JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: JAS-39 Gripen

#11041 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Jul 13, 2011 6:48 pm

kekosam escreveu:Concordo Pepê. Mas não acredito que a empresa esteja inviabilizada como anunciam alguns colegas do fórum. Realmente a Embraer é o que é hoje graças aos seus excelentes produtos na aviação civil, tanto regional quanto executiva (sua série Phenom é um sucesso!). Mas a SAAB saiu deste filão, talvez até porque percebeu que não poderia queimar cartucho neste mercado, vendo uma Embraer entrando forte e engolindo concorrentes de peso, como a Bombardier. Talvez até tenha sido uma "recuada estratégica", concentrando esforços em nichos com mercado, digamos assim, garantido.
Penguin escreveu:A Saab não deixou o mercado civil. Ela inserida em variados nichos de mercado:


COMMERCIAL AERONAUTICS ( http://www.saabgroup.com/en/Commercial-aeronautics/) :
Aircraft design and manufacturing
Aircraft subsystems and equipment
Aircraft Support Solutions (exemplos: http://www.defense-aerospace.com/articl ... craft.html / http://www.defense-aerospace.com/articl ... sflyg.html)
Regional aircraft sales and leasing
Engineering services


CIVIL SECURITY ( http://www.saabgroup.com/en/Civil-security/ ):
Air Transportation and Airport Security
Energy Production and Distribution Security
Maritime Transportation and Port Security
Prison Security
Guard and Event Security
Land Transport and Urban Security
National Security and Infrastructure Protection
Police and Rescue Solutions
Field Facilities Solutions
Border Security Solutions
Support Solutions and Services
Offshore Industry
Deixe de ser preciosista, menino... Vou deixar mais claro: não produz mais aeronaves civis de projeto próprio. Como fornecedora, tem várias firmas de quintal que operam em SJC. Isso, inclusive, diminui o poder de barganha do NG. O Brasil pediu a transferência de tecnologia de caixões de asa em compostos, a SAAB não pode responder porque toda a produção civil segue para a Airbus.

Espero ter deixado mais claro, meu caro palmípede ártico.

Pepê




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11042 Mensagem por Justin Case » Qua Jul 13, 2011 7:29 pm

Pepê Rezende escreveu:
Deixe de ser preciosista, menino... Vou deixar mais claro: não produz mais aeronaves civis de projeto próprio. Como fornecedora, tem várias firmas de quintal que operam em SJC. Isso, inclusive, diminui o poder de barganha do NG. O Brasil pediu a transferência de tecnologia de caixões de asa em compostos, a SAAB não pode responder porque toda a produção civil segue para a Airbus.

Espero ter deixado mais claro, meu caro palmípede ártico.

Pepê
Um pinguim deslocado no Ártico :shock: ! Está explicada a preferência pelos USA. Mas poderia ser pela Rússia :roll:
Abraços,

Justin




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: JAS-39 Gripen

#11043 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Jul 13, 2011 7:52 pm

Justin Case escreveu:Um pinguim deslocado no Ártico :shock: ! Está explicada a preferência pelos USA. Mas poderia ser pela Rússia :roll:
Abraços,

Justin
E ainda escapou dos ursos polares. Pensei que ninguém perceberia a sacanagem...

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11044 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Jul 13, 2011 8:06 pm

Pepê Rezende escreveu:
Justin Case escreveu:Um pinguim deslocado no Ártico :shock: ! Está explicada a preferência pelos USA. Mas poderia ser pela Rússia :roll:
Abraços,

Justin
E ainda escapou dos ursos polares. Pensei que ninguém perceberia a sacanagem...

Abraços

Pepê

É uma Raposa do Ártico disfarçada de pinguim... :mrgreen:




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11045 Mensagem por Penguin » Qua Jul 13, 2011 11:41 pm

Justin Case escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Deixe de ser preciosista, menino... Vou deixar mais claro: não produz mais aeronaves civis de projeto próprio. Como fornecedora, tem várias firmas de quintal que operam em SJC. Isso, inclusive, diminui o poder de barganha do NG. O Brasil pediu a transferência de tecnologia de caixões de asa em compostos, a SAAB não pode responder porque toda a produção civil segue para a Airbus.

Espero ter deixado mais claro, meu caro palmípede ártico.

Pepê
Um pinguim deslocado no Ártico :shock: ! Está explicada a preferência pelos USA. Mas poderia ser pela Rússia :roll:
Abraços,

Justin
O gaulismo extremado já transformou a Saab em empresa norte-americana?! Só rindo mesmo...

