knigh7 escreveu:Luís Henrique,
Considerando as configuracões existentes: tanto o Rafale quanto o Gripen podem levar bombas ou tanques em 4 pontos subalares. No ventre, o Rafale pode levar 1 tanque 2000L ou um cabide de bombas com até 1.800Kg. No ventre também, o Gripen 2 tanques de 1100L ou 2 Ton de bombas.
Para missões ar-ar: tanto o Rafale quanto o GripenNG levariam até 3 tanques menores, que são tanques supersônicos. O Gripen até 3 tanques de 1.100L cada e o Rafale até 3 tanques de 1.300 L cada. Como o GripenNG, considerando apenas o combustível inteno, tem uma autonomia entre 10 e 20% maior que o Rafale e por ser monoturbina, a diferenca de 600L nos tanques externos é erodida por isso e pela maior autonomia sem tanques do caca sueco. Não se esqueca que o Gripen pode levar os mísseis subalares em cabides duplos.
Indo para as misões ar-solo: até cerca de 750Km, não existe praticamente diferenca. Ambos podem levar no máximo 4 Ton de bombas nessa distância. Precisariam de utilizar o center line para colocar um tanque de 2000L para o Rafale ou 1700L para o GripenNG. O Rafale poderia levar mais mísseis ar-ar nessa configuracão. Entretanto, ambos levariam escoltas, pois nenhuma forca aérea colocaria um caca para combater na arena ar-ar com 6 ton. de cargas.
Após essa distância aí sim comecaria haver diferenca entre eles, aumentando paulatinamente.
Eu já dissë: o problema do GripenNG reside no fato de não haver outras encomendas substanciais.
Algumas considerações.
Na missão ar-ar, de superioridade aérea, com as configurações propostas, o Gripen NG seria bem mais penalizado:
Rafale
Peso vazio 9500~10000 kg (depende do modelo) + 4700 kg comb. interno = 14700 kg =~ 32400 lb.
Max. thrust (M88 X 2): 34000 lb.
T/W ratio: 34000 / 32400 =
1,05.
Com 3 tanques de 1250l = 14700 + 3 x 1010 kg + 500 kg (mísseis) = 18230 kg =~ 40190 lb.
T/W ratio = 0,84
Gripen NG
Peso vazio 7000 + 3000 kg comb. interno = 10000 kg =~ 22046 lb.
Max. thrust (GE F414) = 22000 lb.
T/W ratio: 22000 / 22046 =
0,99.
Com 3 tanques de 1100 l = 10400 + 3 x 890 kg + 500kg (misseis) = 13570 kg =~ 29916 lb.
T/W ratio = 0,73
Fora a carga alar, que será maior no Gripen NG ( 45m2 contra 30m2 de área).
É um cálculo grosseiro mas entendo que o Gripen ficariam bem mais prejudicado em termos de performance para esse tipo de missão, além do seu alcance não ser necessariamente maior, visto que o Rafale leveria 7.730 kg em combustível contra 5.670 mas com consumo maior do NG nessas condições.
Creio que, conforme exposto, em situação normal, o Gripen NG levaria no máximo 2 tanques externos para missão semelhante.
Em relação à missão de ataque, apenas os 3 tanques de 2000 l do Rafale dariam mais 4.860 kg em combustível (totalizando 9660 kg) e ainda com folga para bombas (9500 - 4860 = 4640 adicionais para armas), comprometendo menos a performance. O Gripen NG com 3 tanques de 1700 l levaria mais 4131 kg em combustível sobrando menos que no Rafale para cargas externas (6000 - 4131 = 1869 para armas) e voaria bem mais próximo do seu limite.
É complicado comparar duas aeronaves de classes diferentes a mais ainda quando uma está plenamente operacional e a outra ainda nem existe.
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