Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#121 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 30, 2008 3:07 pm

Incomparáveis as duas.




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#122 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 30, 2008 3:12 pm

Esse debate todo pode ser resumido como gosto é igual ao c..., cada um tem o seu e pronto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#123 Mensagem por Cunha » Seg Jun 30, 2008 3:13 pm

soultrain escreveu:
Cunha escreveu:Valores morais e éticos não são exclusivos das religiões, são valores humanos. Pertencentes a humanidade em todos os tempos e variando conforme este mesmo tempo. Aliás, esse papo de que toda Moral e Ética são derivado das religiões é a maior falácia da história.

Exemplos de Moral:
Como o ser humano descobriu que não deveria matar outro ser humano? Quando viu que se a tribo ou clã perdesse um membro, um caçador por exemplo, ficaria muito mais difícil adquirir comida!
Porque o ser humano não deveria cobiçar a mulher do próximo? A poligamia era livre, mas com o aumento da população e das disputas, que poderiam acabar em morte, o mais simples era cada homem do clã ou tribo ter apenas uma mulher.
E por aí vai... Os seres humanos não precisaram de um deus ou entidade lhes dizendo como proceder, tudo foi aprendido através do método mais simples: Tentativa e erro.
Mas esses são os valores da sociedade ocidental, com tradição judaico cristã, repare que há sociedades em que esses valores não existem, os muçulmanos por exemplo, eles serão burros e não aprenderam com tentativa e erro?

[[]]'s
Aprenderam sim, mas aprenderam outras coisas. Independente da cultura ou tempo, todos os povos aprenderam sua Moral e Ética através de tentativas e erros... E quem disse que os ocidentais é que são donos da verdade?




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#124 Mensagem por Guerra » Seg Jun 30, 2008 3:14 pm

Skyway escreveu:
Não vejo uma batalha Ciência Vs Religião.
Sempre houve. E assim como a religião condenava o conhecimento cientifico, vemos hoje a ciencia condenando o conhecimento religioso.
Vejo ciência tentando e ajudando a esclarecer tudo sobre tudo.
Isso traz boas notícias e más notícias.
E que continue assim, porque a ciência para mim é uma maravilha. Não pense que quando eu quase tive meu dedo arrancado que eu passei primeiro na igreja para depois ir ao hospital. E bobo de quem faz o contrário.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#125 Mensagem por soultrain » Seg Jun 30, 2008 3:18 pm

Cunha escreveu:
soultrain escreveu: Mas esses são os valores da sociedade ocidental, com tradição judaico cristã, repare que há sociedades em que esses valores não existem, os muçulmanos por exemplo, eles serão burros e não aprenderam com tentativa e erro?

[[]]'s
Aprenderam sim, mas aprenderam outras coisas. Independente da cultura ou tempo, todos os povos aprenderam sua Moral e Ética através de tentativas e erros... E quem disse que os ocidentais é que são donos da verdade?
Mas é você que dá a entender isso. Acho estranho que dois grupos tão grandes e com tanta relação, tenham evoluido com tentativa e erro em direcções tão dispares. Mas se for ler o Corão e a Biblia, além de muitas semelhanças, verá tambem diferenças, estas não serão uma boa parte da resposta?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#126 Mensagem por Cunha » Seg Jun 30, 2008 3:37 pm

Não estou comparando o Alcorão e a Bíblia, estou falando dos valores Morais da humanidade... Estes valores não são estáticos, variam com o tempo e o lugar, mas todos eles são obra de tentativa e erro de todos os povos em todos os tempos e lugares.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#127 Mensagem por Guerra » Seg Jun 30, 2008 3:43 pm

