Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8919
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1171 Mensagem por Pablo Maica » Sex Nov 13, 2009 2:53 pm

Acho que não tem por que pintar de novo, é uma camuflagem que tbm é eficiente aqui, a mesma dos M-60 e os A1 creio que tbm vieram ja naquele padrão verde.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1172 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Nov 13, 2009 3:22 pm

Creio ser o verde escuro, a melhor camuflagem que há.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1173 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Nov 13, 2009 4:02 pm

Pablo Maica escreveu:Acho que não tem por que pintar de novo, é uma camuflagem que tbm é eficiente aqui, a mesma dos M-60 e os A1 creio que tbm vieram ja naquele padrão verde.


Um abraço e t+ :D
Eu lembro que na quinta série, eu estudava num colégio que ficava perto do círculo militar da vila militar no Rio, e pra ir até o colégio, passava por uma ponte, de onde era possível ver uns 50 Leopards, todos no padrão verde. Só as viaturas escola ainda tinham a camuflagem européia.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1174 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 13, 2009 4:54 pm

Guerra escreveu:
Bolovo escreveu:Os simbolos na imagem também estão errados, não? Os da CMec eram para estar igual o da 5ºCBld e o contrário também é certo. Sem contar a 8ºIMtz, que era para ser um "X".

Rapaz, para mim esta tudo errado. A começar pela cor. Interpretando como no manual essas brigadas são todas inimigas. A unica coisa que esta certa é o x das brigadas e simbolo de blindado e mecanizado.
Verdade.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1175 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Nov 18, 2009 2:21 pm

Guerra escreveu:[Rapaz, para mim esta tudo errado. A começar pela cor. Interpretando como no manual essas brigadas são todas inimigas. A unica coisa que esta certa é o x das brigadas e simbolo de blindado e mecanizado.
Guerra, o correto para a Brigada de Cavalaria Mecanizada, deve ser uma linha diagonal do canto inferior esquerdo até o canto superior direito do retangulo, e não o X (Cruz de Santo André).

O X ou Cruz de Santo André no retangulo, serve para designar unidades de infantaria, como são a 6ª e 8ª Brigadas de Infantaria Blindada.

Sim ou não?

Bacchi




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1176 Mensagem por Guerra » Qua Nov 18, 2009 2:59 pm

isso mesmo. Mas a 8ª é bda de inf blindada?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1177 Mensagem por jauro » Qua Nov 18, 2009 7:47 pm

Guerra escreveu:isso mesmo. Mas a 8ª é bda de inf blindada?
Motorizada, e das capengas.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1178 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Nov 19, 2009 8:48 am

Estou anexando noticia sobre os Leopard 1 e 2:

The Leopards New Spots
November 19, 2009: Turkey has completed an upgrade of its 171 German Leopard 1 tanks. The major part of the upgrade is a modern fire control system. The 1960s era, 43 ton, Leopard 1 has a 105mm gun, and a top speed of 65 kilometers an hour. Turkey is also upgrading 160 similar U.S. made M-60A1 tanks.
Until the 1980s, the Leopard I was considered one of the best tanks available. Entering service in the late 1960s, it was the first post-World War II German tank design. Although a contemporary of the American M-60A3, the German tank was considered superior. For this reason, Germany was able to export Leopards to many nations. Most of the 4,744 produced (plus 1,741 Leopard chassis adapted to other uses, like recovery and anti-aircraft) have been retired (in storage) or scrapped. Many owners may have to melt down it's Leopard Is, for there's not much of a market left for 44 ton tanks, even those equipped with a lot of nifty upgrades. The original buyers of Leopard I have already flooded the market.

Turkey also has 298 Leopard 2 tanks, bought second hand during the great post-Cold War sell off of European tank fleets. The German Leopard 2 tank continues to be a hot item in the second hand market, often to replace U.S. M-60 tanks (a 1960s design.) Already, Austria has bought 115, Canada 100, Norway 52, Sweden 160, Singapore 96, Denmark 52, Finland 124, Poland 128, Portugal 73, Greece 183, Chile 100 and Spain 108. Originally, West Germany bought 2,125 new Leopard 2 tanks, the Netherlands 445, Switzerland 370, Sweden 120, Spain 219 and Greece 170.

The 55 ton Leopard 2A is a contemporary of the American M1, but without the upgraded armor. Most 2A models have a stabilizer (for firing on the move) and a thermal imager (for seeing through night, mist and sand storms.) Germany has been selling refurbed 2A4s since the 1990s (after the Cold War ended and the German army was much reduced in size.) This enabled many nations to inexpensively upgrade their much older tanks.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1179 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Nov 22, 2009 9:04 pm

Caros colegas,

Recomendo a leitura do artigo "M60A3 TTS VERSUS LEOPARD 1BE" escrito por Helio Higuchi, Paulo Bastos e por mim, publicado na TECNOLOGIA & DEFESA n° 119.

Procuramos neste artigo mostrar de uma maneira clara e simples, as diferenças entre estes dois veículos.

Bacchi




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18504
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1180 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 22, 2009 10:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Caros colegas,

Recomendo a leitura do artigo "M60A3 TTS VERSUS LEOPARD 1BE" escrito por Helio Higuchi, Paulo Bastos e por mim, publicado na TECNOLOGIA & DEFESA n° 119.

