JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#11206 Mensagem por soultrain » Seg Set 19, 2011 2:29 pm

nveras escreveu:Este mesmo blog publicou ha alguns dias uma planilha de horas de vôo de aeronaves americanas. Eu me lembro que o F16 estava na casa dos U$19,000 a hora de vôo. Não sei quem acredita que um Gripen faz a U$4,000. Talvez seja a proximidade com a casa do papai Noel que deixe os suecos com a mente anuviada. :D
É necessário ter alguma precaução na comparação de números, geralmente são tão diferentes que não são de todo comparáveis. Já muito se discutiu aqui sobre isso, mas deixo um pequeno exemplo: Há operadores que incluem o numero provável de aeronaves perdidas e o custo de as repor e isso é computado nos custos de hora de voo.





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Re: JAS-39 Gripen

#11207 Mensagem por soultrain » Seg Set 19, 2011 3:49 pm

Quem se interroga pela colocação do EF e do Rafale como 5ª geração leia isto:




Imagem

Faz parte deste artigo da Eurofighter:

http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf


Concordo em muito e acrescento que o F35 nem sequer é VLO, é LO.





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Re: JAS-39 Gripen

#11208 Mensagem por Túlio » Seg Set 19, 2011 6:10 pm

Tô falando...

Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor... :roll: :roll: :roll: :roll:

Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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Re: JAS-39 Gripen

#11209 Mensagem por soultrain » Seg Set 19, 2011 6:15 pm

Tulio,

Os motores do F22 são diferentes do F35.

[[]]'s





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Re: JAS-39 Gripen

#11210 Mensagem por Túlio » Seg Set 19, 2011 6:54 pm

É, me expressei mal, desculpem: a F-135 apenas DESCENDE da F-119 do Raptor, tendo inclusive sido chamada de F-119 JSF por algum tempo...

Mas está correto o Soul véio, não é a mesma turbina, seria o mesmo que dizer que um F-5 é um F-20... :wink: 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#11211 Mensagem por knigh7 » Seg Set 19, 2011 7:06 pm

Túlio escreveu:Tô falando...

Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor... :roll: :roll: :roll: :roll:

Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...
Essa tabela da USAF é recente, tem menos de 1 ano:

Imagem




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Re: JAS-39 Gripen

#11212 Mensagem por soultrain » Seg Set 19, 2011 7:11 pm

Túlio escreveu:É, me expressei mal, desculpem: a F-135 apenas DESCENDE da F-119 do Raptor, tendo inclusive sido chamada de F-119 JSF por algum tempo...

Mas está correto o Soul véio, não é a mesma turbina, seria o mesmo que dizer que um F-5 é um F-20... :wink: 8-]
Nem sabia isso, valeu ;)





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Re: JAS-39 Gripen

#11213 Mensagem por knigh7 » Seg Set 19, 2011 7:14 pm

soultrain escreveu:Quem se interroga pela colocação do EF e do Rafale como 5ª geração leia isto:




Imagem

Faz parte deste artigo da Eurofighter:

http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf


Concordo em muito e acrescento que o F35 nem sequer é VLO, é LO.
Onde que o JSF não é considerado Very Low Observable? De algum jornalista francês??

Aliás até aí em cima cuja fonte vc dá crédito aos fatores positivos dos Eurofighter e Rafale mas nào dá crédito ao conceito de VLO do F35...

Há várias fontes oficiais que dão o F35 como VLO:

http://www.lockheedmartin.com/products/f35/




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Re: JAS-39 Gripen

#11214 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 19, 2011 7:14 pm

knigh7 escreveu:
Túlio escreveu:Tô falando...

Daí vem neguinho me dizer que quer F-35 fazendo serviço de F-15, ele é OBVIAMENTE o LO do Raptor... :roll: :roll: :roll: :roll:

Notem que até começou igual, primeiro os EUA fizeram o F-15 (para encarar o então misterioso/terrível MiG-25) para então, ao ver os custos, pedir uma versão mais barata que veio a ser o F-16. O F-15 faria a parte de interceptação/superioridade aérea com radar sofisticado (APG-63) e BVRs e o F-16 ataque/interdição (tanto que, para combate aéreo, estava limitado a WVRs com um radar bem básico, o APG-66), ambos com motores F-100. A coincidência é tanta que, como o F-15/16, os F-22/35 usam o mesmo motor...
Essa tabela da USAF é recente, tem menos de 1 ano:

Imagem
Infelizmente esse é o "wish list" da USAF...

Vai demorar um pouco para o F-35 entrar no estágio necessário para confirmar tais hipóteses.

O fato que a USAF vem voando muito mais do que deveria os seus F-15/F-16 e o fato do F-35 apresentar ainda uma série de problemas e o F-22 custa uma fortuna para manter para basicamente não fazer nada em termos de operações... deve estar deixando muita gente de cabelo branco.

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: JAS-39 Gripen

#11215 Mensagem por soultrain » Seg Set 19, 2011 7:32 pm

knigh7 escreveu:
soultrain escreveu:Quem se interroga pela colocação do EF e do Rafale como 5ª geração leia isto:




Imagem

Faz parte deste artigo da Eurofighter:

http://www.eurofighter.com/fileadmin/we ... 0b_Low.pdf


Concordo em muito e acrescento que o F35 nem sequer é VLO, é LO.
Onde que o JSF não é considerado Very Low Observable? De algum jornalista francês??

