D-link do Gripen é superior a todos os demais ... isso não é novidade nem segredo ... e reconhecido por todos ...Luís Henrique escreveu:Kirk, talvez os suíços não viram porque o Gripen NG ainda não está pronto.kirk escreveu:LH,
O que o amigo não quer entender é que capacidade militar não é uma equação matemática exata é uma junção de fatores que ... a própria capacidade da aeronave é UM fator dessa equação ... por exemplo se o País não conseguir INTEGRAR o vetor ao seu SISTEMA DE DEFESA ... vai ficar dependendo de um único fato (a capacidade militar do avião) o que é um desastre para a defesa.
As perguntas são : O que melhor se INTEGRA no MEU sistema de defesa ? ... as armas do meu inventário ? ... à minha rede de radares e sistemas EW ? ... qual opção eu POSSO comprar em quantidades adequadas às minhas necessidades ? ... qual a opção que permitirá que meus combatentes TREINEM adequadamente ?
O amigo acha mesmo que responderá tais perguntas com uma análise rasa onde um avião atinge nota de 6.36 o outro de 6.94 por exemplo em velocidade ou altitude ou capacidade de carregar bombas ???
A análise Suíça é RIDÍCULA sob esse ponto de vista ... a FAB elaborou um relatório realmente contundente com 30 mil páginas, considerando inclusive a capacitação de nossa base de manutenção para a operação INDEPENDENTE do novo vetor ... somente esse fator é centenas de vezes mais IMPORTANTE PARA A NOSSA ""CAPACIDADE MILITAR"" do que fatores ridículos do "meu carrega mais que o seu"" ...
Ademais, o que é importante no contexto suíço ou indiano, pode não ser nada importante no contexto brasileiro, assim, basear a defesa aérea do Brasil em análises de estrangeiros não faz sentido.
Eu poderia discorrer muito mais ... porém esse MANTRA de que tais capacidades "todos os 4ª geração" tem é uma grande falta de conhecimento ... o d-link do rafale por exemplo não opera o Meteor em sua plenitude ... e outros "N" fatores que nem vou falar ...
MAS os Suíços COM TODA AQUELA SABEDORIA NÃO VIRAM ISSO NÉ ???
Eu estou feliz com a aquisição do Gripen NG, já disse isso várias vezes.
E acredito que será top de linha quando for entregue, mas não acredito que será superior a Rafale, Eurofighter ou Su-35.
Como eu disse, pode até ter algumas capacidades a mais, por conta da evolução tecnológica, mas esses 3 caças são recentes e em 2020 também terão seus MELHORAMENTOS.
Sobre trabalhar em rede, se conectar com radares baseados em terra, se conectar com aeronaves AEWAC´s, TODOS os caças de 4a geração podem operar desta forma. Não é exclusividade do Gripen NG.
http://sistemasdearmas.com.br/ge/dtl7suecia.html
O fato é que está evoluindo mais ainda, aumentando substancialmente a consciência situacional e sobretudo a inclusão de "N" sensores em seus sistema de troca de informações ... inclusive captando imagens de diversos Gripens e formando imagens únicas em 3D determinando com precisão a altitude, distância e velocidade do inimigo ... ao contrário do que o amigo pensa, ninguém tem isso ... e pouquíssimos conseguem agregar imagens e captura de radares do ambiente operacional ... aliás até onde sei o F-35 PROMETE isso ...
Demais sistemas de 4ªG nem sonham com isso ... já te expliquei sobre o Rafale ... Link 16 é extremamente limitado ... o Gripen mesmo o CD está a anos à frente disso ... o Gripen E/F é incomparável ... é uma estação de inteligência armada ... será muito superior aos demais 4ªG ...