as fragatas, em manobras, não podem fazer marcha à ré?

Enviado: Sex Abr 29, 2005 8:35 pm
por JLRC
JNSA escreveu:Há algum tempo, no Warships1, referiu-se (não sei com que nível de certeza) a intenção da Marinha Australiana de realizar upgrades às suas fragatas Adelaide (Perry).

Entre outros aspectos, falou-se na possibilidade de converter o Mk 13 para operar os SM-2 em vez dos SM-1 e ainda, na instalação de um sistema VLS para ESSM (8 células com 32 mísseis), à vante. Quanto ao primeiro, se fosse exequível, seria muito interessante para a Marinha Portuguesa.

Mas em relação ao segundo, tenho algumas dúvidas quanto à capacidade do casco em receber tal acréscimo de peso. O JLRC acha que há alguma hipótese de instalar um Mk41 nessa posição? E eventualmente, no lugar da peça de 76mm, seria possível?

Já agora, o "WARSHIPS International Fleet Review" quanto é que custa?


Caro JNSA

Aquilo que está previsto e já está a ser feito, é serem modificadas 4 fragatas da classe Adelaide. As restantes 2 serão postas à venda (seriam uma boa compra para nós, pois são mais recentes que as FFG-12 e 14 e são long hull). Entre outras coisas, o Mk 13 é retirado e no seu lugar é colocado um VLS Mk 41 para mísseis SM-2 (julgo que só com 16 células). Quanto à colocação de um VLS Mk 41 no lugar da 76 talvez fosse possível ou então um VL Mica. Mas seria muito caro. Aliás, os australianos só vão modificar 4 fragatas devido ao elevado custo.

Também gostava de saber o preço da Warships International Fleet Review.

Quanto ao Goalkeeper, na minha opinião, mete o Phalanx a um canto.

Enviado: Sex Abr 29, 2005 8:54 pm
por JNSA
JLRC escreveu:Aquilo que está previsto e já está a ser feito, é serem modificadas 4 fragatas da classe Adelaide. As restantes 2 serão postas à venda (seriam uma boa compra para nós, pois são mais recentes que as FFG-12 e 14 e são long hull). Entre outras coisas, o Mk 13 é retirado e no seu lugar é colocado um VLS Mk 41 para mísseis SM-2 (julgo que só com 16 células). Quanto à colocação de um VLS Mk 41 no lugar da 76 talvez fosse possível ou então um VL Mica. Mas seria muito caro. Aliás, os australianos só vão modificar 4 fragatas devido ao elevado custo.


JLRC, fui procurar melhor, e já surgiu no fórum que referi um novo tópico sobre este assunto. Um dos intervenientes disse o mesmo que o JLRC, ou seja, que o lançador Mk 41 iria substituir o Mk 13. Mas ao que parece, a Austrália já adquiriu mísseis SM-2MR, o que não faria sentido caso os Mk 13 fossem retirados (a menos que estes fossem instalados no VLS).

Foi ainda referido este site (http://www.geocities.com/randomsran/AdelaideFFG.html), que fala exactamente da operação simultânea do Mk 13 e do Mk 41.

Tem alguma fonte que esclareça melhor esta questão? :?

Enviado: Sex Abr 29, 2005 9:10 pm
por Rui Elias Maltez
JNSA:

E tem a certeza de que esse sistemas de que fala, e que foram encomendados, são para colocar nas Adelaide?

Enviado: Sáb Abr 30, 2005 8:46 am
por P44
Caros,

Ontem fui outra vez ao Forum Almada em missão de espionagme á loja PRESSLINHA (leste, JLRC :oops: ???).

Portanto o que acontece é que a modificação nas OHPs australianas consiste na montagem de um NOVO VLS, a vante do MK-13, com 8 celulas de lançamento para ESSM e capacidade total de 32 misseis.
O MK-13 CONTINUA NA POSIÇÃO ORIGINAL. Pelo menos uma das fragatas já tem esta alteração concluida, pois surge em foto.
Apenas 4 das 6 OHPs da Australia deverão sofrer esta modificação, da qual fiz um esquema aproximado que a seguir apresento:
Imagem

Nota: A Revista custa 7,40eur :oops:

Enviado: Sáb Abr 30, 2005 10:16 am
por JLRC
P44 escreveu:Caros,
Ontem fui outra vez ao Forum Almada em missão de espionagme á loja PRESSLINHA (leste, JLRC :oops: ???).
Nota: A Revista custa 7,40eur :oops:


Rui, Rui

Lá me vais obrigar a ir à capital do consumismo gastar quase 8€ :oops:

Enviado: Sáb Abr 30, 2005 4:24 pm
por JLRC
Ora cá estou eu acabadinho de chegar do Forum Almada, que é, para quem não conhece, um dos maiores Centros Comerciais da Europa e com muitos empregados brasileiros/as.
Estive a ver a exposição da FAP, que é muito interessante e aproveitei para perguntar a um major da FAP que lá estava, se o Alouette II era de Alverca ou de Sintra ao que ele respondeu que era da OTA e que a FAP tinha muitos Alouette's II.
A pedido do p44, lá tive que comprar a Warships :oops: . Quanto às Adelaide confesso que fiquei admirado porque o que lá diz, não corresponde ao que eu tinha lido até agora. Eu tinha lido o seguinte :
Começaram a ser modernizadas a partir do 2º semestre de 2003 no quadro do programa FPUP (Frigate Progressive Update Project) para ficarem em serviço até pelo menos 2015 ; lança-engôdos Nulka, 1/sistema RAM, uma CT optrónica Radamec 2500 e do sistema de combate SYS-2, modernização dos radares e sonares e a substítuição dos SM-1 MR Block VI pelos SM-2 MR Block III em 4 fragatas. Os torpedos vão ser substituídos pelos MU 90. Para libertar fundos, as duas primeiras FFG serão desarmadas em 2006, quando as últimas ANZAC entrarem em serviço.
Mas a Warships diz o seguinte :
Four of the Australian fleet's six Adelaide Class frigates are being upgrade to have their lifespan extended to after 2015.
- Installation of a Mk 41 VLS missile launcher with eight cells, giving a capability to fire 32 Sea Sparrow missiles, similar to that being installed on the Anzac Class frigates.
- New Australian-designed combat system and Warfare Systems Support Centre.
- Hull-mounted sonar and addition of towed and helicopter sonobuoys, as well as Le Scutt torpedo decoys, Pirate infra-red missile decoys and Rafale long-range chaff rockets.
- Upgrade of the Mk 92 Mod 12 Fire Control System.
- Replacing the existing power plant units with four new Caterpillar diesel generator sets.
- Improvements to air conditioning, mess areas, bunks and storage, adding significantly to crew confort.
The vessels existing weapon systems - 76 mm gun, Harpoon missile, Phalanx and two torpedo tubes - remain, as do the helicopter facilities. The HMAS Sydney is currently undergoing rigorous testing for the new systems and is expected to re-enter service in the last quarter of 2005. HMAS Melbourne is currently at Garden Island as she is the new vessel to undergo the up-grade.
The initial cost of the overall project is Aus $1.5 billion and covers not only the work on the ships but also onshore training facilities and research.

Não diz nada sobre a manutençãp do Mk 13 mas na fotografia vê-se que o lançador se mantém o que me leva a concluir que as fragatas vão continuar a operar o SM-1. Tirem as vossas conclusões. Infelizmente tenho o scanner avariado mas assim que puder, ponho a fotografia da Sydney.

Enviado: Sáb Abr 30, 2005 8:37 pm
por Rui Elias Maltez
Poie, e eu tenho cá a impressão de que as encomendas que o JNSA se refere não se destinam às OHP Adelaide, mas a outras plataformas.

É só uma impressão minha. :?

E que se reforçou pelo que o JLRC aqui referiu das suas leituras :wink:

Enviado: Sáb Abr 30, 2005 9:56 pm
por JLRC
Voltando ao upgrade das FFG 7 australianas, em http://www.geocities.com/randomsran/AdelaideFFG.html, podemos ler o seguinte:

A much latter and more extensive upgrade project, the FFG Upgrade Programme (FFG-UP), is underway as part of Project SEA 1390 to the four youngest of the Adelaides. The actual refits as part of the project are expected to run between 2003 and 2006 with other work to be completed by 2010. First and potentially most importantly the refits will contain an extensive SLEP element (Service Life Extension Program, a USN term which can be generally applied to mean extending the ship’s life). In this case the expected yield is 10 years, increasing the service life of the four vessels involved to 35 years. This is especially significant as the two older vessels in the project were reported to be having problems in the late ‘90s with some sources suggest that HMAS Sydney in particular was having hull cracking reduce her effectiveness. A thorough hull survey and repair along with a complete overhauls of the LM2500 gas-turbine machinery is a major component, as is the replacement of the existing four Detroit Diesel 16V149T diesel generators with four Caterpillar 3512 units which are more powerful and are expected to require substantially less maintenance. Much of the ships cabling is also being replaced. The ships habitability is also being improved through reduced manning requirements, improved cafeteria arrangements and new air conditioning machinery.

The next plank of the upgrade is a thorough revision of the ship’s weapons systems. All existing systems will be retained but the Mk.13 launcher will be modified to handle the SM-2MR missile instead of the SM-1MR missile and the torpedo tubes will be modified to fire the MU90 torpedo in addition to the Mk.44 and Mk.46 light torpedoes currently in-service. Both these new weapons systems have substantially improved range and detection/attack characteristics when compared to the systems they replace/supplement. In addition a single 8-cell tactical-length Mk.41 VLS module will be installed ahead of the Mk.13 launcher on the ship’s forecastle. This will be used exclusively to carry Evolved Sea Sparrow Missiles (ESSM) of which up to 32 may be carried thanks to the ability to pack four ESSM into each cell (quad packing). In addition the Nulka active-hovering missile decoy will be fitted. These systems give the Adelaides a much improved ability to either destroy or decoy-off inbound missiles.

The ships’ sensors will also be extensively upgraded. The AN/SPS-49A(V)4 air search radar will be upgraded to the A(V)1 configuration which has greatly improved capabilities against small and low targets along with improved reliability. The Mk.92 fire control radar (the characteristic egg radar atop the bridge) will be upgraded to the Mod.12 standard, an improvement on the current Mod.6 standard employed in US and Taiwanese FFG7 class vessels. The new standard improves signal processing and improves capability against low-flying targets (e.g. sea-skimming missiles). In addition new solid state CWI transmitters will be fitted to allow the ships to control SM-2 and ESSM .

The sonar systems are being completely replaced with the TMS 4131 hull mounted sonar being fitted, along with new capabilities being gained by fitting the TMS 4350 torpedo defence system and TMS 5424 mine-avoidance sonar. The FFG-UP also originally called for the fitting of a towed array sonar, although as this ha not been funded it seems that this has been quietly dropped. The hope is for a stepwise improvement in the ship’s ability to detect and persecute sub-surface threats.



Por sua vez, em:

http://www.defence.gov.au/dmo/msd/sea1390/sea1390.cfm

pode ler-se:

Phase 3 – A Study into the replacement of the SM-1 missile.

Phase 4A – Upgrade of the existing test set to enable testing of the SM-1 replacement missile.

Approved in the context of the 2002/03 budget. The MK698 Test set will be procured under US Foreign Military sales and installed at the ADF Guided Weapons maintenance facility at Defence Area Orchard Hills, Sydney to coincide with the introduction into Naval Service of the SM2 Surface to Air Missile.

Phase 4B – Replacement of the SM-1 Missile capability.

On 12 July 2004 the Government agreed Second Pass approval to upgrade four FFGs, with lives beyond 2006, to fire SM-2 Surface to Air Missiles. SEA 1390 Pase 4B will achieve capability upgrade within the Government approved budget of $582m (2004 prices).


e mais à frente:

The Request For Tender (RFT) for Phase 2 was issued in November 1997 and closed 9 March 1998. ADI was selected as the preferred tenderer for the FFG UP Phase 2 on 13 Nov 99. Contract clarifying discussions commenced immediately and formal negotiations began on 22 March 1999. The FFG UP Implementation Phase contract was signed with ADI on 1 June 1999 at a cost of $900m (Feb 98 prices). The incorporation of options to enhance the Electronic Warfare capability, to upgrade the Operational training facility at HMAS WATSON and for other lesser capabilities will increase the final contract price to about $962m (Feb 98 prices). The Upgrade work includes improvements to the FFG's self defence and offensive capability, and other modifications to improve equipment reliability and maintenance and enhance crew living quarters. The most significant enhancement will be increased self-defence capabilities against modern Anti Ship Missiles.

