JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11356 Mensagem por delmar » Sex Jan 27, 2012 10:36 am

Os únicos que tem problemas com o Gripen, ele causa dor de cotovelo, são alguns companheiros aqui do DB. Não conseguem aceitar que ele poderá ser o escolhido, o ungido, o esperado vencedor. :twisted: Avante Gripen! Para a vitória a passo de vencedor!. :lol:

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#11357 Mensagem por Túlio » Sex Jan 27, 2012 11:22 am

Em mim não serviu o chapéu, conterrâneo: todo mundo sabe que prefiro a Espada Voadora de Satã mas mesmo Gripen...bueno, só comparar com o que temos atualmente, aliás, nem comparação tem, dá de relho nos museus voadores...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2944 vezes
Agradeceram: 2628 vezes

#11358 Mensagem por P44 » Sex Jan 27, 2012 12:18 pm

Czech to Search for JAS Gripen Bribery Evidence

(Source: Radio Sweden; posted Jan. 24, 2012)

A Czech investigator is expected to visit Sweden to search for evidence of bribery in connection to that country's purchase of Swedish JAS Gripen fighters. Several countries are cooperating in the effort to gather evidence. The defence and security company Saab AB manufacturers the JAS Gripen.

The Czech investigator will meet Gunnar Stetler, the chief prosecutor in the Swedish corruption unit. "If I find enough evidence to believe that a decision maker at Saab has participated in this then of course I will take action," Stetler tells news agency TT.

In addition, Stetler has been considering launching a preliminary investigation into South Africa's purchase of JAS Gripens fighters. In June, Saab announced that its earlier partner, British BAE systems, had paid out millions to a South African government advisor in 2003 and 2004. Saab said it was unaware the bribery took place. The information led to a new investigation in South Africa and Stetler is expecting more visits from that country as well.

There has also been suspicion of bribery in JAS Gripen deals with Hungary and Austria.

-ends-
http://www.defense-aerospace.com/articl ... dence.html

*Turn on the news and eat their lies*
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11359 Mensagem por Túlio » Sex Jan 27, 2012 12:20 pm

Isso supostamente quer dizer o quê? Se até a EMBRAER está sob investigação pelos EUA por isso...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2944 vezes
Agradeceram: 2628 vezes

#11360 Mensagem por P44 » Sex Jan 27, 2012 12:25 pm

Túlio escreveu:Isso supostamente quer dizer o quê? Se até a EMBRAER está sob investigação pelos EUA por isso...

quer dizer o que a noticia quer dizer... :roll: Que há suspeitas de subornos e estão a ser investigadas, e que pelos vistos é geral: Rep. Checa, África do Sul, Hungria e Austria.

Não sei o que é que a noticia tem de mal, pois é relacionada com o assunto do tópico.

Ou só se podem postar "boas noticias"? :|

*Turn on the news and eat their lies*
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11361 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 28, 2012 10:15 am

Não mia, me entendeste: TODO MUNDO que vende avião militar está ou esteve sob suspeitas, inclusive a DASSAULT, uma das campeãs, aliás. A se acreditar em TODAS as denúncias, não há uma única empresa no ramo que não suborne para poder vender... :wink: 8-]

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#11362 Mensagem por alcmartin » Sáb Jan 28, 2012 11:25 am

Penguin escreveu:Imagem

Saab destaca Gripen como exemplo de inovação e quer o Brasil no projeto
1 de dezembro de 2011

http://www.aereo.jor.br/2011/12/01/saab ... o-projeto/
Pois e', isso e' uma coisa que nao consigo entender e/ou concordar: a SAAB e' sabida e reconhecidamente uma das mais admiradas industrias de cacas da historia, sempre inovando. Bem provavelmente a maior responsavel pela quase independencia de armamento sueca. Porque nessa historia do NG eles "andaram para tras"? :| Com o perdao dos colegas que admiram a proposta sueca, mas se eles tivessem proposto um tampao/emprestimo/leasing/ o cacete, provisoriamente, enquanto uma associacao conjunta com a EMBRAER para um 5 geracao... Acho que seria bem pouca a resistencia.

A unica explicacao plausivel que me vem em mente e' a explicacao do Pepe, a da ma' decisao administrativa. :? Bom, pelo menos, minha opiniao.

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#11363 Mensagem por NovaTO » Sáb Jan 28, 2012 12:24 pm

alcmartin escreveu:

1 de dezembro de 2011

Pois e', isso e' uma coisa que nao consigo entender e/ou concordar: a SAAB e' sabida e reconhecidamente uma das mais admiradas industrias de cacas da historia, sempre inovando. Bem provavelmente a maior responsavel pela quase independencia de armamento sueca. Porque nessa historia do NG eles "andaram para tras"? :| Com o perdao dos colegas que admiram a proposta sueca, mas se eles tivessem proposto um tampao/emprestimo/leasing/ o cacete, provisoriamente, enquanto uma associacao conjunta com a EMBRAER para um 5 geracao... Acho que seria bem pouca a resistencia.

A unica explicacao plausivel que me vem em mente e' a explicacao do Pepe, a da ma' decisao administrativa. :? Bom, pelo menos, minha opiniao.

Compra de 36 Gripens "prateleira" + 5ª geração "em parceria" seria perfeito mesmo, mas talvez por ser praticamente "duas compras" não fugiria um pouco do RFP do FX-2? Só especulando....

Pode ser um dos motivos para as propostas que tinham "2 caças" como o F-16 agora e F-35 "amanhã"; Gripen/FS2025 e Su-35+PAKFA não irem adiante. Ficaram os F-18E , Rafale e o Gripen NG(que é algo intermediário entre um caça pronto e um projeto :mrgreen: ).

[]'s

DSA
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#11364 Mensagem por DSA » Sáb Jan 28, 2012 12:49 pm

A saab busca desesperadamente parcerias porque desemvolver um caça de 5ª Geraçao requer milhares de milhoes de Euros
Não adianta construir um caça fantastico e depois ir a falência! as empresas existem para terem lucros!

A ´Suécia só com as encomendas domésticas nao viabiliza o projeto.

PS: A SAAB automobile faliu e fechou portas depois da GM nao autorizar tranferencia de patentes para 2 possiveis investiores chineses que queriam comprar a marca.

Muitos dizem que os chineses estavam era interessados em obter as patentes de muitos dos materiais usados nos carros SAAB que são os mesmos usados nos caças
A China ainda nao domina a tecnologia dos materiais dai que seus caças apesar de copias dos caças Russos em media duram metade do tempo de um caça Russo por desgaste elevado devido a fraca qualidade dos materias utilizados

Sem um parceiro que garanta vendas do Gripen NG a SAAB aerospace vai pelo mesmo caminho da SAAB automobile, a bancarrota

Editado pela última vez por DSA em Sáb Jan 28, 2012 1:00 pm, em um total de 3 vezes.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11365 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 28, 2012 12:52 pm

Por aí: cada vez mais o Gripen E ou NG ou sei lá que letrinhas vão botar me parece o OSÓRIO da SAAB... 8-]

alcmartin
Sênior
Sênior

#11366 Mensagem por alcmartin » Sáb Jan 28, 2012 1:02 pm

DSA escreveu:A saab busca desesperadamente parcerias porque desemvolver um caça de 5ª Geraçao requer milhares de milhoes de Euros
Não adianta construir um caça fantastico e depois ir a falência! as empresas existem para terem lucros!

A ´Suécia só com as encomendas domésticas nao viabiliza o projeto.

PS: A SAAB automobile faliu e fechou portas depois da GM nao autorizar tranferencia de patentes para 2 possiveis investiores chineses que queriam comprar a marca.

Muitos dizem que os chineses estavam era interessados em obter as patentes de muitos dos materiais usados nos carros SAAB que são os mesmos usados nos caças
A China ainda nao domina a tecnologia dos materiais dai que seus caças apesar de copias dos caças Russos em media duram metade do tempo de um caça Russo por desgaste elevado devido a fraca qualidade dos materias utilizados

Sem um parceiro que garanta vendas do Gripen NG a SAAB aerospace vai pelo mesmo caminho da SAAb automobile, a bancarrota
Pois e', DSA, mas o que voce esta afirmando e' que a SAAB quer um parceiro para ela faturar com um projeto menor, para bancar ela num projeto melhor, o de 5 geracao! :twisted:
Entao ela tem que ficar no banquinho, mesmo... :?

Abs! Bom sabado!

DSA
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#11367 Mensagem por DSA » Sáb Jan 28, 2012 1:05 pm

Por outro lado, e por esse motivo talvez seja mesmo o melhor parceiro para transferir tecnologia........

Se os outros parceiros da SAAB autorizarem!

Preferiram acabar com a marca SAAB automobile que transferir tecnologia para a China!

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#11368 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 28, 2012 5:28 pm

alcmartin escreveu:

1 de dezembro de 2011

Alcmartin,

Não perder a perspectiva de que o programa NG foi lançado em 2007, bem antes do F-X2 ser lançado.
Se a FAB quisesse o C/D no F-X2, esse seria o caça da SAAB na competição. Mas não foi o caso.

Boa parte dos desenvolvimentos no programa NG poderão ser aplicados na modernização dos atuais Gripen.
Boa parte deles passarão algum dia por upgrade. No mínimo o programa NG terá esse mercado garantido.

Quanto a desenvolver um caça de 5a geração, é necessário ter bala da agulha. A Suécia isoladamente com certeza não tem. Talvez se os países europeus que estão fora do F-35 se unissem....

Quanto ao Brasil entrar em um programa assim, deveremos ter disposição financeira suficiente (governamental) e para correr riscos.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jan 28, 2012 5:51 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#11369 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 28, 2012 5:40 pm

O que o Alcmartin está dizendo faz muito sentido, pois a SAAB tomou essa decisão já na época do contrato com a Dinamarca/Holanda (inicio do NG). A partir daí o programa saiu em busca do próximo país para se associar a ele.

Nessa eu concordo, eu acho que foi também uma má decisão administrativa, mas agora em 2012 é claro que como o Gripen C/D vai precisar de upgrade alguns dos benefícios do NG poderão ser utilzados. Resta saber o que será possível e o que não será porque quanto mais eletrônicos, mais é exigido do motor para manter as coisas funcionando e para equacionar isso não é tão simples.

Resta saber o que no fim das contas os suiços estão levando quando a configuração final da sua compra for decidida e o que isso será em relação ao C/D , E/F, NG.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
alcmartin
Sênior
Sênior

#11370 Mensagem por alcmartin » Sáb Jan 28, 2012 5:49 pm

Boa tarde, Santiago!

A FAB sempre vai querer o mais moderno que puder ser oferecido. Tanto que essa foi uma crítica a parceria Dassault/EMBRAER no FX1, quando o rafale já existia. Mas se botassem na mesa um 5 geração, com emprestimo de C/D, A/B, XY, duvido que qualquer um não balançasse. Teria todas as ditas vantagens oferecidas pela SAAB, mais outras. Seria a 1º vez que a FAB estaria entrando em um projeto paralelo as principais FA´s do mundo, só atrás dos USA.
Pareceu-me que eles não leram a END. Ou não mostraram. Ou mostraram, mas fizeram-se de desentendidos, na esperança de empurrar o que era do seu interesse.
De qualquer forma, acho que agora já são aguas passadas... :(

Abs!

Responder