LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Bom, vejo que os amigos já estão começando a discutir o sexo dos anjos, como em todos os outros tópicos sobre o FX. Continuo com a minha opinião que nunca veremos Flanker operando nas cores da FAB pelos N motivos que eu e outros colegas já expusemos aqui e em outros tópicos. Colegas antes ferrenhos defensores do Flanker já perceberam que a coisa já está mais do que encaminhada para o Rafale - Não é Túlio veio
A coisa está tão clara para o Rafale nesta "disputa" quanto está claro que os Russos levarão a concorrência dos helicópteros.
Quanto as tentativas de desqualificação do Rafale me cheiram a desculpa de perdedor...
Abraços!
A coisa está tão clara para o Rafale nesta "disputa" quanto está claro que os Russos levarão a concorrência dos helicópteros.
Quanto as tentativas de desqualificação do Rafale me cheiram a desculpa de perdedor...
Abraços!
- Morcego
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orestespf escreveu:morcego escreveu:orestespf escreveu:Transferência de tecnologia: o CM já foi claro, quando disse que a tecnologia transferida é mínima. Ponto.
A Venezuela não recebeu transferência de tecnologia com seus 24 SU-30: primeiro não se sabe. Segundo, ela nunca declarou que isto seria impositivo. Terceiro, vários países compram e muito e nada se repassa. Quarto, o Brasil exige transferência e os russos, oficialmente, são os que mais repassam tecnologias. Gostem ou não, isto é fato.
Por fim, os americanos não repassam nada e nem repassarão ao Brasil. O máximo possível é uma montagem de seus caças aqui no Brasil, através de uma fábrica, algo semelhante que a Embraer fez nos EUA e o 145 (pretende fazer novamente com o 190, caso o ACS emplaque novamente).
O governo deseja que os franceses repassem mais conhecimentos sobre o Rafale e que o mesmo seja fabricado aqui. O que se conseguiu até agora é insuficiente diante do que se pretende. A pressão do governo brasileiro é intensa e o MD já mandou vários "recados" através da mídia (já alertei isso aqui várias vezes e em vários posts).
Sds,
Orestes
BOM, pera ai orestes.
primeiro que NÃO ERA IMPERATIVO PARA TODA COMUNIDADE RUSSÓFILA QUE HOUVESSE MONTAGEM DOS AVIÕES AQUI?
SEGUNDO, HAVENDO MONTAGEM SEMPRE VAI TER TRANSFERÊNCIA DE TÉCNOLOGIA, VIDE HOLANDA/BÉLGICA/JAPÃO.
A opinião da tal comunidade russófila não importa, o que conta é a opinião da FAB (parte técnica) e do governo (parte política).
A transferência de tecnologia que o governo deseja não é de montagem, acredite.
Abraços ao neo-petista,
Orestes
claro claro, evidente; no caso, eu não estou CUTUCANDO a FAB nem os tomadores de opinião.
ESTOU CUTUCANDO OS VENDEDORES DE CARNE DE GALINHA.
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morcego escreveu:orestespf escreveu:morcego escreveu:orestespf escreveu:Transferência de tecnologia: o CM já foi claro, quando disse que a tecnologia transferida é mínima. Ponto.
A Venezuela não recebeu transferência de tecnologia com seus 24 SU-30: primeiro não se sabe. Segundo, ela nunca declarou que isto seria impositivo. Terceiro, vários países compram e muito e nada se repassa. Quarto, o Brasil exige transferência e os russos, oficialmente, são os que mais repassam tecnologias. Gostem ou não, isto é fato.
Por fim, os americanos não repassam nada e nem repassarão ao Brasil. O máximo possível é uma montagem de seus caças aqui no Brasil, através de uma fábrica, algo semelhante que a Embraer fez nos EUA e o 145 (pretende fazer novamente com o 190, caso o ACS emplaque novamente).
O governo deseja que os franceses repassem mais conhecimentos sobre o Rafale e que o mesmo seja fabricado aqui. O que se conseguiu até agora é insuficiente diante do que se pretende. A pressão do governo brasileiro é intensa e o MD já mandou vários "recados" através da mídia (já alertei isso aqui várias vezes e em vários posts).
Sds,
Orestes
BOM, pera ai orestes.
primeiro que NÃO ERA IMPERATIVO PARA TODA COMUNIDADE RUSSÓFILA QUE HOUVESSE MONTAGEM DOS AVIÕES AQUI?
