Página 9 de 21
Enviado: Dom Nov 18, 2007 10:48 pm
por PRick
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:06 pm
por Penguin
PRick escreveu:projeto escreveu:PRick escreveu:Vitesse maximale : Mach 2,2
Domaine de vol : de 0 à 750 nœuds ou Mach 1,8
Domaine de vol = Velocidade de operação segura (1.8+ M).
Vitesse maximale = VNE (Velocity never exceed) (2.2 M).
Talvez as informações dos fabricantes não sejam claras.
Meus 2 centavos.
Abraços
Sem dúvida isto é que existe em vários locais como informações, é velocidade máxima de 2.2 MACH, e velocidade operacional acima de 1,8 Mach.
A velocidade máxima não é o mais importante, no entanto, a aceleração transônica, sim, e é neste ponto que a família F-18 peca e muito.
O apelido de Super Lento Hornet surgiu por este motivo, o F-18A já tinha este problema, a nada se conseguiu de efetivo nesta área.
[ ]´s
Vc tem dados sobre a curva de aceleracao do F-18A/C/E e de outros cacas? Nunca soube que o F-18A/C tivesse qq problema nesta area:
The Austrian pilots said they were impressed with the F/A-18's high alpha capability, acceleration and situational awareness. They also said the onboard systems were easy to use and they felt comfortable in operating the aircraft.
http://www.boeing.com/news/releases/mdc/96-286.html
Ha muitas variaveis a levar em consideracao numa comparacao destas: "consciencia situacional", cargas externas utilizadas (armas e tanques), consumo de combustivel x pos-combustao, etc. Tudo isso vai influenciar o uso do throttle...
Curiosamente as criticas ao SH tem se dissipado ao longo do tempo. Creio que conforme se compreende a filosofia deste projeto e suas virtudes pouco obvias.
[]´s
Jacques
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:07 pm
por Plinio Jr
born escreveu:Olha que a FAB vai acabar com o F/A-18 Super Hornet
O SH é um ótimo vetor, não é tão badalado quanto seus rivais, sendo a espinha dorsal da defesa aérea da USN é algo que impõe muito respeito, diferente do que muitos pensam...já foi testado em combate e tem uma ampla gama de armamentos do arsenal do tio Sam....pode acabar como cavalo azarão
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:13 pm
por orestespf
Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Olá Zepa,
sim, o SU-35 "antigo", aquele com canards.
Abraços,
Orestes
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:16 pm
por PRick
jacquessantiago escreveu:PRick escreveu:projeto escreveu:PRick escreveu:Vitesse maximale : Mach 2,2
Domaine de vol : de 0 à 750 nœuds ou Mach 1,8
Domaine de vol = Velocidade de operação segura (1.8+ M).
Vitesse maximale = VNE (Velocity never exceed) (2.2 M).
Talvez as informações dos fabricantes não sejam claras.
Meus 2 centavos.
Abraços
Sem dúvida isto é que existe em vários locais como informações, é velocidade máxima de 2.2 MACH, e velocidade operacional acima de 1,8 Mach.
A velocidade máxima não é o mais importante, no entanto, a aceleração transônica, sim, e é neste ponto que a família F-18 peca e muito.
O apelido de Super Lento Hornet surgiu por este motivo, o F-18A já tinha este problema, a nada se conseguiu de efetivo nesta área.
[ ]´s
Vc tem dados sobre a curva de aceleracao do F-18A/C/E e de outros cacas? Nunca soube que o F-18A/C tivesse qq problema nesta area:
The Austrian pilots said they were impressed with the F/A-18's high alpha capability, acceleration and situational awareness. They also said the onboard systems were easy to use and they felt comfortable in operating the aircraft. http://www.boeing.com/news/releases/mdc/96-286.htmlHa muitas variaveis a levar em consideracao numa comparacao destas: "consciencia situacional", cargas externas utilizadas (armas e tanques), consumo de combustivel x pos-combustao, etc. Tudo isso vai influenciar o uso do throttle...
Curiosamente as criticas ao SH tem se dissipado ao longo do tempo. Creio que conforme se compreende a filosofia deste projeto e suas virtudes pouco obvias.
[]´s
Jacques
Só para você ter uma idéia os F-18A demoram 120 segundos para irem de Mach 0,80 para Mach 1,6 acima de 10000 metros! Números quase iguais aos F-4. Me lembro que na época a US Navy não gostou de tais números, mas tinha os F-14C. A US Navy queria isto em cerca de 80 segundos. Nesta mesma situação, o M-2000C chega a Mach 1,85, ou seja, acima da velocidade máxima de todos os F-18!
Outro ponto interessante da crítica era de que o YF-17, não é o mesmo avião, o F-18 é outro avião parecido com ele, e o nome foi mantido para não gerar problemas no congresso americano.
A ênfase em dar o avião capacidade de alto ângulos de ataque, gerou fadiga na empenagens verticais, os F-18A, ficaram restritos a 7,5 g´s, por conta disso. Me lembro do bacalhau, remendo, colocado na deriva dos F-18A, e o reforço feito nos F-18C.
Os F-18 foram pensados para serem caça-bombadeiros, muito mais super aviões de ataque.
[ ]´s
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:17 pm
por Bolovo
Plinio Jr escreveu:born escreveu:Olha que a FAB vai acabar com o F/A-18 Super Hornet
O SH é um ótimo vetor, não é tão badalado quanto seus rivais, sendo a espinha dorsal da defesa aérea da USN é algo que impõe muito respeito, diferente do que muitos pensam...já foi testado em combate e tem uma ampla gama de armamentos do arsenal do tio Sam....pode acabar como cavalo azarão
Tirando o F-22, é o caça americano mais moderno atualmente em suas forças.
