Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
Iniciando a unidade de energia auxiliar.
https://www.globaltimes.cn/page/202211/1278912.shtml
China's J-20 fighter jet to keep receiving upgrades: designer
J-20 no Zhuhai Airshow 2022
https://www.bilibili.com/video/BV1zY411Z75a/?
https://www.bilibili.com/video/BV1sY411Z7DR/?
https://www.globaltimes.cn/page/202211/1278912.shtml
China's J-20 fighter jet to keep receiving upgrades: designer
J-20 no Zhuhai Airshow 2022
https://www.bilibili.com/video/BV1zY411Z75a/?
https://www.bilibili.com/video/BV1sY411Z7DR/?
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
O piloto do J-20 disse em entrevista à CCTV: "Não sei se você percebeu que nossa missão em Zhuhai é extremamente simplificada em pessoal e equipamento. Todo o trabalho após o pouso e antes da decolagem pode ser concluído com apenas duas pessoas e um veículo. Esse é o requisito para pessoal e equipamento no mais novo estilo de combate."
É esse tipo de coisa que realmente é importante e que os mais críticos sentem falta. A capacidade de desdobramento e a dispersão serão cruciais em qualquer grande conflito futuro, onde cada lado possui muitas armas de precisão. É por isso que a USAF está se afastando de Kadena e praticando operações dispersas.
A China tem experimentado a implantação rápida do estilo Raptor desde a implantação do J-20 em Hotan em 2020.
Ele também disse: "Os procedimentos de apoio de solo do J-20 não serão maiores que os de outras aeronaves, podendo ser mais simplificados. Este modo de suporte também é necessário para nosso treinamento diário. Ele foi aplicado e testado em grandes tarefas nos últimos anos e atende às necessidades da guerra moderna. É principalmente para garantir que a unidade de tarefa possa avançar rapidamente para a área de que precisamos em caso de emergência e melhorar a capacidade de resposta de emergência no campo de batalha."
https://www.douyin.com/video/7163890896046443810
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
A entrevista com o piloto do J-16 confirma que o J-20, com sua vantagem na percepção da situação, pode fornecer orientação para o J-16 e o J-10C. Parece que eles podem usar a experiência anterior para melhorar a coordenação com o loyal wing mais tarde.
https://www.bilibili.com/video/BV1AP411c75v/?
Nesse vídeo, até podemos identificar o canard e o estabilizador vertical fazendo correção minuciosa o tempo todo para manter o jato estável, o voo sistema de controle de J-20 é insano. Lembro-me de quando o J-20 foi lançado e os mais críticos diziam “ele não pode manobrar sem vórtices” e agora há tantas fotos dos vórtices do J-20 que sinto que basicamente temos uma imagem completa de como é o sistema de geração e gerenciamento de vórtice funciona e estou começando a sentir o que quer que seja sobre mais fotos novas…
Rumores não confirmados no Weibo sugerem que a produção do J-20 ultrapassará 100 a partir do próximo ano. Não tenho certeza de como isso poderia ser feito, mas com base em vários rumores que ouvi, a PLAAF pode ter como objetivo adquirir 70-90 J-20s este ano e mais de 100 a partir de 2023. A fonte afirmou que a produção poderia ter sido maior se a segunda fábrica entrou em produção no início de 2022 e uma terceira fábrica que será concluída no final de 2023. Tenho sérias dúvidas de que chegará a esse ponto no início deste ano, quando os rumores forem divulgados, mas a contagem de números de Zhuhai é realmente impressionante. Acho que vou esperar e ver se há mais evidências.
Eu acho que eles precisam fazer isso para aumentar a produção do J-20 para 100 por ano. A SAC aumentou significativamente o tamanho de sua fábrica, então acho que eles podem produzir de 75 a 100 aeronaves por ano, se quiserem.
Parece meio maluco. Duvido que eles produzam mais de 100 aeronaves J-20 por ano.
Com base nos boatos que ouvimos, a taxa de produção é quase definitivamente superior a 70 este ano, provavelmente algo em torno de 80. Começar o trabalho de produção ativa neste segundo prédio da fábrica em 2023 parece bastante razoável para mim - e é realmente um pouco de espaço extra que eles adicionaram. Se será principalmente comprometido com J-20s, e se eles estão de fato diminuindo a produção de J-10C na CAC e mudando esses slots para J-20s e se assumirmos a estimativa de produção deste ano (algo entre 65-75) foi feito sem a nova fábrica ativa, então um aumento de 50% em relação à taxa atual, está definitivamente dentro da razão lógica, mesmo que pareça uma sugestão astronômica se foi feito ainda no início deste ano
Para referência, a produção de F35 provavelmente atingirá o pico de 156 por ano:
https://www.airandspaceforces.com/f-35- ... ompletion/
Adicione também o que a Boeing produzir - talvez 1 a 2 dúzias de F15EX ou F18E/F por ano.
CAC e SAC entre eles devem ser capazes de exceder as taxas de produção dos EUA em um futuro próximo. Quanto à nova capacidade no CAC, não é garantido que seja tudo para produção de J20, talvez também para FH97/A ou outra produção de UCAV de ala leal. Porque o que eles estão sugerindo é pelo menos 48 J-20s por fábrica sejam produzidos e será próximo a 150 J-20s a partir de 2024.
https://www.bilibili.com/video/BV1AP411c75v/?
