Produtos fabricados com tecido especial para militares saem de Joinville
Döhler faz artigos com 100% de impermeabilidade e de invisibilidade noturna
Andar pela área de acabamento da fábrica de tecidos Döhler é ver máquinas capazes de desenvolver diferentes cores e texturas. São toalhas de mesa e banho, panos para cortinas, sofás e lençóis. Mas entre flores, desenhos infantis e padronagens, a estampa camuflada chama a atenção.
Quem está acostumado com a ideia de que a marca produz artigos para a casa pode não imaginar que os mesmos equipamentos responsáveis pelos produtos usados no cotidiano têm importância estratégica para as Forças Armadas do Brasil.
O tecido que destoa dos demais na fábrica faz parte de um lote encomendado pelas Forças Armadas. Vai ser usado para produzir jaquetas com alto poder de impermeabilização: retém até 100% de líquidos e vento por um período muito superior ao dos materiais geralmente usados, suportando até 14 horas de exposição.
— Somos a única fabricante nacional deste tipo de tecido, que surgiu por meio do estudo de roupas para esquiar ou velejar. Ele tem uma diferença gritante na capacidade de manter uma sensação confortável para quem está sob chuva e frio —, afirma o diretor comercial da empresa, Carlos Alexandre Döhler, que diz já ter testado pessoalmente este tipo de tecido.
Döhler conta que para chegar ao produto foram utilizadas tecnologias já existentes, usadas em toalhas de mesa, por exemplo, e que o principal desafio da empresa foi manter o efeito de impermeabilização por mais tempo.
O mesmo departamento de estudo e desenvolvimento de produtos da marca, que envolve até 12 pessoas quando surgem novos desafios, conseguiu ainda criar o
único tecido da América do Sul com invisibilidade noturna. Um segredo militar que já era detido por nações com maior poder bélico, como os Estados Unidos, e precisou de tempo para ser desvendado pelo time da Döhler para abastecer os militares brasileiros.
— Foram dois anos de estudo. Não apenas para descobrir como fazer, mas para tornar a tecnologia economicamente viável, sem a necessidade de compra de grandes equipamentos e que possa ser adaptado a nossa capacidade de produção —, explica.
Tanta pesquisa resultou em duas inovações que podem ser usadas em um mesmo produto. A primeira é a camuflagem, uma combinação específica de cores que torna a roupa invisível ao olho nu no ambiente de floresta. A outra tecnologia distorce a visão por raios infravermelhos, transformando a silhueta do soldado em apenas um borrão de calor.
A graça está no desafio
Para ser fornecedora das Forças Armadas a Döhler passa por certificações periódicas e tem vários “segredos”. Os militares analisam os processos de fabricação e verificam se, em caso de necessidade como em um conflito, a empresa conseguiria suprir alta da demanda em um curto espaço de tempo. Além disso, especificações em relação aos tecidos são mantidas em sigilo.
Segundo o diretor comercial, os produtos não são desenvolvidos por serem “economicamente interessantes”, mas “pelo simples desafio de fazer”.
— Através das pesquisas nos laboratórios, passamos a deter a tecnologia, além de ser destaque pela inovação. Isso ajuda na nossa evolução. A curiosidade fomenta a tecnologia —, diz.
— Também fabricamos os tecidos para os uniformes usados no dia a dia. Ainda assim, os volumes são pequenos – menos de 1% da produção –, o que facilita encontrar espaço na produção. São produzidos de acordo com a necessidade, e não estão incluídos no planejamento ou orçamento da empresa —, complementa.
O potencial de vendas do produto é limitado. Döhler lembra que, por ser uma questão de estratégia militar, cada país costuma defender seus fornecedores internos, dificultando a exportação.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/ ... 330852.xml