É necessário ter alguma precaução na comparação de números, geralmente são tão diferentes que não são de todo comparáveis. Já muito se discutiu aqui sobre isso, mas deixo um pequeno exemplo: Há operadores que incluem o numero provável de aeronaves perdidas e o custo de as repor e isso é computado nos custos de hora de voo.nveras escreveu:Este mesmo blog publicou ha alguns dias uma planilha de horas de vôo de aeronaves americanas. Eu me lembro que o F16 estava na casa dos U$19,000 a hora de vôo. Não sei quem acredita que um Gripen faz a U$4,000. Talvez seja a proximidade com a casa do papai Noel que deixe os suecos com a mente anuviada.
JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Quem se interroga pela colocação do EF e do Rafale como 5ª geração leia isto:

Faz parte deste artigo da Eurofighter:
http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf
Concordo em muito e acrescento que o F35 nem sequer é VLO, é LO.

Faz parte deste artigo da Eurofighter:
http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf
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Re: JAS-39 Gripen
Tô falando...
Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor...
Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...
Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor...




Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
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Re: JAS-39 Gripen
Tulio,
Os motores do F22 são diferentes do F35.
[[]]'s
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Re: JAS-39 Gripen
É, me expressei mal, desculpem: a F-135 apenas DESCENDE da F-119 do Raptor, tendo inclusive sido chamada de F-119 JSF por algum tempo...
Mas está correto o Soul véio, não é a mesma turbina, seria o mesmo que dizer que um F-5 é um F-20...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Mas está correto o Soul véio, não é a mesma turbina, seria o mesmo que dizer que um F-5 é um F-20...

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Re: JAS-39 Gripen
Essa tabela da USAF é recente, tem menos de 1 ano:Túlio escreveu:Tô falando...
Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor...![]()
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Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...

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Re: JAS-39 Gripen
Nem sabia isso, valeuTúlio escreveu:É, me expressei mal, desculpem: a F-135 apenas DESCENDE da F-119 do Raptor, tendo inclusive sido chamada de F-119 JSF por algum tempo...
Mas está correto o Soul véio, não é a mesma turbina, seria o mesmo que dizer que um F-5 é um F-20...![]()

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Re: JAS-39 Gripen
Onde que o JSF não é considerado Very Low Observable? De algum jornalista francês??soultrain escreveu:Quem se interroga pela colocação do EF e do Rafale como 5ª geração leia isto:
Faz parte deste artigo da Eurofighter:
http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf
Concordo em muito e acrescento que o F35 nem sequer é VLO, é LO.
Aliás até aí em cima cuja fonte vc dá crédito aos fatores positivos dos Eurofighter e Rafale mas nào dá crédito ao conceito de VLO do F35...
Há várias fontes oficiais que dão o F35 como VLO:
http://www.lockheedmartin.com/products/f35/
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Re: JAS-39 Gripen
Infelizmente esse é o "wish list" da USAF...knigh7 escreveu:Essa tabela da USAF é recente, tem menos de 1 ano:Túlio escreveu:Tô falando...
Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor...![]()
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Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...
Vai demorar um pouco para o F-35 entrar no estágio necessário para confirmar tais hipóteses.
O fato que a USAF vem voando muito mais do que deveria os seus F-15/F-16 e o fato do F-35 apresentar ainda uma série de problemas e o F-22 custa uma fortuna para manter para basicamente não fazer nada em termos de operações... deve estar deixando muita gente de cabelo branco.
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Re: JAS-39 Gripen
knigh7 escreveu:Onde que o JSF não é considerado Very Low Observable? De algum jornalista francês??soultrain escreveu:Quem se interroga pela colocação do EF e do Rafale como 5ª geração leia isto:
Faz parte deste artigo da Eurofighter:
http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf
Concordo em muito e acrescento que o F35 nem sequer é VLO, é LO.
Aliás até aí em cima cuja fonte vc dá crédito aos fatores positivos dos Eurofighter e Rafale mas nào dá crédito ao conceito de VLO do F35...
Há várias fontes oficiais que dão o F35 como VLO:
http://www.lockheedmartin.com/products/f35/
Calma menino, não foi nenhum jornalista francês, esse artigo da Eurofigther até diz VLO, sou eu mesmo que digo.
VLO e LO são conceitos de Marketing, não há um instituto que certifique aeronaves como VLO e LO, mas se o F-22 é muito mais discreto que o F35, o que seria o F-22? Lo era o que a própria LM dizia há muitos anos, agora dá jeito VLO...
Percebeu agora?
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Re: JAS-39 Gripen
Aqui um artigo do menino LM de 2001, nesta altura era a linguagem usada pela LM:
http://findarticles.com/p/articles/mi_h ... n28831896/
Ou este comunicado da LM anterior ainda:
http://www2.prnewswire.com/cgi-bin/stor ... 170&EDATE=
Assim como 4 e 5ª gerações são marketing, mas usando as definições do próprio departamento de Marketing da LM no arranque do F22, o F-35 não seria de 5ª geração, se o é o EF e Rafale são ainda mais, é só ver a tabelinha.
Confuso não? Não! É marketing....
Mais confuso ainda:
A parte forte do F35, a sua descrição, é a mais fácil de dar a volta hoje e será ainda mais irrelevante no futuro.
http://findarticles.com/p/articles/mi_h ... n28831896/
Ou este comunicado da LM anterior ainda:
http://www2.prnewswire.com/cgi-bin/stor ... 170&EDATE=
Assim como 4 e 5ª gerações são marketing, mas usando as definições do próprio departamento de Marketing da LM no arranque do F22, o F-35 não seria de 5ª geração, se o é o EF e Rafale são ainda mais, é só ver a tabelinha.
Confuso não? Não! É marketing....
Mais confuso ainda:
A parte forte do F35, a sua descrição, é a mais fácil de dar a volta hoje e será ainda mais irrelevante no futuro.
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Re: JAS-39 Gripen
5a geracão convencionou-se chamar de cacas stealth. Aeronaves stealth apresentam uma furtividade muito maior que as anteriores.
LO (low-observable) é um sistema que usa aplicações limitadas no controle de assinatura, em alguns aspectos e freqüência. Geralmente usa material absorvente de radar (RAM) e alguma mudanças na forma.
VLO (very low-observable) é um sistema que cobre grande banda freqüência e aspectos. Uma plataforma furtiva real é VLO e também tem baixa assinatura visual, IR e acústica.
Para ser furtiva uma aeronave tem que ter RCS médio de pelo menos 0,5m2. Uma aeronave furtiva verdadeira (VLO) tem RCS médio abaixo 0,001m2 ou -30dBSM.
Cacas de 4a geracão tem um rcs de cerca de 10m^2. Já os cacas de 4,5aG (citando os eurocanards) tem um rcs médio de 2m^2. Ou seja, um caca stealth tem um rcs muito menor. O salto foi muito grande. É por isso que muitos autores convencionaram como cacas de geracão a frente, que é o comumente adotado.
LO (low-observable) é um sistema que usa aplicações limitadas no controle de assinatura, em alguns aspectos e freqüência. Geralmente usa material absorvente de radar (RAM) e alguma mudanças na forma.
VLO (very low-observable) é um sistema que cobre grande banda freqüência e aspectos. Uma plataforma furtiva real é VLO e também tem baixa assinatura visual, IR e acústica.
Para ser furtiva uma aeronave tem que ter RCS médio de pelo menos 0,5m2. Uma aeronave furtiva verdadeira (VLO) tem RCS médio abaixo 0,001m2 ou -30dBSM.
Cacas de 4a geracão tem um rcs de cerca de 10m^2. Já os cacas de 4,5aG (citando os eurocanards) tem um rcs médio de 2m^2. Ou seja, um caca stealth tem um rcs muito menor. O salto foi muito grande. É por isso que muitos autores convencionaram como cacas de geracão a frente, que é o comumente adotado.
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Re: JAS-39 Gripen
É o planejamento da USAF. Pode ser realmente que não ocorra isso. Mas vale ressaltar que o resto, não passa de especulacão.cb_lima escreveu:Infelizmente esse é o "wish list" da USAF...
Vai demorar um pouco para o F-35 entrar no estágio necessário para confirmar tais hipóteses.
O fato que a USAF vem voando muito mais do que deveria os seus F-15/F-16 e o fato do F-35 apresentar ainda uma série de problemas e o F-22 custa uma fortuna para manter para basicamente não fazer nada em termos de operações... deve estar deixando muita gente de cabelo branco.
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Re: JAS-39 Gripen
Isso não é planejamento... é especulação deles também...knigh7 escreveu: É o planejamento da USAF. Pode ser realmente que não ocorra isso. Mas vale ressaltar que o resto, não passa de especulacão.

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Re: JAS-39 Gripen
Qual departamento de Marketing convencionou isso? Quem disse que os Eurocanards têm 2 m2 de RCS? E se o RCS do F35 for na maioria dos aspectos maior que 0,001 e a versão de exportação maior ainda? Em que frequências esse instituto certificou?knigh7 escreveu:5a geracão convencionou-se chamar de cacas stealth. Aeronaves stealth apresentam uma furtividade muito maior que as anteriores.
LO (low-observable) é um sistema que usa aplicações limitadas no controle de assinatura, em alguns aspectos e freqüência. Geralmente usa material absorvente de radar (RAM) e alguma mudanças na forma.
VLO (very low-observable) é um sistema que cobre grande banda freqüência e aspectos. Uma plataforma furtiva real é VLO e também tem baixa assinatura visual, IR e acústica.
Para ser furtiva uma aeronave tem que ter RCS médio de pelo menos 0,5m2. Uma aeronave furtiva verdadeira (VLO) tem RCS médio abaixo 0,001m2 ou -30dBSM.
Cacas de 4a geracão tem um rcs de cerca de 10m^2. Já os cacas de 4,5aG (citando os eurocanards) tem um rcs médio de 2m^2. Ou seja, um caca stealth tem um rcs muito menor. O salto foi muito grande. É por isso que muitos autores convencionaram como cacas de geracão a frente, que é o comumente adotado.
O papel aceita tudo...
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