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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 05, 2012 9:49 pm
por Guerra
Clermont escreveu:Mas, em combate, uma tal capacidade não é muito importante?
Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 05, 2012 9:52 pm
por Paisano
Guerra escreveu:
Clermont escreveu:Mas, em combate, uma tal capacidade não é muito importante?
Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.
Resposta de leigo: Em uma rua apertada, onde a única manobra possível para sair da mesma é "pivotear".

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 05, 2012 10:11 pm
por rmturchiello
Guerra escreveu:
Clermont escreveu:Mas, em combate, uma tal capacidade não é muito importante?
Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.
Você nunca ouviu falar que a cavalaria nunca retrai, que da meia volta e avança! Então o pivoteamento é a melhor forma de fazer isso heheheh

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 05, 2012 10:36 pm
por Poti
Guerra escreveu:
Clermont escreveu:Mas, em combate, uma tal capacidade não é muito importante?
Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.
Prezado Guerra, pode servir, por exemplo, para tapar trincheiras individuais (foxhole). O movimento giratório do veículo pode preencher a trincheira de detritos/neve/terra.
O filme alemão Stalingrad ilustra este ponto ao apresentar uma belíssima cena onde um pelotão alemão se defende contra T34s apoiados por infantaria. A tal cena no youtube:



Abs,
Rafael

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Ago 06, 2012 12:50 pm
por helio
Guerra escreveu:
Clermont escreveu:Mas, em combate, uma tal capacidade não é muito importante?
Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.

Guerra

Quando entrevistei o Cel Guy Ubirajara Meyer, engenheiro do IME que modernizou os M113 pela Motopeças, fiz a mesma pergunta , e ele respondeu que a capacidade de pivoteamento é fundamental quando o blindado se encontra numa estrada sem acostamento, com barrancos. Se uma coluna de M113 estiver numa estrada deste tipo e for surpreendido pelo inimigo, o trabalho para fazer meia volta e recuar é fatal. Imagine o M113 fazendo movimentos para frente e para tras no meio do combate.

Hélio

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Ago 06, 2012 1:38 pm
por Clermont
Guerra escreveu:
Clermont escreveu:Mas, em combate, uma tal capacidade não é muito importante?
Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.
Sei lá.

Mas eu lembro de ter lido um artigo no qual um sujeito americano falava que uma desvantagem do "Stryker" em relação às versões mais modernas do M113 era justamente que, em guerra de rua, o M-113 tinha a facilidade de mudar de direção pivoteando enquanto o "Stryker" teria de fazer a curva da maneira convencional, expondo-se a um ataque antitanque inimigo.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Seg Ago 06, 2012 1:50 pm
por Reginaldo Bacchi
Clermont escreveu:
Guerra escreveu: Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.
Sei lá.
Mas eu lembro de ter lido um artigo no qual um sujeito americano falava que uma desvantagem do "Stryker" em relação às versões mais modernas do M113 era justamente que, em guerra de rua, o M-113 tinha a facilidade de mudar de direção pivoteando enquanto o "Stryker" teria de fazer a curva da maneira convencional, expondo-se a um ataque antitanque inimigo.
Em suma: você sabe!

Bacchi

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 9:03 am
por Guerra
Paisano escreveu:Resposta de leigo: Em uma rua apertada, onde a única manobra possível para sair da mesma é "pivotear".
Localidade não é terreno ideal para uso de blindados. Essa idéia que a melhor forma de se combater numa localidade é usando blindados é devido as diversas situações que vemos forças de paz combatendo homens mal armados em cidades, ou uma força poderosa combatendo insurgentes.
E se for o caso combater assim (em localidade), uma rua estreita é um obstaculo como qualquer outro. Assim como uma vala, um talude ou um atoleiro. Mas dizer que essa capacidade é fundamental baseado nessa situação é como dizer que todos os blindados deveriam ter a altura para passar num atoleiro e capacidade de passar em todos os taludes que encontrar pelo caminho.