Tive a intenção de mostrar que a Saab é um grupo bem mais diversificado do que se pensa. E que atua em nichos de mercado e especializados.

Por exemplo, na área de aeroestruturas, a Saab além de estar inserida na cadeia de fornecedores de Airbus e Boeing, é contratada por ambos para desenvolvimento de componentes. Meu caro correspondente da Janes, isso não está ao alcance das empresas de fundo de quintal de SJC.
Airbus A320: Wings - Ailerons
Airbus A330/340: Aircraft Flooring - Pressurized lateral floor units
Airbus A380: Wings - Wing fixed leading-edge outboard of inner engine nacelles. Mid and outer leading edge for A380F freighter version.
Airbus A400M: Aircraft Doors - Crew entrance door
Boeing 787 Dreamliner: Aircraft Doors - Large cargo doors, bulk cargo door & access doors
http://www.airframer.com/direct_detail. ... any=111028

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Qui Jul 14, 2011 12:06 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11046 Mensagem por Penguin » Qui Jul 14, 2011 12:05 am

F-X2 e KC390 (segundo a Embraer):

Trechos de artigo com Fernando Ikedo, Diretor de Inteligência de Mercado para a área de Defesa da Embraer (23 de Fevereiro de 2011) ( http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... format=pdf ):
Ikedo contou que: “estamos a apenas um mês do anúncio público dos principais parceiros
responsáveis pelos motores aviônicos e demais sistemas da nova aeronave. A Embraer já fez
um documento de recomendações e sugestões e o encaminhou à FAB que está avaliando a
opinião da empresa antes de ‘bater o martelo’, contou Fernando Ikedo. Perguntado, o Diretor
da Embraer evitou dizer os nomes dos fabricantes dos motores alegando que “as turbinas terão
cerca de 30.000 libras de potência cada e que elas virão dos ‘suspeitos de sempre’”

Inquirido sobre o potencial de complementariedade entre os programas do KC390 e o F-X2
para a compra do próximo caça da FAB, Ikedo reiterou que “não existe absolutamente nada a
ver entre os dois programas, nenhuma intercessão”. Hoje a Embraer conta com 500
engenheiros dedicados ao programa, mas que esse número passará a 700 no final do ano e
em 2012 ele crescerá mais ainda. Argüido sobre comentários recentes vindos de Brasília
alegando que o Governo Americano teria condicionado o fornecimento das turbinas para o
KC390 à escolha do F-18 Super Hornet como vencedor no F-X2, Ikedo foi sucinto: “não ouvi
esta história, mas, acho isso muito improvável

----------------------------------------------------------------


Trechos de outra esclarecedora entrevista:

EMBRAER- Entrevista com Orlando Neto
Escrito por Felipe Salles
Ter, 07 de Dezembro de 2010 09:49

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... lando-neto

Alguém achava que a Embraer nada mais tinha a aprender em termos de integração de sistemas? E nada a aprender em termos de estruturas?
A nossa conversa se iniciou com o programa F-X2, sempre com a preocupação de não comprometer as cláusulas de confidencialidade assinadas pela empresa com o Comando da Aeronáutica. Respondendo a nossa pergunta de abertura, Orlando Neto disse que a Embraer não se sentia “desconfortável” de ter que ficar participando desta concorrência “do banco”, e não no “campo”como costuma fazer normalmente. “Cada programa tem suas características próprias” disse ele. “Nós já fomos majoritários, minoritários... Pelo modelo adotado no F-X as decisões são todas da Força Aérea, nós entramos toda vez que ela quer nossa opinião. Não, a situação não é, nem um pouco desconfortável para nós.” Orlando contou ainda que as tecnologias sensíveis desejadas pela FAB e pela Embraer passam pelo conceito de autonomia industrial, envolvendo, entre outras, a capacidade de integração de radares e do programa de operações de vôo (flight operations program) para podermos dominar a integração de sistemas digitais complexos e tudo que for integração de sistemas. No plano de estruturas, o design de asas supercríticas e o projeto de estruturas complexas. Sobre o programa KC390, Orlando contou que ele se encontra rigorosamente dentro do cronograma. “Já passamos pelos estudos de concepção do produto, incluindo aí os estudos de túnel de vento. A fase de Definição Base durou um ano e se encerrou em abril de 2010. Um fruto imediato destes estudos foi o aumento da carga paga prevista do nosso avião, de 19 para 23 toneladas. Este anúncio tendo sido formalmente feito na feira britânica de Farnborough, em XXX deste ano. Agora está em curso o IDP (Initial Development Phase), onde são lançados os RFPs (Request For Proposals – Pedidos de Propostas) das empresas que desejam ser fornecedoras dos sistemas da nova aeronave cargueira. Em maio de 2011, essa fase se encerra, e começa a Joint Definition Phase (Fase de Definição Conjunta). É aqui que todos os fornecedores selecionados se encontrarão em São José dos Campos para uma reunião que estipulará com precisão os objetivos técnicos e comerciais exigidos de cada um deles, assim como as implicações e impactos do trabalho de um no do outro.

