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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Set 14, 2015 4:13 pm
por kirk
Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: O Typhoon é bastante capaz. Mas assim como o Rafale, é caro de manter. Tem uma manutenção complicada.
No mês passado, dos 51 Typhoons da Força Aérea Espanhola, apenas 6 estavam em plenas condições de voo. Eles estão planejando recolocar os F-18 em serviço.

Em fins do ano passado, num relatório da Luftwafe, dos 109 que possuíam, apenas 42 estavam disponíveis.

Se não fosse pela imposição do Jobim (que cantava vitória do Rafale em agosto de 2.008, meses antes da short-list ser anunciada), acredito que o caça francês tivesse o mesmo destino do Typhoon. Que, aliás na FAB se comentava...

Cada Força Aérea sabe onde aperta o calo. Caça caro de operar e complicado de manter, não é para a FAB. Melhor o SH ou o Gripen.
Concordo que o custo de aquisição e custo operacional são muitíssimo importantes em uma escolha.

É que o Kirk da a entender que a FAB escolheu o Gripen NG porque é o caça mais capaz do mundo. Sendo que a capacidade militar é apenas UM fator dentre vários outros analisados na escolha.

Apenas disse que se a FAB tivesse feito o processo da maneira que foi feito na Índia, onde avaliaram primeiramente APENAS as capacidades militares, a lista poderia ser bem diferente.
O que não concordo LH é que a FAB tenha "aberto mão" de capacidades militares ... ou seja, não foi uma escolha em detrimento das capacidades militares ... se houvesse quaisquer dúvidas sobre o PODER DE DEFESA do equipamento a FAB o declinaria.

E vou dizer outra coisa CAPACIDADE MILITAR é uma coisa altamente subjetiva no sentido que existem uma quantidade imensa de variantes dentre elas o próprio treinamento dos Pilotos, armas, sensores, velocidade, altitude, manobrabilidade, RCS ... enfim há fatores que dependem diretamente de outros fatores como por exemplo a quantidade depende de preço, montagem/fabricação próprias, know-how etc ... assim como treinamento dos pilotos por exemplo está Intrinsecamente atrelado a CAPACIDADE INDEPENDENTE DE MANUTENÇÃO e custos de HV ...

Simplesmente não é possível pegar o folder de um avião e sentenciar ... ESSE É O CARA ... não funciona assim ... o Gripen E/F foi considerado pela FAB competente para defender o País sob quaisquer circunstancias ... encara qualquer ameaça ... é o TOP do MUNDO ? ... o Best of the best ? não, mas é o que melhor para a aplicação de nossa doutrina de defesa ... o que melhor se enquadra em todo o nosso sistema de defesa ... esses são os fatores ...

Simplesmente não existe essa coisa de capacidade militar ... para cada País será um vetor diferente.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Set 14, 2015 5:32 pm
por Carlos Lima
Caramba... não vamos transformar esse tópico em mais um tópico do Gripen.

Já está ficando bem chato isso.

Aviso a todos... não reclamem quando os posts sumirem.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Qui Set 17, 2015 9:50 am
por Luís Henrique
kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu: Concordo que o custo de aquisição e custo operacional são muitíssimo importantes em uma escolha.

É que o Kirk da a entender que a FAB escolheu o Gripen NG porque é o caça mais capaz do mundo. Sendo que a capacidade militar é apenas UM fator dentre vários outros analisados na escolha.

Apenas disse que se a FAB tivesse feito o processo da maneira que foi feito na Índia, onde avaliaram primeiramente APENAS as capacidades militares, a lista poderia ser bem diferente.
O que não concordo LH é que a FAB tenha "aberto mão" de capacidades militares ... ou seja, não foi uma escolha em detrimento das capacidades militares ... se houvesse quaisquer dúvidas sobre o PODER DE DEFESA do equipamento a FAB o declinaria.

