Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1186 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 10:54 am

Claro, foram tão gente boa quanto com o MI-17 quanto os americanos e franceses, alias aonde está a tal fabrica autorizada para manutenção dos motores? Porque até hoje, não só eles como diversos componentes do MI-35 tem que ser enviados para a Russia para a manutenção da mesma maneira que faziamos com o Mirage.
Não separe as coisas: se eu tiro a produção de lá e passo a produzir aqui, estou tirando o mercado da matriz.
E isso prejudicaria a VVS?
Acho que não.

Isso é simples e eles sabem disso muito bem, tanto é que sempre é uma briga para conseguir que eles forneçam os codigos (PN) equivalentes de diversos componentes do MI-35, pois com o codigo somos capazes de procurar fornecedores alternativos para o produto no mercado ao inves de comprarmos deles.

Não, montar uma linha de produção de uma caça desses aqui NÃO é tão menos complexo que o PROSUB. Não estou falando de tamanho, mas sim de complexidade de Engenharia: vamos montar um caça de ultima geração com tudo o que de mais moderno que a Russia já desenvolveu (turbinas, RADAR, avionicos, comandos de vôo, sistema de armas), e para isso não basta simplesmente fazer um "puxadinho" na EMBRAER.
E eu que não consigo concordar que você queira comparar a construção do SU-35 com o URUTU III e não com a de um submarino!!!
Foi apenas uma analogia, não estou comparando o Guarani com o Su-35. isso não faz sentindo.
Não, produzir um caça é bem menos complexo que construir um estaleiro enorme, conseguir a tecnologia, capacitar a industria e os técnicos, conseguir fabricar combustível nuclear, conseguir fabricar um motor nuclear e por ai vai.
Muito mais complexo do que produzir um caça.

Um veiculo blindado, que alias está sendo fabricado sob licença e não desenvolvido aqui, nem de longe pode ser comparado a um projeto aeronautico.
Como assim o Guarani não foi desenvolvido aqui?
Eles estava fazendo o que em Marambaia?

Temos capacidade?
Quem vai usinar as aletas das turbinas, por exemplo? De nacional, hoje, temos uma turbina feita em laboratorio longe ainda de uma linha de produção, e não estou nem falando do RADAR (copiamos um modelo), dos avionicos (temos uma filial da ELBIT), dos comandos de vôo ( de novo, quem vai usinar?), dos sitemas de armas (MCU,RWR, LWR, IRST; quem teria interesse em desenvolver isso por aqui?).
Você não está entendendo.
A oferta diz produção, mas não diz produção da noite para o dia.
Se a oferta for concluída hoje, será que daqui a 2016 ou 2017 já não possamos fabrica-los aqui, mesmo que importemos algumas peças e sistemas dele?
Em 2016 que é o prazo de entrega do F-X2.

Se você acha que um estaleiro é muito mais caro, faça as contas de novo com o PROSUB X F-X de prateleira (que é o atual) e vai ver que não existe tanta diferença como você acha.

Sobre o SU-35 ser melhor que o F-18, já discuti isso aqui varias vezes e disse: depende. Mas isso é minha opinião.
Sobre ser mais vantajoso, discordo totalmente. Sou capaz de apostar, inclusive, que o proprio empresariado brasileiro seria capaz de boicotar uma proposta russa para ver a americana ganhar, nem de perto a Russia tem a importancia (em todos os sentidos: diplomatica, comercial, politica, cultural) que os EUA tem para o Brasil. Sentar em uma mesa com os americanos abriria um leque muito maior de fatores a serem negociados do que com os russos, e até a Venezuela sabe disso (quem veio primeiro: o embargo americano ou as compras da Russia na Venezuela?).
É, então, vamos comprar aeronaves sem código-fonte?
Se a Rússia não disponibiliza, o EUA então...
Então você acha muito mais vantajoso negociar com pessoas que espionam nosso país, já boicotaram projetos nossos e não transferem código-fonte nem para seus maiores aliados?
Bem vantajoso.
Aposto que se eu falasse que o F/A-18 é superior ao Su-35S não daria todo esse empasse.
Não entendo esse preconceito com armamentos Russos.
Só falta agora eu falar sobre o Akula III e me expurgarem.
gabriel219
Sênior
Sênior