Sobre o Wing Center Box:
Perguntado sobre a dificuldade técnica e o risco ligado ao design da Wing Center Box e da grande porta traseira do novo modelo , Orlando foi enfático ao afirmar que a Embraer pode sim desenvolver estes itens sozinha , se necessário. O que eles não souberem fazer ainda pode sempre ser desenvolvido do zero ou comprado sob a forma de serviço de empresas que tenham esta experiência prévia. “Existe um pool de conhecimento muito grande de profissionais no mercado que estiveram envolvidos em programas de grandes cargueiros militares como os Hercules, C-17 e C-5... é apenas uma questão de localizar esta gente e colocá-los para trabalhar conosco”. Seguindo sozinha, a Embraer terá, sim, que fazer uso maior de ”gigs” e “rigs” (estruturas para testes em terra e bancadas de teste de eletrônicos) e de extensa maquetagem, para conseguir alcançar seus objetivos de desempenho sempre buscando constantemente usar estratégias que lhes permitam mitigar os riscos de cada nova etapa.”Tendo concluído, com sucesso, o projeto dos E-Jets para nós é muito fácil agora fazer tudo isso de novo. Mas, lá no início daquele programa, havia muitas dúvidas da nossa capacidade de chegar até o fim... Da mesma forma, agora, nós nos lançamos a fazer o KC390 e vai ser exatamente a mesma coisa”, concluiu, Orlando.

Maiores desafios:
Para ele, os maiores desafios do programa KC390 residem no Cargo Handling System (sistema de gerenciamento de carga), o Aerial Delivery System (sistema de lançamento aéreo de cargas – devido à significativa variação do centro de gravidade verificado durante o lançamento dos pallets de carga em vôo) e do Refueling System (sistema de REVO). Esta última, especialmente na recepção do combustível, já é uma tecnologia parcialmente dominada após a experiência da Embraer neste campo com o novo avião AEW da Índia. Por outro lado, no caso dos casulos com as mangueiras, que ficam pendurados nas asas, é uma daquelas áreas onde o parceiro internacional escolhido já chega ao projeto com muito conhecimento próprio para ajudar na sua integração.

Embargos:
Tendo em visto os recorrentes medos pelo Governo Federal sobre o emprego de material e sistemas de origem de americana dentro do programa F-X2, ALIDE perguntou ao Orlando se dentro do programa KC390 a Embraer teria sido direcionada a não propor o uso de sistemas norte-americanos. “Realmente, não nos foi pedido a exclusão de componentes americanos neste novo projeto. Por contrato, existem oito sistemas onde a palavra final é do Governo via a FAB, nos demais 18/20 sistemas que compõem o KC390 a escolha e e aprovação são exclusivamente da Embraer”, ele seguiu: ” é sempre bom lembrar que nossa relação de trabalho com a FAB é muito `amigável`. Quanto ao risco de um embargo, ele existe, mas é destas coisas que exige que aprendamos a navegar neste ambiente. E temos que admitir que é bem difícil fazer um avião atualmente sem qualquer componente americano”.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11047 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 14, 2011 2:46 am

Em termos de "diversificação" todas essas fabricantes de aeronaves são bem mais do que aparentam.

O ponto era que a SAAB deixou o mercado cívil de projeto e construção de aeronaves e não parece uma boa idéia.

Sim, eles fazem pedaços de outros aviões, e todo mundo faz isso, mas não é algo que coloca alguém como 'significativo'.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11048 Mensagem por Penguin » Qui Jul 14, 2011 8:23 am

cb_lima escreveu:Em termos de "diversificação" todas essas fabricantes de aeronaves são bem mais do que aparentam.

O ponto era que a SAAB deixou o mercado cívil de projeto e construção de aeronaves e não parece uma boa idéia.

Sim, eles fazem pedaços de outros aviões, e todo mundo faz isso, mas não é algo que coloca alguém como 'significativo'.