SEGUNDO, HAVENDO MONTAGEM SEMPRE VAI TER TRANSFERÊNCIA DE TÉCNOLOGIA, VIDE HOLANDA/BÉLGICA/JAPÃO.
A opinião da tal comunidade russófila não importa, o que conta é a opinião da FAB (parte técnica) e do governo (parte política).
A transferência de tecnologia que o governo deseja não é de montagem, acredite.
Abraços ao neo-petista,
Orestes
claro claro, evidente; no caso, eu não estou CUTUCANDO a FAB nem os tomadores de opinião.
ESTOU CUTUCANDO OS VENDEDORES DE CARNE DE GALINHA.
Perfeito, mas tem um detalhe: a carne preferida pelos russos não é galinha e sim porco. Deve ser mais ou menos assim: frango para pagar os hélis (e agradar a turma da Perdigão e Cia) e porco para pagar o SU-35.
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Olá pessoal,
Essa matéria não pode ser levada ao pé-da-letra. No FX-1 falavam em US$700 mi para até 24 caças ! Na verdade, nem para 12 fecharia a conta.
Desprezando vários erros da matéria (caças de 5a geração, por exemplo), contemos que serão US$2,2 bi (EUR 1,546 bi). Para comparar :
- a Romênia está para abrir uma concorrência para 48 caças por EUR 4,5 bi incluindo treinamento, armas e logística;
- em contrato de 1999-2000, a África do Sul comprou 28 Gripens por US$1,8 bi (US$64,3 mi cada). Mas a Tailândia estará pagando US$1,1 bi para 12 Gripen C/D 2 Saab Erieye AEW (tipo o R-99A da FAB que a FAB produz). Considerando que cada Saab Erieye AEW custe US$ 100 mi, então cada Gripen sairia por US$83 mi, pacote completo;
- os 24 Su-30MK da Venezuela saíram por aprox. US$60-65 mi cada. Mas no FX-2 da FAB é o Su-35 que está concorrendo, ainda é um protótipo e terá muitos sistemas com custos não amortizados, i.e., deve ser mais caro que o Su-30;
- os F-15K (Córeia do Sul) e F-15S (Singapura) saíram por aprox. US$100-110 mi, pacote completo;
- no contrato de Eurofighters para a Áustria, o número caiu de 24 (por estimados Euro 1,791 bi, ou Euro 74,63 mi por avião) p/ 18 aviões com aumento para reais Euro 1,959 bi (ou Euro 108,8 mi por avião) incluindo treinamento p/ pilotos e técnicos, suprimentos, parte da manutenção, um simulador, financiamento por 9 anos (são 292 mi de Euros incluídos nesses 1,959 bi de Euros p/ custear o financiamento) e Euro 4 bi de off-sets p/ a Áustria. Serão entregue entre 2007 e 2009, com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões.
- (adicionei depois) The first Joint Strike Fighter aircraft to be ordered by the Netherlands, an F-35A to be used in the Operational Test & Evaluation (OT&E) program for the type, will cost approximately €100 million ($142 million), the Netherlands defense ministry said October 17.
Isso é uma pequena amostra de contratos por aí. Cada contrato é diferente e não pode ser generalizado diretamente para o FX-2 da FAB, mas nos dá alguns parâmetros. Por exemplo, pode-se incluir somente 2 anos de logística ou 10 anos. N motores reservas ou nenhum. Armamento. Etc, etc.
Mas se vê claramente que a tendência é caças perto de US$100 mi/EUR 100 mi, com contratos completos.
Vou citar aqui dados mais detalhados do Rafale. A França paga/pagará EUR 113 mi por cada Rafale ao longo da vida útil de 30 anos (aquisição, simuladores, logística, mas sem armamentos), porém tirando a VAT (imposto deles que não incide na exportação) então fica por EUR94,6 mi cada Rafale ao longo de 30 anos. No contrato original (depois congelaram 8 deles) de 59 Rafale F3 para França, cada um saiu por EUR 52,5 mi em média (Rafales B, C e M), porém "pelados", necessitando de contratos à parte para treinamento, logística, armamentos, etc.
Então, esses US$2,2 bi (EUR 1,546 bi) dariam para aprox. 16 Rafales F3 (quase EUR 95 mi por caça + treinamento + simuladores + logística 30 vários anos, ou logística por menos tempo e inclusão de armamentos) a 29 Rafales F3 "pelados" a preço do contrato francês.