Procuramos neste artigo mostrar de uma maneira clara e simples, as diferenças entre estes dois veículos.

Bacchi
Olá, Bacchi.

Eu li o artigo, e os parabenizo.
Uma coisa me preocupou: vcs disseram que há dificuldade de encontrar peças para reposição para os estabilizadores de tiro dos canhões, pois apenas equipa esses carros belgas.
Nós vamos continuar a operá-los. E aí? O EB ainda não buscou uma solução? Pretende buscar, ou vai continuar com baixa disponibilidade por causa disso?

Atenciosamente,




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1181 Mensagem por helio » Seg Nov 23, 2009 9:53 pm

knigh7 escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Caros colegas,

Recomendo a leitura do artigo "M60A3 TTS VERSUS LEOPARD 1BE" escrito por Helio Higuchi, Paulo Bastos e por mim, publicado na TECNOLOGIA & DEFESA n° 119.

Procuramos neste artigo mostrar de uma maneira clara e simples, as diferenças entre estes dois veículos.

Bacchi
Olá, Bacchi.

Eu li o artigo, e os parabenizo.
Uma coisa me preocupou: vcs disseram que há dificuldade de encontrar peças para reposição para os estabilizadores de tiro dos canhões, pois apenas equipa esses carros belgas.
Nós vamos continuar a operá-los. E aí? O EB ainda não buscou uma solução? Pretende buscar, ou vai continuar com baixa disponibilidade por causa disso?

Atenciosamente,
Knight
respondendo a sua pergunta, originalmente pela grande quantidade adquirida de Leopard 1A5, os 1BE seriam descarregados. Na ultima hora resolveram manter os 1BE até que não tenham mais nenhuma utilidade. Infelizmente, para modernizar o sistema de tiro do 1BE seria necessário trocar a parte eletronica de toda a torre, coisa que não compensa.
Acho que futuramente servirão de peças de reposição para os 1A5.

Um abraço
Hélio




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1182 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 23, 2009 10:24 pm

Então em teoria teremos apenas 240 Leo 1A5 como carros de combate? Afinal os M60 estão sendo quase abandonados e os Leo 1BE vão ter o mesmo destino...?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1183 Mensagem por binfa » Seg Nov 23, 2009 10:33 pm

Bolovo escreveu:Então em teoria teremos apenas 240 Leo 1A5 como carros de combate? Afinal os M60 estão sendo quase abandonados e os Leo 1BE vão ter o mesmo destino...?
binfa escreveu:Prezados(as) bom dia!

Comprei a nova edição da Tecnologia & Defesa (nº 119), onde temos excelentes artigos publicados nesta edição.

- Heron TP
- Pesquisa Cientifica e Desenvolvimento Tecnológico
(Preparando a Marinha para os desafios do futuro)
- FELIN
(nem vou comentar, se um pais como o nosso ainda não decidiu qual será seu proximo fuzil, os equipamentos do FELIM é utopia)
- M60A3 TTS versus Leopard 1BE
Parabéns Hélio, Reginaldo e Paulo

Comentários sobre o artigo M60A3 TTS versus Leopard 1BE
- com a chegada dos Leo 1A5 estes seriam descarregados, porem o EB achou melhor dar uma segunda chance.

Incompatibilidades entre os dois MBT:
- munição (105mm) entre os dois não são intercambiáveis,
- as metralhadoras são diferentes.

M 60A3 TTS:
- manutenção simples.
- provavelmente será alocado no 20º RCB.
- triste saber que o EB achou melhor canibalizar os M 60 (25) em vez de comprar sobresalentes, é um puta MBT, eficiente para nosso cenário (ainda dá pra um bom caldo!)

Leo 1BE:
- manutenção complexa.
- serão destinados oas RCB.
- problemas no estabilizador do sistema de tiro.
- rádios a válvulas, tá na hora de trocar!

Pergunta ao Hélio e ao Reginaldo, o exercito Belga não tem peças sobresalentes para este sistema de tiro?

Do resto uma boa revista para leitura.
Bolovo boa noite!

Leo 1A5: dos 250 adquiridos, a princípio 30 serão destinados como spares parts!

M 60 A3 TTS: segundo a T&D, temos já encostados 25un canabalizadas.




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1184 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Nov 24, 2009 8:39 am

helio escreveu:Knight
respondendo a sua pergunta, originalmente pela grande quantidade adquirida de Leopard 1A5, os 1BE seriam descarregados. Na ultima hora resolveram manter os 1BE até que não tenham mais nenhuma utilidade. Infelizmente, para modernizar o sistema de tiro do 1BE seria necessário trocar a parte eletronica de toda a torre, coisa que não compensa.
Acho que futuramente servirão de peças de reposição para os 1A5.

Um abraço
Hélio
Apenas para manter as atuais unidades (4 RCC e 4 RCB), temos a necessidade de aproximadamente 340 MBTs (54 x 4 + 28 x 4 + AMAN/CiaIBld/EsMB etc).
Como os Leos 1A5 adquiridos foram 250, sendo que apenas 220 serão operativos, já existe plano para aquisição de mais unidades para substituição desses Leos 1BE e M60 A3?

Um abraço,

Robson




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1185 Mensagem por Guerra » Ter Nov 24, 2009 9:28 am

"Esqueçam as lagartas..."




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder