Pelo que o Ministro da Defesa Celso Amorim falou, teremos REDUÇÕES.
Ele já adiantou que aquele número de 108 caças (que antes era 120 e eu JÁ ACHAVA RIDÍCULO) vai DIMINUIR.
Ou seja, com MUITA SORTE ficará em 90 caças (chute meu) ou vai cair mais e ficará em 72 caças (mais 1 lote de 36 e passa a régua)

Alguém com acesso ao congresso e/ou ao MD deveria preparar uma palestra sobre Orçamento de Defesa e Poder Militar do Grupo dos BRIC.
O MD fala bastante sobre os BRIC, que a média de investimento nas forças armadas em relação ao PIB é de 2,5% e que ele almeja chegar em 2%, bla bla bla.
Mas será que não falta uma palestra mostrando os seguintes números:
1) Quantidade de caças e aeronaves de ataque dos 4 países
2) Quantidade de carros de combate
3) Quantidade de peças de artilharia
4) Quantidade de baterias antiaéreas dos variados portes (curto, médio e longo alcance)
5) Quantidade de escoltas e diferenças de porte
6) Quantidade de submarinos
7) Quantidade de helicópteros nas 3 forças
Eu acho que isto daria para ABRIR a cabeça dos nossos congressistas. Mostrar que o que nossas forças estão pedindo é O MÍNIMO DO MÍNIMO e que menos que isto é um absurdo e beira o RIDÍCULO.
No caso dos caças mesmo, a Índia quer 45 esquadrões.
A Rússia e a China possuem MAIS OU MUITO MAIS que isso.
A FAB quer 6 esquadrões cada um com 18 caças totalizando 108.
Isto é uma PIADA. Como o Brasil quer ser respeitado e quer figurar como um dos grandes emergentes com uma PIADA dessa de 108 caças e ainda o MD vai lá e diz que devido à realidade financeira este número JÁ FOI DIMINUÍDO.
É muita sacanagem pro meu gosto.
O ministro deveria levar ao congresso alguns desses números que sugeri acima dos BRIC e persuadi-los que temos que MELHORAR MUITO para não passar vergonha...