Para mim, o que deve ser lido nessa matéria do Estadão : foi dada a largada oficial do FX-2 da FAB. Talvez sejam mesmo US$2,2 bi disponíveis (para um esquadrão, na minha opinião). Duvido que sejam 36 caças. Até sair RFI, RFP, avaliações e a seleção do vencedor, bota tempo nisso (vários meses). Lembremos que o FX fez 10 anos de lenga-lenga.
Haja coração.
[]s, Roberto
Essa matéria não pode ser levada ao pé-da-letra. No FX-1 falavam em US$700 mi para até 24 caças ! Na verdade, nem para 12 fecharia a conta.
Desprezando vários erros da matéria (caças de 5a geração, por exemplo), contemos que serão US$2,2 bi (EUR 1,546 bi). Para comparar :
- a Romênia está para abrir uma concorrência para 48 caças por EUR 4,5 bi incluindo treinamento, armas e logística;
- em contrato de 1999-2000, a África do Sul comprou 28 Gripens por US$1,8 bi (US$64,3 mi cada). Mas a Tailândia estará pagando US$1,1 bi para 12 Gripen C/D 2 Saab Erieye AEW (tipo o R-99A da FAB que a FAB produz). Considerando que cada Saab Erieye AEW custe US$ 100 mi, então cada Gripen sairia por US$83 mi, pacote completo;
- os 24 Su-30MK da Venezuela saíram por aprox. US$60-65 mi cada. Mas no FX-2 da FAB é o Su-35 que está concorrendo, ainda é um protótipo e terá muitos sistemas com custos não amortizados, i.e., deve ser mais caro que o Su-30;
- os F-15K (Córeia do Sul) e F-15S (Singapura) saíram por aprox. US$100-110 mi, pacote completo;
- no contrato de Eurofighters para a Áustria, o número caiu de 24 (por estimados Euro 1,791 bi, ou Euro 74,63 mi por avião) p/ 18 aviões com aumento para reais Euro 1,959 bi (ou Euro 108,8 mi por avião) incluindo treinamento p/ pilotos e técnicos, suprimentos, parte da manutenção, um simulador, financiamento por 9 anos (são 292 mi de Euros incluídos nesses 1,959 bi de Euros p/ custear o financiamento) e Euro 4 bi de off-sets p/ a Áustria. Serão entregue entre 2007 e 2009, com custo de operação estimado em Euro 50 mi por ano para 18 aviões.
- (adicionei depois) The first Joint Strike Fighter aircraft to be ordered by the Netherlands, an F-35A to be used in the Operational Test & Evaluation (OT&E) program for the type, will cost approximately €100 million ($142 million), the Netherlands defense ministry said October 17.
Isso é uma pequena amostra de contratos por aí. Cada contrato é diferente e não pode ser generalizado diretamente para o FX-2 da FAB, mas nos dá alguns parâmetros. Por exemplo, pode-se incluir somente 2 anos de logística ou 10 anos. N motores reservas ou nenhum. Armamento. Etc, etc.
Mas se vê claramente que a tendência é caças perto de US$100 mi/EUR 100 mi, com contratos completos.
Vou citar aqui dados mais detalhados do Rafale. A França paga/pagará EUR 113 mi por cada Rafale ao longo da vida útil de 30 anos (aquisição, simuladores, logística, mas sem armamentos), porém tirando a VAT (imposto deles que não incide na exportação) então fica por EUR94,6 mi cada Rafale ao longo de 30 anos. No contrato original (depois congelaram 8 deles) de 59 Rafale F3 para França, cada um saiu por EUR 52,5 mi em média (Rafales B, C e M), porém "pelados", necessitando de contratos à parte para treinamento, logística, armamentos, etc.
Então, esses US$2,2 bi (EUR 1,546 bi) dariam para aprox. 16 Rafales F3 (quase EUR 95 mi por caça + treinamento + simuladores + logística 30 vários anos, ou logística por menos tempo e inclusão de armamentos) a 29 Rafales F3 "pelados" a preço do contrato francês.
Para mim, o que deve ser lido nessa matéria do Estadão : foi dada a largada oficial do FX-2 da FAB. Talvez sejam mesmo US$2,2 bi disponíveis (para um esquadrão, na minha opinião). Duvido que sejam 36 caças. Até sair RFI, RFP, avaliações e a seleção do vencedor, bota tempo nisso (vários meses). Lembremos que o FX fez 10 anos de lenga-lenga.
Haja coração.
[]s, Roberto
Editado pela última vez por rcolistete em Dom Nov 04, 2007 3:28 pm, em um total de 2 vezes.
- Túlio
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orestespf escreveu:Túlio escreveu:É, caiu de vez a máscara do Mestre Bat...
Comuna de linha Maoísta... tss...tss...
Não deve demorar muito para o nobre neo-petista começar a usar um avatar do SU-35. E ainda por cima pedindo ajuda do Carlos para encontrar um bem legal!
Não, ele é da linha Maoísta, vai querer um J10...HUHAUAHAUAHAUAHAUAHAU
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Olá!
Eu por mim acho que os militares topam qualquer um deles (dos aviões). A decisão no fundo será política, com base no que os políticos querem (cúpula governista, Jobim, etc.). Os franceses são mesmo parceiros, o que ficou claro no acordo M-2000C para substituir os M-III. Essa foi uma decisão política. A do F-X2 também será.
Os fanceses são parceiros e estão desesperados pra desencalhar o Rafale. Se bobear, vêm a preço de custo!!
Não vai ter outra... é mel na chupeta...
Abraços!
Adriano
Eu por mim acho que os militares topam qualquer um deles (dos aviões). A decisão no fundo será política, com base no que os políticos querem (cúpula governista, Jobim, etc.). Os franceses são mesmo parceiros, o que ficou claro no acordo M-2000C para substituir os M-III. Essa foi uma decisão política. A do F-X2 também será.
Os fanceses são parceiros e estão desesperados pra desencalhar o Rafale. Se bobear, vêm a preço de custo!!
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Abraços!
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O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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(Fernando Pessoa)
Carlos Mathias escreveu:Mas andaram falando que os Matusas foram prá pagar dívida de campanha, que depois disso, o gov estava liberado desse compromisso.
Mas já podem estar a espera de engordar o caixa pra 2010!....
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Adriano escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas andaram falando que os Matusas foram prá pagar dívida de campanha, que depois disso, o gov estava liberado desse compromisso.
Mas já podem estar a espera de engordar o caixa pra 2010!....
Este papo de "dívida de campanha" foi para a primeira gestão de Lula. A segunda campanha presidencial foi muito discreta, comparada as anteriores, ninguém quer se arriscar mais.
O próximo ano também tem eleições e a conversa dos caças é muito recente, ou seja, a coisa sai antes do início das disputas eleitorais do próximo ano.
O que este governo não quer nem ouvir falar é sobre "ajuda extra de campanha". Ele precisa estar "limpo" para fazer o seu sucessor em 2010.
Sds,
Orestes
- Pedro H Serafim
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orestespf escreveu:Adriano escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas andaram falando que os Matusas foram prá pagar dívida de campanha, que depois disso, o gov estava liberado desse compromisso.
Mas já podem estar a espera de engordar o caixa pra 2010!....
Este papo de "dívida de campanha" foi para a primeira gestão de Lula. A segunda campanha presidencial foi muito discreta, comparada as anteriores, ninguém quer se arriscar mais.
O próximo ano também tem eleições e a conversa dos caças é muito recente, ou seja, a coisa sai antes do início das disputas eleitorais do próximo ano.
O que este governo não quer nem ouvir falar é sobre "ajuda extra de campanha". Ele precisa estar "limpo" para fazer o seu sucessor em 2010.
Sds,
Orestes
Olá Orestes,
Concordo consigo. Mas lembre-se que parceiro nem sempre é aquele que dá "dinheiro por debaixo do pano". As parcerias podem ser contrutivas e limpas. A embraer fez parcerias na Flórida para o ACS, com o irmão do Bush.... foi tudo limpo... se bem que não deu muito certo, ainda.
Abraços,
Adriano
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Caros colegas e amigos,
voltei aos textos postados no início do tópico, confesso que estou meio incomodado com a forma escrita. Nem dos textos aparecem as fontes que "revelaram" a notícia. Todas as falas do MD Jobim são as mesmas, o que está escrito não é novo e muito menos novidade.
Essencialmente apenas dois fatos podem ser considerados novos: a informação que o governo autorizou o comandante Saito a iniciar o FX-2 (informando quantidades e valores) e a opinião pessoal do José Genoíno (PT).
Pergunto: quem liberou estas informações? Tudo sugere (forma do texto) que não se trate de informação oficial, pois não houve citação alguma de fontes primárias.