E vou dizer outra coisa CAPACIDADE MILITAR é uma coisa altamente subjetiva no sentido que existem uma quantidade imensa de variantes dentre elas o próprio treinamento dos Pilotos, armas, sensores, velocidade, altitude, manobrabilidade, RCS ... enfim há fatores que dependem diretamente de outros fatores como por exemplo a quantidade depende de preço, montagem/fabricação próprias, know-how etc ... assim como treinamento dos pilotos por exemplo está Intrinsecamente atrelado a CAPACIDADE INDEPENDENTE DE MANUTENÇÃO e custos de HV ...

Simplesmente não é possível pegar o folder de um avião e sentenciar ... ESSE É O CARA ... não funciona assim ... o Gripen E/F foi considerado pela FAB competente para defender o País sob quaisquer circunstancias ... encara qualquer ameaça ... é o TOP do MUNDO ? ... o Best of the best ? não, mas é o que melhor para a aplicação de nossa doutrina de defesa ... o que melhor se enquadra em todo o nosso sistema de defesa ... esses são os fatores ...

Simplesmente não existe essa coisa de capacidade militar ... para cada País será um vetor diferente.
Kirk, acontece que alguns países PODEM e outros não.

O que foi mesmo que o Juniti Saito, então Comandante da FAB disse sobre se o Brasil precisava do F-35???

Você sabe muito bem.

Por quê não compramos o F-35???

Pelo altíssimo custo e também pela pequena participação que teríamos (pouca ToT).

Mas não foi porque o Gripen NG é uma aeronave muito mais poderosa.

Da mesma forma não compramos um caça pesado como o F-15SE ou o Su-35 não porque o Gripen NG da uma surra nesses dois. Mas por uma série de fatores, desde financeiros, políticos e interesses industriais e tecnológicos.

Foi uma decisão acertada??? Eu acredito que sim Kirk. Acredito que escolhemos uma ótima proposta. Não acredito que escolhemos o MELHOR caça. Mas talvez tenha sido realmente a melhor PROPOSTA.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Qui Set 17, 2015 12:50 pm
por Carlos Lima
Luis... Ja pedi para nao transformar esse topico em mais um do Gripen.

Sera que da para colaborar Por favor?

[]s
CB

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Sex Jan 15, 2016 3:26 pm
por Penguin
Why India's Deal For 36 Rafale Fighter Jets Is Still Being Negotiated
All India | Reported by Vishnu Som | Updated: January 14, 2016 19:08 IST

http://www.ndtv.com/india-news/why-indi ... ed-1265787

NEW DELHI: With just days to go before French President Francois Hollande arrives in India, a crucial deal for Delhi to buy 36 French-built Rafale warplanes has not yet been decided.

Speaking to Reuters today, the French Defence Minister Jean-Yves Le Drian said that the deal remains evasive, underscoring the considerable differences between negotiators for both sides, nearly nine months after Prime Minister Narendra Modi visited Paris and announced the plans to buy the fighter jets directly from the French government following the collapse of a larger commercial deal with Dassault Aviation.

NDTV has learned that the all-in price is likely to be in the range of 65,000 crores or nearly $10 billion, which includes the cost of 36 fighter jets in fly-away condition, weapon systems, and a support maintenance package. India still needs to decide whether it will immediately fund a large order of all spare parts that the aircraft will need for a period of either five or ten years. Both sides are also in talks on the financial penalties the French manufacturer of the jet would incur for unsatisfactory performance - that is, if the Rafale is operationally not available at least 90 per cent of the time that it is required to fly a sortie. This is a key concern for the Indian Air Force since its frontline Russian-designed Sukhoi 30 MKI jet has an abysmal availability rate of under 60 per cent, which means the air force doesn't have enough Sukhois operational when it needs them. India has also still not finalized the total number and exact type of weapon systems that would come with the Rafale - a key component of the overall cost of the package.

New rules in India state that defence deals over 300 crores must be accompanied by investing 30 per cent of the value of the contract in manufacturing in India. France has reportedly agreed in principle to that stipulation "in the future", a move that has helped both sides side-step this potentially contentious requirement for the moment.

Indian military officials have warned their air force risks a major capability gap with China and Pakistan without new western warplanes, or if local defence contractors cannot produce what the military needs in a timely manner. In October, the government turned down the military's request to expand the acquisition of 36 Dassault-built fighter planes to plug vital gaps, nudging it to accept an indigenous combat plane.

It could take more than a year for India to actually start acquiring the Rafale jets once the contract is signed since manufacturer Dassault is already constructing the state-of-the-art fighter for the French Air Force and Egypt and Qatar which have recently signed contracts to acquire the planes. However, France has reportedly offered to help India, a strategic partner, acquire the jets as early as possible though it is unclear whether that would mean the French Air Force deferring acquisition of its own Rafale fighters or, alternately, loaning India a handful of fighters it already has in service till Dassault is ready to deliver the Rafales ordered by Delhi.
Story First Published: January 14, 2016 15:57 IST

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Sex Jan 15, 2016 4:23 pm
por kirk
Penguin escreveu:Why India's Deal For 36 Rafale Fighter Jets Is Still Being Negotiated
All India | Reported by Vishnu Som | Updated: January 14, 2016 19:08 IST

http://www.ndtv.com/india-news/why-indi ... ed-1265787

NEW DELHI: With just days to go before French President Francois Hollande arrives in India, a crucial deal for Delhi to buy 36 French-built Rafale warplanes has not yet been decided.

Speaking to Reuters today, the French Defence Minister Jean-Yves Le Drian said that the deal remains evasive, underscoring the considerable differences between negotiators for both sides, nearly nine months after Prime Minister Narendra Modi visited Paris and announced the plans to buy the fighter jets directly from the French government following the collapse of a larger commercial deal with Dassault Aviation.

NDTV has learned that the all-in price is likely to be in the range of 65,000 crores or nearly $10 billion, which includes the cost of 36 fighter jets in fly-away condition, weapon systems, and a support maintenance package. India still needs to decide whether it will immediately fund a large order of all spare parts that the aircraft will need for a period of either five or ten years. Both sides are also in talks on the financial penalties the French manufacturer of the jet would incur for unsatisfactory performance - that is, if the Rafale is operationally not available at least 90 per cent of the time that it is required to fly a sortie. This is a key concern for the Indian Air Force since its frontline Russian-designed Sukhoi 30 MKI jet has an abysmal availability rate of under 60 per cent, which means the air force doesn't have enough Sukhois operational when it needs them. India has also still not finalized the total number and exact type of weapon systems that would come with the Rafale - a key component of the overall cost of the package.

New rules in India state that defence deals over 300 crores must be accompanied by investing 30 per cent of the value of the contract in manufacturing in India. France has reportedly agreed in principle to that stipulation "in the future", a move that has helped both sides side-step this potentially contentious requirement for the moment.

Indian military officials have warned their air force risks a major capability gap with China and Pakistan without new western warplanes, or if local defence contractors cannot produce what the military needs in a timely manner. In October, the government turned down the military's request to expand the acquisition of 36 Dassault-built fighter planes to plug vital gaps, nudging it to accept an indigenous combat plane.

It could take more than a year for India to actually start acquiring the Rafale jets once the contract is signed since manufacturer Dassault is already constructing the state-of-the-art fighter for the French Air Force and Egypt and Qatar which have recently signed contracts to acquire the planes. However, France has reportedly offered to help India, a strategic partner, acquire the jets as early as possible though it is unclear whether that would mean the French Air Force deferring acquisition of its own Rafale fighters or, alternately, loaning India a handful of fighters it already has in service till Dassault is ready to deliver the Rafales ordered by Delhi.
Story First Published: January 14, 2016 15:57 IST
Vai começar a novela de novo, a Índia exige 90% de disponibilidade, vai ser um pega pra capar botar isso em contrato ... Sukois CONTINUAM com disponibilidade abaixo de 60% ...

E o valor ??? ... bom o valor é aquele precinho lindão pra quem quer ser "parceiro estratégico" da França ... o pior negócio do mundo ! :mrgreen:

Mais um aninho de negociações, ainda não é hora de comemorar !

