COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#121 Mensagem por Ckrauslo » Ter Set 02, 2014 12:01 am

FCarvalho escreveu:O problema é que até hoje o EB, não sei lá porque, insiste em permanecer agarrado sumariamente a um padrão único que simplesmente não satisfaz todas as necessidades de camuflagem do território nacional. E parece não acompanhar a evolução da questão junto a cena internacional.

E pior. Na modernização dos uniformes, o interesse maior parece recair mais sobre aspectos qualitativos de corte e produção dos mesmos do que sobre a capacidade destes em encobrir o soldado no terreno.

Até os coturnos estão sendo pensados em relação a identificação da tropa quanto a suas funções e regiões de atuação do que propriamente quanto a sua operacionalidade.

É só olhar. Temos no sul tropas que podem atuar em áreas de frio, e não raro hoje em dia, com neve, e não possuímos sequer um estudo para dotação de uniformes para embate em região com neve, para as tropas do sul. Simplesmente este fenômeno, que cada vez mais se torna frequente na região sul está sendo solenemente ignorado pelo EB, como se isso não fosse um problema a ser minimamente observado em questão.

Bem, fazer o quê... :roll:

abs.
Carvalho um general americano não estou lembrado agora o nome, mas é o mesmo general que esteve presente no video do Força comandos que postei a não muitos dias disse, que a camuflagem do Exercito brasileiro é uma das melhores para seu Teatro operacional, ela funciona aqui e camufla muito bem os combatentes o que conta é isso, o que deve ser melhorado é o corte dos uniformes em si "E já esta sendo" e as forças armadas tem outras "camuflagens" no padrão lizard se possue uma camuflagem para deserto, e neve... e elas também funcionam muito bem, e lembra até o DPM britanico que ainda é usado e também é algo antigo...não tem que ficar se mudando de camuflagens se aquelas funcionam bem... ainda mais um pais que não tem tanto dinheiro para gastar nessas areas como o nosso..não ponham a carroça a frente do boi

Kept you waiting, huh?
cehsarus
Júnior
Júnior
Agradeceram: 20 vezes

#122 Mensagem por cehsarus » Ter Set 02, 2014 1:34 am

FCarvalho escreveu:O problema é que até hoje o EB, não sei lá porque, insiste em permanecer agarrado sumariamente a um padrão único que simplesmente não satisfaz todas as necessidades de camuflagem do território nacional. E parece não acompanhar a evolução da questão junto a cena internacional.

E pior. Na modernização dos uniformes, o interesse maior parece recair mais sobre aspectos qualitativos de corte e produção dos mesmos do que sobre a capacidade destes em encobrir o soldado no terreno.

Até os coturnos estão sendo pensados em relação a identificação da tropa quanto a suas funções e regiões de atuação do que propriamente quanto a sua operacionalidade.

É só olhar. Temos no sul tropas que podem atuar em áreas de frio, e não raro hoje em dia, com neve, e não possuímos sequer um estudo para dotação de uniformes para embate em região com neve, para as tropas do sul. Simplesmente este fenômeno, que cada vez mais se torna frequente na região sul está sendo solenemente ignorado pelo EB, como se isso não fosse um problema a ser minimamente observado em questão.

abs.
Ignorado não está...

Imagem

japona impermeável e respirável, e segunda pele...

quanto a mudança no padrão da camuflagem vai ser feita uma uma votação... RSSS

mas veja aí quem foi a favor de manter...

Imagem

"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 458 vezes
Agradeceram: 247 vezes

#123 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Set 02, 2014 8:00 am

Ckrauslo escreveu:

abs.
Carvalho um general americano não estou lembrado agora o nome, mas é o mesmo general que esteve presente no video do Força comandos que postei a não muitos dias disse, que a camuflagem do Exercito brasileiro é uma das melhores para seu Teatro operacional, ela funciona aqui e camufla muito bem os combatentes o que conta é isso, o que deve ser melhorado é o corte dos uniformes em si "E já esta sendo" e as forças armadas tem outras "camuflagens" no padrão lizard se possue uma camuflagem para deserto, e neve... e elas também funcionam muito bem, e lembra até o DPM britanico que ainda é usado e também é algo antigo...não tem que ficar se mudando de camuflagens se aquelas funcionam bem... ainda mais um pais que não tem tanto dinheiro para gastar nessas areas como o nosso..não ponham a carroça a frente do boi
Por melhor que seja o padrão de camuflagem, não dá para ser o melhor para ambientes muito diferentes. O padrão do EB pode ser muito bom para a maior parte do País, mas não para todo o País. Essa é a questão.

mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#124 Mensagem por mmatuso » Qua Set 03, 2014 9:33 pm

Cross escreveu:
FCarvalho escreveu:Quando é que vamos começar a pensar em camuflagem olhando mais o terreno, o combatente e o operacional do que a imagem institucional? :roll:

Simplesmente não dá para acreditar que em pleno século XXI ainda estejamos planejando uniformes e equipamentos como se estivéssemos na I GM.

Haja paciência.

abs.
O BOPE usa a camuflagem visando mais o efeito psicológico. Desde de tempo antigos um uniforme preto invoca temor. Vejamos por exemplo os Hospitaleiros e mais recentemente a Waffen SS.
Realmente, então vão ter que mudar essa música:

[003]

cehsarus
Júnior
Júnior

#125 Mensagem por cehsarus » Qui Set 04, 2014 3:58 pm

Imagem

Imagem

Aí o modelo de gandola que está em estudo.
Quem tiver críticas ou sugestões pode mandar direto pra Diretoria de Abastecimento: dabst.cce@colog.eb.mil.br
eu não gostei dos bolsos.

"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6011 vezes
Agradeceram: 3380 vezes

#126 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 04, 2014 5:52 pm

Ckrauslo escreveu:
FCarvalho escreveu:O problema é que até hoje o EB, não sei lá porque, insiste em permanecer agarrado sumariamente a um padrão único que simplesmente não satisfaz todas as necessidades de camuflagem do território nacional...
Olá Ckrausto.

Até onde saiba, só existem dois tipos de camuflado utilizados por tropa regulare no EB, e que são diferentes do camuflado de padrão, quer seja, o do 72o BtlInfMtrz (caatinga) além da Cia QBN da BgdaOpsEsp. Todas as demais tropas regulares utilizam o uniforme padrão, independente da arma.
Fora deste, novamente, até onde se sabe, apenas FE's tem 'permissão' para utilizar outros tipos de camuflado no exército.
O que tu mostraste aí em cima, são estudos e amostras que estão sendo feitos pelo CoLog, e que não necessariamente poderão ser aceitos e/ou definidos como um novo padrão.
Quanto ao fato de haver uma opinião comum em relação ao uso do padrão atual pelas tropas que citastes, isso já foi discutido aqui no DB e, como ficou claro no quadro demonstrado, o padrão atual é bom para ambiente de mata, o que não é, como nunca foi de fato, um constante homogênea de nossa vegetação.
É importante dizer que não estou aqui criticando por criticar este ou aquele uniforme ou padrão, mas observando que as escolhas que aparentemente estão sendo feitas aparentemente dizem muito mais respeito a manutenção de uma identidade visual das undes orgânicas da tropas em si do que visando realmente a proteção do soldado.
Tanto parece ser assim que até o presente momento o padrão do camuflado atual continua a ser homogeinizado para todas as tropas, independente de sua localização e/ou ambiente. Isto é o correto? Eu como leigo e estudioso do assunto, me parece que não. Ao menos contradiz o que se tem visto amplamente na cena internacional.
Como disse, mesmo os coturnos que estão sendo em vias de serem adotados hoje parecem obedecer mais um identificação formal/institucional da tropa do que propriamente atender critérios objetivos de operacionalidade.
Mas isso é apenas um leigo falando das coisas que vê e lê sobre esta questão. Posso estar obviamente errado em minhas opiniões quanto a isso.
Só espero sinceramente que tais considerações não passem despercebidas do alto cmdo do EB, da Eceme e da Esao, que em termos práticos são os responsáveis por pensar e nortar tais questões.
Até porque, se eu que sou leigo, e nada ou quase nada entendo disto, notei tais considerações que faço, que se dirá dos que labutam profissionalmente neste meio.
Assim espero.

abs.

Carpe Diem
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#127 Mensagem por Clermont » Qui Set 04, 2014 7:21 pm

Cross escreveu:Desde de tempo antigos um uniforme preto invoca temor. Vejamos por exemplo os Hospitaleiros.
Na verdade, os Hospitalários usavam hábitos negros porque seguiam a Regra da Ordem Agostiniana, cujos monges usavam tal estilo.

Imagem

Já, os Templários, usavam o hábito branco, pois seguiam o exemplo da Regra da Ordem Cisterciense.

Imagem

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#128 Mensagem por Alcantara » Sex Set 05, 2014 9:29 am

Clermont escreveu:
Cross escreveu:Desde de tempo antigos um uniforme preto invoca temor. Vejamos por exemplo os Hospitaleiros.
Na verdade, os Hospitalários usavam hábitos negros porque seguiam a Regra da Ordem Agostiniana, cujos monges usavam tal estilo.

Imagem

Já, os Templários, usavam o hábito branco, pois seguiam o exemplo da Regra da Ordem Cisterciense.

Imagem
Humm... interessante, Clermont.
"A bove majore discit arare minor"!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#129 Mensagem por Ckrauslo » Sex Set 05, 2014 2:28 pm

cehsarus escreveu:Imagem

Imagem

Aí o modelo de gandola que está em estudo.
Quem tiver críticas ou sugestões pode mandar direto pra Diretoria de Abastecimento: dabst.cce@colog.eb.mil.br
eu não gostei dos bolsos.
Esses bolsos são bem melhores que os atuais lhe garanto...deixe as criticas ao uniforme para o pessoal que esta usando ele em santa maria

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#130 Mensagem por Ckrauslo » Sex Set 05, 2014 2:32 pm

FCarvalho escreveu:
Ckrauslo escreveu: Carvalho um general americano não estou lembrado agora o nome, mas é o mesmo general que esteve presente no video do Força comandos que postei a não muitos dias disse, que a camuflagem do Exercito brasileiro é uma das melhores para seu Teatro operacional, ela funciona aqui e camufla muito bem os combatentes o que conta é isso, o que deve ser melhorado é o corte dos uniformes em si "E já esta sendo" e as forças armadas tem outras "camuflagens" no padrão lizard se possue uma camuflagem para deserto, e neve... e elas também funcionam muito bem, e lembra até o DPM britanico que ainda é usado e também é algo antigo...não tem que ficar se mudando de camuflagens se aquelas funcionam bem... ainda mais um pais que não tem tanto dinheiro para gastar nessas areas como o nosso..não ponham a carroça a frente do boi
Olá Ckrausto.

Até onde saiba, só existem dois tipos de camuflado utilizados por tropa regulare no EB, e que são diferentes do camuflado de padrão, quer seja, o do 72o BtlInfMtrz (caatinga) além da Cia QBN da BgdaOpsEsp. Todas as demais tropas regulares utilizam o uniforme padrão, independente da arma.
Fora deste, novamente, até onde se sabe, apenas FE's tem 'permissão' para utilizar outros tipos de camuflado no exército.
O que tu mostraste aí em cima, são estudos e amostras que estão sendo feitos pelo CoLog, e que não necessariamente poderão ser aceitos e/ou definidos como um novo padrão.
Quanto ao fato de haver uma opinião comum em relação ao uso do padrão atual pelas tropas que citastes, isso já foi discutido aqui no DB e, como ficou claro no quadro demonstrado, o padrão atual é bom para ambiente de mata, o que não é, como nunca foi de fato, um constante homogênea de nossa vegetação.
É importante dizer que não estou aqui criticando por criticar este ou aquele uniforme ou padrão, mas observando que as escolhas que aparentemente estão sendo feitas aparentemente dizem muito mais respeito a manutenção de uma identidade visual das undes orgânicas da tropas em si do que visando realmente a proteção do soldado.
Tanto parece ser assim que até o presente momento o padrão do camuflado atual continua a ser homogeinizado para todas as tropas, independente de sua localização e/ou ambiente. Isto é o correto? Eu como leigo e estudioso do assunto, me parece que não. Ao menos contradiz o que se tem visto amplamente na cena internacional.
Como disse, mesmo os coturnos que estão sendo em vias de serem adotados hoje parecem obedecer mais um identificação formal/institucional da tropa do que propriamente atender critérios objetivos de operacionalidade.
Mas isso é apenas um leigo falando das coisas que vê e lê sobre esta questão. Posso estar obviamente errado em minhas opiniões quanto a isso.
Só espero sinceramente que tais considerações não passem despercebidas do alto cmdo do EB, da Eceme e da Esao, que em termos práticos são os responsáveis por pensar e nortar tais questões.
Até porque, se eu que sou leigo, e nada ou quase nada entendo disto, notei tais considerações que faço, que se dirá dos que labutam profissionalmente neste meio.
Assim espero.

abs.
Na realidade existe, E são mais utilizados fora do pais, a exemplo a camuflagem lizard em deserto, esta sendo utilizada no oriente medio "Sim temos tropas lá, se não me engano navais"

Kept you waiting, huh?
cehsarus
Júnior
Júnior

#131 Mensagem por cehsarus » Sex Set 05, 2014 2:49 pm

Ckrauslo escreveu: Esses bolsos são bem melhores que os atuais lhe garanto...deixe as criticas ao uniforme para o pessoal que esta usando ele em santa maria
O modelo que estão testando em Santa Maria é diferente, os bolsos são horizontais e abertos com zíper,

e a hora de emitir críticas é agora e aberto ao público. Melhor emitir opinião agora que está em estudos, e que existe um canal para isso, que depois ficar chorando.

Dilbert
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

#132 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 05, 2014 2:51 pm

Ainda digo mais! Dei uma pesquisada e sugerem que a área desértica no litoral Nordestino, entre Natal e São Luís (inclusive com Dunas), estão expandindo.

Se isso for verdade, atualmente, precisamos de 5 tipos de uniformes:
Um padrão, para áreas de matas, selvas e florestas;
Outro para a Caatinga;
Outro para neve nas serras Gaúchas;
Outro para áreas urbanas; e
Desértica para as áreas entre Natal e São Luís.

Na minha opinião, gostaria muito de ver o EB dotado dos uniformes da Pencott, na minha opinião, os melhores para nós. Greenzone para o grosso da tropa (uma versão mais escura para tropas de Selva), Badlands (Caatinga, modificando incluindo um tom marrom-cinzento), Sandstorm (tropas localizadas entre Natal e São Luís), Metropolis (para tropas em regiões urbanas) e Snowdrift (para tropas nas serras Gaúchas).

Abs.

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#133 Mensagem por wagnerm25 » Sex Set 05, 2014 3:52 pm

gabriel219 escreveu: Outro para neve nas serras Gaúchas;

Abs.
Sério isso? Cai três pingos de neve a cada dois anos.

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

#134 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 05, 2014 6:17 pm

wagnerm25 escreveu:
gabriel219 escreveu: Outro para neve nas serras Gaúchas;

Abs.
Sério isso? Cai três pingos de neve a cada dois anos.
Pesquise os dados meteorológicos!

As incidências de neve e geada estão acontecendo muito nos últimos anos e aumentando ainda mais. Este ano tivemos geadas quase todos os meses e incidência de neve apenas vez em intensidade, não só nas serras, onde ocorrem por várias vezes.

Quem assiste o mínimo de jornal vê isso. O EB inclusive mandou alguns Combatentes para fazer curso na Argentina em cenário de neve.

Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Set 05, 2014 6:33 pm, em um total de 1 vez.
Duka
Avançado
Avançado
Agradeceu: 362 vezes
Agradeceram: 160 vezes

#135 Mensagem por Duka » Sex Set 05, 2014 6:23 pm

gabriel219 escreveu:
wagnerm25 escreveu: Sério isso? Cai três pingos de neve a cada dois anos.
Pesquise os dados meteorológicos!

As incidências de neve e geada estão acontecendo muito nos últimos anos e aumentando ainda mais. Este ano tivemos geadas quase todos os meses e incidência de neve cerca de 7 vezes, não só nas serras, onde ocorrem por várias vezes.

Quem assiste o mínimo de jornal vê isso. O EB inclusive mandou alguns Combatentes para fazer curso na Argentina em cenário de neve.
Padrão de neve não tem sentido algum no EB. Quando neva (1 ou 2 vezes por ano quando muito em pouquíssimos locais do RS/SC) geralmente não chega a acumular. Só acumula um pouco se nevar durante a noite, sendo que a neve vai embora logo no início da manhã.

Fonte: Eu, nascido e criado na serra gaúcha.

Abraços
Responder