JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Luís Henrique
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Re: JAS-39 Gripen

#11431 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 13, 2012 11:42 pm

Será que os defensores do Gripen para o Brasil estão lendo isto ai??? :twisted: :lol:




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Re: JAS-39 Gripen

#11432 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 14, 2012 3:25 am

Se vc observar melhor, cada notícia dessas é ruim para a proposta francesa no FX2. :wink:

Com todas essas limitações do GripenNG, mesmo assim, durante um bom tempo, a FAB relutou quanto a proposta francesa...
Lidar com os franceses deve ser "fácil"...




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Re: JAS-39 Gripen

#11433 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2012 4:11 am

Já diria a Índia... :wink:

No fim, acho que para todas essas concorrências mesmo depois do resultado final sempre existirão essas matérias e coisas afins que podem não significar absolutamente nada.

E podem contar que seja lá quem venha a vencer o F-X 2.0, teremos uma avalanche de 'teorias' e outras coisas circulando na imprensa após o resultado vindo dos concorrentes.

Ninguém gosta de perder contrato de bilhões de dólares assim fácil fácil. :wink:

Se vocês acham que já leram muita coisa doida... esperem no dia em que o F-X acabar... vai ser épico. :lol:

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Re: JAS-39 Gripen

#11434 Mensagem por NovaTO » Seg Mai 14, 2012 7:37 am

Luís Henrique escreveu:Será que os defensores do Gripen para o Brasil estão lendo isto ai??? :twisted: :lol:
Caro Luís Henrique,

Como um "defensor" li e não achei nada demais. :)

Basicamente notícia diz o que? que todas as atualizações que a FAS pediu não estão prontas? Mas se estivessem o Gripen NG não estaria no estágio de Demonstrador de Tecnologia. Um protótipo é prometido para o fim desse ano ou 2013, ae sim poderemos ver em que estágio estão as coisas. E outra se a FAS pediu algo além do que os Suecos planejaram no MS21 é claro que vai demorar mais. ;)

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Re: JAS-39 Gripen

#11435 Mensagem por Justin Case » Seg Mai 14, 2012 9:13 am

Amigos,

Há outras condicionantes escondidas nas entrelinhas. Elas nos permitem perguntar:
1. Qual será o desempenho supersônico do avião com asas mais gordas e entradas de ar maior? Isso certamente aumenta muito o arrasto. Onde vai parar o tal "supercruise"?
2. E o alongamento do nariz, associado ao peso maior nessa área? O que vão fazer para compensar? Vão colocar o motor mais para trás, reconstruindo a fuselagem central? Vão adicionar lastro na parte posterior? O peso vai aumentar ainda mais? Ainda vai ser possível utilizar as células oriundas das versões anteriores? Como o piloto iria enxergar o deck do PA, numa versão aeronaval?
3. E o desempenho em manobra? Como gira de asa um avião que tem envergadura maior? Como varia em arfagem um avião que tem nariz mais longo e mais pesado?
4. Na aviônica, os suíços exigem um processamento em separado para a nacele traseira, coisa que o Rafale já tem. Quando vai custar isso para os suecos? E o tempo para desenvolver?
5. E o risco de virar um Frankenstein, se ele é um remendo, não um projeto novo? Ele não foi concebido. Foi ajustado, ou "tunado", como citado na reportagem.
6. É válido colocar um motor mais potente em um "demonstrador de conceito", e sair dizendo por aí que o desempenho de voo e operacional melhorou, baseado em análises preliminares?

Abraços e boa semana,

Justin




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Re: JAS-39 Gripen

#11436 Mensagem por hotm » Seg Mai 14, 2012 9:58 am

Além do que o colega Justin Case disse, o Gripen E/F vai ser um projecto desfasado da realidade para a terceira década do século XXI.
A Europa esta a ficar para trás.




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Re: JAS-39 Gripen

#11437 Mensagem por Marino » Seg Mai 14, 2012 11:12 am

knigh7 escreveu:Se vc observar melhor, cada notícia dessas é ruim para a proposta francesa no FX2. :wink:

Com todas essas limitações do GripenNG, mesmo assim, durante um bom tempo, a FAB relutou quanto a proposta francesa...
Lidar com os franceses deve ser "fácil"...
Para a MB está sendo fácil sim.
É o resultado de um contrato bem feito após um ano de discussões, feito não por militares mas por pessoal qualificado e acostumado a fazer este tipo de negociação.




