Mundo Árabe em Ebulição
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5828 vezes
- Agradeceram: 3306 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Com ou sem apoio, o que os curdos podem fazer, se muito, é tentar manter posição o mais que possível e causar estragos o suficiente aos turcos que lhes force um investimento maior do que o previsto para tomar Afrin e região.
No mais, o mundo vai ficar olhando e, como sempre, fingindo que não é consigo.
A ver como os primos do lado leste da Síria e do Iraque irão responder a isso junto aos seus "aliados" ocidentais.
abs.
No mais, o mundo vai ficar olhando e, como sempre, fingindo que não é consigo.
A ver como os primos do lado leste da Síria e do Iraque irão responder a isso junto aos seus "aliados" ocidentais.
abs.
Carpe Diem
- Poti
- Avançado
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Tem algo interessante ocorrendo na Turquia, a população que estava muito dividida por razões políticas está muito unida em relação à intervenção em Afrin e na Síria.
Algo bem ruim para os curdos pois significa que a população terá alta tolerância às mortes de soldados turcos.
Acho que situação não ficará boa para o Ypg/Ypj/PKK... Eles deviam ter seguido o exemplo dos peshmergas, teria sido uma melhor decisão à nível estratégico.
Agora é melhor virar a casaca e se aliar com russos, governo sírio e Teerã para tentar não se ferrar. Mas poder de barganha será pequeno.
Algo bem ruim para os curdos pois significa que a população terá alta tolerância às mortes de soldados turcos.
Acho que situação não ficará boa para o Ypg/Ypj/PKK... Eles deviam ter seguido o exemplo dos peshmergas, teria sido uma melhor decisão à nível estratégico.
Agora é melhor virar a casaca e se aliar com russos, governo sírio e Teerã para tentar não se ferrar. Mas poder de barganha será pequeno.
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Afrin não é essencial pros Curdos igual a área que faz fronteira com o Iraque. È menos de 25% do territorio ocupado. E todo mundo sabe disso.
Vão fazer a turquia sangrar ali mas não a nenhuma vantagem em realmente apostar todas as fichas por Afrin.
Vão fazer a turquia sangrar ali mas não a nenhuma vantagem em realmente apostar todas as fichas por Afrin.
- Poti
- Avançado
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Mas para os turcos é vital. Depois tirar da região de Manjib e daí em diante...Sterrius escreveu:Afrin não é essencial pros Curdos igual a área que faz fronteira com o Iraque. È menos de 25% do territorio ocupado. E todo mundo sabe disso.
Não estou vendo o exército turco sangrar, da mesma forma que tomaram a região de al-bab perdendo somente 40 homens.
40 homens para acabar com a continuidade territorial dos curdo, foi um ganho e tanto.
Ainda acho que o exército sírio vai entrar na região.
- Guilherme123
- Júnior
- Agradeceu: 32 vezes
Os Turcos enviaram um comboio com mais de 100 carros em direção ao front com o Exército Sírio. Artilharia Síria e bombardeios russos estão alertando para que os turcos não avancem.
- Guilherme123
- Júnior
- Agradeceu: 32 vezes
A cidade e a base aérea de Abu Duhur foram completamente liberadas pelo Exército Sírio.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6378 vezes
- Agradeceram: 6730 vezes
- Contato:
Bueno, por um lado o Toophan-1 só ganha do MSS 1.2 no alcance (e por pouco) mas, por outro, como dizem nos tweets, podem ser supridos quase que para sempre.
Turcos no fio da navalha. A meu ver, jamais deveriam ter entrado lá, tá ficando cada vez mais FEIO pro lado deles...
Turcos no fio da navalha. A meu ver, jamais deveriam ter entrado lá, tá ficando cada vez mais FEIO pro lado deles...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- wagnerm25
- Sênior
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
O ponto é que não se sabe até onde isso é verdade. Acho meio estranho o Irã, amigão do Assad, estar ajudando os Curdos em alguma coisa. Inclusive pq os Curdos tb são um problema no Irã (não estes, mas é tudo Curdo afinal).Túlio escreveu:Bueno, por um lado o Toophan-1 só ganha do MSS 1.2 no alcance (e por pouco) mas, por outro, como dizem nos tweets, podem ser supridos quase que para sempre.
Mas pode ser afinal que o Assad odeie mais os Turcos que os Curdos, aí então pode haver algum sentido.
No fim e ao cabo, acho que os Curdos estão meio que por conta nessa empreitada, exceto por alguma ajuda por baixo dos panos dos EUA, afinal a Turquia é da OTAN e tal. Uma ajuda explícita ia pegar mal.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6378 vezes
- Agradeceram: 6730 vezes
- Contato:
"O inimigo do meu inimigo é meu amigo, mesmo que seja meu inimigo também; ele apenas fica pra próxima".
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Vamos nos lembrar do exemplo máximo disso quando os americanos e israelenses enviavam armamentos por conta própria para o Irã combater o Iraque nos anos 80...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Assad e Iran estão coordenados. Ambos fazem movimentos em conjunto pq seus objetivos se alinham.
Se eles fornecem os Curdos é porque tem acordos sendo feitos com os mesmos.
No Xadrez da Siria eu ainda acredito que Assad e Iran estão sendo os mais realistas. Não os vejo almejando 100% do território Sirio e em uma paz negociada com os Curdos que fariam seu país com um pequeno Trecho da Siria + Iraque que seria Continuo.
De brinde a Siria e Iraque dariam acesso ao mar aos curdos, o que tornaria o país possível.
E turquia seria a unica a ficar p* da vida. Com seu jogo de geopolítica da região fracassando.
E arabia saudita sairia derrotada com 4 países +alinhados politicamente do que nunca. E todos da outra vertente islamica.
Se eles fornecem os Curdos é porque tem acordos sendo feitos com os mesmos.
No Xadrez da Siria eu ainda acredito que Assad e Iran estão sendo os mais realistas. Não os vejo almejando 100% do território Sirio e em uma paz negociada com os Curdos que fariam seu país com um pequeno Trecho da Siria + Iraque que seria Continuo.
De brinde a Siria e Iraque dariam acesso ao mar aos curdos, o que tornaria o país possível.
E turquia seria a unica a ficar p* da vida. Com seu jogo de geopolítica da região fracassando.
E arabia saudita sairia derrotada com 4 países +alinhados politicamente do que nunca. E todos da outra vertente islamica.
-
- Sênior
- Agradeceu: 141 vezes
- Agradeceram: 37 vezes
Acho difícil um estado Curdo com acesso ao mar ser estabelecido, a Turquia iria convulsionar caso isso acontecesse, deixaria de existir como a conhecemos.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5828 vezes
- Agradeceram: 3306 vezes
Os turcos tem um exército de mais de 700 mil homens e milhares de tanques. Um Estado curdo na sua fronteira do mediterrâneo ao Cáspio não seria aceito de forma alguma.
Eles torrariam todo o seu exército na Síria antes disso acontecer.
E se eles resolverem empreender uma invasão massiva do norte da Síria e do Iraque, como é que fica? Quem vai lá meter a cara para segurar os turcos? Os seus aliados americanos? Os russos? O Iran?
Acho meio difícil. A sorte da Síria já está traçada há muito tempo.
abs.
Eles torrariam todo o seu exército na Síria antes disso acontecer.
E se eles resolverem empreender uma invasão massiva do norte da Síria e do Iraque, como é que fica? Quem vai lá meter a cara para segurar os turcos? Os seus aliados americanos? Os russos? O Iran?
Acho meio difícil. A sorte da Síria já está traçada há muito tempo.
abs.
Carpe Diem