[]s
CB_Lima
Aeroestuturas (projeto e fabricação) é apenas um item em um extenso e variado portfolio.
Por causa desse variado portfolio, o risco de mercado se dilui, já que sua receita é pulverizada em diversas áreas de atuação que vão desde mísseis e torpedos, radares, sistemas eletrônicos embarcados para aeronaves, navios e veículos terrestres, aeroestruturas, segurança civil, aeronaves militares, etc, etc.

Essa estratégia tem se mostrado acertada para ela. O faturamento da Saab é crescente, ela dá lucro para os seus acionistas e seu foco tem sido em inovação.

O desenvolvimento do zero de aeronaves de passageiro em um mercado altamente competitivo envolve uma alta dose de risco. Para uma empresa de um país pequeno esse risco é ainda maior. Como são projetos altamente demandantes em termos financeiros e totalmente dependentes de exportações, um insucesso pode levar uma empresa média coma Saab (em termos internacionais) a uma situação muito complicada.

Me parece que a Saab resolveu se concentrar naquilo em que ela possui vantagens competitivas. Coisa que não estava acontecendo no mercado de aeronaves civis.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: JAS-39 Gripen

#11049 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 14, 2011 10:29 am

Penguin escreveu:O gaulismo extremado já transformou a Saab em empresa norte-americana?! Só rindo mesmo...

Tive a intenção de mostrar que a Saab é um grupo bem mais diversificado do que se pensa. E que atua em nichos de mercado e especializados.

Por exemplo, na área de aeroestruturas, a Saab além de estar inserida na cadeia de fornecedores de Airbus e Boeing, é contratada por ambos para desenvolvimento de componentes. Meu caro correspondente da Janes, isso não está ao alcance das empresas de fundo de quintal de SJC.
Airbus A320: Wings - Ailerons
Airbus A330/340: Aircraft Flooring - Pressurized lateral floor units
Airbus A380: Wings - Wing fixed leading-edge outboard of inner engine nacelles. Mid and outer leading edge for A380F freighter version.
Airbus A400M: Aircraft Doors - Crew entrance door
Boeing 787 Dreamliner: Aircraft Doors - Large cargo doors, bulk cargo door & access doors
http://www.airframer.com/direct_detail. ... any=111028

[]s
De acordo com a própria SAAB está. Quem, segundo as notícias plantadas, desenhou a estrutura do PHuderosíssimo Gripen NG... Uma empresa pequena de SJC.

De todos os aviões acima, a SAAB não participou de NENHUM projeto. É mera subcontratada, com a exceção das portas do A-400, projetadas pela subsidiária sul-africana. Vou deixar claro o que penso, meu caro palmípede, É UM CRIME O QUE O GOVERNO SUECO ESTÁ FAZENDO COM A SAAB. VAMOS PERDER, NO MÉDIO PRAZO, OS PROJETOS DE UMA DAS EMPRESAS MAIS CRIATIVAS DA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO. VAI VIRAR MERA FABRICANTE DE COMPONENTES. Daqui a dez anos, voltamos ao assunto.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11050 Mensagem por Penguin » Qui Jul 14, 2011 12:42 pm

Pepê, pesquise melhor...
Boeing Selects Saab Aerostructures for 787 Cargo Door Package

EVERETT, Wash., Oct. 17, 2005 -- Boeing [NYSE:BA] and Saab Aerostructures of Sweden announced today the signing of a contract for the design and manufacture of the large cargo doors, bulk cargo doors and access doors for the new Boeing 787 Dreamliner. Saab Aerostructures will build the doors at its base in Linkoping, Sweden.

Saab will provide three door types, totaling seven doors per airplane. The doors will be made of advanced lightweight carbon-fiber composites.

"We chose Saab Aerostructures for its excellent track record in precision design and manufacturing," said Mike Bair, vice president and general manager of the Boeing 787 program. "Its capabilities in composite aerospace parts were a key factor in our selection. We are thrilled to name Saab as a 787 partner."

