Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Pessoal, acho que vocês superestimam demais a capacidade do FA-50, que nem possui se quer previsão para ter capacidade BVR - aliás mal possui capacidade WVR.
No mais, esses F-16 só serviram pra manter pilotos do Kfir empregados, nada além disso. Se viessem com pacote Israelense de modernização, até seria interessante, mas é algo que, por obviedade, será vetado.
Podemos aproveitar e adquirir o estoque dos Colombianos, que não serão integrados aos F-16 mas já são no Gripen e seriam úteis até nos F-5 e AMX, como Derby-ER, Spice e por ai vai.
No mais, esses F-16 só serviram pra manter pilotos do Kfir empregados, nada além disso. Se viessem com pacote Israelense de modernização, até seria interessante, mas é algo que, por obviedade, será vetado.
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- FCarvalho
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Se aquela ideia da FAC de adaptar obrigatoriamente todos os sistemas que ela já possui nos Kfir em qualquer caça que fosse adquirido valer também para estes F-16 usados, pode ser que seja uma compra viável e até salutar para a situação vexatória em que eles se encontram.
Os israelenses não teriam problema em adaptar seus sistemas do Kfir para estes F-16. Mas a pergunta é: quanto isso custaria a mais e, os norte americanos autorizariam tal "mechida" nestes caças pelos colombianos?
Basicamente o que tem nos Kfir é o mesmo que a IAF fez ao longo do tempo nas modernizações dos seus próprios caças. Neste aspecto, ao menos tecnicamente é possível aproveitar boa parte do que eles tem hoje nos Kfir para os F-16.
Mas primeiro tem que saber a resposta para as duas questões acima que expus.
Os israelenses não teriam problema em adaptar seus sistemas do Kfir para estes F-16. Mas a pergunta é: quanto isso custaria a mais e, os norte americanos autorizariam tal "mechida" nestes caças pelos colombianos?
Basicamente o que tem nos Kfir é o mesmo que a IAF fez ao longo do tempo nas modernizações dos seus próprios caças. Neste aspecto, ao menos tecnicamente é possível aproveitar boa parte do que eles tem hoje nos Kfir para os F-16.
Mas primeiro tem que saber a resposta para as duas questões acima que expus.
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- EduClau
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Saab propõe cooperação industrial como parte da oferta do Gripen para a Colômbia
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -como.html
abs.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
1- O problema é que o presupuesto destinado originalmente ao projeto dificilmente cobriria ações para além de uma aquisição de prateleira;FCarvalho escreveu: Seg Jun 26, 2023 10:42 am Se aquela ideia da FAC de adaptar obrigatoriamente todos os sistemas que ela já possui nos Kfir em qualquer caça que fosse adquirido valer também para estes F-16 usados, pode ser que seja uma compra viável e até salutar para a situação vexatória em que eles se encontram.
Os israelenses não teriam problema em adaptar seus sistemas do Kfir para estes F-16. Mas a pergunta é: quanto isso custaria a mais e, os norte americanos autorizariam tal "mechida" nestes caças pelos colombianos?
Basicamente o que tem nos Kfir é o mesmo que a IAF fez ao longo do tempo nas modernizações dos seus próprios caças. Neste aspecto, ao menos tecnicamente é possível aproveitar boa parte do que eles tem hoje nos Kfir para os F-16.
Mas primeiro tem que saber a resposta para as duas questões acima que expus.
2- Aos EUA não interessa uma modernização by Israel.
