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Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 6:38 pm
por rodrigo
Não deixa de ser impressionante a capacidade norte-coreana, e triste saber que investem tanto em armamento com seu povo faminto morrendo.

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 7:55 pm
por WalterGaudério
rodrigo escreveu:Não deixa de ser impressionante a capacidade norte-coreana, e triste saber que investem tanto em armamento com seu povo faminto morrendo.
Báh! ditadura comuna é isso aí. Sobre o fato em si, e analisando novamente o material postado pelo skyway, fica nítido ter sido um torpedo atingindo o compartimento de MCPs, justamente de onde se gera a maior parte do NRI de uma embarcação. A pergunta que permanece é se foi uma explosão sub-casco ou de impacto direto.

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 8:30 pm
por WalterGaudério
Skyway escreveu:Foi difícil achar fotos de todas as peças no mesmo ângulo, mas fuxicando a internet inteira, consegui.

Ta aí o comparativo:
http://img62.imageshack.us/img62/3632/corvetacheonancomparati.jpg

http://img686.imageshack.us/img686/900/cheonancores.jpg


E muitas outras fotos interessantes:
http://img215.imageshack.us/img215/8026/cheonanproa.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041506370001300_P2.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041507810001300_P2.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041507750001300_P2.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041506330001300_P2.jpg
Primeiramente, obrigado por postar e fazer a edição skyway. Qdo. eu for ao Rio Novamente me pague uma chrrascada no porcão de ipanema que eu aceito... :mrgreen: :shock:

Mas a jogada é a seguinte. A cheonan deveria estar no momento do impacto navegando em águas bem rasas, de não mais que uns 40/50m.


Explico. Pelo que consegui apurar na net. Os torpedos usados pelos norte-coreanos são baseados na tecnologia dos torpedos MK-14 e MK37/NT 37C, disponível nas Marinhas do Japão e da Coréia do Sul. "conheço bem" os torpedos serie 37 pois foram usados no Brasil pela MB a bordo dos Oberons/Humaitás. Além disso eu freqüentemente, dormia em cima de um deles...

Os torpedos desta série recebiam como parte da pré-setagem os limitadores de corrida, que basicamente eram o que o torpedo não deveria fazer durante sua corrida de ataque. Uma dessas coisas era a profundidade mínima de corrida. Em exercícios isso era arbitrado em 20m, embora raramente, raramente mesmo, se realizasse um exercício em águas tão rasas, pelo menos no Brasil. O que acontecia qdo. a função ecobatímetro do torpedo sondava menos de 20m de cota? ele ia subindo, simplesmente, se não houvesse uma pré-setagem de abortagem da corrida.

O que este torpedo norte -coreano foi fazendo foi exatamente isso, pois se a profundidade em que sua pistola de combate foi acionada, não estava a mais do que uns 10m abaixo do casco da Cheonan.(isso eu estou arbitrando considerando, um torpedo de 406mm) se por acaso foi um de 21pol. então o torpedo detonou a meros 10m do fundo do casco, não dando tempo da bolha de vácuo(ou pressão como queiram) atingir energia ótima. Pois se assim tivesse sido teria sobrado muito, mas muito pouco mesmo da Cheonan...

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 8:39 pm
por Junker
Segundo investigadores citados pela Yonhap, é quase certo que houve efeito "Bubble Jet" causado por um torpedo pesado. O interessante é que retiraram essa informação no segundo update da notícia. Acho que, no fim, vão varrer pra debaixo do tapete esse incidente.

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 8:42 pm
por Ilya Ehrenburg
WalterGaudério escreveu:
Skyway escreveu:Foi difícil achar fotos de todas as peças no mesmo ângulo, mas fuxicando a internet inteira, consegui.

Ta aí o comparativo:
http://img62.imageshack.us/img62/3632/corvetacheonancomparati.jpg

http://img686.imageshack.us/img686/900/cheonancores.jpg


E muitas outras fotos interessantes:
http://img215.imageshack.us/img215/8026/cheonanproa.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041506370001300_P2.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041507810001300_P2.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041507750001300_P2.jpg
http://img.yonhapnews.co.kr/photo/yna/YH/2010/04/15/PYH2010041506330001300_P2.jpg
Primeiramente, obrigado por postar e fazer a edição skyway. Qdo. eu for ao Rio Novamente me pague uma chrrascada no porcão de ipanema que eu aceito... :mrgreen: :shock:

Mas a jogada é a seguinte. A cheonan deveria estar no momento do impacto navegando em águas bem rasas, de não mais que uns 40/50m.


Explico. Pelo que consegui apurar na net. Os torpedos usados pelos norte-coreanos são baseados na tecnologia dos torpedos MK-14 e MK37/NT 37C, disponível nas Marinhas do Japão e da Coréia do Sul. "conheço bem" os torpedos serie 37 pois foram usados no Brasil pela MB a bordo dos Oberons/Humaitás. Além disso eu freqüentemente, dormia em cima de um deles...

Os torpedos desta série recebiam como parte da pré-setagem os limitadores de corrida, que basicamente eram o que o torpedo não deveria fazer durante sua corrida de ataque. Uma dessas coisas era a profundidade mínima de corrida. Em exercícios isso era arbitrado em 20m, embora raramente, raramente mesmo, se realizasse um exercício em águas tão rasas, pelo menos no Brasil. O que acontecia qdo. a função ecobatímetro do torpedo sondava menos de 20m de cota? ele ia subindo, simplesmente, se não houvesse uma pré-setagem de abortagem da corrida.

