BRADAR e os radares nacionais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: BRADAR e os radares nacionais

#121 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 04, 2024 1:54 pm

Só espero que o desenvolvimento deste radar não tenha matado de vez os M200 e versões. Ou na melhor das hipóteses, deixado o seu término para depois.

A ver.




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Re: BRADAR e os radares nacionais

#122 Mensagem por Aim For The Top » Qui Ago 08, 2024 11:43 pm

http://www.finep.gov.br/images/chamadas ... nexo_7.pdf

O M200 Multimissão está atrasado por falta de dinheiro, por isso a finep criou esta competição, ( feita para a embraer ganhar e continuar com o projeto)
O Radar SABER M200 MM, um projeto de P&D do Exército Brasileiro, foi
concebido para ser um radar de média altura (teto de 20 km) e longo alcance (200 km)
capaz de executar missões como Vigilância do espaço aéreo, Busca de alvos e Direção
de tiro. Dispondo de um hardware modular e configurável por software, este Radar
poderá executar ainda outras missões, como a de radar meteorológico ou de controle
de tráfego aéreo.
O projeto de P&D encontra-se na fase de construção dos subsistemas do
protótipo PO2, que será seguida pelas fases de integração e testes do produto final. Por
restrições orçamentárias, esta construção se limita, no momento, à produção de apenas
um dos quatro painéis primários previstos no projeto – cada painel cobre 90° em azimute
e, portanto, são necessários 4 painéis para que se tenha uma cobertura de 360°,
garantindo mais funcionalidade ao projeto. Além disso, faltam ainda diversos
equipamentos auxiliares, necessários ao uso real do Radar, tais como a plataforma de
transporte e o mobilizer para carregamento em aeronaves.
A finalização da P&D exige atualizações e alterações no projeto eletrônico para
melhor atender aos requisitos, bem como o desenvolvimento dos elementos faltantes,
de forma que o Radar possa ser testado em condições operacionais reais e, se for o
caso, sofrer reprojeto para correção de eventuais falhas encontradas durante os testes.
A Propriedade Intelectual (PI) do Radar M200 MM pertence ao Exército Brasileiro
(EB). Portanto, a eventual produção, pela empresa, do Radar M200 MM ou de seus
subsistemas, dependerá de acordo com o EB quanto à utilização desta PI.




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Re: BRADAR e os radares nacionais

#123 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 09, 2024 1:01 pm

Deixa ver se eu entendi. O M-200 Multimissão não é o segundo radar que seria desenvolvido a partir do M-200 Vigilante, que é a versão original e que foi inclusive testada aqui no Amazonas? Está tudo ao contrário?

Até onde consigo saber, o M-200V é o que vinha sendo desenvolvido, e o M-200MM seria a versão a seguir. Ou estou errado?

Ponto. O radar estar sem recursos para seguir seu desenvolvimento não me surpreende mais. Agora, o EB botar dinheiro em um radar contra-bateria quando nem terminou o AAe, aí já é complicado. :roll:




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Re: BRADAR e os radares nacionais

#124 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 10, 2024 1:50 am

Aim For The Top escreveu: Qui Ago 08, 2024 11:43 pm http://www.finep.gov.br/images/chamadas ... nexo_7.pdf

O M200 Multimissão está atrasado por falta de dinheiro, por isso a finep criou esta competição, ( feita para a embraer ganhar e continuar com o projeto)
O Radar SABER M200 MM, um projeto de P&D do Exército Brasileiro, foi
concebido para ser um radar de média altura (teto de 20 km) e longo alcance (200 km)
capaz de executar missões como Vigilância do espaço aéreo, Busca de alvos e Direção
de tiro. Dispondo de um hardware modular e configurável por software, este Radar
poderá executar ainda outras missões, como a de radar meteorológico ou de controle
de tráfego aéreo.
O projeto de P&D encontra-se na fase de construção dos subsistemas do
protótipo PO2, que será seguida pelas fases de integração e testes do produto final. Por
restrições orçamentárias, esta construção se limita, no momento, à produção de apenas
um dos quatro painéis primários previstos no projeto – cada painel cobre 90° em azimute
e, portanto, são necessários 4 painéis para que se tenha uma cobertura de 360°,
garantindo mais funcionalidade ao projeto. Além disso, faltam ainda diversos
equipamentos auxiliares, necessários ao uso real do Radar, tais como a plataforma de
transporte e o mobilizer para carregamento em aeronaves.
A finalização da P&D exige atualizações e alterações no projeto eletrônico para
melhor atender aos requisitos, bem como o desenvolvimento dos elementos faltantes,
de forma que o Radar possa ser testado em condições operacionais reais e, se for o
caso, sofrer reprojeto para correção de eventuais falhas encontradas durante os testes.
A Propriedade Intelectual (PI) do Radar M200 MM pertence ao Exército Brasileiro
(EB). Portanto, a eventual produção, pela empresa, do Radar M200 MM ou de seus
subsistemas, dependerá de acordo com o EB quanto à utilização desta PI.
Então o EB vai ter de comprar o conjunto completo dos indianos. Espero que eles oferecam os radares AESA deles para as Bias




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Re: BRADAR e os radares nacionais

#125 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 10, 2024 12:07 pm

Dos indianos ou de qualquer outro fornecedor.
Os radares da Embraer não tem viabilidade em menos de cinco anos, se houver verba.




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Re: BRADAR e os radares nacionais

#126 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2024 1:20 pm

Requisitos desejáveis:
• Produção de até 32 bandejas eletrônicas (já incluídas as 24 bandejas mencionadas acima).
Alguém sabe dizer o que seriam estas bandejas eletrônicas e para que servem?

O texto fala nos painéis dos módulos do radar, que são 4 por unidade-radar. No texto supra não localizei o conteúdo sobre estas bandejas eletrônicas, no caso as 24 citas acima no destaque.

Qual o valor da verba para esta fase do desenvolvimento do M-200 MM?

A versão M-200 Vigilante já teve finalizado seu desenvolvimento e homologada a sua produção? A pergunta é cabível no sentido de que, até o momento, não houve qualquer comunicado oficial do EB em relação a esta versão do radar. Não ao menos desde junho de 2023.

No mais, há a requisição para uma viatura transporte com capacidade de carga de 15 ton, podendo levar um shelter de 20 pés, ou 6 metros. A VW possui veículo da série Constellation capaz de fazer isso, em 6x6, 8x8, 10x10 como os que o exército possui. Mas outros modelos podem ser escolhidos mais a frente, como é o caso dos Tatra, uma vez que o programa deslanche de vez.

https://qgdoautomovel.com/wp-content/uploads/2022/01/VW-Constellation-41460-a-maior-capacidade-de-carga-dos-chassis-rigidos-da-marca-01-1400x1050.jpghttps://transportemundial.com.br/wp-content/uploads/2017/03/const-txt3_620x467.jpg

https://th.bing.com/th/id/R.e5d4e0f07a07b9ae14a3ae94bb047f56?rik=wG9W8npg0iGdWQ&riu=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-lHfGnjEYM6E%2FVTLb-WxihsI%2FAAAAAAAACw4%2F_8P0WcUl7Cs%2Fs1600%2FDSC002830-COM-CORTE.jpg&ehk=xwysxOFNFSwE1MPOjT2chLgqS9XJjl6LiDLJcVA4iII%3D&risl=&pid=ImgRaw&r=0
VW Constallations 6x6 nas cores de exército




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Re: BRADAR e os radares nacionais

#127 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 07, 2024 1:57 pm

Andei revendo alguns dos projetos estratégicos do EB e, em relação a radares, temos uma demanda relativamente grande de modelos e OM a serem equipadas com este tipo de sistema.

Mesmo com a Embraer dispondo de apenas 4 modelos, sendo dois operacionais, e 2 ainda em desenvolvimento, temos capacidade de apor a estes projetos o espaço necessário para manter suas linhas de produção abertas por anos a fio.

Modelos em produção:

1. M-20 Sentir - Radar Vigilância Terrestre
2. M-60 - Radar de Vigilância Aérea Baixa Altura

Modelos em Desenvolvimento\Projeto:

1. Radar de Vigilância Aérea - M-200 V
2. Radar de Vigilância Aérea e Guiamento - M-200 MM
3. Radar de Vigilância Terrestre
4. Radar Busca de Alvos (contrabateria)
5. Radar Multimissão

Existe também, em tese, espaço para outros tipos de radares, especificamente para emprego na AAe das OM de cav e inf mec, além da cav bdla, assim que forem aprovados os requisitos finais, e pari passo o RFI\RFQ, para a VBC AAe Guarani e a nova VBC AAe SL em substituição aos Guepard. Mas esta é uma alternativa a longuíssimo prazo, embora se espere que as viaturas acima tenham sua introdução até o fim da presente década, e começo da próxima. O conjunto TORC30 + radar e C4ISR nacional é algo que precisa ser pensado a sério em minha opinião.

Em que pese as restrições orçamentárias que imperam sobre o exército, consegui identificar algumas questões pontuais em que os radares da Embraer devem\podem ser empregados desde já.

1. SISFRON

2. VBCOAP SR - GAC Cav Mec \ GAC Inf Mec

3. M-109A5 BR+ \ M109A5 - GAC Cav Blda \ GAC AD

4. GMF - ASTROS 2020

5. Prog AAe Média\Grande Altura - GAAe

6. Obuseiro 105mm - GAC Lv

7. Obuseiro 155mm - GAC AD \ GAC Bda

8. Projeto RECOP

9. BIA Busca Alvos

Cada um dos projetos acima é capaz de absorver desde algumas unidades até dezenas dos radares acima relacionados, de forma que o EB apresenta demandas mais que suficientes para suscitar a produção de cada modelo.

Apenas para citar como exemplo, o desdobramento do SISFRON na região norte, que é a maior linha de fronteira do país, com mais de 10 mil km de extensão, irá demandar uma séria de aquisições materiais pouco vistas em algum momento da história verde-oliva. Apenas o aparelhamento dos PEF, hoje entre 25 a 28 unidades, a aquisição de M-20 Sentir e\ou M-60 irá suscitar coisa de meia centena de radares, pelo menos. E os radares não vem sozinhos, já que sua operação demanda uma série de investimentos, também, em sistemas e subsistemas de C4I adjacentes e fornecidos pela Embraer - EDS.

Enfim, o Brasil pelo que se pode ver somente em relação à sua força terrestre, tem mais do que capacidade, e necessidade, de arbitrar o desenvolvimento dos sistemas de radar de que necessita. Podemos fazer isso em prazos visíveis e racionais, mas, a julgar pela realidade, em que Defesa não é assunto digno de nota ou importância em nenhum dos corredores do poder político em Brasília, acabaremos com certeza tendo de lançar mão de soluções de continuidade, ou meia boca mesmo, o que impactará inevitavelmente na capacidade de PDI não só da Embraer neste setor, como de toda a cadeia industrial e logística à sua volta. A BIDS com certeza agradece.




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