AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61515
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#1111 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2012 6:53 pm

Em minha opinião o motor à frente atrapalharia a linha de visada do FLIR, gerando calor que iria em direção a este sensor, atrapalhando ainda qualquer outro sensor que pudesse necessitar de uma visada frontal. Até o sistema de pilotagem em alguns modelos. Isso para este tipo de VANT. Um MALE como o Predator e possivelmente o Harpia da EMBRAER/ELBIT precisa ter a proa superior ampla e livre para abrigar uma antena de comunicações via satélite, que é o que dá aquela 'cara de Boeing 747' a todos os UAVs/UCAVs que conheço e usem essa forma de data-link.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: AVIBRAS

#1112 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mar 08, 2012 7:45 pm

Túlio escreveu:Em minha opinião o motor à frente atrapalharia a linha de visada do FLIR, gerando calor que iria em direção a este sensor, atrapalhando ainda qualquer outro sensor que pudesse necessitar de uma visada frontal. Até o sistema de pilotagem em alguns modelos. Isso para este tipo de VANT. Um MALE como o Predator e possivelmente o Harpia da EMBRAER/ELBIT precisa ter a proa superior ampla e livre para abrigar uma antena de comunicações via satélite, que é o que dá aquela 'cara de Boeing 747' a todos os UAVs/UCAVs que conheço e usem essa forma de data-link.
Pode ser que existam problemas de calor com relação ao FLIR, mas seria bastante fácil projetar um nariz "alto" como o do Spitfire e assim manter o ar aquecido longe da barriga da aeronave. E poderia talvez ser alguma coisa relacionada à turbulência da hélice também. Eu realmente gostaria de saber o motivo exato.

Já a posição de antenas de comunicação acho que na verdade não faz muita diferença, não precisariam estar na frente, mas com o motor atrás isso deve ajudar no equilíbrio da aeronave.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: AVIBRAS

#1113 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 08, 2012 8:00 pm

Meus 2 cents,

Pelo que eu entendo o que acontece é que porque o motor é atrás da aeronave a visão do operador é bem ampla a todo o momento , não havendo interferência das hélices. Ao mesmo tempo é possível levar diferentes sensores em um único lugar o que facilita a manutenção.

Além disso se existir qualquer problema com os gases saindo do motor, eles não atrapalham a visão do operador que pode planar a aeronave mais facilmente.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: AVIBRAS

#1114 Mensagem por gribel » Qui Mar 08, 2012 11:12 pm

.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: AVIBRAS

#1115 Mensagem por LeandroGCard » Sex Mar 09, 2012 1:18 pm

Carlos Lima escreveu:Meus 2 cents,

Pelo que eu entendo o que acontece é que porque o motor é atrás da aeronave a visão do operador é bem ampla a todo o momento , não havendo interferência das hélices. Ao mesmo tempo é possível levar diferentes sensores em um único lugar o que facilita a manutenção.

Além disso se existir qualquer problema com os gases saindo do motor, eles não atrapalham a visão do operador que pode planar a aeronave mais facilmente.

[]s
CB_Lima
O que me intriga é justamente que o principal sensor, o FLIR, não está na frente e sim na barriga. Ele inclusive nem pode olhar diretamente à frente em nenhum dos dois modelos, porque a perna dianteira do trem de pouso está no caminho.

Se o motor fosse dianteiro seria possível usar um trem de pouso convencional ao invés de triciclo, o que embora dificulte um pouco as operações de pouso e decolagem garantiria um campo de visada bem mais livre para o FLIR no setor dianteiro. E as pernas do trem de pouso também poderiam ser mais curtas e mais leves, novamente melhorando o campo de visão, além de reduzir o peso e o arrasto aerodinâmico. Por isso deve haver algum motivo muito sério para que o motor seja colocado atrás, mesmo trazendo todas estas desvantagens.

Mas este motivo não me ocorre.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61515
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#1116 Mensagem por Túlio » Sex Mar 09, 2012 1:45 pm

Se olhares na primeira página do tópico Projeto Vant nas "Aéreas" verás um VANT como o que mencionas... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: AVIBRAS

#1117 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 09, 2012 7:57 pm

LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:Meus 2 cents,

Pelo que eu entendo o que acontece é que porque o motor é atrás da aeronave a visão do operador é bem ampla a todo o momento , não havendo interferência das hélices. Ao mesmo tempo é possível levar diferentes sensores em um único lugar o que facilita a manutenção.