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Sex Jan 15, 2016 7:05 pm
por Marechal-do-ar
Penguin escreveu:NDTV has learned that the all-in price is likely to be in the range of 65,000 crores or nearly $10 billion, which includes the cost of 36 fighter jets in fly-away condition, weapon systems, and a support maintenance package. India still needs to decide whether it will immediately fund a large order of all spare parts that the aircraft will need for a period of either five or ten years. Both sides are also in talks on the financial penalties the French manufacturer of the jet would incur for unsatisfactory performance - that is, if the Rafale is operationally not available at least 90 per cent of the time that it is required to fly a sortie. This is a key concern for the Indian Air Force since its frontline Russian-designed Sukhoi 30 MKI jet has an abysmal availability rate of under 60 per cent, which means the air force doesn't have enough Sukhois operational when it needs them. India has also still not finalized the total number and exact type of weapon systems that would come with the Rafale - a key component of the overall cost of the package.
Esses 90% de disponibilidade complicam, em parte, eles podem explicar o custo elevado, para conseguir uma operacionalidade assim (se é que é possível) é preciso gastar muito no treinamento e ter peças a disposição, o que encarece o contrato.

E talvez nem os franceses acreditam conseguir esses 90%, por isso estão tão preocupados em negociar o valor da multa, eles sabem que para o negócio ser lucrativo o valor de venda precisa superar o valor da multa.

Mas, se esses 90% realmente forem verdade, o Rafale está longe de ser a "rainha de hangar" que alguns falavam.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Sex Jan 15, 2016 8:38 pm
por Penguin
Segundo informações do Min. Defesa francês publicado pela Assembleia Nacional, a taxa de disponibilidade do Rafale em 2014 foi de 47,70%:
http://questions.assemblee-nationale.fr ... 2354QE.htm

Possivelmente essa disponibilidade que os indianos estão exigindo seja referente a períodos limitados.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Sex Jan 15, 2016 10:16 pm
por mmatuso
90% nem a USAF deve ter de fornecedor.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Sáb Jan 16, 2016 1:21 pm
por kirk
Penguin escreveu:Segundo informações do Min. Defesa francês publicado pela Assembleia Nacional, a taxa de disponibilidade do Rafale em 2014 foi de 47,70%:
http://questions.assemblee-nationale.fr ... 2354QE.htm

Possivelmente essa disponibilidade que os indianos estão exigindo seja referente a períodos limitados.
Mon Dieu !!! :shock: :shock: :shock:



Como já que fizeram essa comparação esdrúxula ... essa disponibilidade deve ser menor do que dos F-5M ! :shock:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Dom Jan 17, 2016 6:03 pm
por Penguin
Negotiation Gap, Money Constraints Prevent Rafale Deal From Taking Off
By Pradip R Sagar Published: 17th January 2016 05:04 AM Last Updated: 17th January 2016 05:47 AM

http://www.newindianexpress.com/nation/ ... 230449.ece

NEW DELHI: With barely a week left for the arrival of French President Francois Hollande in the national capital, a crucial deal to buy 36 Rafale fighter jets from France has hit turbulence.

Nine months after Prime Minister Narendra Modi announced in Paris India’s plans to buy the fighter aircraft directly from the French government, officials of the finance wing of the Ministry of Defence are worried about the high costs of the warplanes, which has turned out to be way above their calculations. According to officials, the 36 jets will cost $12 billion and will include aircraft in fly-away condition, weapon systems and a maintenance support package.

In December, the Cost Negotiation Committee (CNC) completed other parts of the deal, but price negotiations are ongoing. “Contract cost of the 36 Rafale has reached approximately $12 billion under flyway condition with weapon systems and a maintenance support package. It is way beyond our anticipated calculations. Efforts are on to negotiate it,” a source privy to the development told Express.

Sources added that after the CNC submits its report, the deal will require clearance from the Ministry of Finance and a final nod from the Cabinet Committee on Security before being signed by the two sides. However, sources maintained that in any Inter-Government Agreement (IGA), prices were always expected to be about 2-3 per cent higher than competitive bidding.

According to a key agreement, France has agreed to 30 per cent offsets in the Rafale deal, which means French companies like Dassault — which manufactures Rafale — will have to plough 30 per cent of the contract value back into India as offsets.

“During earlier 126 MMRCA deal with Dassult of $20 billion, the Defence Ministry had asked for a 50 per cent offset clause. But now the offset has been reduced to 30 per cent because we are buying only 36 under fly-away condition,” a source said.

