O primeiro lançamento bem-sucedido de um “drone assassino” pela Marinha da Coreia do Sul decola após planar 90 metros no convés de um navio de transporte.
[Relatório] Marinha da Coreia do Sul conduz experimento de combate no navio de transporte “Dokdo” em 12 de novembro
Esta é a primeira vez que uma aeronave não tripulada de asa fixa é lançada de um navio de guerra sul-coreano.
▲ Em 12 de novembro, a Marinha da Coreia do Sul conduziu um experimento de combate no qual a aeronave não tripulada de asa fixa MQ1 ``Mojave'' voou do grande navio de transporte (LPH) ``Dokdo''. /Foto = Marinha Coreana
Por volta das 15h do dia 12 de novembro, na costa de Pohang. Na ponte e no centro de controle de voo do grande navio de transporte “Dokdo”, o maior navio de superfície operado pelos militares sul-coreanos, os soldados estavam ocupados seguindo as instruções do capitão Kim Gook-jin. Houve muita tensão antes do teste de combate de hoje, no qual uma aeronave não tripulada de asa fixa voou de um navio pela primeira vez desde a criação da Marinha Sul-Coreana. O comprimento da cabine de comando do Dokdo é de aproximadamente 150 metros. Diz-se que a distância de planeio necessária para um drone é de cerca de 100 metros. Em comparação com aeronaves não tripuladas convencionais, a distância necessária para o lançamento é reduzida a um décimo, mas a situação ainda está longe de ser suficiente. Oficiais da Marinha sul-coreana criaram o ambiente perfeito para o lançamento.
"Pronto para decolar" "Livro para decolar"
Por volta das 15h08, após o término da contagem regressiva, o protótipo da aeronave não tripulada MQ1C "Mojave" da US General Atomics correu cerca de 90 metros pela cabine de comando de Dokdo antes de decolar facilmente. O Capitão Kim disse: “Uau, eu estava prendendo a respiração”, mas não conseguiu esconder a expressão de satisfação em seu rosto. Hoje foi a primeira vez que uma aeronave não tripulada de asa fixa, em vez de um helicóptero de asa rotativa como um helicóptero, foi lançada de um navio de guerra sul-coreano. Diz-se que é o segundo maior número do mundo, depois do Reino Unido em novembro do ano passado. O Mojave é um protótipo de aeronave de decolagem curta (STOL) baseado no MQ1C Gray Eagle, conhecido como “drone assassino”.
Neste dia, o Mojave partiu de Dokdo e realizou um teste de pouso simulado, passando aproximadamente 60 metros a bombordo do navio a aproximadamente 90 km/h. Depois de circular sobre o navio mais uma vez, ele fez outra passagem próxima a velocidades de 180 km/h antes de voar em direção ao Comando Aéreo Naval em Pohang. A cabine de comando do Dokdo tem 21 metros de largura, enquanto a envergadura do Mojave é de 16 metros e, por razões de segurança, nenhum teste de pouso foi realizado. Neste dia, uma pessoa ligada ao fabricante ficou encarregada de operar a aeronave não tripulada.
Um oficial da Marinha sul-coreana disse: “Este experimento foi realizado para explorar maneiras de proteger e operar rapidamente forças aéreas não tripuladas”, acrescentando: “As aeronaves não tripuladas de asa fixa são mais rápidas do que as aeronaves não tripuladas de asas rotativas e têm um alcance menor. de operações. Também tem a vantagem de poder operar eficazmente no mar", disse ele. A Marinha da Coreia do Sul tem procurado aeronaves não tripuladas que possam ser operadas por navios desde o início deste ano, o que levou ao teste de hoje. Um oficial militar sul-coreano disse: “Atualmente, o Mojave é a única aeronave não tripulada que pode decolar com uma distância de planeio de cerca de 100 metros”, acrescentando: “Antes deste teste, conduzimos preparativos operacionais e de controle em Dokdo por dois meses eu fui", explicou ele.
Embora as vantagens das aeronaves não tripuladas de asa fixa sejam claras, as suas limitações operacionais incluem a necessidade de pistas longas. Aeronaves não tripuladas conhecidas, como o Grey Eagle e o Reaper, exigem uma pista de mais de 1.000 metros para decolar. Mesmo nos porta-aviões movidos a energia nuclear da Marinha dos EUA, a pista da cabine de comando tem 300 metros de comprimento, dificultando a operação. A Marinha Sul-Coreana está conduzindo este experimento para testar se tais aeronaves não tripuladas de asa fixa podem ser operadas em navios militares sul-coreanos e para considerar a possibilidade de usar aeronaves não tripuladas na construção de futuros navios de transporte naval.
Um oficial da Marinha sul-coreana disse: “Não apenas a força operacional, mas também os próprios recursos militares estão diminuindo, e a realização de missões de reconhecimento de vigilância e de ataque usando aeronaves não tripuladas de asa fixa baseadas em porta-aviões aumentaria enormemente o escopo e o tempo das operações”. ' Embora nenhum armamento tenha sido instalado no protótipo da aeronave naquele dia, há esperança de que, se for equipado com armamentos no futuro, será capaz de garantir a capacidade de atacar importantes instalações norte-coreanas a partir do mar.
O fato de Dokdo, que ostentava a capacidade de transportar até 21 helicópteros e operar cinco deles simultaneamente na cabine de comando, ter sido usado como banco de testes para aeronaves não tripuladas de asa fixa, é considerado de grande importância. Como resultado da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, aumentou a crença de que os helicópteros são inúteis e que as aeronaves não tripuladas estão agora no centro da guerra moderna, e a Marinha da Coreia do Sul está a dar sinais de tentar reflectir estas mudanças.
No entanto, a Marinha sul-coreana explicou que esta experiência de combate não se destinava à implantação do Mojave, mas que estava a considerar a implantação de várias aeronaves não tripuladas, incluindo o Mojave.
A aeronave não tripulada MQ1C “Mojave” que participou do teste naquele dia foi desenvolvida em conjunto pela General Atomics dos EUA e uma empresa sul-coreana relacionada à defesa. A General Atomics é um grande fabricante de drones que desenvolveu e produziu veículos como o Gray Eagle e o Reaper. O Mojave é baseado na fuselagem do Grey Eagle, mas apresenta uma distância de decolagem significativamente menor. A corrida de decolagem do Gray Eagle variou de 850 metros a 1.200 metros, dependendo de sua carga útil, mas no teste de hoje, o protótipo desarmado do Mojave decolou com uma pista de 90 metros. Com base em entrevistas com este jornal, o Mojave poderá transportar até 16 mísseis Hellfire no futuro, e diz-se que está a considerar transportar uma Munição Conjunta de Ataque Direto (JDAM) em alguns casos. Tem comprimento total de 9 metros e envergadura de 16 metros. O protótipo da aeronave pode permanecer no ar por cerca de 3 horas e 30 minutos, mas o objetivo final é aumentar o tempo de voo para 25 horas.
Neste dia, o Chefe do Estado-Maior Naval, Yang Yong-mo, disse: ``Verificaremos a eficácia das forças não tripuladas por meio de experimentos de combate e introduziremos e operaremos prontamente uma variedade de forças não tripuladas em preparação para mudanças no futuro ambiente do campo de batalha e redução no forças militares. ``Quero que o povo do Japão possa descansar em paz.''
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