Nesse vídeo, até podemos identificar o canard e o estabilizador vertical fazendo correção minuciosa o tempo todo para manter o jato estável, o voo sistema de controle de J-20 é insano. Lembro-me de quando o J-20 foi lançado e os mais críticos diziam “ele não pode manobrar sem vórtices” e agora há tantas fotos dos vórtices do J-20 que sinto que basicamente temos uma imagem completa de como é o sistema de geração e gerenciamento de vórtice funciona e estou começando a sentir o que quer que seja sobre mais fotos novas…
Rumores não confirmados no Weibo sugerem que a produção do J-20 ultrapassará 100 a partir do próximo ano. Não tenho certeza de como isso poderia ser feito, mas com base em vários rumores que ouvi, a PLAAF pode ter como objetivo adquirir 70-90 J-20s este ano e mais de 100 a partir de 2023. A fonte afirmou que a produção poderia ter sido maior se a segunda fábrica entrou em produção no início de 2022 e uma terceira fábrica que será concluída no final de 2023. Tenho sérias dúvidas de que chegará a esse ponto no início deste ano, quando os rumores forem divulgados, mas a contagem de números de Zhuhai é realmente impressionante. Acho que vou esperar e ver se há mais evidências.
Eu acho que eles precisam fazer isso para aumentar a produção do J-20 para 100 por ano. A SAC aumentou significativamente o tamanho de sua fábrica, então acho que eles podem produzir de 75 a 100 aeronaves por ano, se quiserem.
Parece meio maluco. Duvido que eles produzam mais de 100 aeronaves J-20 por ano.
Com base nos boatos que ouvimos, a taxa de produção é quase definitivamente superior a 70 este ano, provavelmente algo em torno de 80. Começar o trabalho de produção ativa neste segundo prédio da fábrica em 2023 parece bastante razoável para mim - e é realmente um pouco de espaço extra que eles adicionaram. Se será principalmente comprometido com J-20s, e se eles estão de fato diminuindo a produção de J-10C na CAC e mudando esses slots para J-20s e se assumirmos a estimativa de produção deste ano (algo entre 65-75) foi feito sem a nova fábrica ativa, então um aumento de 50% em relação à taxa atual, está definitivamente dentro da razão lógica, mesmo que pareça uma sugestão astronômica se foi feito ainda no início deste ano
Para referência, a produção de F35 provavelmente atingirá o pico de 156 por ano:
https://www.airandspaceforces.com/f-35- ... ompletion/
Adicione também o que a Boeing produzir - talvez 1 a 2 dúzias de F15EX ou F18E/F por ano.
CAC e SAC entre eles devem ser capazes de exceder as taxas de produção dos EUA em um futuro próximo. Quanto à nova capacidade no CAC, não é garantido que seja tudo para produção de J20, talvez também para FH97/A ou outra produção de UCAV de ala leal. Porque o que eles estão sugerindo é pelo menos 48 J-20s por fábrica sejam produzidos e será próximo a 150 J-20s a partir de 2024.
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
https://www.bilibili.com/video/BV1AP411c75v/?
Você pode ver que há um tremor muito sutil sempre que o J-20 começa a puxar mais AoA e o vórtice começa a se formar, e logo o movimento é suavizado. A conclusão é que no início da formação do vórtice há muita turbulência que o controle de voo luta um pouco para controlar e então o fluxo do vórtice se estabiliza e a sustentação é dominada pelo fluxo do vórtice. Se for verdade, é uma prova de quanto J-20 é um "lutador de vórtice", quase parece que o vórtice está sugando o avião para cima
https://www.bilibili.com/video/BV1JY411 ... s_story_h5
Rotações AoA altas semelhantes que vimos em Changchun mas no eixo horizontal
O relatório financeiro de 2022H1 de uma das subsidiárias da AVIC revelou receita e lucro da ShenYang LiMing Aero-Engine, fabricante do WS-10.
A LiMing quase dobrou sua receita ano a ano em 2022S1, um bom indicador de quão rápida a expansão está acontecendo agora.
http://file.finance.sina.com.cn/211.154 ... 481456.PDF
Você pode ver que há um tremor muito sutil sempre que o J-20 começa a puxar mais AoA e o vórtice começa a se formar, e logo o movimento é suavizado. A conclusão é que no início da formação do vórtice há muita turbulência que o controle de voo luta um pouco para controlar e então o fluxo do vórtice se estabiliza e a sustentação é dominada pelo fluxo do vórtice. Se for verdade, é uma prova de quanto J-20 é um "lutador de vórtice", quase parece que o vórtice está sugando o avião para cima
https://www.bilibili.com/video/BV1JY411 ... s_story_h5
Rotações AoA altas semelhantes que vimos em Changchun mas no eixo horizontal
O relatório financeiro de 2022H1 de uma das subsidiárias da AVIC revelou receita e lucro da ShenYang LiMing Aero-Engine, fabricante do WS-10.
A LiMing quase dobrou sua receita ano a ano em 2022S1, um bom indicador de quão rápida a expansão está acontecendo agora.
http://file.finance.sina.com.cn/211.154 ... 481456.PDF
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
Fotos de close do J-20 de dois lugares contra o J-20 que estava no Zhuhai Airshow 2022. Ele diz que o J-20S aqui está apresentando melhor acabamento com rebites menores, folgas e menos desníveis. Eu acho que o monoposto é mais ampliado e está em serviço há algum tempo, então não estou 100% convencido de que seja esse o caso. Os rebites parecem menores e a superfície parece mais uniforme aos meus olhos muito ruins. Não acho que os rebites sejam menores, apenas que o revestimento não chega a cobrir diretamente os rebites. Então você está comparando um círculo em torno de um ponto e um ponto. É possível que os rebites sejam do mesmo tamanho e a "rugosidade" no acabamento seja apenas resultado de uma camada extra de RAM por cima.
Finalmente uma visão de satélite de Chengdu. Alguns telhados de edifícios já são visíveis em fotos de satélite de baixa resolução e a parte oeste da nova expansão está tomando forma enquanto a parte próxima à pista ainda é o que era em outubro. Acho que a previsão de conclusão antes do final de 2023 é muito otimista para ser verdade se a parte da pista for levada em consideração. Se for apenas linha de montagem, então sim, poderia entrar na fase funcional até 2024 e ainda anos à frente para atingir a taxa de produção total.
O biposto J-20AS foi flagrado novamente
Z-20s do Corpo Aerotransportado da Força Aérea.
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
PGMs.
Mais algumas imagens do J-16
Munições UCAV. A segunda imagem mostra uma bomba guiada a laser de 100kg.
https://www.janes.com/defence-news/news ... s-unveiled
As sutis diferenças entre as duas versões do AKF98A, da Janes:
Mais algumas imagens do J-16
Munições UCAV. A segunda imagem mostra uma bomba guiada a laser de 100kg.
https://www.janes.com/defence-news/news ... s-unveiled
As sutis diferenças entre as duas versões do AKF98A, da Janes:
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
YY-20
https://www.aviaport.ru/digest/2022/11/10/735099.html
Falcon-10
https://www.ziyanuav.com/en
https://www.aviaport.ru/digest/2022/11/10/735099.html
NOVIDADES DA AVIAÇÃO DO AIRSHOW CHINA 2022
Zhuhai, na China, recebe o show aeroespacial internacional anual Airshow China 2022. Este evento é um dos principais locais para demonstrar as conquistas da indústria de aviação chinesa e do setor de defesa como um todo. Este ano, a China mais uma vez demonstra um grande número de aeronaves conhecidas e também realiza a estreia de vários desenvolvimentos completamente novos.
Aeronaves tripuladas
Em Zhuhai, uma variedade de equipamentos aeronáuticos é apresentada em grandes quantidades. Tanto maquetes quanto aeronaves e helicópteros completos são demonstrados. A maioria dessas exposições já é conhecida e familiar aos especialistas, mas também há desenvolvimentos completamente novos. Ao mesmo tempo, quase todas as amostras de exibição são de algum interesse.
Paradoxalmente, uma das principais novidades do Airshow China 2022 foi o já conhecido modelo - o caça de 5ª geração J-20. Esta aeronave foi repetidamente demonstrada em shows aéreos, incl. no ar. No entanto, só agora ele foi colocado em um estacionamento estático e, pela primeira vez, os visitantes da exposição tiveram a oportunidade de ver o carro de perto. Esta exposição naturalmente atraiu a atenção, e agora especialistas e amantes da tecnologia estão tentando considerar novos detalhes que não haviam sido notados antes.
Também neste ano, uma promissora aeronave de reabastecimento YY-20 entrou no evento aberto pela primeira vez. Um modelo desta aeronave é apresentado no pavilhão de exposições, e um protótipo completo está presente no estacionamento estático, que está sendo testado.
Pela primeira vez, uma versão modernizada da aeronave de alerta e controle aéreo KJ-500 chegou à exposição. Sua principal diferença está na presença de um sistema de reabastecimento em voo: um longo receptor de combustível é colocado acima do nariz da máquina. Talvez o equipamento de destino também tenha sofrido melhorias, mas esse tópico não é divulgado.
A indústria chinesa também está trabalhando em projetos para um futuro distante e compartilha algumas reflexões sobre isso. O layout de um caça hipotético da próxima 6ª geração é mostrado. Esta é uma máquina bimotor tripulada com um planador de "asa voadora" e equipamento eletrônico avançado. No entanto, todos os detalhes de tal conceito não são fornecidos.
Sistemas não tripulados
A China está desenvolvendo ativamente a direção de veículos aéreos não tripulados e criando vários projetos desse tipo. Este ano, o Airshow China 2022 apresenta muitos novos UAVs de diferentes classes e para vários propósitos, desde helicópteros leves até drones de tamanho normal. Em alguns projetos desse tipo, são usadas ideias especialmente ousadas.
No Airshow China 2022, ocorreu a estreia de um novo UAV pesado da série Wing Loong. O produto WL-3 difere de seus antecessores por seu tamanho aumentado e peso de decolagem de 6,2 toneladas.O dispositivo é equipado com um motor turboélice e pode permanecer no ar por até 40 horas; alcance de vôo - 10 mil km. Até 300 kg de carga são colocados no compartimento de carga interno, até 2 toneladas na eslinga externa.
O grupo CETC demonstra o reconhecimento médio XY-1 e ataque UAV de um tipo característico. Tem uma fuselagem aerodinâmica, combinando suavemente com uma asa reta, bem como duas caudas finas com uma cauda em forma de L. Em geral, parece um drone TB2 turco, o que indica o desejo de usar a experiência e o desenvolvimento de outra pessoa.
Outra novidade interessante é designada como CS-5000T. Esta é uma grande asa pesada para drones com contornos furtivos característicos e uma entrada de ar superior. O objetivo de tal máquina ainda não foi especificado. Suposições são feitas sobre ela pertencer à classe de "alas fiéis" e a presença de capacidades de combate.
De particular interesse é o experimental UAV MD-22, apresentado como uma maquete em tamanho real. Ele está posicionado como uma plataforma reutilizável para pesquisa aeroespacial. Esta é uma embarcação de asa delta com um comprimento de aprox. 11 m e peso de decolagem aprox. 4,5 t transportando 600 kg de carga útil. A velocidade máxima chegará a 7 Mach, o alcance - até 8 mil km.
Motores de aeronaves
Por muito tempo, a construção de motores chineses ficou atrás dos estrangeiros, e as aeronaves de combate tiveram que ser equipadas com usinas estrangeiras. Agora a situação está sendo corrigida e a China está apresentando novos desenvolvimentos interessantes na área de motores.
No Airshow China 2022, Shenyang está mostrando cinco versões diferentes do motor turbojato WS-10 com diferentes recursos e especificações. A versão básica deste produto é mostrada, bem como uma modificação com bocal móvel para vetorização de empuxo. Também em exibição pela primeira vez está um motor para caças furtivos, equipado com um bocal de quatro escudos móveis de formato complexo.
A Engine Corporation AECC mostra pela primeira vez o motor turbofan AEF1300 projetado para aeronaves de passageiros e de transporte. Um aumento significativo no desempenho é declarado em comparação com os análogos existentes: o empuxo é aumentado, o consumo de combustível é reduzido e outros parâmetros são aprimorados.
Meios de destruição
Uma ampla gama de armas de aviação, já conhecidas e novas, é novamente demonstrada. Alguns dos novos produtos são a modernização de modelos mais antigos, enquanto outros são concebidos de raiz e apresentados ao público pela primeira vez. É curioso que a indústria chinesa não divulga informações sobre todas as exposições apresentadas.
O míssil de cruzeiro lançado do ar AKF98A, suspenso sob a asa de uma das aeronaves no estacionamento, atraiu muita atenção. Possui formato de corpo facetado, o que indica o uso de tecnologia furtiva. Ao mesmo tempo, a finalidade e as características do produto não são especificadas.
Vários tipos de bombas guiadas de vários calibres estão em exibição. Um dos desenvolvimentos mais interessantes deste tipo é o LS-6/500 da AVIC. Trata-se de uma bomba planadora de calibre 500 kg, capaz de atingir alvos distantes com alta precisão. Para aumentar o alcance do vôo, uma asa dobrável e um pequeno motor de aceleração de combustível sólido são usados.
Uma novidade importante no campo de armamentos é o carregador universal de armamento de aeródromo da CASIC Corporation. A máquina compacta é capaz de transportar várias munições e pendurá-las em aeronaves. É declarada a capacidade de trabalhar com todas as aeronaves da Força Aérea do PLA, incluindo equipamentos da família Su-27.
Novos sucessos
Assim, a indústria aeronáutica chinesa e indústrias relacionadas continuam a trabalhar e criar vários projetos de um tipo ou outro, bem como melhorar os produtos e sistemas existentes. Todas as principais classes de aviação tripulada recebem a atenção necessária e, ao mesmo tempo, a direção não tripulada está se desenvolvendo. Não se afaste de motores, munições, etc.
Os resultados de tais atividades são demonstrados no Airshow China anual. Alguns dos novos desenvolvimentos são mostrados apenas na forma de maquetes, enquanto outros são mostrados como protótipos prontos. É provável que no próximo salão alguns dos modelos atuais "cresçam" para protótipos completos e alguns produtos experimentais cheguem à série. E a China terá novamente motivos para se orgulhar de seu sucesso.
Falcon-10
https://www.ziyanuav.com/en
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
Esta primeira imagem mostra dois produtos:
1) um agente absorvente de radar, o ingrediente básico usado para fazer revestimentos e espumas absorventes de radar, e 2) Um revestimento furtivo contra ondas de metro central (banda X) que é composto de camadas de resinas epóxi, agentes absorventes de radar e outros aditivos:
Esta segunda imagem mostra 1) uma espuma absorvente de radar (usada em câmaras anecóicas) e 2) um material de isolamento acústico e blindagem eletromagnética feito de uma mistura de flocos de liga muito pequenos e uma solução de polímero, que é então curado, prensado, e cortado em várias formas para atender os usuários finais:
Esta última imagem mostra 1) folhas absorventes eletromagnéticas, feitas de impregnação de borracha de silicone com agentes absorventes EM, e 2) blocos absorventes eletromagnéticos, feitos da mistura de materiais absorventes EM com resina epóxi:
https://weibo.com/1496809922/Mhihry1GQ? ... rofilefeed
Aqui está confirmando que existem 500 J-20s e J-16s. com isso, acho que 200 J-20 até o final do ano e cerca de 300 J-16 sejam uma possibilidade
Alguém trabalhou muito na análise RCS de J-20. Lembre-se de que esses números são publicados sem considerar a camada de RAM. Ele afirmou claramente como fez a simulação, para que você possa fazer seu próprio julgamento sobre essas coisas:
https://basicsaboutaerodynamicsandavion ... imulation/
Aqui está o resultado final do J-20 em sua simulação
vs F-35
Com base em sua análise, você veria que o RCS médio do J-20 foi o pior contra o F-35A na banda X. Do VHF à banda L, os números parecem bastante comparáveis. Parece que o F-35A também está muito focado apenas no radar da banda S a X diretamente na frente de seu nariz. Sua furtividade fica muito pior à medida que a frequência diminui e os ângulos ficam mais distantes do centro.
1) um agente absorvente de radar, o ingrediente básico usado para fazer revestimentos e espumas absorventes de radar, e 2) Um revestimento furtivo contra ondas de metro central (banda X) que é composto de camadas de resinas epóxi, agentes absorventes de radar e outros aditivos:
Esta segunda imagem mostra 1) uma espuma absorvente de radar (usada em câmaras anecóicas) e 2) um material de isolamento acústico e blindagem eletromagnética feito de uma mistura de flocos de liga muito pequenos e uma solução de polímero, que é então curado, prensado, e cortado em várias formas para atender os usuários finais:
Esta última imagem mostra 1) folhas absorventes eletromagnéticas, feitas de impregnação de borracha de silicone com agentes absorventes EM, e 2) blocos absorventes eletromagnéticos, feitos da mistura de materiais absorventes EM com resina epóxi:
https://weibo.com/1496809922/Mhihry1GQ? ... rofilefeed
Aqui está confirmando que existem 500 J-20s e J-16s. com isso, acho que 200 J-20 até o final do ano e cerca de 300 J-16 sejam uma possibilidade
Alguém trabalhou muito na análise RCS de J-20. Lembre-se de que esses números são publicados sem considerar a camada de RAM. Ele afirmou claramente como fez a simulação, para que você possa fazer seu próprio julgamento sobre essas coisas:
https://basicsaboutaerodynamicsandavion ... imulation/
Aqui está o resultado final do J-20 em sua simulação
vs F-35
Com base em sua análise, você veria que o RCS médio do J-20 foi o pior contra o F-35A na banda X. Do VHF à banda L, os números parecem bastante comparáveis. Parece que o F-35A também está muito focado apenas no radar da banda S a X diretamente na frente de seu nariz. Sua furtividade fica muito pior à medida que a frequência diminui e os ângulos ficam mais distantes do centro.
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
China dá uma amostra do seu Caça de Próxima Geração da AVIC
https://www.cavok.com.br/china-da-uma-a ... ao-da-avic
Carpe Diem
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
https://aeroin.net/documento-vazado-do- ... -wz-8/?amp
Documento vazado do Pentágono sugere que China criou esquadrão de drones supersônicos WZ-8
https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... tablished/
Leaked US Intel Suggests First Chinese WZ-8 Drone Unit Established
https://www.reuters.com/world/us/leaked ... 023-04-19/
Leaked US assessment says China readying supersonic spy drone unit - Washington Post
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/202 ... rnal.shtml
China criou drone espião supersônico que é ameaça a EUA e Taiwan, diz jornal
O documento vazado caso queiram:
https://eurasiantimes.com/china-shoots- ... -by-hq-19/
China Shoots Down ‘Nuke-Capable’ ICBM Possibly By HQ-19 Missile In Latest ABM Tests As Tensions Mount With US
Documento vazado do Pentágono sugere que China criou esquadrão de drones supersônicos WZ-8
https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... tablished/
Leaked US Intel Suggests First Chinese WZ-8 Drone Unit Established
https://www.reuters.com/world/us/leaked ... 023-04-19/
Leaked US assessment says China readying supersonic spy drone unit - Washington Post
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/202 ... rnal.shtml
China criou drone espião supersônico que é ameaça a EUA e Taiwan, diz jornal
O documento vazado caso queiram:
https://eurasiantimes.com/china-shoots- ... -by-hq-19/
China Shoots Down ‘Nuke-Capable’ ICBM Possibly By HQ-19 Missile In Latest ABM Tests As Tensions Mount With US
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
Tengden TB001A se apresentando no Zhuhai Airshow.
Apenas uma imagem legal do KJ-500A.
Simulador de treinamento H-6K.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/t ... th-fighter
This Could Be Our First Glimpse Of China’s Enhanced J-20 Stealth Fighter
Apenas uma imagem legal do KJ-500A.
Simulador de treinamento H-6K.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/t ... th-fighter
This Could Be Our First Glimpse Of China’s Enhanced J-20 Stealth Fighter
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
https://threadreaderapp.com/thread/1598 ... 14608.html
Elephant walk.
Um PLAAF H-6K lançando um KD-20 ALCM
https://www.globaltimes.cn/page/202212/1281883.shtml
Record PLA bomber group trains near Taiwan island, deterring collusion between secessionists, external forces
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
Z-9
https://asiatimes.com/2023/01/chinas-fi ... us-action/
China’s fighter pilots rushed into anti-US action
A PLAAF está caminhando para um treinamento mais rápido em condições mais realistas
J-10 lançando LGB contra alvo em forma de navio.
Exercícios de ano novo do JH-7A
Elephant Walk
Simulador de treinamento JH-7A.
Lente Luneburg de Foshan EAHiSON(http://www.eahison.com/)
Uma lente Luneburg de nova geração da mesma empresa.
Um folheto de uma empresa privada, que anuncia kits de orientação adicionais para munições não guiadas:
– Kit de orientação ZT-250G para bombas de queda livre
– Kit de orientação ZT-120mm para um determinado foguete não guiado de 120 mm portátil/montado em veículo, que tem ficou em 3º lugar (de 7) em uma competição do exército. A capacidade de produção anual é de 5.000.
– Kits de orientação de precisão para projéteis de artilharia de 155 mm, 152 mm, 130 mm e 107 mm, com precisão de até 20 metros.
Outro folheto da mesma empresa acima (Zhongtian Changguang). A página anuncia dois sistemas:
– Um sistema antiblindagem montado em veículo: projetado para atacar veículos blindados em movimento e alvos estacionários em um raio de 6 km, implantação flexível, pode ser montado em todos os tipos de plataformas, centrado em rede, etc. não mostra os mísseis, então eu me pergunto se o sistema é mais uma plataforma geral de reconhecimento + C2 do que um sistema de mísseis. A brochura também revela que a empresa está atualmente cooperando com uma certa unidade militar para desenvolver um novo sistema de ataque móvel leve (não tenho certeza se isso é verdade ou não).
– Um sistema de defesa aérea montado em veículo contra alvos aéreos de baixa e ultra baixa altitude (ou seja, drones): detecção altamente automatizada, rastreamento e controle de tiro, capaz de ser conectado em rede para engajar alvos cooperativamente, alta densidade de fogo, etc. A empresa montou o sistema em duas plataformas especiais com rodas, do tipo preferido pelos clientes do Oriente Médio (Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, etc.)
https://asiatimes.com/2023/01/chinas-fi ... us-action/
China’s fighter pilots rushed into anti-US action
A PLAAF está caminhando para um treinamento mais rápido em condições mais realistas
J-10 lançando LGB contra alvo em forma de navio.
Exercícios de ano novo do JH-7A
Elephant Walk
Simulador de treinamento JH-7A.
Lente Luneburg de Foshan EAHiSON(http://www.eahison.com/)
Uma lente Luneburg de nova geração da mesma empresa.
Um folheto de uma empresa privada, que anuncia kits de orientação adicionais para munições não guiadas:
– Kit de orientação ZT-250G para bombas de queda livre
– Kit de orientação ZT-120mm para um determinado foguete não guiado de 120 mm portátil/montado em veículo, que tem ficou em 3º lugar (de 7) em uma competição do exército. A capacidade de produção anual é de 5.000.
– Kits de orientação de precisão para projéteis de artilharia de 155 mm, 152 mm, 130 mm e 107 mm, com precisão de até 20 metros.
Outro folheto da mesma empresa acima (Zhongtian Changguang). A página anuncia dois sistemas:
– Um sistema antiblindagem montado em veículo: projetado para atacar veículos blindados em movimento e alvos estacionários em um raio de 6 km, implantação flexível, pode ser montado em todos os tipos de plataformas, centrado em rede, etc. não mostra os mísseis, então eu me pergunto se o sistema é mais uma plataforma geral de reconhecimento + C2 do que um sistema de mísseis. A brochura também revela que a empresa está atualmente cooperando com uma certa unidade militar para desenvolver um novo sistema de ataque móvel leve (não tenho certeza se isso é verdade ou não).
– Um sistema de defesa aérea montado em veículo contra alvos aéreos de baixa e ultra baixa altitude (ou seja, drones): detecção altamente automatizada, rastreamento e controle de tiro, capaz de ser conectado em rede para engajar alvos cooperativamente, alta densidade de fogo, etc. A empresa montou o sistema em duas plataformas especiais com rodas, do tipo preferido pelos clientes do Oriente Médio (Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, etc.)
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
Estrutura de absorção de radar.
Revestimento auto-reparador.
Revestimento absorvente de banda larga, espessura de 0,4 mm. Absorve efetivamente frequências de 1 a 18 GHz, abrangendo as bandas L, S, X e Ku.
Mais revestimentos e materiais de absorção de radar de Zhuhai.
Outra estrutura de absorção de radar. É uma estrutura de favo de mel feita de NOMEX e impregnada com agentes absorvedores de radar. É resistente e pode ser fabricado com espessura de 5 mm e espessura de 30 mm. Frequências de absorção: 1 a 40 GHz.
Revestimentos de absorção de laser para derrotar sistemas de orientação a laser operando em comprimentos de onda infravermelhos. Pode ser aplicado em superfícies metálicas e não metálicas, incluindo fibras para reduzir a refletividade do laser:
Diversos absorvedores eletromagnéticos:
Diversos materiais para vidros óticos e veiculares. É interessante observar que as janelas dos veículos de lançamento da Rocket Force (ou pelo menos do veículo de lançamento DF-17) são à prova de balas, blindadas eletromagneticamente e absorventes de radar.