E tem o Genuíno dando "entrevista" e opiniões... Fala dos franceses... O texto é super tendencioso no que diz respeito ao Rafale (basta ver a frase que menciona o SU-35 e os "amigos" franceses e sua capacidade de transferir tecnologia para o Brasil.
Vou dar minha opinião: o citado deputado vazou esta informação com a intenção clara de reiniciar o lobby pró-França. Não dá para acreditar que isto seja verdade, pelo menos da forma que foi colocada na imprensa.
Porém para o deputado ter dado tal informação à jornalistas, é porque fundo de verdade existe. Ele só vazou algumas informações, que já são de conhecimentos restritos ao povo da Casa Civil, Ministério da Defesa e até do Planejamento.
Sds,
Orestes
PS: você não acharam meio sintomático a matéria usar as expressões "FX-1" e "FX-2", normalmente a imprensa não faz uso destes termos "DBistas'. rsrsrs
voltei aos textos postados no início do tópico, confesso que estou meio incomodado com a forma escrita. Nem dos textos aparecem as fontes que "revelaram" a notícia. Todas as falas do MD Jobim são as mesmas, o que está escrito não é novo e muito menos novidade.
Essencialmente apenas dois fatos podem ser considerados novos: a informação que o governo autorizou o comandante Saito a iniciar o FX-2 (informando quantidades e valores) e a opinião pessoal do José Genoíno (PT).
Pergunto: quem liberou estas informações? Tudo sugere (forma do texto) que não se trate de informação oficial, pois não houve citação alguma de fontes primárias.
E tem o Genuíno dando "entrevista" e opiniões... Fala dos franceses... O texto é super tendencioso no que diz respeito ao Rafale (basta ver a frase que menciona o SU-35 e os "amigos" franceses e sua capacidade de transferir tecnologia para o Brasil.
Vou dar minha opinião: o citado deputado vazou esta informação com a intenção clara de reiniciar o lobby pró-França. Não dá para acreditar que isto seja verdade, pelo menos da forma que foi colocada na imprensa.
Porém para o deputado ter dado tal informação à jornalistas, é porque fundo de verdade existe. Ele só vazou algumas informações, que já são de conhecimentos restritos ao povo da Casa Civil, Ministério da Defesa e até do Planejamento.
Sds,
Orestes
PS: você não acharam meio sintomático a matéria usar as expressões "FX-1" e "FX-2", normalmente a imprensa não faz uso destes termos "DBistas'. rsrsrs
- LeandroGCard
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orestespf escreveu:LeandroGCard escreveu:Como estamos falando do Brasil e do governo Lula, vai aí minha opinião:
Serão transferidos para o Brasil o ferramental, os programas CNC e os gabaritos de montagem do Mirage 2000, que serão instalados em alguma unidade da Embraer. Isto será chamado de transferência de tecnologia. Paralelamente serão comprados os elementos que não podem ser produzidos no Brasil (motores, radares, etc...), para a construção de 36 M-2000 Br, que serão apresentados na nossa super bem-informada imprensa como os melhores e mais modernos caças jamais construídos neste planeta ou em qualquer outro.
Somando os dois ítens acima já se vão os 2,2 Bi (até porque uma boa parcela destes recursos irá para a criação e manutenção de algum novo órgão governamental que será criado só para implementar o programa, com uns 100 funcionários burocráticos absolutamente leigos no assunto - por coincidência todos petistas - com salários de R$5.000,00 em média). Estes aviões receberão datalink igual ao dos F-5M e integração com o MAA-1 (e se sobrar dinheiro com o Derby). Estes são os "extras" citados.
Os 12 M-2000 usados que já compramos sofrerão upgrade para um padrão similar. Este serviço servirá para o pessoal da Embraer pegar experiência para montar os outros aviões novos.
E esta será a "poderosa" FAB capaz de dar superioridade aérea ao Brasil na AS pelos próximos 20-30 anos: 45 F-5M e 48 M-2000 Br, complementados por um punhado de AMX modernizados, A-29 e Impalas. E todos ficaremos sonhando com uma dúzia de F-35 para daqui a 30 ou 40 anos.
Comparado com o que temos hoje será uma melhoria impressionante!
Leandro G. Card
Tirando as críticas ao governo, tudo que escreveu não procede. Como irônia, sim, foi ótima. Como fato em si, sem chances.
Tá certo que foi um post irônico, mas conhecendo nossas autoridades (tanto do governo quanto da FAB), você realmente tem algum motivo sério para descartar esta possibilidade, ou apenas não quer nem pensar nesta barbaridade?
Leandro G. Card