Além disso se existir qualquer problema com os gases saindo do motor, eles não atrapalham a visão do operador que pode planar a aeronave mais facilmente.

[]s
CB_Lima
O que me intriga é justamente que o principal sensor, o FLIR, não está na frente e sim na barriga. Ele inclusive nem pode olhar diretamente à frente em nenhum dos dois modelos, porque a perna dianteira do trem de pouso está no caminho.

Se o motor fosse dianteiro seria possível usar um trem de pouso convencional ao invés de triciclo, o que embora dificulte um pouco as operações de pouso e decolagem garantiria um campo de visada bem mais livre para o FLIR no setor dianteiro. E as pernas do trem de pouso também poderiam ser mais curtas e mais leves, novamente melhorando o campo de visão, além de reduzir o peso e o arrasto aerodinâmico. Por isso deve haver algum motivo muito sério para que o motor seja colocado atrás, mesmo trazendo todas estas desvantagens.

Mas este motivo não me ocorre.

Leandro G. Card
Mas eu acho que ele não olha para frente porque justamente não é feito para isso. Normalmente o FLIR 'olha' para baixo e para o lado, mas sempre para baixo.

Para olhar para frente a aeronave utiliza a sua câmera localizada na frente da aeronave.

De um modo geral aeronaves ISR sempre tem o FLIR na barriga porque a função é olhar para baixo e não ter nada impedindo para que ela possa fazer o acompanhamento da melhor maneira possível.

Ah... ainda tem o peso do Flir também que no caso do UAV faz diferença.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: AVIBRAS

#1118 Mensagem por Marino » Sex Mar 16, 2012 9:01 pm

Post do Junker no fórum irmão:
Fontes do MD da Malásia indicam compra de mais 18 Astros II. Parabéns pra Avibras!

Citação:
Malaysia intends to purchase another 18 Brazilian MLRS Astros II
In the news topics are mentioned:

Countries
Brazil
Malaysia

The Army of Malaysia intends to buy, from Brazil, additional multiple launch rocket systems Astros II.

A total of 18 MLRS Astros II will be purchased, in addition to the rocket-artillery brigade, which is based in Sarawak (Sarawak) and currently has two artillery regiments with these systems.

The new regiment of Astros II will be placed in Sabah (Sabah).

A source said that the contract for the purchase will be signed between the Ministry of Defence of Malaysia and the provider in Kuala Lumpur at the Asian International Exhibition of arms and military equipment in April 2012.


http://vpk.name/news/65990_malaiziya_na ... os_ii.html




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
guilhermecn
Sênior
Sênior
Mensagens: 853
Registrado em: Seg Ago 03, 2009 6:03 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: AVIBRAS

#1119 Mensagem por guilhermecn » Sáb Mar 17, 2012 12:20 pm

Marino escreveu:Post do Junker no fórum irmão:
Fontes do MD da Malásia indicam compra de mais 18 Astros II. Parabéns pra Avibras!

Citação:
Malaysia intends to purchase another 18 Brazilian MLRS Astros II
In the news topics are mentioned:

Countries
Brazil
Malaysia

The Army of Malaysia intends to buy, from Brazil, additional multiple launch rocket systems Astros II.

A total of 18 MLRS Astros II will be purchased, in addition to the rocket-artillery brigade, which is based in Sarawak (Sarawak) and currently has two artillery regiments with these systems.

The new regiment of Astros II will be placed in Sabah (Sabah).

A source said that the contract for the purchase will be signed between the Ministry of Defence of Malaysia and the provider in Kuala Lumpur at the Asian International Exhibition of arms and military equipment in April 2012.


http://vpk.name/news/65990_malaiziya_na ... os_ii.html
Parabéns para a Avibrás! Alguma nova do Astros 2020?




"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill


Imagem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: AVIBRAS

#1120 Mensagem por henriquejr » Sáb Mar 17, 2012 6:13 pm

Os malaios gostaram mesmo do ASTROS!! Acho que ta na hora da AVIBRAS oferecer o ASTROS2020!




.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9408
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 541 vezes

Re: AVIBRAS

#1121 Mensagem por Brasileiro » Sáb Mar 17, 2012 7:00 pm

henriquejr escreveu:Os malaios gostaram mesmo do ASTROS!! Acho que ta na hora da AVIBRAS oferecer o ASTROS2020!
Eu é que gostaria de saber melhor o que de novidade trará este tal ASTROS-2020.

Sei que virão munições guiadas (já em desenvolvimento, financiadas pela Finep) e o tão falado míssil de cruzeiro lá pelo final da década, além do foguete SS-150, além de uma nova unidade de controle de tiro.

Acho que foi falado em algum momento que haveria fusão com defesa antiaérea.

Mas realmente gostaria de saber se continuarão a utilizar os mesmos veículos como base.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37976
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: AVIBRAS

#1122 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 17, 2012 11:50 pm

Se eu não estou enganado, além das melhorias e novas funções citadas por você, a priori se estaria pensando em utilizar também uma versão 8x8 dos Tectran.

a ver.

abs.




Carpe Diem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: AVIBRAS

#1123 Mensagem por WalterGaudério » Dom Mar 18, 2012 1:05 am

FCarvalho escreveu:Se eu não estou enganado, além das melhorias e novas funções citadas por você, a priori se estaria pensando em utilizar também uma versão 8x8 dos Tectran.

a ver.

abs.
Sim. Mas sob chassis TATRA. O 8X8 é apenas uma possibilidade. O 6X6 já é uma realidade.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37976
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: AVIBRAS

#1124 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 18, 2012 11:14 am

WalterGaudério escreveu:
FCarvalho escreveu:Se eu não estou enganado, além das melhorias e novas funções citadas por você, a priori se estaria pensando em utilizar também uma versão 8x8 dos Tectran.

a ver.

abs.
Sim. Mas sob chassis TATRA. O 8X8 é apenas uma possibilidade. O 6X6 já é uma realidade.
Com certeza Walter. Mas cá para mim, creio que por exemplo, as AD's do exercito, se não todas, mas algumas, ou parte de sua dotação, poderiam ser equipadas com a versão 8x8, pensando-se no aumento das capacidades da massa no apoio de fogo que poderia proporcionar.

Além disso, ainda sonho com uma versão destas, 8x8, como a base para um sistema AAe de longo alcance. Uma versão tupiniquim do S300/400. Mas, isto é só um sonho mirabolante meu. As 6x6, creio também poderiam fazer-se uso dos sistemas do BUK-M2, por exemplo. Não creio ser tal adaptação tão difícil, e ainda ganharíamos em termos de logística e manutenção. Sem contar que poderíamos dispor de meios que jamais pensamos em ter no EB, e quase tudo nacional, ou nacionalizado.

Não vou nem comentar as possibilidades de uso e adaptações tanto para a cavalaria quanto para a infantaria e mesmo undes das demais armas e serviços de apoio do EB/CFN, dos demais veículos da empresa, como os VBL e/ou AV-VB4, que estão aí já há alguns anos e até o presente momento, foram ou estão sendo solenemente ignorados ou subutilizados em suas potencialidades pelas ffaa's

Bem, mas isto são apenas devagações minhas. Nada com a realidade. Um dia quem sabe.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: AVIBRAS

#1125 Mensagem por henriquejr » Dom Mar 18, 2012 11:24 am

Pelo que sei a versão 8x8 é uma realidade caso o cliente o deseje. Parece que esta versão não obteve muito interesse por parte do EB, pelo fato de não poder ser aerotransportado pelos meios atuais (C-130). Não sei se poderá ser transportado pelo KC-390, vendo a foto do protótipo do lançador 8x8 do Astros, creio que não pois parece ser bem mais alto que o 6x6 e talvez não caiba no compartimento de cargas do KC-390

VTR Lançadora ASTROS II no compartimento de cargas do KC-390
Imagem

Imagem

ASTROS III
Imagem

Imagem




.
Responder