O que eu quero dizer é uma situação tatica onde o pivoteamento é fundamental. Por exemplo: a tropa vai se deslocar numa direção até certo ponto, e a comando fazer um giro de 90 graus e mudar a direção de ataque.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 9:10 am
por Guerra
Poti escreveu:
Guerra escreveu: Mas porque alguém precisaria pivotear um M 113 em combate? Não consigo visualizar uma situação.
Prezado Guerra, pode servir, por exemplo, para tapar trincheiras individuais (foxhole). O movimento giratório do veículo pode preencher a trincheira de detritos/neve/terra.
O filme alemão Stalingrad ilustra este ponto ao apresentar uma belíssima cena onde um pelotão alemão se defende contra T34s apoiados por infantaria. A tal cena no youtube:



Abs,
Rafael
Eu me lembro de uma instrução assim na escola. Vc fica na tocao blindado passa e o cara sai jogando granada. No final da instrução, eles mostram o que acontece se o CC ver o comatente dentro da toca.
Mas ai eu te pergunto: e a infantaria embarcada no M 113 serve para que?

Ter uma infantaria muito bem armada e adestrada embarcada, isso sim é fundamental num M 113, e não uma capacidade para usar o blindado como arma.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 9:17 am
por Guerra
helio escreveu:Guerra

Quando entrevistei o Cel Guy Ubirajara Meyer, engenheiro do IME que modernizou os M113 pela Motopeças, fiz a mesma pergunta , e ele respondeu que a capacidade de pivoteamento é fundamental quando o blindado se encontra numa estrada sem acostamento, com barrancos. Se uma coluna de M113 estiver numa estrada deste tipo e for surpreendido pelo inimigo, o trabalho para fazer meia volta e recuar é fatal. Imagine o M113 fazendo movimentos para frente e para tras no meio do combate.

Hélio
Se uma coluna de M 113 for atacada dessa forma, aconteceu dois erros taticos. Um pela forma que entrou na situação, outro pela forma como esta tentando sair.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 9:21 am
por Guerra
Clermont escreveu:Sei lá.

Mas eu lembro de ter lido um artigo no qual um sujeito americano falava que uma desvantagem do "Stryker" em relação às versões mais modernas do M113 era justamente que, em guerra de rua, o M-113 tinha a facilidade de mudar de direção pivoteando enquanto o "Stryker" teria de fazer a curva da maneira convencional, expondo-se a um ataque antitanque inimigo.
É o que eu disse. Localidade não lugar para blindado. Blindado sobre rodas menos ainda.

Num combate em igualdade de forças imagina a quantidade de escombros numa localidade. Simplesmente não dá passar blindados sobre rodas.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 10:15 am
por Túlio
Mas essas caixas de sapatos blindadas não têm marcha-a-ré não?

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 3:15 pm
por helio
Túlio escreveu:Mas essas caixas de sapatos blindadas não têm marcha-a-ré não?
Tem sim, mas já viu a dificuldade de enxergar a traseira por um retrovisor de um blindado?

Hélio

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 3:45 pm
por jumentodonordeste
helio escreveu:
Túlio escreveu:Mas essas caixas de sapatos blindadas não têm marcha-a-ré não?
Tem sim, mas já viu a dificuldade de enxergar a traseira por um retrovisor de um blindado?

Hélio

Ainda usam espelhinho nos blindados? :shock:

Porra, uma câmera de ré aqui custa 70-100 reais.Imaginei que no mundo militar fosse uma coisa muito mais avançada que isso.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Dom Ago 12, 2012 4:23 pm
por Poti
Olá Guerra,
concordo com você de que a infantaria está ali para apoiar os carros de combate. Teoricamente o M113 nem deveria se encontrar nesta situação do filme que é mais apropriada para o binômo infantaria-CC. Por isso concordo totalmente que para o sucesso do ataque o adestramento da infantaria embarcada é crucial. Agora a gente também não pode achar que o CC por estar apoiado por infantaria adequadamente adestrada está protegido. Como você sabe existem táticas para se defender de um ataque conjunto por CC e infantes (mas estas são questões para outro tópico).
Abs,
Rafael
Guerra escreveu:
Poti escreveu: Prezado Guerra, pode servir, por exemplo, para tapar trincheiras individuais (foxhole). O movimento giratório do veículo pode preencher a trincheira de detritos/neve/terra.
O filme alemão Stalingrad ilustra este ponto ao apresentar uma belíssima cena onde um pelotão alemão se defende contra T34s apoiados por infantaria. A tal cena no youtube:



Abs,
Rafael
Eu me lembro de uma instrução assim na escola. Vc fica na tocao blindado passa e o cara sai jogando granada. No final da instrução, eles mostram o que acontece se o CC ver o comatente dentro da toca.
Mas ai eu te pergunto: e a infantaria embarcada no M 113 serve para que?

Ter uma infantaria muito bem armada e adestrada embarcada, isso sim é fundamental num M 113, e não uma capacidade para usar o blindado como arma.