kirk escreveu:Luís Henrique escreveu:
Além de trazer os 3 finalistas aqui no Brasil para realizarmos os testes, nós deveríamos ter testado TODOS os competidores iniciais. Assim como fez a Índia.
Nós descartamos o F-16, o Eurofighter e o Su-35 sem ao menos realizar um teste decente. Ou não???
Eu entendo que a FAB não privilegiou a capacidade militar. Se tivesse privilegiado a capacidade militar, testes deveriam ser feitos em TODOS e eu tenho convicção que a shortlist seria diferente, tenho quase certeza que Su-35 e Eurofighter estariam na shortlist e tenho quase certeza que o Gripen NG não estaria.
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Se vc mencionasse nessa equação o F-35, ainda assim ficaria em dúvida ... mas Su-35 e Eurofighter definitivamente não são páreo para o Gripen NG ... sobretudo SU-35, conceito antigo e defasado, radar ruim, RCS enorme, assinatura IR gigante ... não sobrevive ...
No futuro SE F-35 e SE Gripen E/F entrega tudo que prometem serão os grandes competidores ... nenhum outro avião será páreo para esses dois ...
Na guerra moderna operar em "SILÊNCIO" é questão de sobrevivência e absolutamente determinante para se vencer o combate ... e o Flanker simplesmente não foi criado para ser discreto ... muito menos silencioso ... tentar fazer um flanker "silencioso" equivale a colocar um elefante numa sala de cristal ... e querer que nada se quebre!
Veja por exemplo a assinatura IR do SU-35 (3:30 min) ... é um absurdo:
http://www.youtube.com/watch?v=x3zX4QI-BT4#t=252
O Gripen vai enxerga-lo em distancias maiores que o alcance do meteor !
Não dá pra ele LH ... lamento te dizer, meu amigo!
Kirk, eu estou por dentro de todas estas capacidades que o Gripen NG vai oferecer. Mas quase tudo, os demais caças de 4a geração JÁ OFERECEM.
O Gripen NG terá algumas vantagens devido à evolução das tecnologias. Isso fica claro em alguns sensores importantes, como o swashplate do radar que aumenta o angulo de visão de forma significativa, o estado-da-arte do sensor IRST que está entre os melhores do mundo e principalmente o sistema de guerra eletrônica com tecnologia de nitreto de gálio.
Mas caças de 4a geração como Rafale, Eurofighter, Super Hornet e Su-35 também continuarão EVOLUINDO.
É muito provável que qualquer nação que compre um Eurofighter HOJE, o receba com o radar AESA.
E é praticamente 100% provável que qualquer Eurofighter entregue após 2020 já venha com o radar AESA, assim como melhorias em outras áreas.
Diria que um Eurofighter pós-2020 muito provavelmente viria com um novo motor, talvez passe de 9.000 kg/F para 11.000 kg/F e ainda venha com TVC.
Sobre o Gripen enxergar o Su-35 além do alcance do Meteor, não é bem assim:
Na penúltima edição da revista Força Aérea tem uma matéria bem completa sobre o Gripen NG e é divulgado que o IRST pode detectar as emissões de calor de um caça a 100 km de distância.
E que só seria possível determinar sua localização com mais exatidão para PODER DISPARAR UM MÍSSIL, a cerca de 65% do alcance máximo.
Ou seja, informações para disparo de um míssil, só estariam disponíveis a 65 km de distância.
Se for em perseguição (quando as tubeiras do caça inimigo ficam totalmente a mostra), o alcance aumenta de 100 para 145 km. E o disparo de mísseis pode ocorrer a 94 km de distância.
Acontece que tanto Eurofighter como o Su-35S possuem radares com maior capacidade, maior alcance de detecção. E em breve o typhoon terá um AESA.
Qualquer um dos dois poderão ligar o radar, detectar a formação de Gripen NG ANTES que os Gripen possam detectá-los.
Avisarão via datalink os outros Eurofighter/Su-35 que permaneceram com o radar desligado e a formação de Gripen NG se permanecer em silêncio eletromagnético, só detectará os adversários quando for tarde demais.
Principalmente no caso do Su-35 que opera mísseis de LONGO alcance...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.