Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Ago 25, 2015 10:19 am
Confio totalmente nesses artigos do poder aéreo.
Melhor fonte de defesa da internet brasileira.
Melhor fonte de defesa da internet brasileira.
mmatuso escreveu:Confio totalmente nesses artigos do poder aéreo.
Melhor fonte de defesa da internet brasileira.
Mathias escreveu:E a derrota se manteve.Depois disso os suíços puderam voar a aeronave demonstradora e testá-la.
O governo suíço quis forçar uma decisão política, segundo a qual comprariam o pior mas mais barato dos três; isso contra a opinião técnica da FAer do país.
Isso levou a um plebiscito no qual o povo ratificou a escolha dos militares, prevaleceu a opinião técnica.
Mas o MS-21 real, aquele que a Força Aérea suíça disse que "deveria ser testado na Suíça, em condições locais"; esse ainda ninguém testou.
via:http://www.aereo.jor.br/2012/02/15/de-z ... 36-pontos/
De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos
A TV “Schweizer Fernsehe” (SF) da Suíça trouxe mais atualizações das transcrições da coletiva de imprensa desta terça-feira, motivada por relatórios vazados da concorrência suíça por caças que substiturão seus F-5. Com destaque, estava a informação abaixo:
O chefe do Departamento de Defesa contrapôs às notas mostradas no relatório vazado, que trazia informações de 2008 e 2009, o resultado final da avaliação, que prosseguiu nos anos seguintes. De acordo com Maurer, o Gripen E/F atingiu na pontuação global a marca de 6,36 pontos, classificando-o como satisfatório. A graduação ia até 9 pontos. Em áreas específicas como “efetividade operacional”, foram 5,81 pontos. Em “adequação operacional”, o valor foi de 6,87 pontos. Todos os valores são significativamente mais altos que os mencionados nos relatórios vazados, publicados pela imprensa no último domingo (neles, o caça sempre mostrava notas abaixo de 6, que era o valor de referência).
Outra informação foi dada pelo comandante da Força Aérea, Markus Gygax, é que respostas dadas pela Suécia sobre o desenvolvimento da versão E/F do Gripen mostraram que essas estimativas serão excedidas.
FONTE: SFTV
Outra informação foi dada pelo comandante da Força Aérea, Markus Gygax, é que respostas dadas pela Suécia sobre o desenvolvimento da versão E/F do Gripen mostraram que essas estimativas serão excedidas.Mathias escreveu:Cadê as notas dos outros dois aviões, ou a Suíça só "reavaliou" o Gripen-NG pra dar nota melhor a apenas um?
Mesmo que não tenha "reavaliado" os outros aviões, o Gripen-NG "reavaliado" ainda perde para o Rafale de 2008, sem reavaliação.
Conseguiu passar de ano com 0,63 acima do mínimo, notão!
E a derrota foi mantida.
Ou houve alguma mudança do plebiscito?
Uma nota de acordo com o texto francês de que não é o melhor mas é o mais barato*.knigh7 escreveu:De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos
Já levou no Egito e no Qatar, mesmo com um preço totalmente absurdo.kirk escreveu:O que acontece com esse magnífico, estupendo, invencível e fuderoso caça que "ganha" tudo e não leva nada ??? ... tu não acha estranho não ???
Infelizmente ele não disse a pontuação dos outros. Mas se por acaso a dos outras continuara, o do Gripen acabou ficando próximo ao do Typhoon.Mathias escreveu:Cadê as notas dos outros dois aviões, ou a Suíça só "reavaliou" o Gripen-NG pra dar nota melhor a apenas um?
Mesmo que não tenha "reavaliado" os outros aviões, o Gripen-NG "reavaliado" ainda perde para o Rafale de 2008, sem reavaliação.
Conseguiu passar de ano com 0,63 acima do mínimo, notão!
E a derrota foi mantida.
Ou houve alguma mudança do plebiscito?
O Gripen venceu a concorrência. Foi a decisão da Força Aérea e Depto de Defesa, e foi aprovada sua a aquisição pelo Parlamento, mas seguiram a ideia de realização de um plebiscito. E o povo decidiu não gastar dinheiro com caças.O que políticos de esquerda vem criticado é a falta de ameaças militares que justifiquem a compra. Maurer disse que essa falta de ameaças foi levada em conta: “Cinquenta e quatro jatos mais velhos serão desativados. Vinte e dois novos virão”. Então aproximadamente metade da frota será cortada. Além disso, as Forças Armadas Suíças já chegaram a ter 400 aeronaves. Se o nível de ameaça muda, o país tem que ser capaz de responder imediatamente: “Nós não podemos ter como garantido o que irá acontecer nos próximos 30 anos. Isso seria negligência.
Apesar disso, segundo a SFTV, os caças custarão 3,1 bilhões de francos, dinheiro que a Suíça não tem à disposição. O Parlamento quer economizar em outros departamentos, como educação, o que provoca críticas da esquerda. Maurer afirmou que a soma representa apenas 1% de todos os gastos, e que “qualquer empresa iria dar risada sobre 1%”, mas no nível federal, as coisas são um pouco mais complicadas. Galladé argumentou que o dinheiro vai precisar, de qualquer forma, vir de algum lugar, “educação, transporte público, agricultura ou política externa.”
De qualquer forma, os políticos da esquerda até a direita esperam que a decisão venha por meio de um referendo, e Corina Eichenberger-Walther gostaria de um como o de 1991, quando o povo decidiu a compra dos F/A-18. O Conselheiro Rino Roland Büchel também é a favor de um referendo, e Ueli Maurer também afirmou que não tem nada contra: “Eu apreciaria uma votação. Estou convencido que as pessoas votariam sim.” Uma pesquisa na audiência do “Arena” terminou com um “sim” para o Gripen, por uma pequena maioria.
Compraram o Rafale sem abrir uma concorrência.Marechal-do-ar escreveu:Já levou no Egito e no Qatar, mesmo com um preço totalmente absurdo.kirk escreveu:O que acontece com esse magnífico, estupendo, invencível e fuderoso caça que "ganha" tudo e não leva nada ??? ... tu não acha estranho não ???
Simples suposição sua.Mathias escreveu: Não tem as outras notas?
Hmmmm...
Então quem divulgou essa melhora e elogios esqueceu de mostrar as melhoras dos outros concorrentes... Interessante!
Vc não percebeu que os suíços teriam de cortar em outras áreas. Aliás, no mesmo dia do plebiscito, os suíços tinham de decidir também se restringiam ou não o seguro-desemprego.Mathias escreveu: A FAer escolheu, o Governo escolheu, todo mundo escolheu; mas ninguém comprou... Todo mundo de acordo mas no final, zero!
Pior colocado é apenas suposição sua. Ele não falou sobre a nota final dos outros 2. Se o Typhoon mesmo subisse apenas um pouco, o GripenNG, pela pontuação que teve, ficaria acima dele.Mathias escreveu: Só que, como a nota mal passou de seis e o Rafale teve bem mais de sete ainda na nota antiga e sem contar as melhorias, com o EF no meio; como é que a FAer "escolheu" o pior colocado? A Força então foi contra a sua própria avaliação técnica...
O que eu lembro de ter lido é que escolheram "o pior mas mais barato", o que aliás é bem óbvio.
http://www.aereo.jor.br/2012/02/14/cole ... versao-cd/O canal de TV suíço “Schweizer Fernsehen” (SF) disponibilizou os vídeos e algumas transcrições da coletiva de imprensa realizada há pouco, na qual o chefe do Departamento de Defesa, Ueli Maurer, deu explicações sobre a escolha do Gripen na concorrência suíça para substituição parcial dos caças F-5. A coletiva foi realizada após a grande repercussão de relatórios de avaliação vazados, nos quais o caça escolhido não teria atingido os requisitos de desempenho da Força Aérea Suíça, ficando atrás dos outros dois competidores (o Rafale da francesa Dassault e o Typhoon do consórcio Eurofighter) e também dos atuais F/A-18 Hornet suíços.
aurer estava acompanhado do comandante do Exército, Andre Blattmann, da Força Aérea, Markus Gygax, e do chefe da Armasuisse, Dominique Andrey Ulrich Appenzeller, que também deram declarações à imprensa. O Poder Aéreo acompanhou toda a transmissão e providenciou ao mesmo tempo a tradução dos pontos mais destacados, junto a colaboradores fluentes em alemão, aos quais agradecemos a ajuda. Seguem os destaques da coletiva.
Maurer admitiu que tinha conhecimento do relatório e que, na sua declaração do dia anterior, enganou-se por imaginar que se tratava de algo novo. Porém, deixou claro na coletiva que o relatório vazado refere-se a uma avaliação inicial, de 2008, que é só parte da avaliação. A respeito disso, o trecho abaixo é o que mereceu mais destaque da SFTV entre as partes disponibilizadas da coletiva:
De acordo com o chefe do Departamento de Defesa Ueli Maurer, as marcas ruins do Gripen referem-se ao modelo mais antigo, o C/D. A Suíça pretende adquirir o novo modelo E/F, segundo Maurer. O relatório que foi publicado no jornal SonntagsZeitung foi originado em 2008. Nesse meio tempo, porém, o novo modelo do Gripen E/F se apresentou. Ainda será calculado o quanto o desenvolvimento do avião será impactado. A questão chave, para Maurer, “é o potencial de desenvolvimento para os próximos 30 anos.”
Maurer disse que há vários “nice-to-haves”, ou características que poderiam ser interessantes de se ter na aeronave, mas que nenhuma delas está relacionada ao cumprimento das especificações militares. Ele disse que o Gripen satisfaz os requerimentos técnicos, pois, na avaliação global, atingiu o nível de “satisfatório”, independentemente de considerações financeiras. Maurer chamou de “maliciosas” as alegações que estão saindo na imprensa sobre os números dessa avaliação vazada terem sido alterados durante o processo, e acrescentou que o relatório de avaliação publicado no domingo é apenas uma parte da avaliação global – uma investigação vai procurar responder como esses dados secretos vazaram. Ele também vê como normal toda a discussão levantada sobre o assunto, pois compras de areonaves são um jogo que envolve dinheiro e prestígio.
Também foi dito que algumas pessoas podem preferir “uma Ferrari a um Volkswagen”, e sobre isso, Maurer esclareceu: “Nós criamos as especificações militares. E a avaliação serve para encontrar uma aeronave que corresponda a elas. Não era sobre encontrar o melhor ou o mais rápido avião.”
A frase a seguir foi creditada a Gygax, comandante da Força Aérea, embora possa haver um equívoco da SFTV, pois parte de seu nome foi confundido com o do chefe da Armasuisse (Ulrich): “O Gripen, em comparação com o F/A-18, é o futuro.” Gygax esclareceu que a Força Aérea esteve por trás de toda a decisão pelo Gripen, e também que, desde 2009, já é ponto pacífico que o caça é adequado para a missão de policiamento aéreo. Isso é resultado dos dados totais que vieram de vários sub-relatórios.
O comandante Gygax também afirmou que o Gripen cumpre outros requerimentos da Força Aérea, como, por exemplo, o reconhecimento aéreo. Disse também que a aeronave já foi comprovada por vários países europeus, como a Hungria, em missões de policiamento aéreo. Disse que o caça sueco é uma aeronave na medida para o futuro, que poderá ser equipada com novas armas e novos equipamentos, para servir pelos próximos 30 anos.
A respeito escolha, o chefe do Departamento de Defesa disse que, pela primeira vez, não foram as Forças Armadas que selecionaram sozinhas um caça, mas o Conselho Federal. Este decidiu que não apenas as considerações militares mas também as políticas devem ser levadas em conta na compra de um caça, e acrescentou: “O Gripen oferece o melhor valor pelo dinheiro.”
O comandante do Exército, Andre Blattman, acrescentou que “a liderança das Forças Armadas está unida em relação ao Gripen. A decisão pelo Gripen segue a tradição suíça. Nós não gastamos mais dinheiro do que temos”. Ele também disse que o exército quer uma solução justa, e nunca diria sim se não soubesse que as exigências seriam satisfeitas. Já o chefe da Armasuisse, Dominique Andrey Ulrich Appenzeller, deixou claro que “todos os três candidatos foram considerados adequados para as Forças Armadas Suíças“. Maurer aproveitou para também destacar que as aeronaves continuariam evoluindo, e que isso foi sempre considerado na avaliação: “Toda aeronave prossegue no seu desenvolvimento, e com o Gripen não seria diferente. O Gripen não é um novo projeto, mas um caça existente que está sendo desenvolvido continuamente.”
A respeito de ofertas de outros competidores, no caso, da Dassault, Maurer disse que “até o momento não recebemos nenhuma oferta. A única coisa que temos é uma cópia de uma carta ao presidente da SIK (Sicherheitskommission – comissão de segurança).”
Sobre os próximos passos, Maurer disse que até maio o processo deverá ter passado pela atenção Federal, e em seguida pelo Parlamento. Em junho, com o Conselho Federal presente, deverá ser feita a assinatura que permitirá a compra do caça. O acordo definitivo de compra, junto à Suécia, somente será possível após todo o processo político ter sido completado, o que pode incluir um referendo popular.
E? Podiam ter comprado qualquer caça, escolheram o Rafale.knigh7 escreveu:Compraram o Rafale sem abrir uma concorrência.
A terceira nota do Gripen foi inferior a segunda nota do Typhoon, não?knigh7 escreveu:Pior colocado é apenas suposição sua. Ele não falou sobre a nota final dos outros 2. Se o Typhoon mesmo subisse apenas um pouco, o GripenNG, pela pontuação que teve, ficaria acima dele.