"We are proud of the confidence Boeing has shown by selecting Saab Aerostructures for these important work packages, and we are happy to join the 787 partner team. We have a strong confidence in this program and in Boeing's commitment to continue to develop high-quality, innovative aircraft that meet the needs of airlines and passengers," said Pontus Kallén, senior vice president and general manager for Saab Aerostructures. "We are thrilled to be part of Boeing's commitment to innovation and quality."
Shareholders
As of 31 December 2010
(Per cent of votes)

Investor AB, Sweden 39.5
BAE Systems, UK 8.8
Wallenberg foundations, Sweden 7.5
Nordea funds, Sweden 4.7
Swedbank Robur funds, Sweden 3.7
Fourth AP-fund, Sweden 1.6
Länsförsäkringar funds, Sweden 1.6
SEB funds, Sweden 1.5
Orkla ASA, Norway 1.3
SHB funds, Sweden 1.2
AMF Insurance & Funds, Sweden 0.6
Norwegian state 0.6
AFA Insurance, Sweden 0.6
Foundation Asset Management AB, Sweden 0.6
http://www.saabgroup.com/en/About-Saab/ ... aab-share/


Com relação ao mercado de aviões civis de passageiros, isso nunca foi o forte da Saab. O seu portfolio neste setor nunca foi continuo e nem consistente. Teve exito apenas com o Saab 340 (rival do Brasilia). Logo depois, com o Saab 2000, fracassou. A Embraer acertou o que o mercado civil queria (EMB-145) e a Saab não (Saab 2000).

SAAB - Civil aircraft:
Saab 90 Scandia (32 passenger short-/medium-haul aircraft) (manufactured 1946-1954, 18 built)
Saab 91 Safir (single engine trainer) (manufactured 1946-1966, 323 built)
MFI-15 Safari/MFI-17 Supporter (single engine trainer) (manufactured 1971- late 1970s, ca 250 built)
Saab 340 (30-32 passenger short-haul aircraft) (manufactured 1983-1999, 459 built)
Saab 2000 (50-58 passenger high-speed turboprop airliner) (manufactured 1992-1999, 63 built)

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: JAS-39 Gripen

#11051 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 14, 2011 1:47 pm

Penguin escreveu:Pepê, pesquise melhor...
Boeing Selects Saab Aerostructures for 787 Cargo Door Package

EVERETT, Wash., Oct. 17, 2005 -- Boeing [NYSE:BA] and Saab Aerostructures of Sweden announced today the signing of a contract for the design and manufacture of the large cargo doors, bulk cargo doors and access doors for the new Boeing 787 Dreamliner. Saab Aerostructures will build the doors at its base in Linkoping, Sweden.

Saab will provide three door types, totaling seven doors per airplane. The doors will be made of advanced lightweight carbon-fiber composites.

"We chose Saab Aerostructures for its excellent track record in precision design and manufacturing," said Mike Bair, vice president and general manager of the Boeing 787 program. "Its capabilities in composite aerospace parts were a key factor in our selection. We are thrilled to name Saab as a 787 partner."

"We are proud of the confidence Boeing has shown by selecting Saab Aerostructures for these important work packages, and we are happy to join the 787 partner team. We have a strong confidence in this program and in Boeing's commitment to continue to develop high-quality, innovative aircraft that meet the needs of airlines and passengers," said Pontus Kallén, senior vice president and general manager for Saab Aerostructures. "We are thrilled to be part of Boeing's commitment to innovation and quality."
Shareholders
As of 31 December 2010
(Per cent of votes)

Investor AB, Sweden 39.5
BAE Systems, UK 8.8
Wallenberg foundations, Sweden 7.5
Nordea funds, Sweden 4.7
Swedbank Robur funds, Sweden 3.7
Fourth AP-fund, Sweden 1.6
Länsförsäkringar funds, Sweden 1.6
SEB funds, Sweden 1.5
Orkla ASA, Norway 1.3
SHB funds, Sweden 1.2
AMF Insurance & Funds, Sweden 0.6
Norwegian state 0.6
AFA Insurance, Sweden 0.6
Foundation Asset Management AB, Sweden 0.6
http://www.saabgroup.com/en/About-Saab/ ... aab-share/


Com relação ao mercado de aviões civis de passageiros, isso nunca foi o forte da Saab. O seu portfolio neste setor nunca foi continuo e nem consistente. Teve exito apenas com o Saab 340 (rival do Brasilia). Logo depois, com o Saab 2000, fracassou. A Embraer acertou o que o mercado civil queria (EMB-145) e a Saab não (Saab 2000).