Cunha escreveu: Valores morais e éticos não são exclusivos das religiões, são valores humanos.
Dá licença né meu. É como se eu dissesse que o conhecimento não é da ciência, é humano... Tudo que você ve, ou não ve, que não é da natureza foi feito pelo tutano do homem.
Pertencentes a humanidade em todos os tempos e variando conforme este mesmo tempo. Aliás, esse papo de que toda Moral e Ética são derivado das religiões é a maior falácia da história.
Mas claro que é uma bobagem. Quem se não o homem, que criou a religião?
Exemplos de Moral:
Como o ser humano descobriu que não deveria matar outro ser humano? Quando viu que se a tribo ou clã perdesse um membro, um caçador por exemplo, ficaria muito mais difícil adquirir comida!
Assim como a ciência é o acumulo de conhecimento. A religião é considerada o acumulo das experiencias e conhecimento sobre moral e a etica.
E por aí vai... Os seres humanos não precisaram de um deus ou entidade lhes dizendo como proceder, tudo foi aprendido através do método mais simples: Tentativa e erro.
Olha, pois eu arrisco dizer que se não fosse o cristianismo, e se a humanidade continuasse sob influencia das religioes que pregavam a farra e a boa vida, o homem ainda não teria inventado nem a maquina de cortar salame.

O melhor é deixar as coisas como estão. os dois tentando viver em harmonia e ignorando o outro. e assim a gente vai levando.

Como diz aquele ditado no EB: INVENTOR começa com "I" de insuficiente a termina com "R" de regular, e jamias será MB... :lol: :lol: :lol: :lol:




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#128 Mensagem por Skyway » Seg Jun 30, 2008 3:51 pm

soultrain escreveu:E na minha opinião(só para deixar registrado, minha opinião) nem da para existir batalha Ciência Vs Religião por que ciência é real.

Quais são as ciêcias "reais"?! As ciências têm dogmas, verdades inabaláveis?

[[]]'s
Verdades inabaláveis são coisas que não existem nem em ciência, muito menos em religião.
Mas as chances de a ciência estar certa são infinitamente superiores a da igreja sustentar alguns de seus dogmas ou "verdades".




AD ASTRA PER ASPERA
EscripolRonaldo
Júnior
Júnior
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Jun 03, 2008 8:46 am
Localização: Vale do Ribeira/São Paulo

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#129 Mensagem por EscripolRonaldo » Seg Jun 30, 2008 5:00 pm

soultrain escreveu:
Skyway escreveu:

Nunca li a bíblia,já tentei várias vezes, mas nunca li. Mas ja estudei o assunto(não pela Discorvery Channel... :lol: ) e me acho capaz de tecer comentários e opiniões a respeito.

Quanto a ler ou não...de novo, cai nas nossas opiniões divergentes. Pra mim ela não tem importância. :wink:

Um abraço!
Estou estarrecido, por um lado discute o assunto, mas não lê a fonte primária, aceita opiniões de terceiros, por outro não acha a Biblia um livro importante.

Olhe eu não acredito no Nazismo, pelo contrário, odeio esse regime com todas as minhas forças, mas li o Mein Kampf de Hitler por achar que tem um valor cultural e histórico imenso, não quer dizer que aconselhe a sua leitura, mas tambem não concordo que se proiba a venda como em Portugal.

A sua vida toda, desde que nasceu, é influênciada pela Biblia, quer queira ou não, por isso acho importante a leitura de pelo menos o Novo Testamento.

[[]]'s
Grande garoto <soultrain>...acabou... :lol:




Editado pela última vez por EscripolRonaldo em Seg Jun 30, 2008 9:02 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

PARA O UNIVERSO SEU DESEJO É UMA ORDEM
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#130 Mensagem por soultrain » Seg Jun 30, 2008 5:29 pm

O aiatolá dos ateus tem um nome: Richard Dawkins. Um sujeito que quer simplesmente varrer do mapa todas as religiões do mundo e que acredita serem um grave empecilho ao desenvolvimento humano.

Eu cresci em uma família católica e me considero tal. Não esse pseudo-catolicismo pretencioso da Igreja Católica que, através de sofismas e falácias, ludibriam com facilidade aquele com menor potencial cognitivo.

Acredito sim que, ciência e religião podem conviver juntas. O fato de eu crer no criacionismo ou no evolucionismo não vai mudar nada na minha vida. Tem gente que crê cegamente na ciência, outros que crêem cegamente na religião. Eu não estava vivo (pelo menos até onde sei) há bilhões de anos atrás para ver se, de fato, uma proteína deu origem ao que somos hoje.

Hoje em dia ateísmo virou moda e o pior de tudo, virou sinônimo de inteligência. O sábio, sempre duvída. Não, não duvído que Deus exista. "Ora, então você não é sábio!". Talvez. Mas o que estou observando é que, assim como a religião, a ciência tem seu lado bom e seu lado mau. A ciência quer suprimir a crença religiosa e a fé para implantar na cabeça das pessoas o que eles acham certo. Uma espécie de lavagem cerebral.

Não, não sou nenhum fanático radical que acredita em chaleiras voadoras ou monstros de espaguete. Eu uso a razão. Procuro extrair o que é últil da religião e o que é últil da ciência.

O fato de eu crer que Netuno existe, não faz nenhuma diferença na minha vida. Já a existência do verdadeiro Deus, sábio e justo, guia a vida até mesmo a vida do mais ateu dos ateus. Olhe o preâmbulo da Constituição. O nosso país se diz uma nação laica, ou seja, não mistura religião com política. Deus é citado no preâmbulo. Sabe por que? Porque a verdade é que religião É política.

Do contrário supririamos o regime democrático e instituiriamos um modelo político anarquista. Não tive a oportunidade de me aprofundar nas preleções de seus expoentes, aka Proudon e Bakunin. Mas eu estou falando da vulga zona. Faça o que você gostar, sem o Leviatã (aka Estado) de Hobbes para lhe atormentar. Ora, é para aí que a ciência caminha não é? Darwin que o diga.

Então em quem você acredita Nobre? Em Deus ou no Big Bang? Na Ciência ou na Religião? A crença é fútil quando desmotivada. "Oh não, Netuno existe! Fujam para as colinas!1!!1!!!"

Não estou falando só a favor da ciência não. Não vou me negar a ser medicado caso necessário, esperando que Deus me cure. Ora, será que a cura de Deus não é a ciência?

Não acredito em um Deus inquisitivo, que manda os ateus para os quintos dos infernos para arder pela enternidade. Talvez ele te chame de burro, mas seria injusto que um ateu que se dedicou à bondade seja condenado pelo simples fato de não crer Nele.

A Religião e a Ciência não devem se atacar. Devem fazer as pazes e entender que o verdadeiro caminho a ser seguido, é o caminho do bem, ou seja, um caminho em que crianças não peçam dinheiro no sinal, um mundo onde cegos encherguem, onde emos sejam aceites, onde as pessoas conheçam o verdadeiro significado do amor, um mundo sem arrogância, sem playboys e patricinhas, um mundo sem violência, um mundo... bom, vocês entenderam o recado.

Acho que me encontrei. Consegui conciliar ambas, uma tarefa que o nobre colega Dawkins não conseguiu fazer. Acredite nas duas, repito, em suas formas puras.

Digo, não acredite cegamente, porque nós somos meros mortais. Quem realmente sabe a respeito da veracidade desses fatos, são duas pessoas: quem as fez e Deus.

Resumindo: não confundam a Religião e a Ciência com o Gênio.

Este texto não é meu, mas é isto que penso.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#131 Mensagem por soultrain » Seg Jun 30, 2008 5:39 pm

Por ultimo, vamos racionar o titulo do tópico:

Os ateus são mais inteligentes.

-Há provas que Deus não existe? Nenhuma prova, nenhum postolado, nenhuma teoria fundamentada filosoficamente reconhecida, só argumentos.

-Há provas que Deus existe? Milhões de pessoas sentem a sua presença, milhares afirmam que viram, tem um Filho reconhecido pela maioria da população mundial, população essa acredita Nele. Existem milhares de pessoas que teorizam e postulam a Sua existência , estudam durante toda a sua vida, dedicam toda a sua existência a servir-Lo, através dos seus próximos. Já vi pessoalmente muita coisa boa que daqui advem.