Aliás até aí em cima cuja fonte vc dá crédito aos fatores positivos dos Eurofighter e Rafale mas nào dá crédito ao conceito de VLO do F35...

Há várias fontes oficiais que dão o F35 como VLO:

http://www.lockheedmartin.com/products/f35/

Calma menino, não foi nenhum jornalista francês, esse artigo da Eurofigther até diz VLO, sou eu mesmo que digo.

VLO e LO são conceitos de Marketing, não há um instituto que certifique aeronaves como VLO e LO, mas se o F-22 é muito mais discreto que o F35, o que seria o F-22? Lo era o que a própria LM dizia há muitos anos, agora dá jeito VLO...


Percebeu agora?





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: JAS-39 Gripen

#11216 Mensagem por soultrain » Seg Set 19, 2011 8:18 pm

Aqui um artigo do menino LM de 2001, nesta altura era a linguagem usada pela LM:

http://findarticles.com/p/articles/mi_h ... n28831896/

Ou este comunicado da LM anterior ainda:

http://www2.prnewswire.com/cgi-bin/stor ... 170&EDATE=

Assim como 4 e 5ª gerações são marketing, mas usando as definições do próprio departamento de Marketing da LM no arranque do F22, o F-35 não seria de 5ª geração, se o é o EF e Rafale são ainda mais, é só ver a tabelinha.

Confuso não? Não! É marketing....

Mais confuso ainda:

A parte forte do F35, a sua descrição, é a mais fácil de dar a volta hoje e será ainda mais irrelevante no futuro.





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Re: JAS-39 Gripen

#11217 Mensagem por knigh7 » Seg Set 19, 2011 9:18 pm

5a geracão convencionou-se chamar de cacas stealth. Aeronaves stealth apresentam uma furtividade muito maior que as anteriores.
LO (low-observable) é um sistema que usa aplicações limitadas no controle de assinatura, em alguns aspectos e freqüência. Geralmente usa material absorvente de radar (RAM) e alguma mudanças na forma.
VLO (very low-observable) é um sistema que cobre grande banda freqüência e aspectos. Uma plataforma furtiva real é VLO e também tem baixa assinatura visual, IR e acústica.
Para ser furtiva uma aeronave tem que ter RCS médio de pelo menos 0,5m2. Uma aeronave furtiva verdadeira (VLO) tem RCS médio abaixo 0,001m2 ou -30dBSM.
Cacas de 4a geracão tem um rcs de cerca de 10m^2. Já os cacas de 4,5aG (citando os eurocanards) tem um rcs médio de 2m^2. Ou seja, um caca stealth tem um rcs muito menor. O salto foi muito grande. É por isso que muitos autores convencionaram como cacas de geracão a frente, que é o comumente adotado.




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Re: JAS-39 Gripen

#11218 Mensagem por knigh7 » Seg Set 19, 2011 9:23 pm

cb_lima escreveu:
knigh7 escreveu: Essa tabela da USAF é recente, tem menos de 1 ano:

Imagem
Infelizmente esse é o "wish list" da USAF...

Vai demorar um pouco para o F-35 entrar no estágio necessário para confirmar tais hipóteses.

O fato que a USAF vem voando muito mais do que deveria os seus F-15/F-16 e o fato do F-35 apresentar ainda uma série de problemas e o F-22 custa uma fortuna para manter para basicamente não fazer nada em termos de operações... deve estar deixando muita gente de cabelo branco.

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É o planejamento da USAF. Pode ser realmente que não ocorra isso. Mas vale ressaltar que o resto, não passa de especulacão. :wink:




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Re: JAS-39 Gripen

#11219 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 19, 2011 10:51 pm

knigh7 escreveu: É o planejamento da USAF. Pode ser realmente que não ocorra isso. Mas vale ressaltar que o resto, não passa de especulacão. :wink:
Isso não é planejamento... é especulação deles também... :wink:

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11220 Mensagem por soultrain » Ter Set 20, 2011 4:36 am

knigh7 escreveu:5a geracão convencionou-se chamar de cacas stealth. Aeronaves stealth apresentam uma furtividade muito maior que as anteriores.
LO (low-observable) é um sistema que usa aplicações limitadas no controle de assinatura, em alguns aspectos e freqüência. Geralmente usa material absorvente de radar (RAM) e alguma mudanças na forma.
VLO (very low-observable) é um sistema que cobre grande banda freqüência e aspectos. Uma plataforma furtiva real é VLO e também tem baixa assinatura visual, IR e acústica.
Para ser furtiva uma aeronave tem que ter RCS médio de pelo menos 0,5m2. Uma aeronave furtiva verdadeira (VLO) tem RCS médio abaixo 0,001m2 ou -30dBSM.
Cacas de 4a geracão tem um rcs de cerca de 10m^2. Já os cacas de 4,5aG (citando os eurocanards) tem um rcs médio de 2m^2. Ou seja, um caca stealth tem um rcs muito menor. O salto foi muito grande. É por isso que muitos autores convencionaram como cacas de geracão a frente, que é o comumente adotado.
Qual departamento de Marketing convencionou isso? Quem disse que os Eurocanards têm 2 m2 de RCS? E se o RCS do F35 for na maioria dos aspectos maior que 0,001 e a versão de exportação maior ainda? Em que frequências esse instituto certificou?

O papel aceita tudo...





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