kirk escreveu:Luís Henrique escreveu:
Kirk, eu concordo com você que a FAB selecionou a melhor PROPOSTA.
Eu acredito nesta informação. Avaliaram o custo/benefícios das 3 propostas e decidiram que a proposta da SAAB oferecia um pouco mais de tecnologias que a proposta francesa e que custava bem menos e também concluiram que a proposta da Boeing era um pouco mais cara mas oferecia bem menos tecnologias. Colocaram o Gripen NG em primeiro, mas consideraram as outras duas propostas como ACEITÁVEIS. O poder político foi la e decidiu, claro que os problemas de espionagem pesaram na decisão política.
Eu acredito em tudo isto. Mas isto é bem diferente de dizer que o Gripen NG é o melhor caça entre todos os outros.
A melhor proposta da SAAB envolve CUSTOS, financiamento, tots, participação industrial e a capacidade militar do caça Gripen NG.
Esta proposta venceu, mas isso não significa que a FAB avaliou e colocou o Gripen NG como o melhor em Poder Militar.
Já na Índia o processo foi diferente. Segundo a avaliação deles, os melhores em PODER MILITAR foram Rafale e Eurofighter.
Aqui no Brasil, o que 'vazou' na época é que em capacidade militar o Gripen NG superou todos os requerimentos e PASSOU mas ficou em último lugar, atrás de Super Hornet e Rafale. O que é meio que óbvio.
Pois é LH, mas "meio óbvio" pra quem ??? ... Nunca li em lugar nenhum (além dos foristas rafaleiros e ante gripeiros) que a "CAPACIDADE MILITAR do Gripen fosse inferior ao SH ou ao Rafale ... isso simplesmente não foi dito em lugar algum ... procure saber, meu amigo, pois, não há nada óbvio nisso.
Além do que, SE entregar o que promete sua capacidade militar será BEM SUPERIOR a esses dois !
No mais meu amigo, indianos não são capazes nem mesmo de uma manutenção adequada em seu inventário de aviões ... caem na mesma proporção que pipoca estoura em panela quente ... quem disse que esses caras SABEM analisar capacidade militar de aeronaves de ponta ??? ... me esclareça isso, por favor !
Esses malucos pagaram o equivalente a um SH (um pouco menos) pra modernizar M-2000 ... imagine isso ... preferiram gastar tufos de dinheiro, para modernizar aviões dos anos 80, com radar capenga, perna curta, ultrapassado no lugar de comprar SHs novíssimos de fábrica, com AESA e tudo mais ... e o amigo vem dizer que os indianos """ANALISARAM PODER MILITAR""" ???? ... Cara, a lógica indiana é o avesso do avesso ... literalmente NÃO SABEM NADA COM NADA ... fazem besteira em cima de besteira ... tudo bem, é direito deles, é dinheiro deles ... mas por favor, não queira fazer deles uma "REFERÊNCIA" ... simplesmente não dá ... são incompetentes demais pra isso ...
Kirk, o Gripen NG até terá algumas capacidades mais modernas que Rafale e Super Hornet de HOJE.
Mas estes dois caças também são constantemente melhorados.
O Gripen NG poderá até ter um IRST mais moderno que o IRST atual do Rafale. Mas nada sabemos se lá em 2024 lançarão um Block novo do Rafale com IRST ainda mais moderno que o do Gripen, o mesmo para Super Hornet e Eurofighter.
O Gripen não terá nada de revolucionário, como F-35 e PAK-FA.
Já os indianos pagaram uma fortuna porque gostam muito dos M-2000 e também porque esta fortuna envolveu TOT significativa para eles, produção local, etc.
Sabemos muito bem que o valor que os indianos pagaram na modernização dos M2000 não foi barato e que se assemelha ao custo de um caça novo, porém ao custo da aeronave PELADA.
O custo de aquisição de um novo caça sempre custa 3 ou 4 vezes o valor deste custo pelado que é divulgado.
Se dividirmos o valor pelo número de caças, cada M2000 modernizado saiu por U$ 47 mi.
E no contrato australiano (único país que comprou o Super Hornet), realizando a mesma conta temos U$ 191,66 mi cada.
Esta sua afirmação que dava para comprar Super Hornet, não cola.
Aliás, até cola, mas em vez de 51 M2000 modernizados LOCALMENTE com tot e tudo o mais, seriam 12 Super Hornet de prateleira.
Os indianos podem não ser os melhores do mundo, mas possuem experiência em material moderno MUITO SUPERIOR à FAB.
Eles operam Su-30MKI a anos.
Operam Mirage 2000 há muito tempo.
Operam MiG-29 há muito tempo.
A FAB tem experiência com o que???
F-5, A-1 e recentemente com M2000C.
Não desqualifico a FAB, acredito que optaram pelo Gripen NG por tudo que representa a proposta oferecida.
Se fosse pedido à FAB, pelo Governo Federal que selecionasse o caça mais poderoso, sem se importar com custos e tots, reitero, o Gripen NG não teria ficado entre os 3.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.