Carrinhos de manuseio de munições e elevadores de carga.
Material absorvente de micro-ondas.
Blindagem eletromagnética e materiais absorventes, destinados a minimizar as emissões eletromagnéticas dos equipamentos, bem como protegê-los de interferências.
Dentro da entrada de um J-8
https://www.globaltimes.cn/page/202301/1284429.shtml
China expected to retire legacy J-7 fighter jets from combat service in 2023
Revestimento auto-reparador.
Revestimento absorvente de banda larga, espessura de 0,4 mm. Absorve efetivamente frequências de 1 a 18 GHz, abrangendo as bandas L, S, X e Ku.
Mais revestimentos e materiais de absorção de radar de Zhuhai.
Outra estrutura de absorção de radar. É uma estrutura de favo de mel feita de NOMEX e impregnada com agentes absorvedores de radar. É resistente e pode ser fabricado com espessura de 5 mm e espessura de 30 mm. Frequências de absorção: 1 a 40 GHz.
Revestimentos de absorção de laser para derrotar sistemas de orientação a laser operando em comprimentos de onda infravermelhos. Pode ser aplicado em superfícies metálicas e não metálicas, incluindo fibras para reduzir a refletividade do laser:
Diversos absorvedores eletromagnéticos:
Diversos materiais para vidros óticos e veiculares. É interessante observar que as janelas dos veículos de lançamento da Rocket Force (ou pelo menos do veículo de lançamento DF-17) são à prova de balas, blindadas eletromagneticamente e absorventes de radar.
Carrinhos de manuseio de munições e elevadores de carga.
Material absorvente de micro-ondas.
Blindagem eletromagnética e materiais absorventes, destinados a minimizar as emissões eletromagnéticas dos equipamentos, bem como protegê-los de interferências.
Dentro da entrada de um J-8
https://www.globaltimes.cn/page/202301/1284429.shtml
China expected to retire legacy J-7 fighter jets from combat service in 2023
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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)
https://www.iiss.org/blogs/military-bal ... ining-pace
China's air force modernisation: gaining pace
China continues to build more and better combat aircraft as the air force continues to replace ageing aircraft with considerably more capable types: the Chengdu J-10C and J-20 and the Shenyang J-16 are increasingly at the core of Chinese air power.
The 2023 edition of The Military Balance tracks further improvements to China’s air force inventory. The People’s Liberation Army Air Force (PLAAF) is adding combat aircraft at pace. It also continues to integrate onto its aircraft a range of capable air-to-air missiles and China’s defence industry is developing a new-generation of air-to-surface stand-off weapons. The country appears to have further closed a longstanding capability gap in the domestic production of military-grade afterburning turbofan engines.
Since 2016, PLAAF production of multirole fighter/ground-attack combat aircraft has focused on three designs: the Chengdu J-10C Firebird, Shenyang J-16 Flanker and the ‘low-observable’ Chengdu J-20. Between these three types, the PLAAF now fields over 600 aircraft in at least 19 frontline combat brigades and is looking to further expand. Open-source information suggests that within the last three years annual production rates of both the J-16 and J-20 have likely doubled. For the J-20, IISS data drawn from the Military Balance+ database showed at least 150 aircraft in PLAAF service in early 2023, and if production of the J-20 continues at its current rate, by the end of 2023 this inventory will likely have overtaken that of the United States Lockheed Martin F-22 Raptor. Although the combined US Air Force inventory of F-22 and F-35 low-observable aircraft will remain substantially larger for now, Beijing is clearly not content to remain a distant second to Washington when it comes to advanced air combat capabilities.
All three types are fitted with active electronically scanned array (AESA) radars and can therefore better exploit the PL-15 (CH-AA-10 Abaddon) long-range air-to-air missile, viewed by the US and its allies as a threat driver. The PL-15 is also fitted with an AESA seeker. They have also begun to add new air-to-surface weapons to their arsenals. The J-16 was displayed with a previously unseen stand-off missile design, the AKF-98, at the November 2022 Zhuhai air show. The AKF-98 may result in a family of cruise weapons with unitary warhead and submunition variants being explored. So far, none have been identified with operational units. A further missile, the AFK-88C, was also shown for the first time at the same event. This weapon may be a development of the KD-88 air-to-surface missile.
While China has already made great strides in terms of combat aircraft platforms, sensors and weapons, it had previously struggled with the development of high-performance military turbofan engines. The use of Shenyang WS-10C engines on later batches of J-20s, alongside domestic engines on the J-10C and J-16, indicates that Beijing feels that it has now also made significant progress in this area. Another domestic high bypass turbofan, the Shenyang WS-20, has been seen on a new variant of the Xian Y-20 heavy airlifter, which may now be entering production. Heavy transport and tanker aircraft have also been traditional areas of weakness for the PLAAF, largely as a result of difficulties in producing a suitable domestic engine but are now seeing substantial inventory growth. China’s heavy air transport fleet consisted of 20 Ilyushin Il-76s until the first domestically built Y-20s entered service in 2016. By the end of 2022 there were 50 Y-20s and 20 Il-76s in service, with more of the former in build.