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Re: JAS-39 Gripen

#11438 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 14, 2012 3:32 pm

NovaTO escreveu:
Luís Henrique escreveu:Será que os defensores do Gripen para o Brasil estão lendo isto ai??? :twisted: :lol:
Caro Luís Henrique,

Como um "defensor" li e não achei nada demais. :)

Basicamente notícia diz o que? que todas as atualizações que a FAS pediu não estão prontas? Mas se estivessem o Gripen NG não estaria no estágio de Demonstrador de Tecnologia. Um protótipo é prometido para o fim desse ano ou 2013, ae sim poderemos ver em que estágio estão as coisas. E outra se a FAS pediu algo além do que os Suecos planejaram no MS21 é claro que vai demorar mais. ;)

[]'s

Não é só isto que diz. Diz que mesmo com as melhorias SE, digo, SE SOMENTE SE, atingirem o PROMETIDO, ainda será um caça inferior aos demais....
Correr todo este risco, demorar todo este tempo e ainda ficar com o PIOR, é brincadeira, né....
Vai gostar dos suecos lá na China... :lol: :lol: :lol:




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Re: JAS-39 Gripen

#11439 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 14, 2012 3:35 pm

knigh7 escreveu:Se vc observar melhor, cada notícia dessas é ruim para a proposta francesa no FX2. :wink:

Com todas essas limitações do GripenNG, mesmo assim, durante um bom tempo, a FAB relutou quanto a proposta francesa...
Lidar com os franceses deve ser "fácil"...
A maioria das pessoas não gostam de mudanças.
Quanto a caça, não critico o Super Hornet.
Critico a proposta americana em termos de AUTONOMIA, tots, etc.
Os franceses oferecem um caça tão bom quanto, sendo mais NOVO, cobram um pouco mais caro mas teremos mais AUTONOMIA e LIBERDADE na operação, nas integrações de novos armamentos, etc., etc.,
venderemos 10 KC-390 e por ai vai.

Quando você diz que a FAB relutou, tem que ver se foi 100% da FAB....Quem realmente foi...Por quê...????




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Re: JAS-39 Gripen

#11440 Mensagem por NovaTO » Seg Mai 14, 2012 4:36 pm

Luís Henrique escreveu:
NovaTO escreveu: Caro Luís Henrique,

Como um "defensor" li e não achei nada demais. :)

Basicamente notícia diz o que? que todas as atualizações que a FAS pediu não estão prontas? Mas se estivessem o Gripen NG não estaria no estágio de Demonstrador de Tecnologia. Um protótipo é prometido para o fim desse ano ou 2013, ae sim poderemos ver em que estágio estão as coisas. E outra se a FAS pediu algo além do que os Suecos planejaram no MS21 é claro que vai demorar mais. ;)

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Não é só isto que diz. Diz que mesmo com as melhorias SE, digo, SE SOMENTE SE, atingirem o PROMETIDO, ainda será um caça inferior aos demais....
Correr todo este risco, demorar todo este tempo e ainda ficar com o PIOR, é brincadeira, né....
Vai gostar dos suecos lá na China... :lol: :lol: :lol:

Será inferior? Se falarmos em termos de carga paga, pode ser que sim. Sistemas embarcados? O radar está em desenvolvimento e já sabem das capacidades do mesmo. Fantástico. :roll:

Como o próprio artigo diz, as capacidades do Gripen E/F terão de ser avaliadas em um protótipo, e não em um demonstrador de tecnologia.

Sobre gostar dos suecos, tá estranhando?!?!? :lol: Mas se falarmos de Suecas ae sim hem. :wink:

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Re: JAS-39 Gripen

#11441 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 14, 2012 6:04 pm

Marino escreveu:
knigh7 escreveu:Se vc observar melhor, cada notícia dessas é ruim para a proposta francesa no FX2. :wink:

Com todas essas limitações do GripenNG, mesmo assim, durante um bom tempo, a FAB relutou quanto a proposta francesa...
Lidar com os franceses deve ser "fácil"...
Para a MB está sendo fácil sim.
É o resultado de um contrato bem feito após um ano de discussões, feito não por militares mas por pessoal qualificado e acostumado a fazer este tipo de negociação.

Se bem que as empresas francesas do PROSUB não são as mesmas do FX2. Aliás, a pricnipal empresa francesa do PRSUB é a estatal DCNS.

Por falar em MB, haviam colocado no fórum (notícia de 2007), que a empresa francesa naval privada CMN estava pisando na bola a respeito de ToT do caso do NaPa da classe Macaé.

Mesmo contratos muito bem arregimentados não livram de sacanagenzinhas. Há sempre um modo de não se fazer o combinado. É por isso que o histórico é importante nos negócios.




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Re: JAS-39 Gripen

#11442 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 14, 2012 6:08 pm

Carlos Lima escreveu: Já diria a Índia... :wink:

No fim, acho que para todas essas concorrências mesmo depois do resultado final sempre existirão essas matérias e coisas afins que podem não significar absolutamente nada.

O rafale ganhou uma concorrência externa. Mas não se esqueça das outras 6 que ele perdeu. :wink:
Carlos Lima escreveu: E podem contar que seja lá quem venha a vencer o F-X 2.0, teremos uma avalanche de 'teorias' e outras coisas circulando na imprensa após o resultado vindo dos concorrentes.

Ninguém gosta de perder contrato de bilhões de dólares assim fácil fácil. :wink:

Se vocês acham que já leram muita coisa doida... esperem no dia em que o F-X acabar... vai ser épico. :lol:
Vc está se referindo a Lobby de empresas na mídia. Mas há uns que podem ir mais além para saber o que se passa. :wink:

O quadro do FX2, assim como dos FX anteriores está mais do que claro.




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Re: JAS-39 Gripen

#11443 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 14, 2012 6:42 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu:Se vc observar melhor, cada notícia dessas é ruim para a proposta francesa no FX2. :wink:

Com todas essas limitações do GripenNG, mesmo assim, durante um bom tempo, a FAB relutou quanto a proposta francesa...
Lidar com os franceses deve ser "fácil"...
A maioria das pessoas não gostam de mudanças.
Quanto a caça, não critico o Super Hornet.
Critico a proposta americana em termos de AUTONOMIA, tots, etc.
Os franceses oferecem um caça tão bom quanto, sendo mais NOVO, cobram um pouco mais caro mas teremos mais AUTONOMIA e LIBERDADE na operação, nas integrações de novos armamentos, etc., etc.,
venderemos 10 KC-390 e por ai vai.

Quando você diz que a FAB relutou, tem que ver se foi 100% da FAB....Quem realmente foi...Por quê...????
A propsota francesa não é um pouco mais cara que as outras. É muito mais cara.

A bem verdade, quem acaba dando essas informações são os próprios franceses. Mas depois que eles veem que fizeram a própria forca para se inforcarem, voltam atrás.

O combinado não foi preços paritários com a AdlA? Pois é, o VP da Boeing Bob Gower vai na mídia então diz que o SH é 40% mais barato que o Rafale. Não há nenhuma mágica, a proposta americana foi feita via FMS. Por regra o preço FMS é o mesmo para as FFAA americanas acrescido de uma fee de 3,5%. Quanto a francesa, para a AdlA, os custos são públicos.

Os jornalistas, incluindo os especializados, então vão e questionam o represantante da GIE Rafale, o Merialdo. E ele volta atrás e diz que os valores são confidenciais...
O consórcio GIE Rafale no FX2 tem telha de vidro até não poder mais.

Quanto a questão dos 10 KC 390 como off set da proposta francesa, a Boeing tem musculatura de sobra para bancar um off set melhor se quiser...ademais, o KC 390, analisando o mercado, será muito bem sucedido. Não precisa da ajudinha dessas 10 unidades.

Com relação a autonomia, para os franceses, se tiverem de ficar entre nós e os americanos, vc acha que eles ficarão do lado de quem? Talvez tenhamos um pouco mais de autonomia. A questão é: ela, ao meu ver irrisória, será que vale a pena em comparação com as dificuldades que ela traria?




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Re: JAS-39 Gripen

#11444 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2012 7:25 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Já diria a Índia... :wink:

No fim, acho que para todas essas concorrências mesmo depois do resultado final sempre existirão essas matérias e coisas afins que podem não significar absolutamente nada.
O rafale ganhou uma concorrência externa. Mas não se esqueça das outras 6 que ele perdeu. :wink:
Carlos Lima escreveu: E podem contar que seja lá quem venha a vencer o F-X 2.0, teremos uma avalanche de 'teorias' e outras coisas circulando na imprensa após o resultado vindo dos concorrentes.

Ninguém gosta de perder contrato de bilhões de dólares assim fácil fácil. :wink:

Se vocês acham que já leram muita coisa doida... esperem no dia em que o F-X acabar... vai ser épico. :lol:
Vc está se referindo a Lobby de empresas na mídia. Mas há uns que podem ir mais além para saber o que se passa. :wink:

O quadro do FX2, assim como dos FX anteriores está mais do que claro.
Verdade o Rafale não foi escolhido em outras oportunidades, e daí? Isso faz parte de quem compete. :wink: ... assim como o F-16 que é o campeão mundial não foi escolhido algumas vezes, o S Hornet também e até o Gripen... isso é natural :) .

Nessas horas e a essa altura do campeonato quando o F-X for escolhido, o que não vai faltar é gente que vai fazer de tudo e se oferecer para 'ir mais além para saber o que se passa'.

Mas daí até saber a verdade e falar a verdade como as coisas realmente são... outros 500! :wink:

Como eu disse... vai ser Épico.

[029]

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Re: JAS-39 Gripen

#11445 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 14, 2012 8:50 pm

E o por acaso o Suoer Hornet e o Gripen tiveram essa grande proporção de rejeição quanto a do Rafale? :wink:

E dá para perceber muito bem: o Rafale é um caça muito caro por aquilo que ele entrega. O Rafale é bom? Sim. Mas é muito caro. Outros fazem o que ele faz, mas muito mais barato. Apenas Forças Aéreas que se dão o luxo de perder praticamente 1 esquadrão de caças por ano, como a IAF, uma força que é uma verdadeira colcha de retalhos, que não serve de exemplo para ninguém (ops para o Amorim serve-por que será? :roll: :wink: ) uma força aérea pouco racional, é que importam caças como o Rafale e o Typhoon.




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