SAAB - Civil aircraft:
Saab 90 Scandia (32 passenger short-/medium-haul aircraft) (manufactured 1946-1954, 18 built)
Saab 91 Safir (single engine trainer) (manufactured 1946-1966, 323 built)
MFI-15 Safari/MFI-17 Supporter (single engine trainer) (manufactured 1971- late 1970s, ca 250 built)
Saab 340 (30-32 passenger short-haul aircraft) (manufactured 1983-1999, 459 built)
Saab 2000 (50-58 passenger high-speed turboprop airliner) (manufactured 1992-1999, 63 built)

[]s
Vc citou apenas A PORTA do Boeing 787... É muito pouco! Vc não vê a SAAB PROJETANDO as longarinas da asa ou outro sistema mais sensível. Quanto ao material da Embraer citado acima, só lhe digo o seguinte: a documentação entregue por ela à FAB desmente tudo o que foi dito na entrevista. Em relação ao mercado civil, podia ser minimizado quando a Suécia comprava os novos projetos da empresa. O Gripen NG não o foi e, o que é pior, todas as ações governamentais seguem em torno do modelo C/D.

Pepê




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11052 Mensagem por Penguin » Qui Jul 14, 2011 3:06 pm

Uma coisinha aqui, outra ali. Bricando, bricando, essas migalhas juntas já representam mais de 10% do faturamento do grupo.

Todas as portas em materiais compostos do 787 (7 por aeronave), inclusive as portas de carga da versão cargueira.

A Saab é parceira de risco de diversos programas da Airbus. Ela desenvolve, fabrica e fornece certos componentes para a Airbus e em troca tem participação nesses programas.

Apenas o contrato de fornecimento para o A380 representa trabalho garantido por mais de 20 anos.

[]s

19 Jun, 2001 13:04 CET
Saab AB in industrial partnership with Airbus on A380 programme

Saab AB of Sweden has confirmed its involvement as an industrial partner
in the Airbus A380 superjumbo programme. The Swedish defence, aviation
and space group will undertake a major package of work on the wings
for
the new 555-seat Airbus A380 and is also bidding for work on other parts
of the aircraft.

Under an agreement between the two companies, signed in May 2001, Saab
AB will be responsible for the 31 metre long fixed section of A380 mid
and outer wing leading edge. This major package of work involves detail
design, manufacture and assembly.


The package of wing work is potentially worth more than US$1billion over
the next twenty years.
Delivery of the first completed section to
Airbus' wing assembly plant at Broughton in North Wales, UK will be in
2003.

Saab AB will be a risk-sharing industrial partner. The 'heads of
agreement' defining terms and conditions, will be turned into a full
business contract during the next few months.

The Swedish defence, aviation and space group has had representatives
working with the A380 Wing aircraft component management team at Airbus
in Filton, England for many months.

As a result of the agreement, Saab's Linköping plant will now begin
detail design work and prepare for production. In addition to some 600
man-years of design activity the production work will build up to employ
around 200 manufacturing staff.

Saab is one of the world's leading high-technology companies, with its
main operations focusing on defence, aviation and space. The group
covers a broad spectrum of competence and capability in systems
integration.

29 Nov, 2004 12:00 CET
Saab and Airbus sign contract for A400M

Saab AB and Airbus have today signed an agreement for the development and production of the crew entrance door for the A400M military transport aircraft. The contract value could be up to MSEK 400 considering the market potential and makes Saab a risk-sharing partner in the A400M program.

“We are proud that Airbus has chosen Saab Aerostructures to develop and produce the crew entrance door for the A400M. We look forward to take part in the A400M project as a partner. We have enjoyed good cooperation with Airbus for many years, and the fact that they have chosen us as a supplier in this project shows that they have great confidence in us,” says Pontus Kallén, Senior Vice President and General Manager of Saab Aerostructures.

Saab Aerostructures will be responsible for development, production, and support of the crew door for the A400M. The first unit will be delivered to Airbus in 2006.
24 Apr, 2003 15:00 CET

Saab delivers first Mid & Outer Fixed Leading Edge for
Airbus A380


The first Mid & Outer Fixed Leading Edge for the Airbus A380 was
delivered to Airbus at a ceremony today in Linköping. With 31 meters
length, this is the largest single component that Saab has ever
manufactured.


The Airbus A380 will be the world's largest passenger aircraft, with
capacity for 555 passengers. Its maiden flight is slated for the early
2005, and deliveries to customers will begin in 2006.

"Saab has a long tradition as a skilled and trustworthy aircraft
manufacturer, and that has enabled us to participate in this project as
a risk sharing partner. The delivery of the first Mid & Outer Fixed
Leading Edge represents a major success, and is a step in the process of
making the manufacture and supply of structural components one of Saab's
core activities," says Åke Svensson, Vice President and General Manager
of Saab Aerospace and from July 14th, appointed to be CEO of Saab.

The development and production of the Mid & Outer Fixed Leading Edge at
Saab Commercial Programs, a business unit within Saab Aerospace, has
gone entirely according to schedule. Today there is around one hundred
A380-aircraft ordered and Saab will deliver Mid & Outer Fixed Leading
Edges to all A380 passenger and freight versions.