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:18 pm
por orestespf
Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Olá Bolovo,
eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:
Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.
EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)
A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.
Abraços,
Orestes
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:19 pm
por orestespf
Dieneces escreveu:Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Não esqueceu...ele não está é acreditando...ooooolha.........
O pior é que estou!
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:21 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:O SU-35 é o com canards, radar N-011M, e etc. Com todas as armas do arsenal russo prontas.
Ouvi não sei onde que pode vir(se a FAB quiser) com o IRBIS-E, OLS-35 e mais umas coisas do 35-1. Dessa forma, seria tudo compatível com o lote seguinte de 35-1.
Mesmo o antigo é um ótimo caça pesado. É equivalente ao SU-30MKI/MKM, só que monoplace.
Se vier o SU-35 (antigo, com canards) seria como o Carlos mencionou.
Sds,
Orestes
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:24 pm
por orestespf
Bolovo escreveu:Plinio Jr escreveu:born escreveu:Olha que a FAB vai acabar com o F/A-18 Super Hornet
O SH é um ótimo vetor, não é tão badalado quanto seus rivais, sendo a espinha dorsal da defesa aérea da USN é algo que impõe muito respeito, diferente do que muitos pensam...já foi testado em combate e tem uma ampla gama de armamentos do arsenal do tio Sam....pode acabar como cavalo azarão
Tirando o F-22, é o caça americano mais moderno atualmente em suas forças.
Talvez seja esse o motivo do "jogo duro" dos americanos com os fabianos.
Enviado: Dom Nov 18, 2007 11:48 pm
por Carlos Mathias
Ou seja, a mesma coisa da época do F-4, quando acabamos com o caça piada.
Enviado: Seg Nov 19, 2007 12:15 am
por Penguin
orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Olá Bolovo,
eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:
Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.
EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)
A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.
Abraços,
Orestes
Prezado Orestes,
O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$:
http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.
[]´s
Jacques
Enviado: Seg Nov 19, 2007 9:25 am
por orestespf
jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Olá Bolovo,
eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:
Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.
EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)
A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.
Abraços,
Orestes
Prezado Orestes,
O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$:
http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.
[]´s
Jacques
Olá Jacques,
o F-18E foi negado, ofereceram o F-16 no lugar dele. Porém eu não tenho dúvida alguma que o F-18E SH estará disponível para o Brasil desta vez.
Os americanos já sabem que o Brasil deseja alguma transferência de tecnologia (mínima que seja), logo só entrarão na disputa se puderem oferecer algo a mais do que foi oferecido no FX-1.
E se os americanos entrarem, acredito, nãos será para perder, sabem negociar como ninguém. Aí que a concorrência vai ferver de vez!
Abraços,
Orestes
Enviado: Seg Nov 19, 2007 10:07 am
por Jacobs
orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Olá Bolovo,
eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:
Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.
EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)
A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.
Abraços,
Orestes
Prezado Orestes,
O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$:
http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.
[]´s
Jacques
Olá Jacques,
o F-18E foi negado, ofereceram o F-16 no lugar dele. Porém eu não tenho dúvida alguma que o F-18E SH estará disponível para o Brasil desta vez.
Os americanos já sabem que o Brasil deseja alguma transferência de tecnologia (mínima que seja), logo só entrarão na disputa se puderem oferecer algo a mais do que foi oferecido no FX-1.
E se os americanos entrarem, acredito, nãos será para perder, sabem negociar como ninguém. Aí que a concorrência vai ferver de vez!
Abraços,
Orestes
O problema do "Super-bug"
é que o preço deve deve estar na casa do proço do Rafale/Eurofighter.
Será que vale a pena?
Enviado: Seg Nov 19, 2007 10:20 am
por Penguin
Jacobs escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
Olá Bolovo,
eu apenas mencionei que existem outros "concorrentes", porém não entrei nos detalhes. Vamos a eles:
Suécia: Gripen C agora e Gripen N depois.
EUA: F-18-E (SH) agora e F-35 depois. (*)
A proposta americana não é bem uma proposta, é uma "solicitação". O pessoal da FAB sondou o F-18E, mas foi oferecido o F-16 (como o chileno), mas foi prontamente negado. Também não existe garantia alguma do F-35 mais adiante. O que existe é um "interesse" fabiano, mas não sei afirmar qual é a "intensidade" da coisa.
Abraços,
Orestes
Prezado Orestes,
O SH foi negado ou estava fora do orcamento da FAB? Este eh um ponto relevante.
O que me surpreende eh que ele foi oferecido para a Malasia (falta de $$:
http://www.defensenews.com/story.php?F=2476235&C=airwar) e para India.
[]´s
Jacques
Olá Jacques,
o F-18E foi negado, ofereceram o F-16 no lugar dele. Porém eu não tenho dúvida alguma que o F-18E SH estará disponível para o Brasil desta vez.
Os americanos já sabem que o Brasil deseja alguma transferência de tecnologia (mínima que seja), logo só entrarão na disputa se puderem oferecer algo a mais do que foi oferecido no FX-1.
E se os americanos entrarem, acredito, nãos será para perder, sabem negociar como ninguém. Aí que a concorrência vai ferver de vez!
Abraços,
Orestes
O problema do "Super-bug"
é que o preço deve deve estar na casa do proço do Rafale/Eurofighter.
Será que vale a pena?
É por ai mesmo. Talvez até um pouco menos devido ao cambio.
Porém é bom recordar que hoje em dia mais de 40-50% do preço de uma caça (4a+ geração) é devido a sistemas eletronicos e avionicos.
Se a FAB quiser pagar menos, vai adquirir um caca "pelado", de limitada serventia.