Vejam lá ate que existem milhões de livros sobre a sua existência, em todas as linguas do mundo, sendo o mais lido, mais impresso, o maior best seller de sempre a Biblia, que já teve até direito a inumeras produçoes de teatro e cinema, pasme-se até de muitos exitos de Hollywood.

Então como se pode postular que os ateus são mais inteligentes, quando escolhem a opção menos provável de ser verdadeira? Isto não será um contracenso?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#132 Mensagem por soultrain » Seg Jun 30, 2008 5:50 pm

Skyway escreveu:
soultrain escreveu:E na minha opinião(só para deixar registrado, minha opinião) nem da para existir batalha Ciência Vs Religião por que ciência é real.

Quais são as ciêcias "reais"?! As ciências têm dogmas, verdades inabaláveis?

[[]]'s
Verdades inabaláveis são coisas que não existem nem em ciência, muito menos em religião.
Mas as chances de a ciência estar certa são infinitamente superiores a da igreja sustentar alguns de seus dogmas ou "verdades".
Então o que quer dizer "a ciência é real"? Acabou de dizer o contrário, que a ciência não tem verdades inabaláveis, então é uma teoria que temos como verdadeira, até chegarmos a uma teoria que seja ainda mais verdadeira, é isso?



[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#133 Mensagem por soultrain » Seg Jun 30, 2008 6:02 pm

Cunha escreveu:Estatisticamente falando, 93% da Academia de Ciências dos EUA é atéia, apenas 7% dos membros dizem acreditar em algum tipo de deus ou entidade. O que impressiona nesses números, é que apenas 10% da população dos EUA se diz atéia. É uma inversão total!
É bem provável que esta inversão também ocorra nas mais diversas Acadêmias de Ciências mundo à fora. Tudo devido ao maior grau de conhecimento que os membros de uma Acadêmia de Ciências tem em relação à população.

PS.: Não me peçam fontes. Não lembro onde li isso, talvez tenha sido em algum livro do Richard Dawkins, e se não me engano, esses números são do ano 2000 ou 2005.
Os numeros que conheço, a maioria são Agnósticos, o que é muito diferente de ateu, como sabe.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#134 Mensagem por Skyway » Seg Jun 30, 2008 6:26 pm

soultrain escreveu:
Skyway escreveu: Verdades inabaláveis são coisas que não existem nem em ciência, muito menos em religião.
Mas as chances de a ciência estar certa são infinitamente superiores a da igreja sustentar alguns de seus dogmas ou "verdades".
Então o que quer dizer "a ciência é real"? Acabou de dizer o contrário, que a ciência não tem verdades inabaláveis, então é uma teoria que temos como verdadeira, até chegarmos a uma teoria que seja ainda mais verdadeira, é isso?



[[]]'s

Não Soultrain, só quis dizer que até a ciência tem coisas que mais tarde são desmentidas por incapacidada anterior de definirmos com exatidão certo fato.

Mas não me expressei direito.

A ciência é real, tudo fundamentado e com bases firmes apoiados em todos os conhecimentos da humanidade até hoje.

E quanto ao post anterior, falando do "aiatolá" dos ateus.....por que é tão difícil acreditar que alguem pode viver bem sem acreditar em religião nenhuma?

Não tem essa de aiatolá dos ateus, o cara é uma pessoa como outra qualquer, se um ateu é justamente contra a idéia de adorar alguem ou alguma coisa, como poderia adorar ele?

É simples, não acredito em religião nenhum, tenho consciência de que foi algo criado para ganhar dinheiro ou ajudar a auto-estima de pessoas que precisam. E pronto, só isso.

É como se te falassem pra acreditar que unicórnio existe. Você sabe que não, e sabe o por que esse ser foi inventado. É a mesma coisa quando se fala de religião comigo.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#135 Mensagem por soultrain » Seg Jun 30, 2008 6:34 pm

Ser ateu é uma questão de fé, por muito que custe é a mesma questão de fé de quem acredita.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder