NOTÍCIAS DO RAFALE
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Se estas cifras estão corretas, EU$ 7,5 bilhões, é muito mais do que nós gastamos comprando 36 unidades do Gripen E e todos os regalos possíveis em tot e off set. Isto para algo entre 36 e 48 caças que eles querem. E não tenho certeza que ele estejam interessados ou peçam tot ou off set. Dinheiro para poder comprar com certeza.
Por outro lado, estes números estão a meio caminho de substituir a frota na íntegra dos caças soviéticos na força aérea deles. E dependendo de quem esteja em piores condições, é bem capaz desta concorrência alcançar valores ainda maiores do que o proposto no médio e longo prazo.
É uma boa oportunidade para os Gripen C/D em função dos custos, e quem sabe mais para frente dos Gripen E/F.
Financiamento bom os suecos tem.
Por outro lado, estes números estão a meio caminho de substituir a frota na íntegra dos caças soviéticos na força aérea deles. E dependendo de quem esteja em piores condições, é bem capaz desta concorrência alcançar valores ainda maiores do que o proposto no médio e longo prazo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Eu perdi o fio de meada. Do que estamos falando? Do MMRCA ainda?FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 29, 2021 6:46 pm Se estas cifras estão corretas, EU$ 7,5 bilhões, é muito mais do que nós gastamos comprando 36 unidades do Gripen E e todos os regalos possíveis em tot e off set. Isto para algo entre 36 e 48 caças que eles querem. E não tenho certeza que ele estejam interessados ou peçam tot ou off set. Dinheiro para poder comprar com certeza.
Por outro lado, estes números estão a meio caminho de substituir a frota na íntegra dos caças soviéticos na força aérea deles. E dependendo de quem esteja em piores condições, é bem capaz desta concorrência alcançar valores ainda maiores do que o proposto no médio e longo prazo.
É uma boa oportunidade para os Gripen C/D em função dos custos, e quem sabe mais para frente dos Gripen E/F.
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EDIT: agora eu vi, a oferta dos caças Rafale pra Ucrânia. Eles talvez dão conta de operar no máximo 12 e olha lá.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Por aí. Mesmo os Gripen C/D ou E/F se não recuperarem a economia - difícil ver isso no curto e médio prazo por agora - vão ficar complicados de manter na frota.
De qualquer jeito, caças como Rafale ou Typhoon na Ucrânia é fora de lógica. Estão muito acima do que eles podem suportar financeira e operacionalmente.
Lembrar que os caras estão totalmente acostumados com o padrão soviético de seus poucos caças. Não se muda isso de um dia para a noite.
E eles parecem ter escolhido um péssimo momento para fazer essa substituição. Ou começar uma guerra.
De qualquer jeito, caças como Rafale ou Typhoon na Ucrânia é fora de lógica. Estão muito acima do que eles podem suportar financeira e operacionalmente.
Lembrar que os caras estão totalmente acostumados com o padrão soviético de seus poucos caças. Não se muda isso de um dia para a noite.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Meus prezados
A Dassault pagou 1 milhão de euros como presente para um intermediário indiano na transação Rafale
A Dassault, fabricante dos jatos Rafale, concordou em pagar um milhão de euros a um intermediário indiano logo após a assinatura do contrato indo-francês em 2016, revelou uma investigação da publicação francesa Mediapart.
Um montante de 508.925 euros foi supostamente pago na rubrica “presentes para clientes” nas contas de 2017 do grupo Dassault.
A irregularidade foi descoberta pelos inspetores da Agência Francesa Anticorrupção, Agence Française Anticorruption (AFA), durante a auditoria programada da Dassault.
“A empresa disse que o dinheiro foi usado para pagar a fabricação de 50 grandes modelos de réplicas de jatos Rafale, embora os inspetores não tenham recebido nenhuma prova de que esses modelos foram feitos”, informou Mediapart citando o relatório de auditoria confidencial na noite de domingo.
Um desses modelos pode ser visto fora da residência do Chefe do Ar. Fontes dizem que outros modelos estão instalados no Comando Aéreo Ocidental, a base da IAF em Gwalior; alguns estão indo para o novo esquadrão Rafale que está sendo instalado em Hasimara e outros estão em um depósito esperando para serem instalados.
Este montante “parecia desproporcional em relação a todas as outras entradas”, disse um relatório confidencial subsequente da auditoria da AFA.
A Agência Francesa de Combate à Corrupção, no entanto, não sinalizou ao Ministério Público sobre o alegado pagamento, que, de acordo com a publicação francesa, “levanta questões tanto ao sistema judiciário quanto às autoridades políticas”.
“Enquanto vasculhavam as contas de 2017, os inspetores da AFA levantaram uma sobrancelha quando se depararam com um item de despesa de 508.925 euros e registrado sob o título‘ presentes para clientes ’”, disse o relatório da AFA.
“A soma foi realmente enorme para um presente. Embora a lei francesa não estabeleça limites precisos, os precedentes legais sugerem que dar um relógio ou uma refeição cara que custa várias centenas de euros pode ser suficiente para constituir corrupção”.
A auditoria coincidiu com uma denúncia recebida pela seção de crimes financeiros do Ministério Público francês, o Parquet National Financier (PNF), em outubro de 2018, que alegava irregularidades no acordo de defesa.
De acordo com o relatório da AFA acessado pela Mediapart, a Dassault tentou justificar “o presente maior do que o normal” com uma fatura pró-forma de uma empresa indiana chamada Defsys Solutions.
Com data de 30 de março de 2017, a fatura sugeria que a Defsys recebeu 50 por cento de um pedido no valor de 1.017.850 pela fabricação de 50 modelos falsos dos jatos Rafale. Cada dummy, de acordo com o relatório da AFA, foi cotado a um preço elevado de 20.357.
No entanto, o grupo Dassault teria sido incapaz de fornecer qualquer evidência documental aos inspetores da AFA que pudesse estabelecer a existência desses modelos. A Dassault também não conseguiu explicar por que a despesa foi listada como um “presente para clientes” em suas contas.
Defsys é uma das subcontratadas da Dassault na Índia, que tem sido associada ao polêmico empresário Sushen Gupta. Sushen Gupta foi preso anteriormente e depois pagou fiança por seu suposto papel em outro grande golpe de defesa na Índia, o caso AgustaWestland VVIP Chopper.
A Direção de Execução acusou Sushen Gupta de supostamente conceber um esquema de lavagem de dinheiro para os pagamentos durante a compra dos helicópteros. A Dassault e a Defsys ainda não emitiram uma declaração a esse respeito.
O acordo governo a governo de 7,8 bilhões para 36 caças foi assinado em 2016. A Força Aérea Indiana já instalou seu primeiro esquadrão de jatos Rafale em Ambala e deve instalar o segundo em Hasimara, em Bengala Ocidental.
Fonte: Fighter Jets World 8 abr 2021
Trad./adapt. jambock
A Dassault pagou 1 milhão de euros como presente para um intermediário indiano na transação Rafale
A Dassault, fabricante dos jatos Rafale, concordou em pagar um milhão de euros a um intermediário indiano logo após a assinatura do contrato indo-francês em 2016, revelou uma investigação da publicação francesa Mediapart.
Um montante de 508.925 euros foi supostamente pago na rubrica “presentes para clientes” nas contas de 2017 do grupo Dassault.
A irregularidade foi descoberta pelos inspetores da Agência Francesa Anticorrupção, Agence Française Anticorruption (AFA), durante a auditoria programada da Dassault.
“A empresa disse que o dinheiro foi usado para pagar a fabricação de 50 grandes modelos de réplicas de jatos Rafale, embora os inspetores não tenham recebido nenhuma prova de que esses modelos foram feitos”, informou Mediapart citando o relatório de auditoria confidencial na noite de domingo.
Um desses modelos pode ser visto fora da residência do Chefe do Ar. Fontes dizem que outros modelos estão instalados no Comando Aéreo Ocidental, a base da IAF em Gwalior; alguns estão indo para o novo esquadrão Rafale que está sendo instalado em Hasimara e outros estão em um depósito esperando para serem instalados.
Este montante “parecia desproporcional em relação a todas as outras entradas”, disse um relatório confidencial subsequente da auditoria da AFA.
A Agência Francesa de Combate à Corrupção, no entanto, não sinalizou ao Ministério Público sobre o alegado pagamento, que, de acordo com a publicação francesa, “levanta questões tanto ao sistema judiciário quanto às autoridades políticas”.
“Enquanto vasculhavam as contas de 2017, os inspetores da AFA levantaram uma sobrancelha quando se depararam com um item de despesa de 508.925 euros e registrado sob o título‘ presentes para clientes ’”, disse o relatório da AFA.
“A soma foi realmente enorme para um presente. Embora a lei francesa não estabeleça limites precisos, os precedentes legais sugerem que dar um relógio ou uma refeição cara que custa várias centenas de euros pode ser suficiente para constituir corrupção”.
A auditoria coincidiu com uma denúncia recebida pela seção de crimes financeiros do Ministério Público francês, o Parquet National Financier (PNF), em outubro de 2018, que alegava irregularidades no acordo de defesa.
De acordo com o relatório da AFA acessado pela Mediapart, a Dassault tentou justificar “o presente maior do que o normal” com uma fatura pró-forma de uma empresa indiana chamada Defsys Solutions.
Com data de 30 de março de 2017, a fatura sugeria que a Defsys recebeu 50 por cento de um pedido no valor de 1.017.850 pela fabricação de 50 modelos falsos dos jatos Rafale. Cada dummy, de acordo com o relatório da AFA, foi cotado a um preço elevado de 20.357.
No entanto, o grupo Dassault teria sido incapaz de fornecer qualquer evidência documental aos inspetores da AFA que pudesse estabelecer a existência desses modelos. A Dassault também não conseguiu explicar por que a despesa foi listada como um “presente para clientes” em suas contas.
Defsys é uma das subcontratadas da Dassault na Índia, que tem sido associada ao polêmico empresário Sushen Gupta. Sushen Gupta foi preso anteriormente e depois pagou fiança por seu suposto papel em outro grande golpe de defesa na Índia, o caso AgustaWestland VVIP Chopper.
A Direção de Execução acusou Sushen Gupta de supostamente conceber um esquema de lavagem de dinheiro para os pagamentos durante a compra dos helicópteros. A Dassault e a Defsys ainda não emitiram uma declaração a esse respeito.
O acordo governo a governo de 7,8 bilhões para 36 caças foi assinado em 2016. A Força Aérea Indiana já instalou seu primeiro esquadrão de jatos Rafale em Ambala e deve instalar o segundo em Hasimara, em Bengala Ocidental.
Fonte: Fighter Jets World 8 abr 2021
Trad./adapt. jambock
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Como diriam lá nos Estados Unidos: the plot thickens.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
A jaquinha tá vendendo bem, hein?França venderá mais 30 Rafales ao Egito por US$ 4,5 bilhões
Por Redação Forças de Defesa | 3 de maio de 2021
A Reuters noticiou que a França concordou em vender mais 30 caças Rafale para o Egito em um acordo de 3,75 bilhões de euros (US$ 4,5 bilhões) que pode ser fechado na terça-feira, segundo o site investigativo Disclose, citando documentos confidenciais.
“Discussões muito avançadas ocorreram de fato com o Egito e os anúncios podem ser feitos muito em breve”, disse uma fonte governamental francesa à Reuters em resposta ao informe do Disclose na segunda-feira, enquanto se negava a fornecer mais detalhes.
O presidente Emmanuel Macron disse em dezembro que não condicionaria a venda de armas ao Egito aos direitos humanos porque não queria enfraquecer a capacidade do Cairo de conter o terrorismo na região, um comentário que atraiu a ira dos críticos.
O Disclose disse que o acordo entre a França e o Egito também cobre contratos do fornecedor de mísseis MBDA e do fornecedor de equipamentos Safran Electronics & Defense, que valem outros 200 milhões de euros.
O site disse que um acordo pode ser fechado na terça-feira, quando uma delegação egípcia chegar a Paris.
O financiamento para o negócio seria de até 85% garantido pelo estado francês.
O Egito já opera 24 jatos Rafale, de um contrato assinado em 2015.
Rafale B do Egito
Artigo: https://www.aereo.jor.br/2021/05/03/fra ... 5-bilhoes/
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
De todos os concorrentes do FX no Brasil, sempre foi de longe o mais bonito em termos de linhas aerodinâmicas.
Talvez só perdendo para o Su-35, que é tremendamente estiloso.
Agora, eu fico muito curioso para saber como é que fica a cabeça dos pilotos egípcios com tantos caças de origem diferentes. E mais, a qualificação dos mesmos em relação ao aproveitamento de todas as capacidades do material em mãos.
Aliás, de cabeça, temos nos últimos anos, Mig-35, Su-35 e Rafale recém adquiridos. Juntam-se as centenas de F-16 de diversos blocks, e Mirage 2000, fora outros tantos vetores ainda da era soviética que sobrevivem por lá indiferentes ao tempo.
Talvez só perdendo para o Su-35, que é tremendamente estiloso.
Agora, eu fico muito curioso para saber como é que fica a cabeça dos pilotos egípcios com tantos caças de origem diferentes. E mais, a qualificação dos mesmos em relação ao aproveitamento de todas as capacidades do material em mãos.
Aliás, de cabeça, temos nos últimos anos, Mig-35, Su-35 e Rafale recém adquiridos. Juntam-se as centenas de F-16 de diversos blocks, e Mirage 2000, fora outros tantos vetores ainda da era soviética que sobrevivem por lá indiferentes ao tempo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
evidente que devem ser pilotos exclusivos para cada tipo de aeronave, o que voa o SU-35 não voa rafale e etc etc...FCarvalho escreveu: ↑Ter Mai 04, 2021 11:51 am De todos os concorrentes do FX no Brasil, sempre foi de longe o mais bonito em termos de linhas aerodinâmicas.
Talvez só perdendo para o Su-35, que é tremendamente estiloso.
Agora, eu fico muito curioso para saber como é que fica a cabeça dos pilotos egípcios com tantos caças de origem diferentes. E mais, a qualificação dos mesmos em relação ao aproveitamento de todas as capacidades do material em mãos.
Aliás, de cabeça, temos nos últimos anos, Mig-35, Su-35 e Rafale recém adquiridos. Juntam-se as centenas de F-16 de diversos blocks, e Mirage 2000, fora outros tantos vetores ainda da era soviética que sobrevivem por lá indiferentes ao tempo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Talvez sim, talvez não. Eu não conheço a formação dos pilotos egípcios. Mas a contar a variedade da frota é bem capaz de que os pilotos passem muito tempo pilotando um tipo de caça até passar para outros.avc1 escreveu: ↑Ter Mai 04, 2021 1:50 pmevidente que devem ser pilotos exclusivos para cada tipo de aeronave, o que voa o SU-35 não voa rafale e etc etc...FCarvalho escreveu: ↑Ter Mai 04, 2021 11:51 am De todos os concorrentes do FX no Brasil, sempre foi de longe o mais bonito em termos de linhas aerodinâmicas.
Talvez só perdendo para o Su-35, que é tremendamente estiloso.
Agora, eu fico muito curioso para saber como é que fica a cabeça dos pilotos egípcios com tantos caças de origem diferentes. E mais, a qualificação dos mesmos em relação ao aproveitamento de todas as capacidades do material em mãos.
Aliás, de cabeça, temos nos últimos anos, Mig-35, Su-35 e Rafale recém adquiridos. Juntam-se as centenas de F-16 de diversos blocks, e Mirage 2000, fora outros tantos vetores ainda da era soviética que sobrevivem por lá indiferentes ao tempo.
Como Su-35 e Rafale são o topo da cadeia, imagino que neles só cheguem de major para cima.
Ou podem fazer a transição mais rapidamente dos Mirage 2000 para Rafale e dos Mig-35 para Su-35, já que utilizam a mesma lógica operacional de seus fabricantes de origem.
Mas com tantos caças voando em quantidades nada pequenas, duvido que capitães recentes não coloquem as mãos naqueles caças mais modernos franceses e russos.
Imagino o turbilhão de gente curiosa para ver os resultados de egípcios treinando caças ocidentais contra russos sobre o Cairo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Não creio que um esquadrão de SU-35 ou Rafale seja composto só por majores, tenente-coroneis e coronéis. Não é viável um esquadrão assim. Possivelmente os primeiros estudantes das turmas escolham os SU-35 e Rafale, mas com certeza esses esquadrões possuem capitães, segundo-tenentes etc.FCarvalho escreveu: ↑Ter Mai 04, 2021 1:57 pmTalvez sim, talvez não. Eu não conheço a formação dos pilotos egípcios. Mas a contar a variedade da frota é bem capaz de que os pilotos passem muito tempo pilotando um tipo de caça até passar para outros.
Como Su-35 e Rafale são o topo da cadeia, imagino que neles só cheguem de major para cima.
Ou podem fazer a transição mais rapidamente dos Mirage 2000 para Rafale e dos Mig-35 para Su-35, já que utilizam a mesma lógica operacional de seus fabricantes de origem.
