JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Pepê Rezende
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Re: JAS-39 Gripen

#11296 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Set 25, 2011 10:44 am

knigh7 escreveu: Luis Henrique,

Com relacão ao longo alcance vc está certo. Mas a curto e médio alcance vc se equivoca. Tem de levar em conta a capacidade de carga de cada pilone bem como o espaco físico. A diferenca de 2,4 Ton. (lembrando que o Rafale pode levar 9,5T e o GripenNG 7,1T) de capacidade de carga do Rafale frente ao GripenNG se esvai nessas condicões, lembrando também que o caca sueco tem um consumo menor de combustível.
Luís Henrique escreveu: É justamente o contrário.
Esqueça a diferença de carga em peso, analise o espaço físico.
São 10,8m de envergadura contra 8,4m.
São 14 pontos duros contra 10.
Diferença de 40%.
Em configuração ar-ar significa 4 mísseis a mais.
Vou repetir a informação divulgada pela Força Aérea Norueguesa, que acessou os dados da SAAB e os analisou a fundo.


Em configurações de combate o Gripen NG tem um alcance médio superior a 20% ao da versão C. É equivalente ao valor apresentado pelos F-16MLU operados atualmente pelo país nórdico. A única vantagem verificada foi em translado.


Abraços

Pepê




Pepê Rezende
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Re: JAS-39 Gripen

#11297 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Set 25, 2011 10:53 am

knigh7 escreveu:Luís Henrique,

Considerando as configuracões existentes: tanto o Rafale quanto o Gripen podem levar bombas ou tanques em 4 pontos subalares. No ventre, o Rafale pode levar 1 tanque 2000L ou um cabide de bombas com até 1.800Kg. No ventre também, o Gripen 2 tanques de 1100L ou 2 Ton de bombas.

Para missões ar-ar: tanto o Rafale quanto o GripenNG levariam até 3 tanques menores, que são tanques supersônicos. O Gripen até 3 tanques de 1.100L cada e o Rafale até 3 tanques de 1.300 L cada. Como o GripenNG, considerando apenas o combustível inteno, tem uma autonomia entre 10 e 20% maior que o Rafale e por ser monoturbina, a diferenca de 600L nos tanques externos é erodida por isso e pela maior autonomia sem tanques do caca sueco. Não se esqueca que o Gripen pode levar os mísseis subalares em cabides duplos.

Indo para as misões ar-solo: até cerca de 750Km, não existe praticamente diferenca. Ambos podem levar no máximo 4 Ton de bombas nessa distância. Precisariam de utilizar o center line para colocar um tanque de 2000L para o Rafale ou 1700L para o GripenNG. O Rafale poderia levar mais mísseis ar-ar nessa configuracão. Entretanto, ambos levariam escoltas, pois nenhuma forca aérea colocaria um caca para combater na arena ar-ar com 6 ton. de cargas.

Após essa distância aí sim comecaria haver diferenca entre eles, aumentando paulatinamente.

Eu já dissë: o problema do GripenNG reside no fato de não haver outras encomendas substanciais.
Segundo os indianos, e aí vemos um típico caso de propaganda falsa, o radar apresentou um desempenho pífio e foi o pior avaliado no MMRCA, com um alcance vagabundo de 120km. O avião só não saiu antes da concorrência, não cumpria a exigência principal, a de ter ao menos um protótipo voando, porque o governo sueco alegou que a decisão estaria eivada de preconceito decorrente do caso de suborno envolvendo a venda de canhões FH-77 na década de 1980.

Dos aparelhos de 4,5ª geração é o que apresenta o pior desempenho e, citando a própria COPAC, a menor capacidade de desenvolvimento em função da pequena oferta de energia (o que também explica a enorme defasagem entre o raio de ação de translado e das configurações de combate, vc precisa usar o motor mais intensamente).

O que dói é que os suecos poderiam estar desenvolvendo um caça de 5ª geração se não fossem míopes e idiotas. Aliás, o projeto, coincidência ou não, seria bimotor e teria o tamanho aproximado do Rafale.

Abraços

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#11298 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 25, 2011 11:59 am

Pepê Rezende escreveu:
knigh7 escreveu:Luís Henrique,

Considerando as configuracões existentes: tanto o Rafale quanto o Gripen podem levar bombas ou tanques em 4 pontos subalares. No ventre, o Rafale pode levar 1 tanque 2000L ou um cabide de bombas com até 1.800Kg. No ventre também, o Gripen 2 tanques de 1100L ou 2 Ton de bombas.

Para missões ar-ar: tanto o Rafale quanto o GripenNG levariam até 3 tanques menores, que são tanques supersônicos. O Gripen até 3 tanques de 1.100L cada e o Rafale até 3 tanques de 1.300 L cada. Como o GripenNG, considerando apenas o combustível inteno, tem uma autonomia entre 10 e 20% maior que o Rafale e por ser monoturbina, a diferenca de 600L nos tanques externos é erodida por isso e pela maior autonomia sem tanques do caca sueco. Não se esqueca que o Gripen pode levar os mísseis subalares em cabides duplos.

Indo para as misões ar-solo: até cerca de 750Km, não existe praticamente diferenca. Ambos podem levar no máximo 4 Ton de bombas nessa distância. Precisariam de utilizar o center line para colocar um tanque de 2000L para o Rafale ou 1700L para o GripenNG. O Rafale poderia levar mais mísseis ar-ar nessa configuracão. Entretanto, ambos levariam escoltas, pois nenhuma forca aérea colocaria um caca para combater na arena ar-ar com 6 ton. de cargas.

Após essa distância aí sim comecaria haver diferenca entre eles, aumentando paulatinamente.

Eu já dissë: o problema do GripenNG reside no fato de não haver outras encomendas substanciais.
Segundo os indianos, e aí vemos um típico caso de propaganda falsa, o radar apresentou um desempenho pífio e foi o pior avaliado no MMRCA, com um alcance vagabundo de 120km. O avião só não saiu antes da concorrência, não cumpria a exigência principal, a de ter ao menos um protótipo voando, porque o governo sueco alegou que a decisão estaria eivada de preconceito decorrente do caso de suborno envolvendo a venda de canhões FH-77 na década de 1980.

Dos aparelhos de 4,5ª geração é o que apresenta o pior desempenho e, citando a própria COPAC, a menor capacidade de desenvolvimento em função da pequena oferta de energia (o que também explica a enorme defasagem entre o raio de ação de translado e das configurações de combate, vc precisa usar o motor mais intensamente).

O que dói é que os suecos poderiam estar desenvolvendo um caça de 5ª geração se não fossem míopes e idiotas. Aliás, o projeto, coincidência ou não, seria bimotor e teria o tamanho aproximado do Rafale.

Abraços

Pepê



Prezados Senhores,



Continuo a ter a convicção que a FAB errou, se fosse um ''bost list'' sério os aviões que estariam na disputa seriam o RAFALE , O F18 e o SU35. Este aviaozinho o GripenNG (que só existe no papel) não participaria desta disputa de mais uma década. Como o Brasil deve ter o impulso de ser uma ''potencia periférica'' talvez o GRIPEN NG seja o escolhido e teremos então uma defesa aérea de segunda categoria.

Sds

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Re: JAS-39 Gripen

#11299 Mensagem por Boss » Dom Set 25, 2011 1:34 pm

Se os suecos são míopes e idiotas, eu nem sei se tem palavras para falar o que nós somos.




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Re: JAS-39 Gripen

#11300 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Set 25, 2011 2:28 pm

knigh7 escreveu:Luís Henrique,

Considerando as configuracões existentes: tanto o Rafale quanto o Gripen podem levar bombas ou tanques em 4 pontos subalares. No ventre, o Rafale pode levar 1 tanque 2000L ou um cabide de bombas com até 1.800Kg. No ventre também, o Gripen 2 tanques de 1100L ou 2 Ton de bombas.

Para missões ar-ar: tanto o Rafale quanto o GripenNG levariam até 3 tanques menores, que são tanques supersônicos. O Gripen até 3 tanques de 1.100L cada e o Rafale até 3 tanques de 1.300 L cada. Como o GripenNG, considerando apenas o combustível inteno, tem uma autonomia entre 10 e 20% maior que o Rafale e por ser monoturbina, a diferenca de 600L nos tanques externos é erodida por isso e pela maior autonomia sem tanques do caca sueco. Não se esqueca que o Gripen pode levar os mísseis subalares em cabides duplos.

Indo para as misões ar-solo: até cerca de 750Km, não existe praticamente diferenca. Ambos podem levar no máximo 4 Ton de bombas nessa distância. Precisariam de utilizar o center line para colocar um tanque de 2000L para o Rafale ou 1700L para o GripenNG. O Rafale poderia levar mais mísseis ar-ar nessa configuracão. Entretanto, ambos levariam escoltas, pois nenhuma forca aérea colocaria um caca para combater na arena ar-ar com 6 ton. de cargas.

Após essa distância aí sim comecaria haver diferenca entre eles, aumentando paulatinamente.

Eu já dissë: o problema do GripenNG reside no fato de não haver outras encomendas substanciais.
Algumas considerações.

Na missão ar-ar, de superioridade aérea, com as configurações propostas, o Gripen NG seria bem mais penalizado:

Rafale
Peso vazio 9500~10000 kg (depende do modelo) + 4700 kg comb. interno = 14700 kg =~ 32400 lb.
Max. thrust (M88 X 2): 34000 lb.
T/W ratio: 34000 / 32400 = 1,05.
Com 3 tanques de 1250l = 14700 + 3 x 1010 kg + 500 kg (mísseis) = 18230 kg =~ 40190 lb.

T/W ratio = 0,84

Gripen NG
Peso vazio 7000 + 3000 kg comb. interno = 10000 kg =~ 22046 lb.
Max. thrust (GE F414) = 22000 lb.
T/W ratio: 22000 / 22046 = 0,99.
Com 3 tanques de 1100 l = 10400 + 3 x 890 kg + 500kg (misseis) = 13570 kg =~ 29916 lb.

T/W ratio = 0,73

Fora a carga alar, que será maior no Gripen NG ( 45m2 contra 30m2 de área).

É um cálculo grosseiro mas entendo que o Gripen ficariam bem mais prejudicado em termos de performance para esse tipo de missão, além do seu alcance não ser necessariamente maior, visto que o Rafale leveria 7.730 kg em combustível contra 5.670 mas com consumo maior do NG nessas condições.
Creio que, conforme exposto, em situação normal, o Gripen NG levaria no máximo 2 tanques externos para missão semelhante.

Em relação à missão de ataque, apenas os 3 tanques de 2000 l do Rafale dariam mais 4.860 kg em combustível (totalizando 9660 kg) e ainda com folga para bombas (9500 - 4860 = 4640 adicionais para armas), comprometendo menos a performance. O Gripen NG com 3 tanques de 1700 l levaria mais 4131 kg em combustível sobrando menos que no Rafale para cargas externas (6000 - 4131 = 1869 para armas) e voaria bem mais próximo do seu limite.

É complicado comparar duas aeronaves de classes diferentes a mais ainda quando uma está plenamente operacional e a outra ainda nem existe.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Set 25, 2011 3:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#11301 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 25, 2011 3:22 pm

É complicado comparar duas aeronaves de classe diferente a mais ainda quando uma está plenamente operacional e a outra ainda nem existe.

[]'s[/quote]


O colega AlbertoRJ esta correto quando afirma que '' é complicado comparar duas aeronaves de classes diferentes''. E o que tenho comentado a algum tempo. Toda debate em torno do FX infelizmente acaba ficando um pouco estéril. Ficamos comparando aeronaves que não pertencem a mesma categoria. Seria o mesmo caso da MB incluir na lista de belonaves que esta analisando para os seus futuros navios de escolta ao lado das FREMM, Type 124, KDX, por exemplo, as MEKO 100. A TAB esta errada se queria um monoturbina com alcance limitado tendo em vista as dimensões do Brasil que compra-se logo o GRIPEN e participa-se do desenvolvimento do NG. Se tinha intenção de uma aeronave superior (SU-35, RAFALE, SUPER-HOMET ...etc) que determina-se qual dos modelos melhor atenderia as necessidades do país e a compraria. Nada de licitação, pura bobagem. Licitação e para comprar papel higiênico, produto de limpeza, veículos não especializados...etc. Esta conversa de modernizar a aviação de caça no Brasil começou de fato em 1988 e já estamos praticamente em 2012. Como patriota e cidadão que recolhe pontualmente impostos a pelo menos 35 anos tenho o direito de considerar que todo este processo esta errado. A FAB errou e hoje na segunda década do seculo XXI o nosso país que e a oitava economia (vai gastar cerca de R$ 80 bilhões com a copa do mundo) tem a sua defesa aérea creditada a aviões que tiveram seu desenvolvimento iniciado em 1954 (eu, nasci em 1958). Bem não adianta ficar muito ''puto'' este e o nosso BRASIL que como diz a letra do hino nacional: - ''deitado eternamente em berço explendido''. As vezes fico pensando, nasci de pais maravilhosos, acredito que não exista em lugar algum do mundo melhores que eles. Só falou eles terem nascido nos EUA. Os EUA tem a mesma idade do Brasil mas desde a sua independência teve diversos estadistas de fato em seu comando. Enquanto que aqui na terra do futebol e do carnaval só tivemos imperadores, governantes medíocres ou ditadores. E esta a nossa história e o que posso fazer como cidadão e manter a esperança que um dia teremos pessoas que façam com que os discursos se tornem de fato realidade e que todo o potencial do Brasil e dos brasileiros ( constituído de um brava gente) seja de fato aproveitado. O muito que o Brasil tem avançado (busquem informações, estudem o assunto em profundidade) e resultado do trabalho diuturno de empresários e trabalhadores e de alguns políticos sérios. Bem, enfim este e o nosso Brasil...temos que fazer o melhor para que um dia tenhamos um país que sonhamos. Enquanto isto ficamos a aguardar a definição ''ad eternum'' do FX.

Sds

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Re: JAS-39 Gripen

#11302 Mensagem por Luís Henrique » Dom Set 25, 2011 4:05 pm

knigh7 escreveu:Luís Henrique,

Considerando as configuracões existentes: tanto o Rafale quanto o Gripen podem levar bombas ou tanques em 4 pontos subalares. No ventre, o Rafale pode levar 1 tanque 2000L ou um cabide de bombas com até 1.800Kg. No ventre também, o Gripen 2 tanques de 1100L ou 2 Ton de bombas.

Para missões ar-ar: tanto o Rafale quanto o GripenNG levariam até 3 tanques menores, que são tanques supersônicos. O Gripen até 3 tanques de 1.100L cada e o Rafale até 3 tanques de 1.300 L cada. Como o GripenNG, considerando apenas o combustível inteno, tem uma autonomia entre 10 e 20% maior que o Rafale e por ser monoturbina, a diferenca de 600L nos tanques externos é erodida por isso e pela maior autonomia sem tanques do caca sueco. Não se esqueca que o Gripen pode levar os mísseis subalares em cabides duplos.

Indo para as misões ar-solo: até cerca de 750Km, não existe praticamente diferenca. Ambos podem levar no máximo 4 Ton de bombas nessa distância. Precisariam de utilizar o center line para colocar um tanque de 2000L para o Rafale ou 1700L para o GripenNG. O Rafale poderia levar mais mísseis ar-ar nessa configuracão. Entretanto, ambos levariam escoltas, pois nenhuma forca aérea colocaria um caca para combater na arena ar-ar com 6 ton. de cargas.

Após essa distância aí sim comecaria haver diferenca entre eles, aumentando paulatinamente.

Eu já dissë: o problema do GripenNG reside no fato de não haver outras encomendas substanciais.
Esta informação de autonomia 10 a 20% maior você tirou da onde?

Não concordo com seu post.

O Rafale leva vantagem em longo alcance e em médio e curto alcance é a mesma coisa???

Creio que não. É uma aeronave 55% mais potente, possui 40% mais pontos duros para carga (combustível externo e armamentos) e mesmo em curto alcance terá a capacidade de levar mais armamentos que o Gripen.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: JAS-39 Gripen

#11303 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 25, 2011 4:46 pm

Lord Nauta escreveu:
É complicado comparar duas aeronaves de classe diferente a mais ainda quando uma está plenamente operacional e a outra ainda nem existe.

[]'s

O colega AlbertoRJ esta correto quando afirma que '' é complicado comparar duas aeronaves de classes diferentes''. E o que tenho comentado a algum tempo. Toda debate em torno do FX infelizmente acaba ficando um pouco estéril. Ficamos comparando aeronaves que não pertencem a mesma categoria. Seria o mesmo caso da MB incluir na lista de belonaves que esta analisando para os seus futuros navios de escolta ao lado das FREMM, Type 124, KDX, por exemplo, as MEKO 100. A TAB esta errada se queria um monoturbina com alcance limitado tendo em vista as dimensões do Brasil que compra-se logo o GRIPEN e participa-se do desenvolvimento do NG. Se tinha intenção de uma aeronave superior (SU-35, RAFALE, SUPER-HOMET ...etc) que determina-se qual dos modelos melhor atenderia as necessidades do país e a compraria. Nada de licitação, pura bobagem. Licitação e para comprar papel higiênico, produto de limpeza, veículos não especializados...etc. Esta conversa de modernizar a aviação de caça no Brasil começou de fato em 1988 e já estamos praticamente em 2012. Como patriota e cidadão que recolhe pontualmente impostos a pelo menos 35 anos tenho o direito de considerar que todo este processo esta errado. A FAB errou e hoje na segunda década do seculo XXI o nosso país que e a oitava economia (vai gastar cerca de R$ 80 bilhões com a copa do mundo) tem a sua defesa aérea creditada a aviões que tiveram seu desenvolvimento iniciado em 1954 (eu, nasci em 1958). Bem não adianta ficar muito ''puto'' este e o nosso BRASIL que como diz a letra do hino nacional: - ''deitado eternamente em berço explendido''. As vezes fico pensando, nasci de pais maravilhosos, acredito que não exista em lugar algum do mundo melhores que eles. Só falou eles terem nascido nos EUA. Os EUA tem a mesma idade do Brasil mas desde a sua independência teve diversos estadistas de fato em seu comando. Enquanto que aqui na terra do futebol e do carnaval só tivemos imperadores, governantes medíocres ou ditadores. E esta a nossa história e o que posso fazer como cidadão e manter a esperança que um dia teremos pessoas que façam com que os discursos se tornem de fato realidade e que todo o potencial do Brasil e dos brasileiros ( constituído de um brava gente) seja de fato aproveitado. O muito que o Brasil tem avançado (busquem informações, estudem o assunto em profundidade) e resultado do trabalho diuturno de empresários e trabalhadores e de alguns políticos sérios. Bem, enfim este e o nosso Brasil...temos que fazer o melhor para que um dia tenhamos um país que sonhamos. Enquanto isto ficamos a aguardar a definição ''ad eternum'' do FX.

Sds

Lord Nauta
Concordo.

As vezes eu penso se essa short-list também não foi para manter os russos (Su-35) de fora da lista e com isso acabamos com essa combinação estranha de caças.

Vai entender.

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11304 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 25, 2011 6:35 pm

"SE" CB?

Acho que atualmente não restam dúvidas, pelo menos para quem quer ver.

E eu continuo maravilhado com a tecnologia sueca.

Conseguem com um caça leve o que TODOS os países do mundo com tradição na farbicação e operação de caças só conseguem com caças médios/pesados.
É realmente fantástico !

Mas aí eu me pergunto...
Será que EUA, Rússia, França... Será que esses países não conseguiriam essas tecnologias fantásticas com uma boa dose de espionagem, o que para eles é moleza ?

Vendo essas comparações, se o Rafale perde pro Gripen-NG, o F-18 é um lixo diante da maravilha sueca, né não?




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Re: JAS-39 Gripen

#11305 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 25, 2011 6:39 pm

Carlos Mathias escreveu:"SE" CB?

Acho que atualmente não restam dúvidas, pelo menos para quem quer ver.

E eu continuo maravilhado com a tecnologia sueca.

Conseguem com um caça leve o que TODOS os países do mundo com tradição na farbicação e operação de caças só conseguem com caças médios/pesados.
É realmente fantástico !

Mas aí eu me pergunto...
Será que EUA, Rússia, França... Será que esses países não conseguiriam essas tecnologias fantásticas com uma boa dose de espionagem, o que para eles é moleza ?

Vendo essas comparações, se o Rafale perde pro Gripen-NG, o F-18 é um lixo diante da maravilha sueca, né não?
Rapaz... o pior é que os suecos não compraram unzinho sequer...

Masoquismo isso

:lol: :wink:

[]s
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Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#11306 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 25, 2011 6:42 pm

Pois é... :roll:

Mas sobre o que eu comentei, o F-18E não seria lixo então, comparado ao NG?




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Re: JAS-39 Gripen

#11307 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Set 25, 2011 6:58 pm

Boss escreveu:Se os suecos são míopes e idiotas, eu nem sei se tem palavras para falar o que nós somos.
Qualquer um que desista de investir num projeto com mercado garantido para investir num programa quase natimorto é míope e idiota. O conselho diretor demitiu o CEO da SAAB porque ele preferia centrar fogo no caça de 5ª geração em lugar do NG. Agora, imagine um caça de 5ª geração, na casa dos US$ 60 milhões, com todas as qualidades de manutenção e operação do Gripen C/D, disputando o mercado com Rafale, Typhon, F-35 e PAK-FA. Claro, o governo da Suécia, que quer economizar a qualquer custo, poderia criar dificuldades, mas elas apareceram, de qualquer maneira, no NG. O que está investindo no projeto é uma merreca e equivale a menos de um ano de desembolso brasileiro no KC-390.

Vou repetir, uma compra de Gripens C/D agora, com uma proposta futura de desenvolvimento de um novo caça de 5ª geração, seria extremamente sensata. Tudo o que necessitamos. Querer que banquemos um projeto sem mercado é absurdo. Qualquer ilusão que houvesse foi pelo ralo com o shortlist do MMRCA. Aliás, quem preparou o relatório preliminar apostava que o caça sueco estaria entre os finalistas e ganharia a concorrência. Disse-me isso e garantiu que era verdade, que mantinha uma linha direta com os indianos. Vemos que não era bem assim.

Abraços

Pepê




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Re: JAS-39 Gripen

#11308 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 25, 2011 6:59 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é... :roll:

Mas sobre o que eu comentei, o F-18E não seria lixo então, comparado ao NG?
http://www.ilhadotabuleiro.com.br/upload/jogo/imagem/mini/11193.jpg

:lol: :lol: :wink:

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11309 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 25, 2011 7:03 pm

Pepê Rezende escreveu:
Boss escreveu:Se os suecos são míopes e idiotas, eu nem sei se tem palavras para falar o que nós somos.
Qualquer um que desista de investir num projeto com mercado garantido para investir num programa quase natimorto é míope e idiota. O conselho diretor demitiu o CEO da SAAB porque ele preferia centrar fogo no caça de 5ª geração em lugar do NG. Agora, imagine um caça de 5ª geração, na casa dos US$ 60 milhões, com todas as qualidades de manutenção e operação do Gripen C/D, disputando o mercado com Rafale, Typhon, F-35 e PAK-FA. Claro, o governo da Suécia, que quer economizar a qualquer custo, poderia criar dificuldades, mas elas apareceram, de qualquer maneira, no NG. O que está investindo no projeto é uma merreca e equivale a menos de um ano de desembolso brasileiro no KC-390.

Vou repetir, uma compra de Gripens C/D agora, com uma proposta futura de desenvolvimento de um novo caça de 5ª geração, seria extremamente sensata. Tudo o que necessitamos. Querer que banquemos um projeto sem mercado é absurdo. Qualquer ilusão que houvesse foi pelo ralo com o shortlist do MMRCA. Aliás, quem preparou o relatório preliminar apostava que o caça sueco estaria entre os finalistas e ganharia a concorrência. Disse-me isso e garantiu que era verdade, que mantinha uma linha direta com os indianos. Vemos que não era bem assim.

Abraços

Pepê
Essa compra do Gripen C/D já fazia sentido desde muitos anos atrás...

E sim... concordo com tudo com que disse, depois de uma compra dessa, poderíamos tanto trabalhar em futuros upgrades do Gripen C/D nossos (e dos outros operados), e ainda com calma trabalhar em um projeto de 5 Ger. A la KC-390 com Coréia do Sul, Suécia e Cia.

Mas enfim, no fim acho que alguém colocou o carro na frente dos bois e está tentando colocar no mercado uma aeronave que disputa com o próprio produto 'da casa' (Gripen C/D) os mesmos clientes.

Vai entender.

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11310 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 01, 2011 5:47 pm

A Saab fazendo das suas na Índia, APÓS o Gripen ter sido eliminado na competição MRCA:

(Comentários do Livefist)

New Gripen Ad For MMRCA Says A Lot

http://4.bp.blogspot.com/-2jIr9wv5yNQ/TkJXuqx9baI/AAAAAAAANhA/Q-0n5-J_-oE/s1600/IMG-20110810-00051-780847.jpg

This very interesting advert for the Gripen NG appears in the current edition of India's biggest news magazine, India Today. It says a lot of things. One, it appears three months after the Gripen was officially eliminated from the Indian MMRCA competition. Two, and more interestingly, Saab's creative concept has shifted away from simply highlighting the Gripen's virtues (also of "autonomy" and "independence"), and now takes a direct shot at the two finalists in the competition -- the Eurofighter Typhoon and Dassault Rafale -- on cost and stated capability. In short, Saab believes it still has a chance, and this fight isn't finished.

In one part, the advert says, "Performance counts when aircraft are in the air, defending the skies. Unfortunately, too many fighter aircraft are either sitting on the ground because they are too expensive to fly or simply do not have the capabilities that they were touted to have." Ouch.

Also, "[The Gripen IN] has taken the essential philosophy behind the Gripen to the next level, making it a fighter of the latest generation priced at less than half of its peers and operating at a fraction of the cost." The folks at Saab know all too well how delicate the next step in the MMRCA selection will be -- the opening of bids and toss-ups against a benchmark price, understood to be ready and defined.

It gets better. The ad goes on the declare "Today, India has a choice". Hmm, yep -- between the Typhoon and Rafale, right? Well, there's nothing official about it, but it's been rumoured for a while that the four companies that were eliminated three months ago from the Indian MMRCA fighter competition (including Saab), have been "asked" to stick around in the country. The applicability of the aphorism "it ain't over, till it's over" to Indian defence contracting is well known. And it has much to do with what some see as a track that runs parallel to the ongoing selection process. A track that appears to internalize the possibility of complete chaos, forcing a Plan B. Imagine that.

Livefist




Alberto -
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