Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Enviado: Qui Dez 19, 2013 2:38 pm
Monoposta e biposta.Brasileiro escreveu:Haverá versão monoposta ou todos os nossos Gripen NG serão de dois lugares?
abraços]
Monoposta e biposta.Brasileiro escreveu:Haverá versão monoposta ou todos os nossos Gripen NG serão de dois lugares?
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Posso estar desatualizado, mas nunca vi o alerta com 4 mísseis, sendo 2 BVR. Só vi até agora com 2 WVR.Brasileiro escreveu:Vinicius, não precisa ser tão "humilde"Vinicius Pimenta escreveu:No NOSSO caso, tipicamente serão 2 A-Darter OU 2 MAA-1B + 2 tanques. Alguém já viu a FAB ficar voando com 6 mísseis em um caça a troco de nada?
Agora, se fosse uso real em conflito, eu chutaria uma configuração de 2 A-Darter + 2 (com possibilidade de +2 = 4) Meteor + 2 Tanques. É preciso lembrar que, embora um caça possa levar diversos armamentos, ele vira uma bigorna voadora quando totalmente carregado. Ou seja, é preciso analisar o custo-benefício de acordo com a missão.
O dia que o Gripen NG tiver que sair com 6/7 mísseis e 2 tanques é porque a situação vai estar beeem tensa.
Já hoje, em tempos de F-5M, estes caças ficam em alerta com 4 mísseis, 2 P-IV + 2 Derby. Acredito que os nossos Gripens deverão ficar de prontidão nesta mesma configuração, ou seja, 2 WVR + 2 BVR.
abraços]
Bem, pra quem vai projetar seus próprios subs, projetar seus caças não é nada demaisVinicius Pimenta escreveu:Converter um caça que nasceu para operar de terra em caça naval é uma tarefa que dificilmente compensa o custo/benefício. As modificações são muito consideráveis. Fazer componentes mais resistentes à corrosão, reforçar trem de pouso, adaptar aparelho de parada é só parte da tarefa - e mesmo que fosse só isso, não é nada simples fazê-lo. É praticamente um projeto de avião novo. Muda muita coisa, muda centro de gravidade, a disposição interna dos equipamentos, muda toda a parte estrutural e mesmo aviônicos.
Sendo assim, eu sugiro que a MB se movimente para tentar ver a viabilidade do Sea Gripen enquanto o NG está em projeto. Depois de pronto vai ser mais complicado.
Vinicius Pimenta escreveu:Converter um caça que nasceu para operar de terra em caça naval é uma tarefa que dificilmente compensa o custo/benefício. As modificações são muito consideráveis. Fazer componentes mais resistentes à corrosão, reforçar trem de pouso, adaptar aparelho de parada é só parte da tarefa - e mesmo que fosse só isso, não é nada simples fazê-lo. É praticamente um projeto de avião novo. Muda muita coisa, muda centro de gravidade, a disposição interna dos equipamentos, muda toda a parte estrutural e mesmo aviônicos.
Sendo assim, eu sugiro que a MB se movimente para tentar ver a viabilidade do Sea Gripen enquanto o NG está em projeto. Depois de pronto vai ser mais complicado.
Creio que o Brasil deveria optar pela lógica de uso do Gripen, que é decolar de 1 lugar e pousar em outro, uma cópia do que a Suécia faz, com a diferença de que não precisamos escavar nenhuma montanha para esconder o avião, basta que mais bases da FAB sejam dotadas de condições minimas de abastecimento e até re-armamento, e assim, o avião não precisa carregar o combustível extra, o que aumenta o rcs do avião.Vinicius Pimenta escreveu:Posso estar desatualizado, mas nunca vi o alerta com 4 mísseis, sendo 2 BVR. Só vi até agora com 2 WVR.Brasileiro escreveu: Vinicius, não precisa ser tão "humilde"
Já hoje, em tempos de F-5M, estes caças ficam em alerta com 4 mísseis, 2 P-IV + 2 Derby. Acredito que os nossos Gripens deverão ficar de prontidão nesta mesma configuração, ou seja, 2 WVR + 2 BVR.
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Inclusive, acho que em tempos de paz não faz sentido manter o alerta com BVR, visto que obrigatoriamente deverá haver uma interceptação e contato visual com o alvo, já que o abate é só em último caso.
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Enfim, acho que poderíamos utilizar esse tópico para um raio-x do Gripen NG, dos componentes e de quais áreas seriam interessantes o Brasil se interessar mais.