The Ministry of Defence had constituted the CNC, headed by Air Marshal SBP Sinha, to hold negotiations with the French team, which was scheduled to be completed by July. R-DAY GETS

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Jan 18, 2016 3:03 am
por kirk
Aguardem as "cenas" dos próximos capítulos da saga ... Escargot para a Índia ... ops, digo Rafale ...

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Jan 18, 2016 9:12 pm
por knigh7
mmatuso escreveu:90% nem a USAF deve ter de fornecedor.
Isso é irreal. Aliás, tem de tomar cuidado com as informações de lá. Cada jornal coloca uma coisa diferente. Uns colocam fontes do MD citando o valor da proposta como USD 10bi, outros como USD 12bi também colocando como fontes internas do MD...

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Jan 18, 2016 9:31 pm
por knigh7
Penguin escreveu:Segundo informações do Min. Defesa francês publicado pela Assembleia Nacional, a taxa de disponibilidade do Rafale em 2014 foi de 47,70%:
http://questions.assemblee-nationale.fr ... 2354QE.htm

Possivelmente essa disponibilidade que os indianos estão exigindo seja referente a períodos limitados.
O Rafale tendo essa baixa disponibilidade na AdlA, não duvido que o apelido de "rainha de hangar"não tenha sido dado pelos próprios franceses.

Aliás, o Atlante que é oficial engenheiro da FAB, quando participava do BM teceu o seguinte comentário que se relacionava com isso:
atlante escreveu:A parte dos engenheiros fez cara feia pro Rafale, é um belo caça, mas é muito cheio de frescura...
link: http://www.basemilitar.com.br/forum/pos ... 26f306bec5

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Jan 26, 2016 10:33 am
por Penguin
Há mais de um ano, a Índia anunciou que iria comprar 36 Rafales.

Agora anunciou de novo.

Hummm, parece um certo filme visto por aqui...


RFI (FR)

França e Índia fecham acordo para venda de 36 caças Rafale

França e Índia assinaram um protocolo de acordo intergovernamental nesta segunda-feira (25) para a venda de 36 caças Rafale às Forças Armadas indianas, anunciou o presidente François Hollande ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em Nova Déli.

O acordo não tem valor de contrato comercial, pois falta detalhar o preço dos aviões, as modalidades de financiamento e a data de entrega dos aparelhos. Para alguns analistas, embora as negociações tenham avançado consideravelmente na última semana, a operação de venda ainda pode capotar.

Na falta de um contrato com preços e prazos definidos, Hollande anunciou ter fechado um "acordo político" com o governo indiano. Analistas estimam que o valor global do contrato pode chegar a € 9 bilhões, cerca de R$ 40 bilhões, mas as autoridades indianas ainda tentam obter um desconto de 10% a 20% da fabricante Dassault.

O governo indiano anunciou no ano passado a decisão de adquirir os aviões franceses. "O Rafale é um projeto maior entre a Índia e a França. Ele abre a possibilidade de uma cooperação tecnológica e industrial sem precedentes para os próximos 40 anos”, afirmou Hollande.

França está interessada em construção de reator nuclear

Além dos Rafale, os dois países tentam também concluir as negociações para a venda de dois reatores nucleares EPR para a usina de Jaitapur, no sul de Mumbai.

Em sua visita à Índia, Hollande já participou de um fórum com empresas francesas e indianas. O líder socialista viaja acompanhado de cerca de 50 dirigentes de empresas, de diversos setores: energia, transportes e infraestruturas urbanas. O governo francês quer reforçar as parcerias econômicas e comerciais com o país, que deverá atingir 7,5% de crescimento entre 2015 e 2016.

As empresas francesas estão particularmente interessadas no programa do governo que prevê a construção de cidades inteligentes, que seriam modelos de desenvolvimento sustentável.

Governos indiano e francês também discutem cooperação contra terrorismo

A luta antiterrorista também é umas prioridades da viagem do presidente francês. A Índia é alvo constante de ataques na fronteira com o Paquistão. No início do ano, a base aérea de Pathankot foi atacada por grupos extremistas pró-paquistaneses.