3- O F-16, se confirmada essa aquisição, será aquele tipo de solução provisória permanente.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
A FAC ficou sem caças porque o que estava destinado até o ano passado para esta compra não pagava o que foi oferecido nas condições estabelecidas pela própria instituição. O recurso foi cancelado por falta de uso. Duvido que agora eles tenham verbas para comprar mesmo estes F-16A\B em final de linha e ainda pagar para tirar dos Kfir o que ainda pode ser usado, como radares, pods e mísseis. E sim, os USA vão autorizar modernização desde que by USA via Lookheed.FIGHTERCOM escreveu: Ter Jun 27, 2023 10:45 pm1- O problema é que o presupuesto destinado originalmente ao projeto dificilmente cobriria ações para além de uma aquisição de prateleira;FCarvalho escreveu: Seg Jun 26, 2023 10:42 am Se aquela ideia da FAC de adaptar obrigatoriamente todos os sistemas que ela já possui nos Kfir em qualquer caça que fosse adquirido valer também para estes F-16 usados, pode ser que seja uma compra viável e até salutar para a situação vexatória em que eles se encontram.
Os israelenses não teriam problema em adaptar seus sistemas do Kfir para estes F-16. Mas a pergunta é: quanto isso custaria a mais e, os norte americanos autorizariam tal "mechida" nestes caças pelos colombianos?
Basicamente o que tem nos Kfir é o mesmo que a IAF fez ao longo do tempo nas modernizações dos seus próprios caças. Neste aspecto, ao menos tecnicamente é possível aproveitar boa parte do que eles tem hoje nos Kfir para os F-16.
Mas primeiro tem que saber a resposta para as duas questões acima que expus.
2- Aos EUA não interessa uma modernização by Israel.
3- O F-16, se confirmada essa aquisição, será aquele tipo de solução provisória permanente.
Abraços,
Wesley
A situação das células dos A\B requer uma total atualização, ou na verdade, uma reconstrução delas, vide que já passaram há muito do limite de vida útil. Mas isso só se for nos USA, claro.
No caso da Dinamarca, o que se tem dito na rede é que o país vai adiantar a retirada dos F-16, sendo que pouco mais de 30 estão estocados, para poder liberar para a Ucrânia, mas sem uma quantidade determinada ainda. Fala-se em 36 células estocadas das pouco mais de quarenta que existem.
Como ainda tem mais gente nessa conta que também pretende doar seus caças para aquele país, e considerando treinamento e formação de tripulação, estes caças só estarão disponíveis só em 2024 para a FAU. Se vai sobrar para vender a outros países, acho pouco provável. A Ucrânia está em ritmo de guerra. Vão reclamar por cada F-16 usado que tiver disponível na Europa e que eles possam pegar. E penso nem pode ser diferente.
Melhor os colombianos sossegarem o facho e engendrar melhor as suas contas para arrumar uma solução definitiva para a FAC que não seja esta a troco de caixa.
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- EduClau
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Muito difícil Gripen para a Colômbia porque os militares tem uma má imagem do país sueco devido a sua política de DH. Parece que já haviam recusado vender armas para eles e deram asilo a terroristas.
Até entendem o porque da Turquia estar a bloquear a entrada da Suécia na Otan.
Sds.
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- FCarvalho
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Negócios são negócios. A SAAB já se deu conta que para vender na AL precisam da Embraer. Demorou mas colocaram a empresa na jogada.
A própria FAC reconhece ainda que não oficialmente que a oferta da SAAB é a melhor em termos financeiros, tecnológicos e industriais ao país. E só não compra os Gripen E\F se não quiser mesmo.
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- cabeça de martelo
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Esses caças já foram usados até ao osso, não faz qualquer sentido.
- gabriel219
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
A melhor oportunidade foi quando a IAI ofertou a construção nacional de Kfir NG, que ainda era um baita caça pra região, mas declinaram e agora vão ter que se contentar com F-16 com bengala.
- Viking
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Colombia descarta comprar a Dinamarca aviones F16 de segunda mano
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... viones-f16
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- cabeça de martelo
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Outra coisa não faria sentido algum. Até os Gripen em segunda mão fariam mais sentido do que os F16 Dinamarqueses.Viking escreveu: Qui Jun 29, 2023 1:01 pm Colombia descarta comprar a Dinamarca aviones F16 de segunda mano
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
A Colômbia virou zona, anunciam e depois desanunciam. Mas bom pra eles, esses F-16 ia servir só de plataforma de vôo pra piloto, acho questionável até a capacidade WVR desses vetores.
- FCarvalho
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
Os F-16A\B são caças em fim de carreira. Só tem uma destinação possível que é virar massa de manobra nas mãos dos ucranianos. E mesmo assim, tem que ver o que vão poder botar neles para que tenham uma eficácia minimamente decente. Se for para deixar do jeito que estão, faria mais sentido ainda modernizar os Mig-29 com um pacote israelense ou mesmo europeu e entregar para a Ucrânia. Daria na mesma. Mas a OTAN não tem tantos Mig quanto F-16 a disposição.cabeça de martelo escreveu: Qui Jun 29, 2023 2:44 pmOutra coisa não faria sentido algum. Até os Gripen em segunda mão fariam mais sentido do que os F16 Dinamarqueses.Viking escreveu: Qui Jun 29, 2023 1:01 pm Colombia descarta comprar a Dinamarca aviones F16 de segunda mano
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... viones-f16
Eu não sei dizer ao certo, mas se muito os ucranianos vão utilizar estes caças como AAe voadora contra os ataques de mísseis russos, já que não poderão atirar neles se não estiverem em seu próprio território.
Para isso, equipar estes caças com um radar mais decente que o APG-63 original, ou pelo menos melhorar este radar, é algo que precisa ser visto com cuidado. Ademais, para a função de interceptadores de mísseis versões mais modernas dos AIM-9 já seriam bem vindos. Os AIM-120 perdem sentido se não puderem ser utilizados contra os caças e outras aeronaves russas voando no seu espaço aéreo ou na Bielo-Rússia.
No mais, se forem usados como bucha de canhão também para ataque a superfície e CAS, bom, aí já é algo mais complicado se eles tiverem um número limitado de armas inteligentes que possam levar. Os AMX italianos fariam mais sentido ainda nesta perspectiva, se modernizados de forma a levar o maior arsenal possível de sistemas ar-terra europeu e norte americano, além de EW, que é a meu ver uma demanda enorme que os ucranianos tem mas não são atendidos.
Quem sabe o Gripen C\D não resolve, também, este problema no médio prazo assim que os Gripen E começarem a ser recebidos em massa na Suécia.
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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 01, 2023 6:26 pmOs F-16A\B são caças em fim de carreira. Só tem uma destinação possível que é virar massa de manobra nas mãos dos ucranianos. E mesmo assim, tem que ver o que vão poder botar neles para que tenham uma eficácia minimamente decente. Se for para deixar do jeito que estão, faria mais sentido ainda modernizar os Mig-29 com um pacote israelense ou mesmo europeu e entregar para a Ucrânia. Daria na mesma. Mas a OTAN não tem tantos Mig quanto F-16 a disposição.cabeça de martelo escreveu: Qui Jun 29, 2023 2:44 pm
Outra coisa não faria sentido algum. Até os Gripen em segunda mão fariam mais sentido do que os F16 Dinamarqueses.
Eu não sei dizer ao certo, mas se muito os ucranianos vão utilizar estes caças como AAe voadora contra os ataques de mísseis russos, já que não poderão atirar neles se não estiverem em seu próprio território.
Para isso, equipar estes caças com um radar mais decente que o APG-63 original, ou pelo menos melhorar este radar, é algo que precisa ser visto com cuidado. Ademais, para a função de interceptadores de mísseis versões mais modernas dos AIM-9 já seriam bem vindos. Os AIM-120 perdem sentido se não puderem ser utilizados contra os caças e outras aeronaves russas voando no seu espaço aéreo ou na Bielo-Rússia.
No mais, se forem usados como bucha de canhão também para ataque a superfície e CAS, bom, aí já é algo mais complicado se eles tiverem um número limitado de armas inteligentes que possam levar. Os AMX italianos fariam mais sentido ainda nesta perspectiva, se modernizados de forma a levar o maior arsenal possível de sistemas ar-terra europeu e norte americano, além de EW, que é a meu ver uma demanda enorme que os ucranianos tem mas não são atendidos.
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AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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