ADI, as the Prime Contractor and Upgrade Design Authority, has subcontracted a number of Australian and overseas firms. These include Gibbs and Cox, THALES Underwater Systems (TUS), AAI, Lockheed Martin Naval Electronic and Surveillance Systems (LM NE&SS) and CEA. ADI is the Combat System Design and Integration Authority, Gibbs and Cox is the Platform System Design Authority, TUS (formerly Thompson Marconi Sonar) is the Underwater Warfare Design Agent, AAI will provide the On Board Training System (OBTS), LM NE&SS will provide the Mk 92 Mod 12 Fire Control System, and CEA will provide the Data Fusion system. Other major subcontractors include Raytheon, Rafael and Lockheed Martin Launching Systems.

ADI's Anti Ship Missile design is based on the upgrade of the existing FFG Fire Control System to a modern variant and the installation of an 8 cell MK 41 Vertical Launching System (similar to HMAS ANZAC). The Evolved Sea Sparrow Missile will be used as the short range self-defence missile. ADI will also replace the hull mounted sonar and upgrade the current long range air warning radar. An upgrade to the tactical data link will improve communications with our allies and replacement of the diesel generators and air compressors will improve the ships through life supportability.

ADI will increase the FFG's displacement to 4200 tons to accommodate the weapon and platform system improvements. In July 2004 the Government approved HMA Ships CANBERRA and ADELAIDE will be “paid off” in late 2005 and 2006 respectively. The 4 remaining FFGs are being upgraded at ADI’s Garden Island Facility in Sydney. The first ship, HMAS SYDNEY, commenced Its Upgrade installation and production phase on 22 September 2003. Test and trials are scheduled for mid 2005. The remaining Ships will be upgraded sequentially after Provisioned Acceptance of SYDNEY estimated as July 2005.


Afinal parece que o lançador Mk 13 foi modificado para operar o SM-2.

Enviado: Dom Mai 01, 2005 7:25 am
por JNSA
Rui Elias Maltez escreveu:Poie, e eu tenho cá a impressão de que as encomendas que o JNSA se refere não se destinam às OHP Adelaide, mas a outras plataformas.

É só uma impressão minha. :?

E que se reforçou pelo que o JLRC aqui referiu das suas leituras :wink:


Não Rui, a ideia que eu tinha foi reforçada exactamente pelas fontes que o JLRC tão eficientemente nos trouxe... :wink:

Ou seja, as Adelaide vão operar com um VLS Mk 41 com 8 células para ESSM, à vante do Mk 13. Este passará a ter a capacidade de operar com os SM-2MR, mas provavelmente irá reter a possibilidade de usar os SM-1, visto que não foram comprados SM-2MR suficientes.

Agora falta saber qual será o impacto deste upgrade sobre a estrutura e tempo de vida do navio

Enviado: Seg Mai 02, 2005 5:26 am
por P44
JLRC escreveu:A pedido do p44, lá tive que comprar a Warships :oops:


:roll: Apre estava a ver que as minhas "mensagens subliminares" não iam ter sucesso :oops:

Enviado: Seg Mai 02, 2005 10:49 am
por Rui Elias Maltez
JNSA:

Agora falta saber qual será o impacto deste upgrade sobre a estrutura e tempo de vida do navio


Eu diria mesmo mais:

Tenho um "dedinho" que me diz que esse investimento é para ser colocado noutras plataformas.

Pode crer.

A Warships não é uma Bíblia :wink:

Enviado: Seg Mai 02, 2005 3:13 pm
por JNSA
Rui Elias Maltez escreveu:JNSA:

Agora falta saber qual será o impacto deste upgrade sobre a estrutura e tempo de vida do navio


Eu diria mesmo mais:

Tenho um "dedinho" que me diz que esse investimento é para ser colocado noutras plataformas.

Pode crer.

A Warships não é uma Bíblia :wink:


Rui, você é desconfiado!... :lol: :wink: A notícia não é apenas de uma fonte. Estes programas não se fazem do ar, precisam de autorização governamental e alocação de verbas - pode ir confirmar ao site da Marinha Australiana.

Já agora, aqui fica uma foto da instalação do VLS nas Adelaide, à vante do Mk 13 (que foi retirado apenas para a instalação do Mk 41, sendo mais tarde recolocado, como referem as notícias que o JLRC aqui colocou):

Imagem