.nveras escreveu:Eu leio os posts e não acredito no que vejo. Parece que vcs não moram ou não conhecem um país abaixo da linha do equador. São trinta e seis caças e olhe lá. Caça naval é A4 até virarem peça de museu. Bastou uma decisão, mesmo após 10 anos, e os foristas acionaram o modo "viagem na maionese" ON.
Em termos de projeto um caça moderno é consideravelmente mais complicado que um submarino moderno. Um sub até inclui mais detalhes no que respeita a equipamentos e instalações, mas todos os seus sistemas são bem mais simples (com exceção da eventual propulsão nuclear), não dá para comparar por exemplo um motor diesel ou elétrico com uma turbina aeronáutica, ou um mastro fotônico (na verdade apenas um nome bonito para câmeras instaladas em um mastro móvel) com um radar AESA. E um caça moderno precisa incluir todos os recursos de minimização de RCS e emissões eletromagnéticas e de IR, ao passo que o sub é preciso se preocupar apenas com a redução de ruído. E além de tudo as restrições de peso e espaço são bem menores.joao fernando escreveu:Bem, pra quem vai projetar seus próprios subs, projetar seus caças não é nada demais
henriquejr escreveu:Não duvido nada que, num futuro não muito distante, a MB opte pelo SH, para substituir seus atuais A4, e eles (Boeing) saibam disso! Não acredito que a MB esteja disposta a pagar pelo desenvolvimento do Sea Gripen, para adquirir 48 unidades. Dessa forma todos ficariam satisfeitos: A Embraer, que tem ja possui uma parceria com a Boeing, e agora com a SAAB; A SAAB, que entra como parceira da Embraer e já começa a criar uma parceria com a Boeing, para oferecer o Gripen no mercado americano; e a Boeing, com parcerias firmadas com Embraer e SAAB.
Um verdadeiro ménage à trois, como diriam os franceses...ahhh, os franceses!
Olha meu jovem, como acredito que seja. Não ofendi ninguém, não tratei ninguém mal, não discordei de ninguém , muito pelo contrário. Seja mais polido e menos áspero em sua respostas. Preze pelo bom ambiente no fórum e não entre de sola quando alguém brincar, principalmente quando esta pessoa estiver falando da mais pura REALIDADE, a qual ela já bem conhece há mais de 3o anos, contados dos vinte , quando ainda não sabia em que país vivia.gabriel219 escreveu:O Tópico está para debates livres sobre o programa Gripen BR e entre linhas, pode se debater qualquer coisa sobre o assunto. A opinião dos foristas aqui há de serem respeitadas, mesmo que não concorde.
Quem falava em F-X2 também viajava na maionese e agora?
Esse é o nosso problema, se alguém fala em avanço é viajar na maionese. Bom mesmo é falar sobre regresso.
O desenvolvimento do Sea Gripen deverá ser MUITO MAIS BARATO que o desenvolvimento do Gripen NG.FCarvalho escreveu:Eu tenho cá para mim que 48 undes não pagam o desenvolvimento do Sea Gripen. Mas seria até natural, já que os novos caças da MB só devem chegar por volta de 2028, junto com novo NAe, que FAB e MB unissem forças para o desenvolvimento, por exemplo, de um FS2020 nacional, assim resolvendo em termos o problema de demanda que justificasse a inciativa do projeto, e mesmo, firmar-se uma qtde que permitisse pagamento e o retorno dos investimentos feitos no mesmo.henriquejr escreveu:Não duvido nada que, num futuro não muito distante, a MB opte pelo SH, para substituir seus atuais A4, e eles (Boeing) saibam disso! Não acredito que a MB esteja disposta a pagar pelo desenvolvimento do Sea Gripen, para adquirir 48 unidades. Dessa forma todos ficariam satisfeitos: A Embraer, que tem ja possui uma parceria com a Boeing, e agora com a SAAB; A SAAB, que entra como parceira da Embraer e já começa a criar uma parceria com a Boeing, para oferecer o Gripen no mercado americano; e a Boeing, com parcerias firmadas com Embraer e SAAB.
Um verdadeiro ménage à trois, como diriam os franceses...ahhh, os franceses!
Como já coloquei, FAB e MB teriam, na teoria, uma demanda para cerca de 210 caças em conjunto no longo prazo. Investir no Sea Gripen só será razoável se a FAB deixar de lado o projeto de um 5a G, e ampliar a compra de mas GRIPEN NG, o que não parece ser o caso, vide a fala do MD ontem a tarde.
Até agora, pelo que entendo do que foi falado, o Gripen NG é o verdadeiro tampão do FX-2. O principal virá depois.
Assim espero.
abs.