The Y-20 has become an increasingly common sight outside China in recent years. It was used to deliver China’s COVID-19 vaccine and medical supplies to other countries, as well as weapon systems to some of Beijing’s growing number of export customers. The PLAAF has not yet, however, shown any desire to increase the overall size of its dedicated military airlift force structure (currently sized at six regiments in two divisions). Instead, the new Y-20s have allowed for the repurposing of ageing Y-7 and Y-8 light and medium transport aircraft to training or other secondary roles, and possibly also an increase to the size of individual transport regiments.
If adding additional heavy transport regiments to its force structure is not an immediate priority for the PLAAF, production may begin to shift to specialist variants based on the Y-20 airframe, such as the YY-20 tanker, or a future replacement for the existing KJ-2000 airborne early warning and control (AEW&C) aircraft. The addition of a substantial number of YY-20s, in particular, would represent a significant improvement for the PLAAF given the relative paucity of the service’s existing air-to-air refuelling assets. Coupling such a force to the expanding fleets of J-10Cs, J-16s and J-20s, and their associated weapons systems, would represent an even more significant improvement in the PLAAF’s overall capability.
China's air force modernisation: gaining pace
China continues to build more and better combat aircraft as the air force continues to replace ageing aircraft with considerably more capable types: the Chengdu J-10C and J-20 and the Shenyang J-16 are increasingly at the core of Chinese air power.
The 2023 edition of The Military Balance tracks further improvements to China’s air force inventory. The People’s Liberation Army Air Force (PLAAF) is adding combat aircraft at pace. It also continues to integrate onto its aircraft a range of capable air-to-air missiles and China’s defence industry is developing a new-generation of air-to-surface stand-off weapons. The country appears to have further closed a longstanding capability gap in the domestic production of military-grade afterburning turbofan engines.
Since 2016, PLAAF production of multirole fighter/ground-attack combat aircraft has focused on three designs: the Chengdu J-10C Firebird, Shenyang J-16 Flanker and the ‘low-observable’ Chengdu J-20. Between these three types, the PLAAF now fields over 600 aircraft in at least 19 frontline combat brigades and is looking to further expand. Open-source information suggests that within the last three years annual production rates of both the J-16 and J-20 have likely doubled. For the J-20, IISS data drawn from the Military Balance+ database showed at least 150 aircraft in PLAAF service in early 2023, and if production of the J-20 continues at its current rate, by the end of 2023 this inventory will likely have overtaken that of the United States Lockheed Martin F-22 Raptor. Although the combined US Air Force inventory of F-22 and F-35 low-observable aircraft will remain substantially larger for now, Beijing is clearly not content to remain a distant second to Washington when it comes to advanced air combat capabilities.
All three types are fitted with active electronically scanned array (AESA) radars and can therefore better exploit the PL-15 (CH-AA-10 Abaddon) long-range air-to-air missile, viewed by the US and its allies as a threat driver. The PL-15 is also fitted with an AESA seeker. They have also begun to add new air-to-surface weapons to their arsenals. The J-16 was displayed with a previously unseen stand-off missile design, the AKF-98, at the November 2022 Zhuhai air show. The AKF-98 may result in a family of cruise weapons with unitary warhead and submunition variants being explored. So far, none have been identified with operational units. A further missile, the AFK-88C, was also shown for the first time at the same event. This weapon may be a development of the KD-88 air-to-surface missile.
While China has already made great strides in terms of combat aircraft platforms, sensors and weapons, it had previously struggled with the development of high-performance military turbofan engines. The use of Shenyang WS-10C engines on later batches of J-20s, alongside domestic engines on the J-10C and J-16, indicates that Beijing feels that it has now also made significant progress in this area. Another domestic high bypass turbofan, the Shenyang WS-20, has been seen on a new variant of the Xian Y-20 heavy airlifter, which may now be entering production. Heavy transport and tanker aircraft have also been traditional areas of weakness for the PLAAF, largely as a result of difficulties in producing a suitable domestic engine but are now seeing substantial inventory growth. China’s heavy air transport fleet consisted of 20 Ilyushin Il-76s until the first domestically built Y-20s entered service in 2016. By the end of 2022 there were 50 Y-20s and 20 Il-76s in service, with more of the former in build.
The Y-20 has become an increasingly common sight outside China in recent years. It was used to deliver China’s COVID-19 vaccine and medical supplies to other countries, as well as weapon systems to some of Beijing’s growing number of export customers. The PLAAF has not yet, however, shown any desire to increase the overall size of its dedicated military airlift force structure (currently sized at six regiments in two divisions). Instead, the new Y-20s have allowed for the repurposing of ageing Y-7 and Y-8 light and medium transport aircraft to training or other secondary roles, and possibly also an increase to the size of individual transport regiments.
If adding additional heavy transport regiments to its force structure is not an immediate priority for the PLAAF, production may begin to shift to specialist variants based on the Y-20 airframe, such as the YY-20 tanker, or a future replacement for the existing KJ-2000 airborne early warning and control (AEW&C) aircraft. The addition of a substantial number of YY-20s, in particular, would represent a significant improvement for the PLAAF given the relative paucity of the service’s existing air-to-air refuelling assets. Coupling such a force to the expanding fleets of J-10Cs, J-16s and J-20s, and their associated weapons systems, would represent an even more significant improvement in the PLAAF’s overall capability.