O que este torpedo norte -coreano foi fazendo foi exatamente isso, pois se a profundidade em que sua pistola de combate foi acionada, não estava a mais do que uns 10m abaixo do casco da Cheonan.(isso eu estou arbitrando considerando, um torpedo de 406mm) se por acaso foi um de 21pol. então o torpedo detonou a meros 10m do fundo do casco, não dando tempo da bolha de vácuo(ou pressão como queiram) atingir energia ótima. Pois se assim tivesse sido teria sobrado muito, mas muito pouco mesmo da Cheonan...
Olá Walter,

Sempre é um prazer ler as suas intervenções. Mas... Creio, ainda, que foi uma mina, a culpada.
Entretanto, no caso de ser um torpedo, cabe saber quem foi o transportador. Se for as lanchas submersíveis, então temos um torpedo leve. Se for um submarino da Classe Sang-O, teremos um torpedo pesado.

Agora, meu caro, se me permites: muita estranha essa história de dormir em cima de torpedo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 8:55 pm
por WalterGaudério
Ilya Ehrenburg escreveu:
WalterGaudério escreveu: Primeiramente, obrigado por postar e fazer a edição skyway. Qdo. eu for ao Rio Novamente me pague uma chrrascada no porcão de ipanema que eu aceito... :mrgreen: :shock:

Mas a jogada é a seguinte. A cheonan deveria estar no momento do impacto navegando em águas bem rasas, de não mais que uns 40/50m.


Explico. Pelo que consegui apurar na net. Os torpedos usados pelos norte-coreanos são baseados na tecnologia dos torpedos MK-14 e MK37/NT 37C, disponível nas Marinhas do Japão e da Coréia do Sul. "conheço bem" os torpedos serie 37 pois foram usados no Brasil pela MB a bordo dos Oberons/Humaitás. Além disso eu freqüentemente, dormia em cima de um deles...

Os torpedos desta série recebiam como parte da pré-setagem os limitadores de corrida, que basicamente eram o que o torpedo não deveria fazer durante sua corrida de ataque. Uma dessas coisas era a profundidade mínima de corrida. Em exercícios isso era arbitrado em 20m, embora raramente, raramente mesmo, se realizasse um exercício em águas tão rasas, pelo menos no Brasil. O que acontecia qdo. a função ecobatímetro do torpedo sondava menos de 20m de cota? ele ia subindo, simplesmente, se não houvesse uma pré-setagem de abortagem da corrida.

O que este torpedo norte -coreano foi fazendo foi exatamente isso, pois se a profundidade em que sua pistola de combate foi acionada, não estava a mais do que uns 10m abaixo do casco da Cheonan.(isso eu estou arbitrando considerando, um torpedo de 406mm) se por acaso foi um de 21pol. então o torpedo detonou a meros 10m do fundo do casco, não dando tempo da bolha de vácuo(ou pressão como queiram) atingir energia ótima. Pois se assim tivesse sido teria sobrado muito, mas muito pouco mesmo da Cheonan...
Olá Walter,

Sempre é um prazer ler as suas intervenções. Mas... Creio, ainda, que foi uma mina, a culpada.
Entretanto, no caso de ser um torpedo, cabe saber quem foi o transportador. Se for as lanchas submersíveis, então temos um torpedo leve. Se for um submarino da Classe Sang-O, teremos um torpedo pesado.

Agora, meu caro, se me permites: muita estranha essa história de dormir em cima de torpedo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Demorou... :lol: :lol: :lol: :lol: :!: :oops:

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 9:31 pm
por Skyway
De nada Walter! Mas deixa que o Porcão o CM paga, ele é rico e poderoso e fica se fingindo de comunista. :mrgreen:

Pelo que eu soube, não lembro onde li isso, mas a profundidade média da área onde a corveta afundou é de 15 metros.

Um abraço!

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 9:52 pm
por WalterGaudério
Skyway escreveu:De nada Walter! Mas deixa que o Porcão o CM paga, ele é rico e poderoso e fica se fingindo de comunista. :mrgreen:

Pelo que eu soube, não lembro onde li isso, mas a profundidade média da área onde a corveta afundou é de 15 metros.

Um abraço!
Cada vez mais cristalino...


Olha..., a 15m uma mina(dependendo de sua carga explosiva, óbvio) pode tb produzir o efeito que produziu na Cheonan. A prova dos noves é saber( e não dá para perceber isso nas fotos), se existe algum esterçamento longitudinal no casco, até pq uma parte dele foi para o espaço...

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Seg Abr 26, 2010 9:57 pm
por JL
Nosso com esse trabalho de montagem do Skyway e a explicação do Walter o fórum Defesa Brasil detonou, acredito que não tem no momento na net um trabalho deste porte.

Quantos aos torpedo peguei em um site, que a Coréia do Norte usa quatro tipos básicos de torpedos pesados: TIPO 53-59 e TIPO 53-56 modelos de projeto soviético de corrida reta, copiados pelos chineses e vendidos ou copiados pelos norte coreanos, haveria dois modelos acústicos passivos, que nem o Walter falou parecidos com o Mark 37, são torpedos de tecnologia chinesa, sendo eles o ET 80A com 7.300 m de alcance e o Yu 3G com alcance maior 12.000 m e 200 kg de cabeça de guerra.
Também foi levantada a hipótese de que os norte coreanos, acresceram uma espoleta magnética no modelo Yu 3G. Que tem sido apontado como a arma utilizada.

Os sul-coreanos pretendem encontrar fragmentos da arma no local para indicar a sua procedência.

Velocidade da Cheonan no momento 6,3 nós.

Mais um link sobre o assunto. Agência LUSA

http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showite ... d=10952459

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Ter Abr 27, 2010 7:53 pm
por Marino
North Korean torpedo 'most likely cause' of Chon An sinking
A North Korean torpedo is the most likely cause behind the mysterious sinking of a South Korean Navy corvette that occurred in the Yellow Sea (West Sea) on 25 March, according to Seoul's defence minister and non-government organisations working with secret informants based in the reclusive state. "Both torpedoes and mines are possible causes of the sinking, but I believe that there is a higher chance that torpedoes were the cause," South Korean Defence Minister Kim Tae-young said at a National Assembly session on 2 April

[first posted to http://jdw.janes.com - 09 April 2010]

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Ter Abr 27, 2010 8:19 pm
por Ilya Ehrenburg
Ainda aposto em uma mina, como causa da tragédia.

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Ter Abr 27, 2010 9:34 pm
por binfa
Junker escreveu:Segundo investigadores citados pela Yonhap, é quase certo que houve efeito "Bubble Jet" causado por um torpedo pesado. O interessante é que retiraram essa informação no segundo update da notícia. Acho que, no fim, vão varrer pra debaixo do tapete esse incidente.
Prezado Junker boa noite!

O tiozão aqui esta bem de memória (na realidade vagas lembranças :mrgreen: ), essa de varrer pra debaixo do tapete não é a primeira vez, veja artigo abaixo, tá certo que era a URSS mais a Coreia com respaldo dos USA c@g@r@m pra trás quanto ao ocorrido.....

Um forte abraço cordial

Sem qualquer defesa - 7 de setembro de 1983

269 pessoas a bordo de um Jumbo coreano são espatifadas em pleno vôo por um míssil soviético, em nome da soberania do território da URSS

- Vou lançar um míssil. O alvo é um avião da Korean Air Lines.
- Apontar para o alvo.
- Alvo na mira.
- Disparar.
- Alvo atingido.


Jamais se conhecerá, provavelmente, a identidade do piloto soviético que, a 10.000 metros de altitude, travou este terrível diálogo com um superior hierárquico estacionado numa base militar da Ilha Sacalina, uma das áreas mais secretas da União Soviética, às 3h26 da madrugada desta quinta-feira. Os nomes e patente por trás das duas vozes que falavam em russo talvez pudessem iluminar um dos muitos pontos obscuros que envolvem o massacre, em pleno céu, dos 269 passageiros e tripulantes do Boeing-747 da companhia civil Korean Air Lines que, vindos de Nova York, planejavam desembarcar em Seul, capital da Coréia, 2 horas e meia mais tarde - e acabaram pulverizados sem deixar traço, numa das mais chocantes tragédias da história recente da aviação.

Das vítimas, em contrapartida, sabe-se até demais - inutilmente. Quando o imenso Jumbo da KAL começou a rolar na pista do aeroporto Kennedy, em Nova York, pouco depois da meia-noite da última quarta-feira, os 244 passageiros do vôo 007 nada mais esperavam além de um longo vôo transpolar - a rota mais rápida, no topo do mundo, entre as duas cidades. Nove horas depois, quando o avião pousou em Anchorage, no Alaska, para se reabastecer de combustível, trocar seus 29 tripulantes e embarcar mais passageiros, eles estavam apenas no meio de sua viagem. Mas, nos pequenos projetos de cada um, valia a pena.

Jong Jin Lim, um motorista de táxi em Washington, ia encontrar-se com sua noiva em Seul, casar, passar a lua-de-mel na Coréia, e voltar em seguida para os Estados Unidos. O americano Neil GrenfelI, sua mulher Carol e as filhas Noelle e Stacey voltavam para a capital coreana, onde ele era diretor de uma subsidiária da empresa Kodak, depois de passar férias de verão em sua cidade natal de Rochester. A sexagenária Soja Son regressava ao lar, depois de despedir-se dos netos americanos nesta sua primeira viagem aos EUA proporcionada pelo filho, um médico coreano radicado em Cleveland.

O Jumbo tinha gente de meio mundo. Além de coreanos e americanos havia a bordo japoneses, filipinos, chineses, peruanos. No vôo estava também o membro mais conservador e anticomunista do Congresso americano, o deputado Lawrence McDonald, 48 anos, presidente da racista John Birch Society, que pretendia participar das comemorações do armistício que pôs fim à Guerra da Coréia, trinta anos atrás.

Silêncio de 23 horas - A 6.000 quilômetros de Anchorage, algumas centenas de pessoas haviam acordado cedo para aguardar a chegada do vôo 007 no Aeroporto Internacional Kimp’o, em Seul, às 6 horas da manhã. Mas o Boeing jamais chegou. Para os familiares aflitos começou a se desenrolar então, em câmara lenta, uma apavorante novela que termina com vestígios dos restos do avião nas profundezas do Mar do Japão. Para o resto do mundo, o estupor diante de tão intrigante violência internacional não foi menor. De Brasília a Paris, de Tóquio a Ottawa, instalou-se uma corrente de indignação e protesto contra o crime cometido nos céus, contra um avião comercial incapaz de se defender, pela União Soviética. Até mesmo nas alturas cósmicas atualmente percorridas pela nave espacial Challenger, os cinco cosmonautas americanos foram informados por telex da tragédia. E amigos do ativo senador americano Henry Jackson atribuíram sua morte, aos 71 anos, ao virulento e emocionado discurso por ele pronunciado 2 horas antes de ser levado às pressas ao hospital, no qual denunciou o "ato ignóbil e bárbaro da URSS contra a humanidade".

Até o final da semana, e apesar da disposição dos Estados Unidos e do Japão em vazar pouco a pouco alguns dos dados mais comprometedores para forçar o governo russo a falar sobre o selvagem fim do vôo 007 da KAL, o governo soviético se esquivava escandalosamente de fazer esclarecimentos coerentes. No primeiro comunicado divulgado pela agência soviética TASS - após 23 horas de impassível silêncio em relação ao incidente -, Moscou admitiu que despachara caças a jato para interceptar um "avião intruso" que violara seu espaço aéreo, sem reconhecer que havia atacado ou derrubado o avião coreano. Pelo contrário, limitou-se a dizer que o avião, não identificado, "não respondeu aos sinais de advertência dos caças soviéticos e continuou seu vôo na direção do mar do Japão".

Era uma versão no mínimo incompleta, e foram necessárias mais 24 horas para que a TASS se pronunciasse novamente - agora dizendo que o piloto do caça tentara estabelecer contato com o 747 usando sinais internacionais, seguidos de tiros de advertência com balas luminosas. O avião intruso, dizem os russos, teria então saído do espaço aéreo soviético, seguindo seu caminho rumo ao sul - e desaparecido a partir daí. Só no último parágrafo da nota, após uma série de ataques contra os "interesses propagandistas" dos EUA e insinuações de espionagem, o comunicado menciona que os círculos da liderança soviética "lamentam a perda de vidas humanas".

