Bengt Janér escreveu:É muito triste um moderador (CB) opinar de uma forma TENDENCIOSA
É muito fácil pessoas opinarem sem se identificarem
Eu informo sobre a proposta da Saab
Não vamos a lugar algum assim
Mostrem as propostas alternativas e eu respeito
Olá Sr Bengt Janer,
Obrigado por expressar a sua opnião no nosso Fórum e seja bem-vindo.
Indo direto a questão sobre a maneira TENDENCIOSA com que escrevi o meu comentário, vamos aos fatos:
A pergunta que eu fiz, até o fã declarado do Gripen NG acima acabou fazendo a mesma pergunta:
Quantos Gripens NG a Suécia encomendou??
Como eu já disse um zilhão de vezes, adoraria ver o Gripen
C/D com o cocar da FAB, e baseado em tudo o que eu li até hoje eu só não acho que o Gripen NG "é a solução"...
Eu acho e já disse um zilhão de vezes que o Gripen C/D poderia oferecer um mundo de oportunidades concretissimas não só para a FAB, mas para upgrades para os atuais Gripens C/D (usando o que a Suécia hoje mesmo quer pegar do Gripen DEMO e colocar nos seus C/D como exemplo) e além disso todas as perspectivas de Joint venture e parceria para o Gripen "Next" que quem sabe não sai dessa conversa entre Suécia, Coréia do Sul e Turquia. Como disse anteriormente existem "reais" Gripens C/D em serviço em 4 F Aéreas no momento além daquela acordo com a escola de teste inglesa.
Só nessa brincadeira já são 100 potenciais aviões para ajudar em futuros upgrades e fazer parceria de desenvolvimento tecnológico sem contar com a possível frota da FAB.
Outro ponto é que o Brasil para reforçar o seu envolvimento tem ainda os Gripens A/B que poderíamos estar tentando vender com um upgrade mínimo ou máximo por toda a Am. Latina.
Os 100 ou mais aviões A/B estocados lá nas cavernas suecas estão prontos HOJE. Tem que mudar o painel de instrumentos, colocar monitor colorido (aeroeletronica) talvezzzzzzz colocar REVO (Embraer/SAAB) e talvez mudar alguma outra coisa aqui e um reforço na asa ali e pronto. A Suécia se livra dos aviões estocados e nós 'de fato' viramos fornecedores de uma aeronave relativamente nova, super respeitada e capaz... viramos um "Pseudo" FMS!!
Com potencial
sustentabilidade de parcerias em tais (re)vendas com empresas brasileiras...
E além de tudo a aeronave pode sair por uma fração de um avião novo... com os custos lá em baixo já que está disponível HOJE (Gripen AB)
No mais, olha o mercado potencial que estamos criando para um futuro upgrade baseado no que está sendo testado no DEMO? Isso tudo nem precisa de F-X... isso é business que pode fazer hoje e se atrelar a um Gripen C/D (que é um A/B bem melhorado com REVO e algumas outros reforços e melhorias).
A coisa tem um potencial muito bom (na minha opnião) e é algo muito mais realista do que qualquer Rafale ou SHornet pode oferecer dentro da realidade da Am. Latina HOJE e em um futuro muito próximo e todo mundo está mais do que careca de saber disso.
Querer se nivelar como a Dassault ou a Boeing que ficam falando essas bobagens de vender avião na Am Latina enquanto vocês HOJE tem um avião (Gripen AB/CD) que tem HOJE possibilidade de oferecer algo real baseado em uma aeronave existente com ainda um bom futuro e ainda utilizar aeronaves estocadas (AB) que poderiam ainda ajudar os suecos a se livrar dos seus estoques na minha opnião nunca foi a coisa mais sensata a ser feita.
Tá lendo o que eu disse?

Isso de vender Rafale e SHornet na Am Latina é uma bobagem, mas eles Boeing e Dassault são obrigados a dizer isso... e dei essa opnião para eles sobre isso quando conheci gente dos dois fabricantes quando tive a oportunidade de conversar com eles em Shows Aéreos e estou aqui compartilhando o que penso dessa parte da proposta deles (Boeing/Dassault) com você.
Quantos Rafales ou S Hornet alguém realisticamente acha que um país da Am. Latina vai comprar??
Sério... Na melhor das hipóteses é Argentina com Rafale e Colômbia com F-16 e olhe lá... mas da maneira como a Christina vai nas últimas pesquisas (e ela vai bem) ... se continuar na Presidência... d u v i d o que algum Rafale ou SHornet seja vendido por aquelas bandas... é F-16 ou outra coisa de segunda mão até chinesa e olhe lá. É aí que o Gripen AB reformado pela Embraer SAAB Aeroeletronica poderia aparecer com um proposta super realista e de acordo com o orçamento argentino além do financialmento super bom que os bancos suecos dizem que oferecem ao invés de um avião que nem existe e nem foi encomendado.
Sim a minha tendência (se é que pode assim dizer) em tudo o que eu disse é que a proposta poderia vir sob um outro referêncial e que conversando inclusive com gente da própria SAAB em Farnborough e Le Bourget me foi dito que se tratava de algo bem sensato e mais realista, mas que infelizmente não era esse o caminho que eles iriam seguir.
Desculpe, mas tenho todo o direito de gostar ou não do que leio, e formar a minha opnião baseado na realidade ao meu redor e das pessoas com quem bato-papo, troco idéias e aprendo. E a partir daí finalmente chegar as minhas próprias conclusões. Não se engane... não tenho problema algum em admitir que estou errado ou mudar de opnião, mas é que com relação a esse assunto não vi nada até agora que me fizesse pensar de outra forma.
[]s e não leve nada disso para o lado pessoal, pois não conheço o Sr e por isso estou falando com o devido respeito, e gostaria de pedir um favor de não colocar a minha posição de Moderador à frente do que escrevo porque essa função eu não ganhei por nada mais do que colocar a minha opnião no Fórum e ter paixão sobre aviação e temas de Defesa. Assim como eu, quem sabe trocando idéias aqui e debatendo defesa um dia você também não se torna Moderador

? , Se for do seu interesse, é claro.
[]s
CB_Lima