Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11806 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 07, 2013 8:27 pm

O pistão só influenciaria se fosse muito pesado mas no movimento de volta esse peso extra pode atrapalhar, além do que o Dalton citou tem também o quebra chamas.

Mas não Gabriel, o IA2 7,62 não tem um recuo menor que o FAL ou qualquer outro fuzil 7,62 com peso semelhante.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13812
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11807 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 07, 2013 8:36 pm

Por exemplo, um fuzil com pistão de ação longa tem o mesmo recuo que outro de ação curta?

Sobre o recuo, pelo que percebi, me parece menor.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11808 Mensagem por jauro » Qui Nov 07, 2013 8:39 pm

Alguns fatores que influenciam no maior ou menor recuo de uma arma.
1) Munição.
2) Cano.
3) Caixa da Culatra.

-A munição tem influência no seu tamanho, peso e carga de propulsão.
-O cano tem influência no recuo devido ao seu comprimento, se tem tomada de gazes no terço médio, se tem freio de boca.
-A culatra é aferrolhada ou é culatra móvel.
-Na culatra móvel a arma funciona com sistema de trancamento ou destrancada.
-A arma tem mola recuperadora; mola amortecedora; tem acelerador.

Obs: Quanto mais sistemas móveis a arma possuir e seu funcionamento for mais automatizado, menos recuo ela terá.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11809 Mensagem por jauro » Qui Nov 07, 2013 8:45 pm

gabriel219 escreveu:O pistão também influência?


O êmbolo do cilindro de gazes influencia sim. Vai depender da sua dinâmica: Peso, tamanho, velocidade.....a capacidade de sua mola recuperadora. Mas nem de perto é o que produz maior impacto na arma para o seu recuo.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13812
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11810 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 07, 2013 8:47 pm

dalton romao escreveu:o pistão que fica acima do cano e que se move com a entrada dos gases pelo êmbolo?
acredito que não. o movimento do ferrolho no caso de uma submetralhadora que normalmente é disparada de posição ferrolho aberto, esse movimento sim, faria diferença no recuo mas no caso de fuzil que dispara de ferrolho fechado, não.
Eu li uma matéria que o pistão de ação curta pode ajudar a diminuir o recuo, em conjunto com o quebra-chamas, a ergonomia e massa.

Alguém pode me confirmar qual o pistão usado no produto final do IA2 5.56? Pois recebi uma informação sobre a troca do pistão de ação longa por outro de ação curta. Sendo assim, o IA2 5.56, teria seu sistema (ferrolho rotativo com 7 ressaltos, operado á gás por pistão de ação curta, caso seja este) idêntico ao do HK416 e do Scar.

E essa minha fonte foi a mesma que me falou sobre o IA2 3 semanas antes do mesmo aparecer na mídia. É uma fonte forte.

A fonte me relatou que, segundo informações, o pistão foi trocado, mas não conseguiu especificar quando, mas ele acha que isso deve ter ocorrido com o lote piloto. Foi uma conversa breve. Ainda deve ser confirmada.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11811 Mensagem por jauro » Qui Nov 07, 2013 8:55 pm

Todo recuo de uma arma inicia com a detonação do projétil dentro da câmera. Tudo que acontece depois é consequência desta detonação.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11812 Mensagem por jeanscofield » Qui Nov 07, 2013 8:55 pm

Foto postada agora na pagina do Exército no Facebook:

Imagem

Soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, tropa especializada em combate na caatinga, realizam patrulha no sertão de Pernambuco com o novo Fuzil IMBEL IA2.
Foto: ST Edvaldo




Imagem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13812
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11813 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 07, 2013 9:01 pm

Eu gostaria de ver o IA2 nas cores adequadas para a região, ou seja, ao invés de verde, na minha opinião, deveria ser um beje ou talvez um marrom claro.

Mais já está bom de IA2 :D .




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11814 Mensagem por jauro » Qui Nov 07, 2013 9:06 pm

Eu li uma matéria que o pistão de ação curta pode ajudar a diminuir o recuo, em conjunto com o quebra-chamas, a ergonomia e massa.
Certo Gabriel, um êmbolo mais curto e com o mesmo calibre, teria menor massa e por isso menor energia cinética, provocando um menor trabalho de recuo.

Agora isso pode também diminuir a velocidade prática dos Tiro Por Minuto.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13812
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11815 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 07, 2013 9:15 pm

Sim Cel.Jauro, mas o HK 416 tem o sistema que citei acima e tem sua cadência de disparos entre 700-900 tpm's.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11816 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 07, 2013 9:32 pm

Ação "curta" e "longa" são dois mecanismos um pouco diferentes, não o mesmo mecanismo com tamanho diferente.

A AK-47 é o fuzil mais famoso com ação longa, mas também é uma exceção, praticamente todos hoje (hum... pós segunda guerra?) usam a ação curta, metralhadoras como a Minimi usam ação longa.

A cadência é "escolhida" no projeto, ter uma cadência mais alta não é necessariamente uma vantagem, a cadência vai depender da tomada de gases, da massa do pistão e do ferrolho (que são separados na ação curta) e da mola, mas tudo isso consome um percentual desprezível da energia do disparo e tem muito pouco impacto no recuo da arma.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11817 Mensagem por BrasilPotência » Qui Nov 07, 2013 9:58 pm

Imbel IA2 no novo Call of Duty Ghosts





Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6817
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11818 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Nov 08, 2013 12:08 am

BrasilPotência escreveu:Imbel IA2 no novo Call of Duty Ghosts

Eu pirateei esse jogo mas desinstalei imediatamente quanto teve uma fase no Brasil com soldados falando em espanhol.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11819 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 08, 2013 5:03 am

Cross escreveu:
BrasilPotência escreveu:Imbel IA2 no novo Call of Duty Ghosts

Eu pirateei esse jogo mas desinstalei imediatamente quanto teve uma fase no Brasil com soldados falando em espanhol.
É incrivel saber q esse país de merda que é os EUA ainda não descobriu a Wikipédia.

Eu desinstalaria esse jogo só por saber que ele tem o IA2. Como sei que tem, nem vou baixar. Imagina comprar!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11820 Mensagem por Clermont » Sex Nov 08, 2013 9:04 am

Imagem

Não faço a mínima idéia de como é o desempenho deste fuzil, mas, se aparência externa tem alguma significação, eu penso que dá a impressão de ser um fuzil "tremendão"! (Santo Erasmo Carlos, Batman! 8-))

Realmente, olhando assim, não consigo nem imaginar o que haveria de tão errado com a ergonomia dele...

Bem, mas isso é pra quem pega, pegou ou vai pegar no IA2 de verdade pra comentar.




Responder