"Nenhuma tentativa de encobrimento muda a realidade", reagiu com expressão indignada o secretário de Estado americano George Shultz, valendo-se das informações que lhe tinham sido passadas pelo NSA em conjunto com os serviços de informação do Japão. "A União Soviética precisa aceitar a responsabilidade de ter derrubado um avião desarmado, tirando a vida de 269 seres humanos. O mundo está esperando que a URSS diga a verdade", completou. Nua e crua, a verdade não contém muitas nuanças. Seu ponto central está no fato de que o Jumbo da KAL foi abatido por mísseis soviéticos, conforme prova a gravação da conversa captada entre o caça que efetuou os disparos e a sua base em terra - desmentindo, assim, a versão da TASS de que o avião coreano desaparecera após deixar o espaço aéreo soviético.

Romeo 20 - À 1 hora da manhã da última quinta-feira, hora coreana, o Jumbo comercial começou a ser rastreado por radares soviéticos, depois de ter entrado no espaço aéreo da Península de Kamchatka, na URSS. Às 2h10, o piloto coreano Chung Byung-In comunicou à torre do Aeroporto de Tóquio, ponto de contato obrigatório depois de Anchorage: "Passamos bem ao sul de Kamchatka. Rota descrita como normal". Às 3h12, o piloto do caça soviético avisou sua base de que havia feito contato com o avião e mencionou que via as luzes de navegação do aparelho intruso. Três minutos mais tarde, o vôo 007 pediu permissão à torre de Tóquio para subir para 35 pés. Às 3h20 veio a resposta: "Confirmado, suba para 35.000 pés". Às 3h21, falando com sua base, um dos pilotos soviéticos que acompanhavam o Boeing coreano notificou sua altitude. Às 3h23, a torre de Tóquio ouviu a última palavra do piloto coreano, em que ele parecia começar a se identificar: "007", ecoou a voz, seguido se sons de estática.

Três minutos depois, o piloto russo notificou sua base que havia lançado um foguete e destruído o alvo. A partir daí, sucederam-se rapidamente os registros de que o avião da KAL não existia mais. Às 3h27, o Aeroporto de Tóquio ouviu estática incompreensível do Jumbo e, em seguida, silêncio. As 3h30 o radar de Tóquio registrou uma queda de 5.000 metros na altitude do Jumbo e, por fim, às 3h38 o avião desapareceu dos vídeos do radar japonês. Às 4h30 da madrugada, quase 1 hora após o disparo, a base soviética notificou que estava enviando vários aviões e navios para uma "missão de busca e salvamento" na região.

Por trás dessa cronologia fatal, surge uma floresta de indagações e dúvidas. Os mapas fornecidos pelo governo americano para linhas aéreas trazem uma advertência impressa em letra de fôrma num quadro que aponta para as Ilhas Sacalina: "Advertência - aviões que infringem o território fechado para navegação podem ser atacados sem aviso prévio". Como o Jumbo coreano conseguiu desviar-se de sua rota normal, inadvertidamente, em até 500 quilômetros? Não há explicação fácil. Anchorage, escala do Jumbo no Alaska, está ligada a Tóquio e Seul pela rota aérea chamada North Pac, ou Romeo 20 no jargão dos pilotos, de 80 quilômetros de largura e dividida em cinco corredores com alturas variáveis. No vôo fatídico, o Jumbo coreano estava utilizando o corredor mais próximo do espaço aéreo soviético, a apenas 24 quilômetros de distância das fronteiras da URSS naquela região.

Tempo suficiente - Quando um avião sai de Anchorage, os radares da Administração Federal da Aviação Civil dos EUA e a Força Aérea americana seguem seu curso na direção sul pelos primeiros 300 quilômetros de vôo. Sempre que estes radares detectam desvios do avião na direção da fronteira russa, eles o avisam, por rádio. Além dos 300 quilômetros iniciais após a escala do Alasca, os aviões passam a depender de seus próprios instrumentos de navegação, fazendo contatos
freqüentes por rádio com Anchorage, até a metade do caminho, e com a torre de controle do Aeroporto de Tóquio, na metade restante.

Segundo o último contato de rádio com os controladores de Anchorage, o vôo 007 corria normal. A Agência de Defesa do Japão, entretanto, afirma que seu radar já mostrou o Boeing coreano sobrevoando a secretíssima base soviética de PetropavIovsk, na península de Kamchatka, e atravessando a Ilha Sacalina, a centenas de quilômetros oeste da faixa R20, antes de ser derrubado. Até o final da semana, não havia qualquer sinal de que Anchorage ou Tóquio tivessem tentado contactar o piloto para avisá-lo de seu desvio de rota, nem indicações de que o piloto tivesse pedido ajuda ou soasse algum alarma.

Não era a primeira vez. Em abril de 1978, fazendo o mesmo vôo 007, um Boeing 707 da mesma linha coreana com 110 passageiros a bordo desviou-se tanto que penetrou 100 quilômetros de território soviético, chegando perto de Murmansk. Só então foi interceptado por caças soviéticos que, segundo testemunho dos passageiros, fizeram uma longa série de sinais de advertência antes de atirar contra a fuselagem e obrigá-lo a descer, provocando a morte de dois passageiros. O brigadeiro George Joseph Keegan, reformado, ex-chefe de Informações da Força Aérea americana, toma suas cautelas: "Nunca deixei de me surpreender pela falta de cuidado com que os pilotos coreanos se comportam quanto voam perto do espaço aéreo soviético", disse ele a VEJA na semana passada.

Na tragédia da semana passada, ao contrário, não há nenhum indício de que os russos tiveram a intenção de advertir o Jumbo coreano ou solicitar, mediante os sinais convencionais, que pousasse ou mudasse de rota. ''Alvo não consciente de que está sendo seguido, continuamos seguindo", diz um trecho do diálogo do piloto russo com sua base, divulgado na madrugada de sábado. Havia nuvens no céu, e era noite escura no momento do disparo do míssil, mas os russos estavam seguindo o Jumbo há mais de 2 horas com oito interceptadores - tempo suficiente para um verdadeiro show de acrobacia aérea de advertência.

Ordem de comando - A União Soviética, junto com outros 150 países é signatária do Acordo Internacional de Aviação Civil, que prescreve procedimentos muito claros em caso de violação de espaço aéreo. Por eles, o interceptador deve alcançar o avião intruso por trás, em seguida passa à sua direita e tenta comunicar-se por rádio. Se não houver resposta ou for impossível um entendimento, ele deve passar à esquerda, balançar as asas, inclinar-se, baixar seu trem de aterrissagem e, se estiver escuro, piscar todas as luzes de navegação e de pouso de seu aparelho. Este conjunto de sinais significa que o avião intruso deve acompanhar o interceptador e aterrissar na pista que lhe for indicada. Se ainda assim o intruso não atender às instruções, o caça poderá dar tiros de advertência ou fazer-lhe manobras à frente, obrigando-o a descer. Segundo o professor de Direito Internacional da Universidade de Columbia, Oliver Lissitzyn, o país invadido pode derrubar o invasor se nada disso funcionar e se houver "condições extraordinárias" - como suspeita de espionagem.

A preocupação dos soviéticos com penetração de seu espaço aéreo na rota transpolar não é nova. Partes importantes de seu sistema de defesa estão concentradas naquela área do Extremo Oriente. O dispositivo militar na região oriental envolve hoje um terço da força de defesa russa. Como a frota soviética do Pacífico - com seus 765 navios, metade dos quais nucleares, ela é a mais importante do país - tem um único ponto de saída, a defesa antiaérea na região, para evitar que este estreito seja minado, é colossal. O número de aviões em operação na área passou de 300, em 1966, para 1 700 hoje, e uma divisão do Exército com 20 000 homens está aquartelada na ilha Sacalina.

Até o final da semana, ainda havia divergências sobre as características do caça soviético que disparou o tiro mortal contra o Jumbo comercial - se foi um Mig 23, como afirmam os japoneses, ou um Sukhoi 15, como divulgaram os americanos em seus primeiros comunicados. Para o essencial da tragédia humana, isto não importa. Qualquer que seja o avião interceptador, ele segue as ordens de seu comando de terra, cuja autoridade é um órgão do Alto Comando. É este órgão, ao qual deve estar alocado um oficial-general, que analisa o "grau de ameaça" e decide o que deve ser feito. No Brasil ou na Itália, o comando aéreo ao qual caberia dar a ordem tem comunicação direta com o mais alto escalão militar do país. Nos Estados Unidos, o comando de desta aérea tem acesso telefônico direto com o presidente da República. No caso do Jumbo coreano, o seu prolongado rastreamento de mais de 2 horas teria permitido que fossem feitas consultas em vários níveis militares e políticos do poder soviético.

Tremendo de raiva - "Um caça é um extraordinário instrumento de guerra e nenhum comandante soviético permitiria que seu piloto tivesse liberdade de ação nessas circunstâncias", disse a VEJA o secretário de Defesa e ex-comandante Otan, Alexander Haig. "O Ministério das Relações Exteriores jamais daria uma ordem dessas, isso é coisa do Ministério da Defesa", opinava o desertor russo Arkady Chevchenko. Evocando sua experiência como assessor do chanceler Andrei Gromyko, Chevchenko era de opinião "a estas alturas Gromyko está roendo as unhas de raiva, totalmente constrangido, vendo seus esforços para restabelecer as relações com os Estados Unidos irem água abaixo".

Na verdade, não há muito o que o presidente Ronald Reagan possa - ou queira - fazer. Retornando antecipadamente de suas férias na Califórnia, ele mergulhou direto numa reunião de 2 horas na Casa Branca, na sexta-feira, antes da reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, para levantar alternativas de resposta à ação soviética que foram consideradas, por muitos de seus próprios eleitores, uma aberrante capitulação diante de um tenebroso crime comum. Para os 220 milhões de americanos, e para boa parte do resto do mundo, a derrubada de um familiar Jumbo 747, carregado de passageiros inocentes, toca muito mais de perto o dia-a-dia de cada um do que a invasão soviética no longínquo Afeganistão ou mesmo a dura repressão na Polônia, que pode ser vista como uma política de blocos. Numa frase cunhada pelo colunista Leslie Gelb, a derrubada de um avião comercial por um míssil é uma espécie e "Frankenstein em nosso quarto". A imagem não é imprópria diante da enormidade do que está em jogo. Pode haver terror maior do que viajar despreocupadamente de avião com a família, e estar à mercê de um míssil assassino que, por via de estatutos ou praxes incompreensíveis para o cidadão comum, tem o respaldo da jurisdição internacional? A percepção de que a segurança da pessoa humana foi pulverizada nos céus por considerações de defesa do território, como a brutal eliminação de 269 vidas deixou claro na semana passada, bem pode ser uma das visões mais aterradoras de nosso tempo.

Os protagonistas da história
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Su-15.png
Su-15

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/eb/KAL007747-2.png/800px-KAL007747-2.png
Boeing-747

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Qua Abr 28, 2010 9:33 am
por Wingate
Um grave incidente envolvendo Coréia do Norte/EUA, hoje esquecido:


http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Pueblo_%28AGER-2%29


Roberto

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Qua Abr 28, 2010 10:09 am
por EDSON
Skyway escreveu:De nada Walter! Mas deixa que o Porcão o CM paga, ele é rico e poderoso e fica se fingindo de comunista. :mrgreen:

Pelo que eu soube, não lembro onde li isso, mas a profundidade média da área onde a corveta afundou é de 15 metros.

Um abraço!
Parabéns pela demonstração e análise!

Como eu havia dito antes foi um torpedo, o pessoal tem que ter em mente que este tipo de situação acontece desde o cessar fogo.

Re: O afundamento da corveta Cheonan

Enviado: Qui Abr 29, 2010 5:35 am
por Rodrigoiano
binfa escreveu:
Junker escreveu:Segundo investigadores citados pela Yonhap, é quase certo que houve efeito "Bubble Jet" causado por um torpedo pesado. O interessante é que retiraram essa informação no segundo update da notícia. Acho que, no fim, vão varrer pra debaixo do tapete esse incidente.
Prezado Junker boa noite!

O tiozão aqui esta bem de memória (na realidade vagas lembranças :mrgreen: ), essa de varrer pra debaixo do tapete não é a primeira vez, veja artigo abaixo, tá certo que era a URSS mais a Coreia com respaldo dos USA c@g@r@m pra trás quanto ao ocorrido.....

Um forte abraço cordial

Sem qualquer defesa - 7 de setembro de 1983

269 pessoas a bordo de um Jumbo coreano são espatifadas em pleno vôo por um míssil soviético, em nome da soberania do território da URSS

- Vou lançar um míssil. O alvo é um avião da Korean Air Lines.
- Apontar para o alvo.
- Alvo na mira.
- Disparar.
- Alvo atingido.


Jamais se conhecerá, provavelmente, a identidade do piloto soviético que, a 10.000 metros de altitude, travou este terrível diálogo com um superior hierárquico estacionado numa base militar da Ilha Sacalina, uma das áreas mais secretas da União Soviética, às 3h26 da madrugada desta quinta-feira. Os nomes e patente por trás das duas vozes que falavam em russo talvez pudessem iluminar um dos muitos pontos obscuros que envolvem o massacre, em pleno céu, dos 269 passageiros e tripulantes do Boeing-747 da companhia civil Korean Air Lines que, vindos de Nova York, planejavam desembarcar em Seul, capital da Coréia, 2 horas e meia mais tarde - e acabaram pulverizados sem deixar traço, numa das mais chocantes tragédias da história recente da aviação.

Das vítimas, em contrapartida, sabe-se até demais - inutilmente. Quando o imenso Jumbo da KAL começou a rolar na pista do aeroporto Kennedy, em Nova York, pouco depois da meia-noite da última quarta-feira, os 244 passageiros do vôo 007 nada mais esperavam além de um longo vôo transpolar - a rota mais rápida, no topo do mundo, entre as duas cidades. Nove horas depois, quando o avião pousou em Anchorage, no Alaska, para se reabastecer de combustível, trocar seus 29 tripulantes e embarcar mais passageiros, eles estavam apenas no meio de sua viagem. Mas, nos pequenos projetos de cada um, valia a pena.

Jong Jin Lim, um motorista de táxi em Washington, ia encontrar-se com sua noiva em Seul, casar, passar a lua-de-mel na Coréia, e voltar em seguida para os Estados Unidos. O americano Neil GrenfelI, sua mulher Carol e as filhas Noelle e Stacey voltavam para a capital coreana, onde ele era diretor de uma subsidiária da empresa Kodak, depois de passar férias de verão em sua cidade natal de Rochester. A sexagenária Soja Son regressava ao lar, depois de despedir-se dos netos americanos nesta sua primeira viagem aos EUA proporcionada pelo filho, um médico coreano radicado em Cleveland.

O Jumbo tinha gente de meio mundo. Além de coreanos e americanos havia a bordo japoneses, filipinos, chineses, peruanos. No vôo estava também o membro mais conservador e anticomunista do Congresso americano, o deputado Lawrence McDonald, 48 anos, presidente da racista John Birch Society, que pretendia participar das comemorações do armistício que pôs fim à Guerra da Coréia, trinta anos atrás.

Silêncio de 23 horas - A 6.000 quilômetros de Anchorage, algumas centenas de pessoas haviam acordado cedo para aguardar a chegada do vôo 007 no Aeroporto Internacional Kimp’o, em Seul, às 6 horas da manhã. Mas o Boeing jamais chegou. Para os familiares aflitos começou a se desenrolar então, em câmara lenta, uma apavorante novela que termina com vestígios dos restos do avião nas profundezas do Mar do Japão. Para o resto do mundo, o estupor diante de tão intrigante violência internacional não foi menor. De Brasília a Paris, de Tóquio a Ottawa, instalou-se uma corrente de indignação e protesto contra o crime cometido nos céus, contra um avião comercial incapaz de se defender, pela União Soviética. Até mesmo nas alturas cósmicas atualmente percorridas pela nave espacial Challenger, os cinco cosmonautas americanos foram informados por telex da tragédia. E amigos do ativo senador americano Henry Jackson atribuíram sua morte, aos 71 anos, ao virulento e emocionado discurso por ele pronunciado 2 horas antes de ser levado às pressas ao hospital, no qual denunciou o "ato ignóbil e bárbaro da URSS contra a humanidade".

Até o final da semana, e apesar da disposição dos Estados Unidos e do Japão em vazar pouco a pouco alguns dos dados mais comprometedores para forçar o governo russo a falar sobre o selvagem fim do vôo 007 da KAL, o governo soviético se esquivava escandalosamente de fazer esclarecimentos coerentes. No primeiro comunicado divulgado pela agência soviética TASS - após 23 horas de impassível silêncio em relação ao incidente -, Moscou admitiu que despachara caças a jato para interceptar um "avião intruso" que violara seu espaço aéreo, sem reconhecer que havia atacado ou derrubado o avião coreano. Pelo contrário, limitou-se a dizer que o avião, não identificado, "não respondeu aos sinais de advertência dos caças soviéticos e continuou seu vôo na direção do mar do Japão".

Era uma versão no mínimo incompleta, e foram necessárias mais 24 horas para que a TASS se pronunciasse novamente - agora dizendo que o piloto do caça tentara estabelecer contato com o 747 usando sinais internacionais, seguidos de tiros de advertência com balas luminosas. O avião intruso, dizem os russos, teria então saído do espaço aéreo soviético, seguindo seu caminho rumo ao sul - e desaparecido a partir daí. Só no último parágrafo da nota, após uma série de ataques contra os "interesses propagandistas" dos EUA e insinuações de espionagem, o comunicado menciona que os círculos da liderança soviética "lamentam a perda de vidas humanas".

"Nenhuma tentativa de encobrimento muda a realidade", reagiu com expressão indignada o secretário de Estado americano George Shultz, valendo-se das informações que lhe tinham sido passadas pelo NSA em conjunto com os serviços de informação do Japão. "A União Soviética precisa aceitar a responsabilidade de ter derrubado um avião desarmado, tirando a vida de 269 seres humanos. O mundo está esperando que a URSS diga a verdade", completou. Nua e crua, a verdade não contém muitas nuanças. Seu ponto central está no fato de que o Jumbo da KAL foi abatido por mísseis soviéticos, conforme prova a gravação da conversa captada entre o caça que efetuou os disparos e a sua base em terra - desmentindo, assim, a versão da TASS de que o avião coreano desaparecera após deixar o espaço aéreo soviético.

Romeo 20 - À 1 hora da manhã da última quinta-feira, hora coreana, o Jumbo comercial começou a ser rastreado por radares soviéticos, depois de ter entrado no espaço aéreo da Península de Kamchatka, na URSS. Às 2h10, o piloto coreano Chung Byung-In comunicou à torre do Aeroporto de Tóquio, ponto de contato obrigatório depois de Anchorage: "Passamos bem ao sul de Kamchatka. Rota descrita como normal". Às 3h12, o piloto do caça soviético avisou sua base de que havia feito contato com o avião e mencionou que via as luzes de navegação do aparelho intruso. Três minutos mais tarde, o vôo 007 pediu permissão à torre de Tóquio para subir para 35 pés. Às 3h20 veio a resposta: "Confirmado, suba para 35.000 pés". Às 3h21, falando com sua base, um dos pilotos soviéticos que acompanhavam o Boeing coreano notificou sua altitude. Às 3h23, a torre de Tóquio ouviu a última palavra do piloto coreano, em que ele parecia começar a se identificar: "007", ecoou a voz, seguido se sons de estática.

Três minutos depois, o piloto russo notificou sua base que havia lançado um foguete e destruído o alvo. A partir daí, sucederam-se rapidamente os registros de que o avião da KAL não existia mais. Às 3h27, o Aeroporto de Tóquio ouviu estática incompreensível do Jumbo e, em seguida, silêncio. As 3h30 o radar de Tóquio registrou uma queda de 5.000 metros na altitude do Jumbo e, por fim, às 3h38 o avião desapareceu dos vídeos do radar japonês. Às 4h30 da madrugada, quase 1 hora após o disparo, a base soviética notificou que estava enviando vários aviões e navios para uma "missão de busca e salvamento" na região.

Por trás dessa cronologia fatal, surge uma floresta de indagações e dúvidas. Os mapas fornecidos pelo governo americano para linhas aéreas trazem uma advertência impressa em letra de fôrma num quadro que aponta para as Ilhas Sacalina: "Advertência - aviões que infringem o território fechado para navegação podem ser atacados sem aviso prévio". Como o Jumbo coreano conseguiu desviar-se de sua rota normal, inadvertidamente, em até 500 quilômetros? Não há explicação fácil. Anchorage, escala do Jumbo no Alaska, está ligada a Tóquio e Seul pela rota aérea chamada North Pac, ou Romeo 20 no jargão dos pilotos, de 80 quilômetros de largura e dividida em cinco corredores com alturas variáveis. No vôo fatídico, o Jumbo coreano estava utilizando o corredor mais próximo do espaço aéreo soviético, a apenas 24 quilômetros de distância das fronteiras da URSS naquela região.

Tempo suficiente - Quando um avião sai de Anchorage, os radares da Administração Federal da Aviação Civil dos EUA e a Força Aérea americana seguem seu curso na direção sul pelos primeiros 300 quilômetros de vôo. Sempre que estes radares detectam desvios do avião na direção da fronteira russa, eles o avisam, por rádio. Além dos 300 quilômetros iniciais após a escala do Alasca, os aviões passam a depender de seus próprios instrumentos de navegação, fazendo contatos
freqüentes por rádio com Anchorage, até a metade do caminho, e com a torre de controle do Aeroporto de Tóquio, na metade restante.

Segundo o último contato de rádio com os controladores de Anchorage, o vôo 007 corria normal. A Agência de Defesa do Japão, entretanto, afirma que seu radar já mostrou o Boeing coreano sobrevoando a secretíssima base soviética de PetropavIovsk, na península de Kamchatka, e atravessando a Ilha Sacalina, a centenas de quilômetros oeste da faixa R20, antes de ser derrubado. Até o final da semana, não havia qualquer sinal de que Anchorage ou Tóquio tivessem tentado contactar o piloto para avisá-lo de seu desvio de rota, nem indicações de que o piloto tivesse pedido ajuda ou soasse algum alarma.

Não era a primeira vez. Em abril de 1978, fazendo o mesmo vôo 007, um Boeing 707 da mesma linha coreana com 110 passageiros a bordo desviou-se tanto que penetrou 100 quilômetros de território soviético, chegando perto de Murmansk. Só então foi interceptado por caças soviéticos que, segundo testemunho dos passageiros, fizeram uma longa série de sinais de advertência antes de atirar contra a fuselagem e obrigá-lo a descer, provocando a morte de dois passageiros. O brigadeiro George Joseph Keegan, reformado, ex-chefe de Informações da Força Aérea americana, toma suas cautelas: "Nunca deixei de me surpreender pela falta de cuidado com que os pilotos coreanos se comportam quanto voam perto do espaço aéreo soviético", disse ele a VEJA na semana passada.

