lobo_guara escreveu:born escreveu:orestespf escreveu:Immortal Horgh escreveu:soultrain escreveu:Menos porquê?
O M2000-5 é um dos melhores vectores actuais, na função ar-ar.
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O M2000 seria um belo Lo, na minha modesta opinião uma escolha bem melhor do que o F-16 (mas ainda prefiro o Gripen)
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X1000
Vocês já pensaram em qual seria o custo se, hipoteticamente, o Brasil viesse a produzir Mirage2000 novos? Creio que não seriam baratos e com preços não muito diferentes do Gripen N ou Gripão.
O Gripen conta com a vantagem de estar na linha de frente da força aérea sueca ainda por muitas décadas e, ainda, com a possibilidade de produção conjunta. Vantagens que o mirage2000 não teria.
Mas se a linha for reaberta e a FAB comprar tu tens que considerar que tem um monte de M2000 voando mundo a fora que vão durar até 2030 ou mais, quanto a custos, dúvido que a Suécia consiga produzir qualquer coisa mais barato do que o Brasil, os salários de lá são altíssimos (fora os custos indiretos com previdência e assistência social, etc.). Não é a toa que graças as empresas suecas o Brasil é o maior exportador mundial de caminhões. Acho (apenas uma hipotese em função do perfil econômico)que em materia de indústria aeronáutica com exceção da China, ninguém deve bater o Brasil em termos de baixo custo, com a vantagem de adotarmos um padrão ocidental na concepção dos projetos e no pós-venda.
Realmente deve ter algumas centenas de Mirage2000 que vão voar até 2030, mas o problema é que a França não os usará como linha de frente de sua defesa aérea e, portanto, não está comprometida em continuar desenvolvendo o produto.
O Brasil se receber a linha de montagem do Mirage2000 (considero uma loucura) fica sozinho para desenvolver o projeto, já antigo e esgotado na sua evolução. Seria algo como fabricar um fusca com componentes modernos a um preço que se poderia ter um Gol novo.
A Suécia vai usar o Gripão como linha de frente de sua defesa aérea, ainda, por muitas décadas e está comprometida em continuar o desenvolvendo. A Suécia tem interesse em sócios para continuar a desenvovler o Gripen, como já demonstrou na proposta feita para a Noruega. Facilmente, o Brasil pode conseguir a produção e desenvolvimento conjunto do Gripão e absolver tecnologia que os suecos dominam e ter o máximo do dominio de um caça de ponta.
Dúvido a diferença de preços do Gripão (numa produção e desenvolvimento conjunto com a Suécia) e o Mirage2000 (fabricado no Brasil) seja relevante. Por que exigem componentes de alta tecnologia que são igualmente caros.
Além do que nos mercados de alta tecnologia, que exige a mão-de-obra extremamente qualificada, o custo da mão-de-obra tende a não ser tao relevante no produto final. Alias, a Suécia é uma grande desenvolvedora de alta tecnologia e de produtos e serviços relacionados. Por exemplo, a SAAB presta serviços para a Boeing e AirBus e tem a maior parte de seu faturamente proveniente do exterior.