Cruzex V

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Juliano Lisboa
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Re: Cruzex V

#1141 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Nov 22, 2010 11:16 am

Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
E que pode não representar a realidade de um combate real com esses dois vetores...




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Túlio
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Re: Cruzex V

#1142 Mensagem por Túlio » Seg Nov 22, 2010 11:38 am

Um cupincha me passou que dois Rafales foram 'abatidos' por F-5... 8-]




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Re: Cruzex V

#1143 Mensagem por crubens » Seg Nov 22, 2010 11:48 am

Tá, mas só teve abate de Rafale nessa cruzex? Ninguém sabe nada sobre os F-16, A-37, Pucarás,F-2000, M-2000?




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Re: Cruzex V

#1144 Mensagem por Túlio » Seg Nov 22, 2010 11:51 am

Eu só soube de Rafale mas que deve ter caído bastante kôza, sem dúvida. O fato é que, dos postulantes ao FX, apenas o Rafale estava na Cruzex sendo, naturalmente, mais visado... :wink: 8-]




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Re: Cruzex V

#1145 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Nov 22, 2010 1:44 pm

Thor escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos, bom dia

Sobre os resultados de vítorias e derrotas durante engajamentos entre azuis e vermelhos na Cruzex, meus comentários:

A validação dos resultados está a cargo da Direção do Exercício. É bem possível que nem o Azul nem o Vermelho tenham noção exata dos resultados.

A DIREX terá que receber os resultados da restituição de missão dos azuis e vermelhos, sincronizar e julgar. Acho que é trabalho para uma semana, pelo menos.

Pode ser que demore a apresentação dos resultados, até mesmo para os esquadrões envolvidos.

Thor poderia corrigir ou complementar?

Abraços,

Justin
Nos exercícios internos, para que haja uma validação precisa, as aeronaves gravam seus shot logs e todos os dados de seu voo (posição, altura, velocidade, proa, imagem radar, etc).
Como podemos imaginar, na Cruzex isso não será possível. O que foi feito, e que possui uma boa probabilidade de exito, foi a ativação de umas células em que pilotos operacionais e controladores neutros ficaram na escuta dos controladores e pilotos, com a posição por meio do radar. Quando o piloto cantava FOX-3 Bullseye 350/22, 25 mil pés, por exemplo, essa equipe acompanhava as manobras do alvo, o time out estimado do míssil, comparando com a performance inicial do atirador. O Kill já era fornecido na hora e, sempre que possível, repassado para os pilotos que cumpriam um regenerate como punição.
Ao final havia o shotlog fornecido pelas unidades e a Direx preenchia com os dados que haviam registrados.
Isso foi o máximo que foi possível para esta edição e funcionou bem.
Abraços

Thor,

seria possível fazer o mesmo com o E-99?

Gerson




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Re: Cruzex V

#1146 Mensagem por Degan » Seg Nov 22, 2010 3:39 pm

Thor escreveu:
PRick escreveu: É a mesma solução dos A-4M, quer dizer uma corcunda para abrigar dispositivos e sistemas eletrônicos, está faltando espaço. :mrgreen: :mrgreen:


[]´s
É isso mesmo, a nacele traseira ocupa um espaço que no monoplace estão dispostos os equipamentos elétricos e componentes normais para os aviônicos. Como não há espaço, a solução é essa aí. Não há nada de excepcional nessa barbatana.
Abraços
Thor,

La espina dorsal del F-16D Block 50/52 Plus tiene más espacio que solo el necesario para los equipos del F-16C Block 50/52:


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El F-16D Es un avión con electrónica especial, dedicada a misiones Deep Stricke especializada, aparte del AIDS estándar AIDEWS de los Block 50 chilenos.
Por esto, el piloto del asiento trasero, en misiones tácticas es el WSO (Weapon System Operator).

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Re: Cruzex V

#1147 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 22, 2010 4:05 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
E que pode não representar a realidade de um combate real com esses dois vetores...
Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...

Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".

Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos... :lol:

[]s
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Re: Cruzex V

#1148 Mensagem por Thor » Seg Nov 22, 2010 4:52 pm

Corsário01 escreveu:Thor, então toda essa conversa de abates de Rafales por Mikes podem ser puro chute?
Não diria um chute, pois se o piloto informa o lançamento do míssil, tem-se o time-out e as manobras do alvo, dá para ter uma idéia muito próxima do resultado do míssil. Isso sem falar que normalmente os mísseis são disparados na no escape zone, onde o próprio sistema da aeronave dá o KILL.
Abraços.
Quanto ao abate de Rafales por F-5M, F-2000 ou F-16 EUA em fratricidio, isso não interessa muito. No geral eles foram muito bem, acima da média, e o planejamento das missões que foi surpreendente, em minha opinião.




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Re: Cruzex V

#1149 Mensagem por Thor » Seg Nov 22, 2010 4:58 pm

Degan escreveu: Thor,

La espina dorsal del F-16D Block 50/52 Plus tiene más espacio que solo el necesario para los equipos del F-16C Block 50/52:


Imagem


El F-16D Es un avión con electrónica especial, dedicada a misiones Deep Stricke especializada, aparte del AIDS estándar AIDEWS de los Block 50 chilenos.
Por esto, el piloto del asiento trasero, en misiones tácticas es el WSO (Weapon System Operator).

Saludos,
Minhas fuentes foram os pilotos e mecanicos especialistas em avionica que estavam lá. Se existe algo a mais, desconheço.
Saludos.




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Re: Cruzex V

#1150 Mensagem por Thor » Seg Nov 22, 2010 5:10 pm

Gerson Victorio escreveu:
Thor,

seria possível fazer o mesmo com o E-99?

Gerson
Isso é feito em alguns exercícios, embora seja mais dificil, pois normalmente não há console sobrando para que um juiz neutro fique com todas as ferramentas a mão (rádio para avisar de imediato, sistema para checar e validar posição do alvo e atirador).
Abraços




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Re: Cruzex V

#1151 Mensagem por Thor » Seg Nov 22, 2010 5:17 pm

cb_lima escreveu: Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...

Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".

Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos... :lol:

[]s
CB_Lima
Não entendi o nº 2, em relação a aviões de bobeira. Isso não ocorreu na Cruzex, todas as missões foram planejadas no ciclo normal da guerra e com muitos meios de proteção (sweep e escolta), baseados em análises de inteligencia, capacidade inimiga, exploração da sinergia do pacote, emprego dos meios de detecção e controle, e ainda os aviões usaram seus datalink dentro de cada esquadrilha.
Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços




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Re: Cruzex V

#1152 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 22, 2010 5:24 pm

Thor escreveu:
cb_lima escreveu: Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...

Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".

Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos... :lol:

[]s
CB_Lima
Não entendi o nº 2, em relação a aviões de bobeira. Isso não ocorreu na Cruzex, todas as missões foram planejadas no ciclo normal da guerra e com muitos meios de proteção (sweep e escolta), baseados em análises de inteligencia, capacidade inimiga, exploração da sinergia do pacote, emprego dos meios de detecção e controle, e ainda os aviões usaram seus datalink dentro de cada esquadrilha.
Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços
Obrigado pelos esclarecimentos Thor!

É que o tal do relato sobre o abatimento diz que os F-5EM estavam "de bobeira".

Quando eu li isso e li as informações colocadas tanto por você quanto pelo Justin (com relação ao perfil de missões, etc) eu passei a questionar a veracidade (da maneira que disseram que ocorreu) o tal do "abatimento" e achei a história de aviões voando "de bobeira" um tanto absurda até por conta da segurança nos vôos e ninguém também vai querer gastar hora de vôo sem ter o que fazer.

Além disso obrigado pelos esclarecimentos acima... isso aponta que eu estava no caminho certo na minha argumentação em outro fórum.

[]s e parabéns pela organização de um exercício de tal complexidade! [009]

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Re: Cruzex V

#1153 Mensagem por kekosam » Seg Nov 22, 2010 5:53 pm

O Thor passou uma informação interessante:
Thor escreveu: Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços
Isto fere um pouco a questão da doutrina de defesa aérea, onde os defensores engajam os atacantes, procurando evitar as escoltas.
Isto também colocaria os Reds em desvantagem no caso de engajamentos aéreos, onde, dada sua pequena persistência em combate (mais alguém lembrou do Flanker???), não poderiam se contrarpor às escoltas e aos atacantes também.




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Re: Cruzex V

#1154 Mensagem por prp » Seg Nov 22, 2010 7:15 pm

Thor escreveu: Quanto ao abate de Rafales por F-5M, F-2000 ou F-16 EUA em fratricidio, isso não interessa muito. No geral eles foram muito bem, acima da média, e o planejamento das missões que foi surpreendente, em minha opinião.
Quer dizer que foi em fatricidio? Azul com Azul? É isso?

Meu Deus do céu, o pessoal é desonesto demais sô. :?
Em fatricidio até um ST abate um F22, ora bolas.

Como sempre, a verdade sempre aparece. [000] [000] [000]




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Re: Cruzex V

#1155 Mensagem por PRick » Seg Nov 22, 2010 7:27 pm

Thor escreveu:
cb_lima escreveu: Não acho que deixaram de ocorrer abates de Rafale por F-5EM...

Os dois problemas é que 1, como disse o Justin esse não era necessariamente um exercício de "mata-mata" e 2 é que pelo menos a história contada com relação a "aviões de bobeira", aviões sem cobertura de AEW e missão definida, e coisas afins torna as circunstâncias em que supostamente ocorreu o abate meio... "confusas".

Eu creio que Rafales, F-5EM, Am-X, M2k, F-16, etc todos foram abatidos... mas a "comemoração" que o abate do Rafale levou muita gente fazer porque afinal "ele está no F-X"... bom... eu diria que se o S Hornet e o Gripen NG (quando existir) se estivessem lá também seriam abatidos... :lol:

[]s
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Não entendi o nº 2, em relação a aviões de bobeira. Isso não ocorreu na Cruzex, todas as missões foram planejadas no ciclo normal da guerra e com muitos meios de proteção (sweep e escolta), baseados em análises de inteligencia, capacidade inimiga, exploração da sinergia do pacote, emprego dos meios de detecção e controle, e ainda os aviões usaram seus datalink dentro de cada esquadrilha.
Os Red, ao contrário do que seria num conflito real, não tinham como objetivo primário os atacantes, e sim engajar combates com as escoltas e sweeps.
Abraços

Por quê isso foi feito? Para aumentar as chances de sobrevivência dos F-5M? Para testar as caças? Se é para simular uma guerra real, isso não faria sentido.

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