#1187 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 10:57 am

PROSUB: R$ 8.7 Bilhões.
F-X2: Oferta da Boeing de R$ 7 Bilhões.
É, não tem diferença não, só de R$ 1,7 Bilhão, pouca coisa.
Com isso dá para comprar 3 Fragatas "Aquitaine" ou mais de 125 Leopard 2A6 ou um SSNA "Akula III" e entre outros.
Pouca coisa.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1188 Mensagem por Skyway » Dom Jul 21, 2013 11:13 am

Eu queria fazer uma pergunta...

Alguém que acredita na validade dessa imagem abaixo para um debate, pode por favor me explicar o que quer dizer essa comparação?

http://www.ausairpower.net/XIMG/F-22A-Size-Comparison-4.png
AD ASTRA PER ASPERA
Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#1189 Mensagem por Olinda » Dom Jul 21, 2013 11:22 am

A missão principal do GDA seria a de interceptação. Ele está localizado em Brasília pois é o centro do país e capital federal.

Sendo as afirmativas a cima verdadeiras o SU-35 seria melhor opção que os caça da short list, pela autonomia e velocidade.
gabriel219
Sênior
Sênior

#1190 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 11:29 am

Skyway escreveu:Eu queria fazer uma pergunta...

Alguém que acredita na validade dessa imagem abaixo para um debate, pode por favor me explicar o que quer dizer essa comparação?

Eu não.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1191 Mensagem por Skyway » Dom Jul 21, 2013 11:30 am

gabriel219 escreveu:

Eu não.
:lol: :lol:

Pois é véio, eu só queria entender...rs
AD ASTRA PER ASPERA
Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#1192 Mensagem por Olinda » Dom Jul 21, 2013 11:31 am

sapao escreveu:
gabriel219 escreveu: Foi descartado pela FAB ou foi descartado pelo GF por que os Russos não queriam transferir a tecnologia de um caça que ainda estava apenas no projeto ou também por que há preconceito com armamentos Russos?
Creio que seja ou a 2ª ou a 3ª.
Esquisito a FAB descarta-lo por causa de desempenho, li faz um bom tempo que o caça preferido era o Su-35, pelos próprios pilotos.
Typhon foi descartado por causa de seu custo, segundo fontes.
Sobre o F/A-16 não lembro por que foi descartado.
Já foi falado e epoca que era por causa da TOT, tanto no F-X como no PROSUB eles foram descartados por isso.
Se existisse preconceito a FAB não seria, de MUITO longe, a maior operadora de equipamentos russos entre as 3 forças. Isso é mais uma lenda que tentam colocar como verdade quando não se tem argumentos.

E termino dizendo que concordo com voce: se for de prateleira mesmo, prefiro o SU-35 que qualquer outro; até porque já desisti que saia alguma coisa relevante em TOT para o pais nesse processo. Para ser sincero não acredito que saia mais nada, pelo que tenho ouvido. Talvez em 2015...
Sapão,

Quais os equipamentos russos que a FAB opera além do MI-35 (este foi dito aqui no fórum que foi empurrado pelo GF, e a FAB queria outro)?
gabriel219
Sênior
Sênior

#1193 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 11:49 am

Olinda escreveu:A missão principal do GDA seria a de interceptação. Ele está localizado em Brasília pois é o centro do país e capital federal.