Mas com tantos caças voando em quantidades nada pequenas, duvido que capitães recentes não coloquem as mãos naqueles caças mais modernos franceses e russos.
Imagino o turbilhão de gente curiosa para ver os resultados de egípcios treinando caças ocidentais contra russos sobre o Cairo.
No fim o Rafale demorou mas está vendendo bem.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
The Rafale F3-R now to be used in operational service
Admiral Pierre Vandier – Chief of Staff of the French Navy, and Air Force General Philippe Lavigne – Chief of Staff of the French Air and Space Force, jointly approved the entry into operational service of the Rafale F3-R fighter jet.
• The upgrading of the French combat aircraft capacities ranks high on the list of priorities of the French military expenditure plan (LPM) which provides for a 2.7 billion euro investment in the development of the new versions of the Rafale over the 2019-2025 period.
• The French Navy and the French Air and Space Force are now authorised to make operational use of all the capacities that are developed around the F3-R standard, which is already installed in half the French fleet and will eventually be installed on all Rafale aircraft in service. Both forces now have a world-class multirole fighter aircraft at their disposal capable of operating in the most contested environments.
• The decision also applies to the Rafale aircraft of the GAE (carrier air wing) operated from aircraft carrier Charles-de-Gaulle, or those of the French Air and Space Force that are deployed from the forward air base in Jordan within the framework of operation Chammal.
The entry into operational service is the culmination of a process, which within both armed forces consisted of determining and disseminating the applicable operating tactics defined for the new capacities of the multirole aircraft, as made possible by the F3-R standard, and particularly those offered by the long-range air-to-air Meteor missile and the TALIOS land-based target designator.
The combination of the AESA RBE2 radar and the long-range Meteor missile gives the Rafale the air superiority it needs for beyond visual range engagements in all weather, as required for handling a wide variety of targets.
The new version of the Rafale will continue to carry the enhanced medium-range, air-to-ground missile (ASMPA) as part of airborne nuclear deterrence missions.
The F3-R Rafale is now capable of using the TALIOS high-resolution laser designation pod, which can generate images in both the visible and infrared ranges, and will benefit from largely improved capacities that will enable it to perform intelligence and target acquisition, and tracking and designation missions. In particular, the Rafale will feature new and more efficient fixed or moving target tracking capacities, as well as an automatic moving target detection capacity and a new human-machine interface that will make it easier to use.
In the new standard, the Rafale F3-R will also offer an enhanced ground attack capacity. It will now be possible to control the munition flight time, the laser illumination and the in-flight weapon settings, including for the terminal laser guidance AASM (modular air-to-ground weapon system).
The Rafale F3-R will also feature an automatic ground collision avoidance system (AGCAS) that will make it safer. The AGCAS is an ultimate protection function designed to prevent any risks of ground collision.
From 2022 onwards, new capacities will be added to the Rafale, with the F4 standard. The aircraft will include innovative connectivity solutions offering enhanced networked combat operation capabilities. Enhanced radar sensors and forward optronics will also be added, as well as a helmet-mounted display and new integrated weapons, such as the air-to-air MICA NG missile and the modular 1000-kg air-to-ground weapon.
Capacities associated with the Rafale F3-R standard:
• Sustained air superiority capacity, with:
o The Meteor missile and a robust radar (also robust in dense EW situations)
o An enhanced Spectra EW system
o A reinforced alert capacity against enemy threats
• Enhanced resilience against GPS jamming
• Faster decision loop and sustained interoperability
• Higher ground target identification and designation capacity, with the integration of the new laser designation pod (TALIOS)
• Sustained in-flight refuelling capacity, with the integration of a new-generation pod (NARANG)
• Integration of the GBU16, laser-guided 500 kg bomb
• Enhanced flight safety, with the integration of an automatic ground collision system
• Enhanced support system, with an accelerated and more accurate fault diagnosis capacity
https://newsroom.mbda-systems.com/the-r ... service-2/
Admiral Pierre Vandier – Chief of Staff of the French Navy, and Air Force General Philippe Lavigne – Chief of Staff of the French Air and Space Force, jointly approved the entry into operational service of the Rafale F3-R fighter jet.
• The upgrading of the French combat aircraft capacities ranks high on the list of priorities of the French military expenditure plan (LPM) which provides for a 2.7 billion euro investment in the development of the new versions of the Rafale over the 2019-2025 period.
• The French Navy and the French Air and Space Force are now authorised to make operational use of all the capacities that are developed around the F3-R standard, which is already installed in half the French fleet and will eventually be installed on all Rafale aircraft in service. Both forces now have a world-class multirole fighter aircraft at their disposal capable of operating in the most contested environments.
• The decision also applies to the Rafale aircraft of the GAE (carrier air wing) operated from aircraft carrier Charles-de-Gaulle, or those of the French Air and Space Force that are deployed from the forward air base in Jordan within the framework of operation Chammal.
The entry into operational service is the culmination of a process, which within both armed forces consisted of determining and disseminating the applicable operating tactics defined for the new capacities of the multirole aircraft, as made possible by the F3-R standard, and particularly those offered by the long-range air-to-air Meteor missile and the TALIOS land-based target designator.
The combination of the AESA RBE2 radar and the long-range Meteor missile gives the Rafale the air superiority it needs for beyond visual range engagements in all weather, as required for handling a wide variety of targets.
The new version of the Rafale will continue to carry the enhanced medium-range, air-to-ground missile (ASMPA) as part of airborne nuclear deterrence missions.
The F3-R Rafale is now capable of using the TALIOS high-resolution laser designation pod, which can generate images in both the visible and infrared ranges, and will benefit from largely improved capacities that will enable it to perform intelligence and target acquisition, and tracking and designation missions. In particular, the Rafale will feature new and more efficient fixed or moving target tracking capacities, as well as an automatic moving target detection capacity and a new human-machine interface that will make it easier to use.
In the new standard, the Rafale F3-R will also offer an enhanced ground attack capacity. It will now be possible to control the munition flight time, the laser illumination and the in-flight weapon settings, including for the terminal laser guidance AASM (modular air-to-ground weapon system).
The Rafale F3-R will also feature an automatic ground collision avoidance system (AGCAS) that will make it safer. The AGCAS is an ultimate protection function designed to prevent any risks of ground collision.
From 2022 onwards, new capacities will be added to the Rafale, with the F4 standard. The aircraft will include innovative connectivity solutions offering enhanced networked combat operation capabilities. Enhanced radar sensors and forward optronics will also be added, as well as a helmet-mounted display and new integrated weapons, such as the air-to-air MICA NG missile and the modular 1000-kg air-to-ground weapon.
Capacities associated with the Rafale F3-R standard:
• Sustained air superiority capacity, with:
o The Meteor missile and a robust radar (also robust in dense EW situations)
o An enhanced Spectra EW system
o A reinforced alert capacity against enemy threats
• Enhanced resilience against GPS jamming
• Faster decision loop and sustained interoperability
• Higher ground target identification and designation capacity, with the integration of the new laser designation pod (TALIOS)
• Sustained in-flight refuelling capacity, with the integration of a new-generation pod (NARANG)
• Integration of the GBU16, laser-guided 500 kg bomb
• Enhanced flight safety, with the integration of an automatic ground collision system
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
indonésia perto de assinar contrato apra comprar rafales
https://www.cavok.com.br/indonesia-pert ... B9MjS6mOGM
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Queriam F-35 e tomaram na tarraqueta. Agora querem F-15 e acham que vão receber quando tem Su-35 na sala de espera?
Meio complicado esse pessoal.
Mas é um dos clientes na Oceania mais importantes para o KC-390. Devem usar isso para fomentar quem sabe a venda dos C-130J, apesar do avião da Embraer ser superlativo em tudo.
Vamos ver se pelo menos o governo aqui em casa ajuda. E se não ajudar, pelo menos não atrapalha.
Meio complicado esse pessoal.
Mas é um dos clientes na Oceania mais importantes para o KC-390. Devem usar isso para fomentar quem sabe a venda dos C-130J, apesar do avião da Embraer ser superlativo em tudo.
Vamos ver se pelo menos o governo aqui em casa ajuda. E se não ajudar, pelo menos não atrapalha.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Bamos ver qual será a reação da Austrália se a Indonésia comprar 36 caças Rafale. Será que ainda vão arriscar ficarem brincando de força área com aquele inventário ridículo e minúsculo Hornets e Super Hornets que eles operam?avc1 escreveu: ↑Qua Mai 19, 2021 2:53 pm indonésia perto de assinar contrato apra comprar rafales
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
A Austrália irá receber os F-35 no lugar do Legacy. Ademais, tem as costas largas. E quando mais se precisa, é bom ter mesmo.
Carpe Diem