julio cesar santana escreveu:Thor...interessante suas informações.
Vejo que esse tipo de informação faz um pouco de falta em alguns debates. Não sabemos nada de uma estrutura tão complexa como uma força aérea.
Uma coisa que sempre observo na base aérea de CG e que ela está sempre vazia,mesmo com 3 esquadrões. Ou qdo eles voam me pergunto pra aonde vão...o q fazem. Será que todos os A-29 estão voando na fronteira?
Observo alguns A-29 chegando ao entardecer....O Amazonas raramente vejo sobre os céus de CG.
Sapão voava muito!!
No mais aprendo muito com vcs.
abraços.
Júlio César.
O Esquadrão Flecha voa muito, diariamente, e pode ter certeza que eles não param.
No início do ano, por problemas de restrições orçamentárias e cortes no MD, o COMGAR, juntamente com o COMGAP, havia cortado horas de vários Esquadrões, que se planejaram com esse novo esforço. Porém, como o orçamento foi renegociado e o COMGAP pode manter seu planejamento de x horas para o sistema de logística (SILOMS*) apoiar as aeronaves, essas horas foram redistribuídas para as unidades. Resumindo, terão que voar muito nesse segundo semestre...
É comum os Esquadrões deslocarem para treinamentos... Normalmente tem campanha de tiro aéreo em Natal, de bombardeio real/treinamento em Cachimbo, etc...
Só para exemplificar, essa semana existem vários A-1 do 1/10, 3/10, 1/16; F-5M do GAVCA e do 1/14 e E-99, em Santa Maria, realizando missões de combate BVR, bombardeio diurno e noturno, etc...
Final do mês teremos a operação Laguna em Campo Grande, do MD. Ainda teremos COMDAEX e Laçador como grandes operações até o final do ano, e por ai vai. Sem falar no Centauro que vai para a Salitre no Chile voar junto com os F-15, E-3F, E-3 USAF, F-16 FACh, etc...
Não basta as missões em vôo, temos as simuladas, cursos de controlador de combate BVR, etc. Desconheço país da AS com esse nível de treinamento, somente o Chile do nosso antigo amigo do DB.
Abraços
* O sistema de logística da FAB existe, ao contrário que alguns disseram aqui, e é bem estruturado nos níveis parque, base ou orgânico. Não é a toa que por vezes recebemos aeronaves de outros países para fazermos manutenção. Alguns parques fazem inspeções que são até copiadas pelos fabricantes estrangeiros (exemplo: revitalização de longarina de asa de F-5, conjunto de freio de Mirage3, mudanças de projeto, etc). Na AS, não existe Força Aérea que voe tanto como a nossa, mesmo com aeronaves sucateadas e antigas, isso não é fácil com as restrições e cortes no orçamento que temos. Alguém já parou para ver como é o planejamento do Brasil para os ministérios?? com que antecedência e garantia podemos contar com isso?