Sendo as afirmativas a cima verdadeiras o SU-35 seria melhor opção que os caça da short list, pela autonomia e velocidade.
Su-35S:
Alcance: 3,600 á alta altitude e 1,580 km á baixa altitude.
Alcance máximo: 4,500 km de alcance com 2 tanques externos.
Velocidade: Mach 2,25 ou 2,390 km/h.
Altitude máxima: 18 km.
F/A-18E/F:
Alcance: 2,346 km (acredito que seja á alta altitude).
Alcance máximo: 3,330 km (só o alcance do Su-35S sem tanques de combustível é maior que o alcance do F/A-18E/F com 2 tanques de combustível).
Velocidade: Mach 1.8 ou 1,915 km/h.
Altitude máxima: 15 km (estaria no alcance do Pantsir-S1).
Só nisso o Su-35S já ganha.
Agora e o Su-30MKI para o GDA provisoriamente?
Su-30MKI:
Alcance: 3,000 km a altitude.
Alcance máximo : não consegui a informação, mas presumo que seja de 4,000 km com 2 tanques externos.
Velocidade: Mach 1.9 ou 2,120 km/h
Altitude máxima: 17,3 km.
Até o Su-30MKI iria cumprir a missão melhor do que o F/A-18E/F, apesar de eu achar o F/A-18E/F superior ao Su-30.
gabriel219
Sênior
Sênior

#1194 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 11:53 am

Não sou o Sapão, mas lembro que a FAB opera mísseis Ataka-V, foguetes S-8, Shturm e mísseis Igla-S.
Futuramente possa vir o Pantsir-S1 também, mas creio que seja só isso mesmo.
Um abraço.
Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1195 Mensagem por Petry » Dom Jul 21, 2013 12:08 pm

Já que estão jogando supertrunfo, gostaria de colocar mais variáveis no tabuleiro:

Quais são os valores para F-18E e Su-35S para:

MTBF (tempo médio entre falhas)
MTTR (tempo médio para manutenir)
MMH/FH (Horas homem manutenção para cada hora de voo)

Três variáveis importantes que fabricante não fala e com certeza o comprador analisa e altera substancialmente o conceito de melhor. Até porque mais vale um caça perna curta voando do que um perna longa sempre no chão.

Isso são só exemplos de 3 variáveis, tendo muitas outras a serem analisadas e que não são triviais.
gabriel219
Sênior
Sênior

#1196 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 12:14 pm

O fogo é saber isso.
Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1197 Mensagem por Petry » Dom Jul 21, 2013 12:17 pm

Pois é, mas a FAB deve analisar isso e com certeza o fez. Isso pode mudar muita coisa. Por isso é complicado analisar de fora, falta muita informações para montar o quebra cabeça.
gabriel219
Sênior
Sênior

#1198 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 12:31 pm

Lembremos que faz muito tempo da desqualificação do Su-35 por parte da FAB, no F-X2, e nem sabemos - pelo menos eu não - sobre os reais motivos da não escolha do Su-35 no short-list.
Possa ser por falta de desempenho, o que não acredito, preconceito em relação a equipamento Russo ou por que os Russos não queriam transferir a tecnologia a época, que ainda se tratava de um projeto de caça.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#1199 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 21, 2013 3:05 pm

Qual a dificuldade de fazer um caça com alcançe global a velocidade Mach 3? Moleza

Aviões grandes levam vantagem quando o assunto é desempenho, é a "economia em escala" da engenharia, se quer fazer um avião mais rápido e com maior alcance, faça um avião maior.

O outro lado é que aviões maiores também são mais caros, o que limita a quantidade deles, por mais capaz que seja, é muito dificil um único avião defender o Brasil inteiro, ter mais unidades as vezes é melhor do que ter unidades melhores.
Olinda escreveu:A missão principal do GDA seria a de interceptação. Ele está localizado em Brasília pois é o centro do país e capital federal.

Autonomia? Acredito que em um caça de defesa aérea a autonomia ão seja determinada pela quantidade de combustível e sim pelo tempo que ele demora até o alvo, não adianta muito ter a capacidade de voar 3000 km para abater um alvo se esse abate ocorrer depois de 2 horas...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
gabriel219
Sênior
Sênior

#1200 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 3:11 pm

Mesmo assim daria o Su-35S como vencedor, é pouco menos que 1 vez mais rápido que o F/-18E/F.
Até mesmo o Su-30MKI é um pouquinho mais rápido que o F/A-18E/F.
Trancado