New page of Covert Shores original hi-res cutaway illustrations

Moderador: Conselho de Moderação
Pelo que sei a primeira coisa que fazem é mergulhar com ele até a profundidade máxima e ver se ocorrem vazamentos ou qualquer outro tipo de problema. E segundo meu professor de "Projeto de Vasos Sob Pressão Externa", a norma indica que os responsáveis pelo projeto e pela construção do casco tem que participar desta primeira imersãoTúlio escreveu:Em que consistem os tales de testes de pressão? É de dentro para fora, de fora para dentro ou ambos? E fazem como, com água ou ar?
LeandroGCard escreveu:Pelo que sei a primeira coisa que fazem é mergulhar com ele até a profundidade máxima e ver se ocorrem vazamentos ou qualquer outro tipo de problema. E segundo meu professor de "Projeto de Vasos Sob Pressão Externa", a norma indica que os responsáveis pelo projeto e pela construção do casco tem que participar desta primeira imersão.
Mas estes testes de pressão mencionados devem ser das tubulações internas, antes do primeiro mergulho.
Leandro G. Card
Bom, foi como me ensinaram que a coisa é feita. Construir um tanque para testar submarinos sairia mais caro que os próprios submarinos. Mas o fator de segurança é 1,5 então tem uma folga razoável nos testes. E eles não vão direto ao máximo, a coisa é feita aos devagar durante o mergulho, com um monte de dados sendo coletados e verificados durante o procedimento.Túlio escreveu:PUTZ, descer trocentos metros na água com gente dentro só pra ver se tá tudo tri?![]()
![]()
![]()
![]()
Como o vaso de pressão (casco) é feito no seco, não tinha como fazê-lo em uma câmara reforçada e pressurizável (ar) e testar na mesma pressão mas sem riscos às vidas das pessoas???
E, como tu mesmo disseste, descem os "cabeças", se der algo errado, morre todo mundo. PREJUÍZO!
Túlio, uma câmara de ar para testar um vaso desse tamanho, além de caríssimo, seria mais perigoso do que mandar os caboclos ao fundo do mar. O ar é um fluído compressível, acumula muita energia, a água não (compressão desprezível na verdade), quando por algum motivo, não da para usar água em um teste de pressão, temos que fazer um raio de isolamento enorme para usar ar, só em último caso mesmo. Eu já vi acidente em fábrica com um vaso pulmão de ar pequeno, um cilindro menor que um bujão de gás P13 e pressão em torno de 6 kg/cm², que explodiu, a calota atravessou a chapa da carcaça da máquina e acertou um bebedouro a 20 metros de distância, a sorte é que foi fora do horário de serviço, senão tinha morrido gente. Existe um sem número de testes não destrutivos que devem ser feitos antes (radiografia, ultra som, líquidos penetrantes), além do já alegado fator de segurança, fora o histórico de boas práticas e de projetos anteriores, um projeto desses, por mais inovador que seja (acho que nem é o caso) já tem uma grande bagagem de projetos anteriores por trás.Túlio escreveu:LeandroGCard escreveu:Pelo que sei a primeira coisa que fazem é mergulhar com ele até a profundidade máxima e ver se ocorrem vazamentos ou qualquer outro tipo de problema. E segundo meu professor de "Projeto de Vasos Sob Pressão Externa", a norma indica que os responsáveis pelo projeto e pela construção do casco tem que participar desta primeira imersão.
Mas estes testes de pressão mencionados devem ser das tubulações internas, antes do primeiro mergulho.
Leandro G. Card
PUTZ, descer trocentos metros na água com gente dentro só pra ver se tá tudo tri?![]()
![]()
![]()
![]()
Como o vaso de pressão (casco) é feito no seco, não tinha como fazê-lo em uma câmara reforçada e pressurizável (ar) e testar na mesma pressão mas sem riscos às vidas das pessoas???
E, como tu mesmo disseste, descem os "cabeças", se der algo errado, morre todo mundo. PREJUÍZO!
LeandroGCard escreveu:Pelo que sei a primeira coisa que fazem é mergulhar com ele até a profundidade máxima e ver se ocorrem vazamentos ou qualquer outro tipo de problema. E segundo meu professor de "Projeto de Vasos Sob Pressão Externa", a norma indica que os responsáveis pelo projeto e pela construção do casco tem que participar desta primeira imersãoTúlio escreveu:Em que consistem os tales de testes de pressão? É de dentro para fora, de fora para dentro ou ambos? E fazem como, com água ou ar?.
Leandro G. Card