The Mid & Outer Fixed Leading Edge is now being shipped by long-haul
truck to Airbus in Broughton, Great Britain, where the entire wing will
be assembled. The wing will then be transported to Airbus in Toulouse,
France, where the entire aircraft will be assembled.

Saab has cooperated with Airbus since 1997, and has developed and is
producing components for the A340 - 500/600 and the A320. Cooperation
with respect to the A380 began with concept studies in 1997. Saab is
responsible for the development and production of the Mid & Outer Fixed
Leading Edge for the wing with support from the Swedish National Debt
office in this important industrial effort.


Saab is one of the world's leading high-technology companies with its
main operations focusing on defense, aviation and space. The group
covers a broad spectrum of competence and capability in systems
integration.

180 A400M aircraft have been ordered to date by seven European nations. Airbus Military, the prime contractor for the A400M, foresees market potential for a further two to three hundred aircraft around the world.

Saab has been a supplier to Airbus since 1997. Projects have included developing and producing parts for the A320, A340–500/600 and the A380.

The A400M and Airbus’s other products will be a cornerstone for Saab Aerostructures for many years to come.

Saab is one of the world’s leading high-technology companies, with its main operations focusing on defence, aviation and space. The group covers a broad spectrum of competence and capabilities in systems integration.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: JAS-39 Gripen

#11053 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 14, 2011 5:20 pm

Penguin escreveu:Uma coisinha aqui, outra ali. Bricando, bricando, essas migalhas juntas já representam mais de 10% do faturamento do grupo.

Todas as portas em materiais compostos do 787 (7 por aeronave), inclusive as portas de carga da versão cargueira.

A Saab é parceira de risco de diversos programas da Airbus. Ela desenvolve, fabrica e fornece certos componentes para a Airbus e em troca tem participação nesses programas.

Apenas o contrato de fornecimento para o A380 representa trabalho garantido por mais de 20 anos.

[]s

19 Jun, 2001 13:04 CET
Saab AB in industrial partnership with Airbus on A380 programme

Saab AB of Sweden has confirmed its involvement as an industrial partner
in the Airbus A380 superjumbo programme. The Swedish defence, aviation
and space group will undertake a major package of work on the wings
for
the new 555-seat Airbus A380 and is also bidding for work on other parts
of the aircraft.

Under an agreement between the two companies, signed in May 2001, Saab
AB will be responsible for the 31 metre long fixed section of A380 mid
and outer wing leading edge. This major package of work involves detail
design, manufacture and assembly.


The package of wing work is potentially worth more than US$1billion over
the next twenty years.
Delivery of the first completed section to
Airbus' wing assembly plant at Broughton in North Wales, UK will be in
2003.

Saab AB will be a risk-sharing industrial partner. The 'heads of
agreement' defining terms and conditions, will be turned into a full
business contract during the next few months.

The Swedish defence, aviation and space group has had representatives
working with the A380 Wing aircraft component management team at Airbus
in Filton, England for many months.

As a result of the agreement, Saab's Linköping plant will now begin
detail design work and prepare for production. In addition to some 600
man-years of design activity the production work will build up to employ
around 200 manufacturing staff.

Saab is one of the world's leading high-technology companies, with its
main operations focusing on defence, aviation and space. The group
covers a broad spectrum of competence and capability in systems
integration.

29 Nov, 2004 12:00 CET
Saab and Airbus sign contract for A400M

Saab AB and Airbus have today signed an agreement for the development and production of the crew entrance door for the A400M military transport aircraft. The contract value could be up to MSEK 400 considering the market potential and makes Saab a risk-sharing partner in the A400M program.

“We are proud that Airbus has chosen Saab Aerostructures to develop and produce the crew entrance door for the A400M. We look forward to take part in the A400M project as a partner. We have enjoyed good cooperation with Airbus for many years, and the fact that they have chosen us as a supplier in this project shows that they have great confidence in us,” says Pontus Kallén, Senior Vice President and General Manager of Saab Aerostructures.

Saab Aerostructures will be responsible for development, production, and support of the crew door for the A400M. The first unit will be delivered to Airbus in 2006.
24 Apr, 2003 15:00 CET

Saab delivers first Mid & Outer Fixed Leading Edge for
Airbus A380


The first Mid & Outer Fixed Leading Edge for the Airbus A380 was
delivered to Airbus at a ceremony today in Linköping. With 31 meters
length, this is the largest single component that Saab has ever
manufactured.


The Airbus A380 will be the world's largest passenger aircraft, with
capacity for 555 passengers. Its maiden flight is slated for the early
2005, and deliveries to customers will begin in 2006.

"Saab has a long tradition as a skilled and trustworthy aircraft
manufacturer, and that has enabled us to participate in this project as
a risk sharing partner. The delivery of the first Mid & Outer Fixed
Leading Edge represents a major success, and is a step in the process of
making the manufacture and supply of structural components one of Saab's
core activities," says Åke Svensson, Vice President and General Manager
of Saab Aerospace and from July 14th, appointed to be CEO of Saab.

The development and production of the Mid & Outer Fixed Leading Edge at
Saab Commercial Programs, a business unit within Saab Aerospace, has
gone entirely according to schedule. Today there is around one hundred
A380-aircraft ordered and Saab will deliver Mid & Outer Fixed Leading
Edges to all A380 passenger and freight versions.

The Mid & Outer Fixed Leading Edge is now being shipped by long-haul
truck to Airbus in Broughton, Great Britain, where the entire wing will
be assembled. The wing will then be transported to Airbus in Toulouse,
France, where the entire aircraft will be assembled.

Saab has cooperated with Airbus since 1997, and has developed and is
producing components for the A340 - 500/600 and the A320. Cooperation
with respect to the A380 began with concept studies in 1997. Saab is
responsible for the development and production of the Mid & Outer Fixed
Leading Edge for the wing with support from the Swedish National Debt
office in this important industrial effort.


Saab is one of the world's leading high-technology companies with its
main operations focusing on defense, aviation and space. The group
covers a broad spectrum of competence and capability in systems
integration.

180 A400M aircraft have been ordered to date by seven European nations. Airbus Military, the prime contractor for the A400M, foresees market potential for a further two to three hundred aircraft around the world.

Saab has been a supplier to Airbus since 1997. Projects have included developing and producing parts for the A320, A340–500/600 and the A380.

The A400M and Airbus’s other products will be a cornerstone for Saab Aerostructures for many years to come.

Saab is one of the world’s leading high-technology companies, with its main operations focusing on defence, aviation and space. The group covers a broad spectrum of competence and capabilities in systems integration.
Meu caro palmípede tresloucado. O único PROJETO REAL é o de portas. O restante está ligado ao processo produtivo (é isso que significa "detail design") e é feito de acordo com especificações estabelecidas pelo CONTRATANTE. A SAAB se estrepou ao escolher um turbohélice como sucessor do SAAB 340. Tem mais, um erro de projeto causou uma série de acidentes. Como resultado, houve um processo acelerado de devolução de aeronaves. Hoje, a empresa sueca guarda mais de 100 SAAB 340 e SAAB 2000 em suas instalações. Essa é a principal razão das escassas encomendas de EMB 145 AEW&C. Para se livrar do mico, as traquitanas, que pretensamente tiveram os defeitos de projeto resolvido, são vendidos a preço de banana. Quanto ao fato da fábrica de estrutura gerar 10 por cento do faturamento, é bom lembrar que a subsidiária sul-africana, que é fiscalizada pelo governo, apresentou um prejuízo brutal, devidamente maquiado nos balanços suecos.

Cá entre nós, a Embraer dá um banho de gerenciamento neles.

Abraços

Pepê

PS: Faço uma aposta consigo. Bato 500 euros como, daqui a dez anos, a SAAB será uma divisão menor d e uma dessas três, Airbus, EADS ou Dassault.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11054 Mensagem por Penguin » Qui Jul 14, 2011 5:46 pm

Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu:Uma coisinha aqui, outra ali. Bricando, bricando, essas migalhas juntas já representam mais de 10% do faturamento do grupo.

Todas as portas em materiais compostos do 787 (7 por aeronave), inclusive as portas de carga da versão cargueira.

A Saab é parceira de risco de diversos programas da Airbus. Ela desenvolve, fabrica e fornece certos componentes para a Airbus e em troca tem participação nesses programas.

Apenas o contrato de fornecimento para o A380 representa trabalho garantido por mais de 20 anos.

[]s


Meu caro palmípede tresloucado. O único PROJETO REAL é o de portas. O restante está ligado ao processo produtivo (é isso que significa "detail design") e é feito de acordo com especificações estabelecidas pelo CONTRATANTE. A SAAB se estrepou ao escolher um turbohélice como sucessor do SAAB 340. Tem mais, um erro de projeto causou uma série de acidentes. