Tá todo mundo sendo pago pra ventilar possibilidades de venda de caças leves pra FAB complementar o número de Gripen e usarem esses caças leves como substitutos dos AMX. Só eu que não tô recebendo esse jabá, mas queria um pouco dessa grana pra comprar um notebook gamer com uma RTX 4080.
Força Aérea Turquia
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2019 vezes
- Agradeceram: 821 vezes
Re: Força Aérea Turquia
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6128 vezes
- Agradeceram: 3455 vezes
Se eles vierem aqui falar de KAAN e parcerias na indústria aeroespacial entre Brasil e Turquia, eu até aceito abrir um tempinho na minha agenda para esse povo. 

Carpe Diem
- Strike91
- Avançado
- Agradeceu: 93 vezes
- Agradeceram: 189 vezes
Olha colega, se teve ditos "jornalistas especializados" na área de defesa fazendo diversas lives em seus canais do YouTube para defender e tendo "ataques histéricos" para tentar convencer a opinião pública e por consequênte os comandantes da FAB, para o suprassumo que seria ter um avião subsonico de treinamento adaptado para lançar foguetes/bombas italiano como caça de primeira linha ao invés de mais Gripens, a "benefis" deve ter sido muito boa...FCarvalho escreveu: Ter Nov 26, 2024 5:15 pm Se eles vierem aqui falar de KAAN e parcerias na indústria aeroespacial entre Brasil e Turquia, eu até aceito abrir um tempinho na minha agenda para esse povo.![]()
Eu um simples e mero gerente da ABIMDE e entusiasta da área de defesa, para defender uma parceria com a competente indústria turca no desenvolvimento conjunto do KAAN e por consequência adquirir algumas unidades do Hurjet que teve participação da Akaer no seu desenvolvimento, me contentaria com alguns poucos trocados! Kkkkk
Obs: Uma curiosidade, eu no "X/Twitter" rebatir com argumentos e lógica um post de um famoso jornalista mineiro da área de defesa, que neste defendia a compra destes tais treinadores italiano para substituir os AMX e comprementar os Gripens, e o mesmo jornalista não conseguiu manter o "debate" de ideias para tentar justificar sua indicação/escolha do M-346 na FAB e me bloqueou sumariamente no X e YouTube... Kkkk
- FCarvalho
- Sênior
É meu caro @Strike91
Enquanto tem gente ganhando para levar a vida e manter as mordomias profissionais, e dar a muitos o que querem escutar, outros se contentam em falar o óbvio, e necessário, por mais que isso nos seja "prejudicial". Fazer o que.
Acho até que por isso o fórum anda tão pouco frequentado e os debates aqui quase sumiram. Não dá para debater sem ser rebatido, e brigar com a realidade dos fatos.
Mas vamos em frente. Eu continuo aberto a negociações.
Enquanto tem gente ganhando para levar a vida e manter as mordomias profissionais, e dar a muitos o que querem escutar, outros se contentam em falar o óbvio, e necessário, por mais que isso nos seja "prejudicial". Fazer o que.
Acho até que por isso o fórum anda tão pouco frequentado e os debates aqui quase sumiram. Não dá para debater sem ser rebatido, e brigar com a realidade dos fatos.
Mas vamos em frente. Eu continuo aberto a negociações.

Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Voando muito alto na maionese.
A FAB sempre trabalhou com a ideia de dispor de GDA's, no plural mesmo, desde o início do projeto do SISCEAB. Até por isso queriam, mas não conseguiram, comprar cerca de 40 Mirage III a fim de espalhar os caças por outros esquadrões.
Me parece que hoje este conceito ainda continua atual para nós, visto que a quantidade de caças que temos, e teremos, será sempre pouco para o tamanho das necessidades, e desafios, da defesa aérea nacional.
Assim, um caça de 5a G na FAB a meu ver faz muito sentido em sendo um caça dedicado "exclusivamente" à defesa aérea, tendo como missões secundárias reconhecimento e ataque. Estas duas últimas poderiam ser missão primária dos demais esquadrões de Gripen E\F que é superlativo, também, nestas áreas.
Quantos GDA nós deveríamos ter
Imagino que o mínimo seriam 4 grupos, pois também são 4 as RDA - Regiões de Defesa Aérea, nas quais a FAB se organiza.
Se é muito ou pouco, é algo que precisa e pode ser debatido desde agora, porque qualquer intenção de tornar esta opção uma escolha, e uma decisão, concreta, irá levar anos, se não décadas, até ser posta em prática. O KAAN turco pode ser uma boa aposta neste aspecto.
Um esquadrão de caça da FAB, segundo a instituição, deve possuir no mínimo 20 unidades destes vetores para poder operar a contento. Pelos números dos FX-2 seriam 18 unidades. Ou três esquadrões levando-se em conta o mínimo básico necessário, ou seja, 12 caças. E isto não seria nenhuma novidade para nós. Um esquadrão operacional de linha de frente da da USAF é operado com 24 unidades, salvo melhor juízo.
Qualquer coisa então entre 48 e 96 unidades a meu parecer é factível dentro de nossas expectativas de longo prazo. E longo prazo para nós é qualquer coisa depois, muito depois, provavelmente, de 2040.
A ver.
A FAB sempre trabalhou com a ideia de dispor de GDA's, no plural mesmo, desde o início do projeto do SISCEAB. Até por isso queriam, mas não conseguiram, comprar cerca de 40 Mirage III a fim de espalhar os caças por outros esquadrões.
Me parece que hoje este conceito ainda continua atual para nós, visto que a quantidade de caças que temos, e teremos, será sempre pouco para o tamanho das necessidades, e desafios, da defesa aérea nacional.
Assim, um caça de 5a G na FAB a meu ver faz muito sentido em sendo um caça dedicado "exclusivamente" à defesa aérea, tendo como missões secundárias reconhecimento e ataque. Estas duas últimas poderiam ser missão primária dos demais esquadrões de Gripen E\F que é superlativo, também, nestas áreas.
Quantos GDA nós deveríamos ter

Imagino que o mínimo seriam 4 grupos, pois também são 4 as RDA - Regiões de Defesa Aérea, nas quais a FAB se organiza.
Se é muito ou pouco, é algo que precisa e pode ser debatido desde agora, porque qualquer intenção de tornar esta opção uma escolha, e uma decisão, concreta, irá levar anos, se não décadas, até ser posta em prática. O KAAN turco pode ser uma boa aposta neste aspecto.
Um esquadrão de caça da FAB, segundo a instituição, deve possuir no mínimo 20 unidades destes vetores para poder operar a contento. Pelos números dos FX-2 seriam 18 unidades. Ou três esquadrões levando-se em conta o mínimo básico necessário, ou seja, 12 caças. E isto não seria nenhuma novidade para nós. Um esquadrão operacional de linha de frente da da USAF é operado com 24 unidades, salvo melhor juízo.
Qualquer coisa então entre 48 e 96 unidades a meu parecer é factível dentro de nossas expectativas de longo prazo. E longo prazo para nós é qualquer coisa depois, muito depois, provavelmente, de 2040.
A ver.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Segundo notícias vinculadas na rede, os turcos compraram 12 C-130-30J usados ex-RAF para a sua força aérea, e irão receber os mesmos proximamente. Os aviões estavam estocados no RU e tinham sido retirados de serviço desde 2023.
Estes aviões irão se juntar à pequena frota de Hércules existentes no país, que inclusive estão passando por processo de modernização a partir de um projeto local da indústria aeroespacial turca. Nem todas as células passaram por este processo. Os aviões seriam dos modelos mais antigos, C-130B\E. Os turcos tem no A400M seu principal cargo tático militar.
Um cliente a menos para a o KC-390 da Embraer na região. E um empurrãozinho a mais, e definitivo a meu ver, para o negócio\contrato com a Grécia ser fechado já no ano que vem.
A ver.
Estes aviões irão se juntar à pequena frota de Hércules existentes no país, que inclusive estão passando por processo de modernização a partir de um projeto local da indústria aeroespacial turca. Nem todas as células passaram por este processo. Os aviões seriam dos modelos mais antigos, C-130B\E. Os turcos tem no A400M seu principal cargo tático militar.
Um cliente a menos para a o KC-390 da Embraer na região. E um empurrãozinho a mais, e definitivo a meu ver, para o negócio\contrato com a Grécia ser fechado já no ano que vem.
A ver.
Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Dez 07, 2024 11:55 am, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1227 vezes
- Agradeceram: 3120 vezes
- FCarvalho
- Sênior
Se não estou enganado este site diz que os testes com os futuros motores que devem equipar o KAAN estão em franco progresso, e que na próxima década espera-se estejam prontas para produção em série, equipando o segundo e terceiro bloco de produção do caça turco.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Arábia Saudita estaria interessada em comprar 100 jatos de combate turcos KAAN?

https://www.cavok.com.br/arabia-saudita ... urcos-kaan
Boa pergunta.

https://www.cavok.com.br/arabia-saudita ... urcos-kaan
Boa pergunta.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Turquia e Paquistão estabelecerão fábrica conjunta para produção do caça KAAN

https://www.planobrazil.com/2025/01/23/ ... caca-kaan/
Com um raio de combate indicado de 1.100 km, está mais que bom para ser um caça de superioridade aérea para a FAB, fazendo com que o GDA estivesse equipado adequadamente para defender os céus de Goiás, e pouco além.
Também não dá para aloprar.

https://www.planobrazil.com/2025/01/23/ ... caca-kaan/
Com um raio de combate indicado de 1.100 km, está mais que bom para ser um caça de superioridade aérea para a FAB, fazendo com que o GDA estivesse equipado adequadamente para defender os céus de Goiás, e pouco além.
Também não dá para aloprar.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
E os turcos estão mesmo apostando alto no seu novo caça de 5a G.

Turquia avalia criar uma versão embarcada em porta-aviões do caça KAAN
https://www.cavok.com.br/turquia-avalia ... e_vignette

Turquia avalia criar uma versão embarcada em porta-aviões do caça KAAN
https://www.cavok.com.br/turquia-avalia ... e_vignette
Carpe Diem
- Strike91
- Avançado
- Agradeceu: 93 vezes
- Agradeceram: 189 vezes
Senhores, a indústria turca está desenvolvendo um míssil "inspirado" no Meteor para armar seu futuro caça de quinta geração "KAAN" , dizem nas páginas especializadas turcas que este novo míssil terá desempenho até superior ao atual meteor da MBDA...
- FCarvalho
- Sênior
Eles tem tanto o BVR como WVR em desenvolvimento. O Meteor, se forem cedidos, serão para emprego apenas nos Typhon que estão querendo comprar. E obviamente, eles não se furtarão em dar uma espiadinha no mesmo, para fins de conhecimento e comparações com seus projetos.
A Turquia e a Índia é o que o Brasil poderia ter sido se não tivesse jogado na lata do lixo da história a sua BIDS há quarenta anos atrás.
Agora, somos nós que temos que recorrer a eles com o pires na mão, mendigando atenção para os poucos projetos que ainda conseguimos manter.
A Denel manda lembraças.
A Turquia e a Índia é o que o Brasil poderia ter sido se não tivesse jogado na lata do lixo da história a sua BIDS há quarenta anos atrás.
Agora, somos nós que temos que recorrer a eles com o pires na mão, mendigando atenção para os poucos projetos que ainda conseguimos manter.
A Denel manda lembraças.
Carpe Diem