Na tragédia da semana passada, ao contrário, não há nenhum indício de que os russos tiveram a intenção de advertir o Jumbo coreano ou solicitar, mediante os sinais convencionais, que pousasse ou mudasse de rota. ''Alvo não consciente de que está sendo seguido, continuamos seguindo", diz um trecho do diálogo do piloto russo com sua base, divulgado na madrugada de sábado. Havia nuvens no céu, e era noite escura no momento do disparo do míssil, mas os russos estavam seguindo o Jumbo há mais de 2 horas com oito interceptadores - tempo suficiente para um verdadeiro show de acrobacia aérea de advertência.

Ordem de comando - A União Soviética, junto com outros 150 países é signatária do Acordo Internacional de Aviação Civil, que prescreve procedimentos muito claros em caso de violação de espaço aéreo. Por eles, o interceptador deve alcançar o avião intruso por trás, em seguida passa à sua direita e tenta comunicar-se por rádio. Se não houver resposta ou for impossível um entendimento, ele deve passar à esquerda, balançar as asas, inclinar-se, baixar seu trem de aterrissagem e, se estiver escuro, piscar todas as luzes de navegação e de pouso de seu aparelho. Este conjunto de sinais significa que o avião intruso deve acompanhar o interceptador e aterrissar na pista que lhe for indicada. Se ainda assim o intruso não atender às instruções, o caça poderá dar tiros de advertência ou fazer-lhe manobras à frente, obrigando-o a descer. Segundo o professor de Direito Internacional da Universidade de Columbia, Oliver Lissitzyn, o país invadido pode derrubar o invasor se nada disso funcionar e se houver "condições extraordinárias" - como suspeita de espionagem.

A preocupação dos soviéticos com penetração de seu espaço aéreo na rota transpolar não é nova. Partes importantes de seu sistema de defesa estão concentradas naquela área do Extremo Oriente. O dispositivo militar na região oriental envolve hoje um terço da força de defesa russa. Como a frota soviética do Pacífico - com seus 765 navios, metade dos quais nucleares, ela é a mais importante do país - tem um único ponto de saída, a defesa antiaérea na região, para evitar que este estreito seja minado, é colossal. O número de aviões em operação na área passou de 300, em 1966, para 1 700 hoje, e uma divisão do Exército com 20 000 homens está aquartelada na ilha Sacalina.

Até o final da semana, ainda havia divergências sobre as características do caça soviético que disparou o tiro mortal contra o Jumbo comercial - se foi um Mig 23, como afirmam os japoneses, ou um Sukhoi 15, como divulgaram os americanos em seus primeiros comunicados. Para o essencial da tragédia humana, isto não importa. Qualquer que seja o avião interceptador, ele segue as ordens de seu comando de terra, cuja autoridade é um órgão do Alto Comando. É este órgão, ao qual deve estar alocado um oficial-general, que analisa o "grau de ameaça" e decide o que deve ser feito. No Brasil ou na Itália, o comando aéreo ao qual caberia dar a ordem tem comunicação direta com o mais alto escalão militar do país. Nos Estados Unidos, o comando de desta aérea tem acesso telefônico direto com o presidente da República. No caso do Jumbo coreano, o seu prolongado rastreamento de mais de 2 horas teria permitido que fossem feitas consultas em vários níveis militares e políticos do poder soviético.

Tremendo de raiva - "Um caça é um extraordinário instrumento de guerra e nenhum comandante soviético permitiria que seu piloto tivesse liberdade de ação nessas circunstâncias", disse a VEJA o secretário de Defesa e ex-comandante Otan, Alexander Haig. "O Ministério das Relações Exteriores jamais daria uma ordem dessas, isso é coisa do Ministério da Defesa", opinava o desertor russo Arkady Chevchenko. Evocando sua experiência como assessor do chanceler Andrei Gromyko, Chevchenko era de opinião "a estas alturas Gromyko está roendo as unhas de raiva, totalmente constrangido, vendo seus esforços para restabelecer as relações com os Estados Unidos irem água abaixo".

Na verdade, não há muito o que o presidente Ronald Reagan possa - ou queira - fazer. Retornando antecipadamente de suas férias na Califórnia, ele mergulhou direto numa reunião de 2 horas na Casa Branca, na sexta-feira, antes da reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, para levantar alternativas de resposta à ação soviética que foram consideradas, por muitos de seus próprios eleitores, uma aberrante capitulação diante de um tenebroso crime comum. Para os 220 milhões de americanos, e para boa parte do resto do mundo, a derrubada de um familiar Jumbo 747, carregado de passageiros inocentes, toca muito mais de perto o dia-a-dia de cada um do que a invasão soviética no longínquo Afeganistão ou mesmo a dura repressão na Polônia, que pode ser vista como uma política de blocos. Numa frase cunhada pelo colunista Leslie Gelb, a derrubada de um avião comercial por um míssil é uma espécie e "Frankenstein em nosso quarto". A imagem não é imprópria diante da enormidade do que está em jogo. Pode haver terror maior do que viajar despreocupadamente de avião com a família, e estar à mercê de um míssil assassino que, por via de estatutos ou praxes incompreensíveis para o cidadão comum, tem o respaldo da jurisdição internacional? A percepção de que a segurança da pessoa humana foi pulverizada nos céus por considerações de defesa do território, como a brutal eliminação de 269 vidas deixou claro na semana passada, bem pode ser uma das visões mais aterradoras de nosso tempo.

Os protagonistas da história
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Su-15.png
Su-15

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/eb/KAL007747-2.png/800px-KAL007747-2.png
Boeing-747
Prezado Binfa, anos mais tarde os EUA "vingaram" tal atitude, derrubando, "por engano", um A300 iraniano com um SAM disparado de um navio.

http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Air_Flight_655

Grande abraço!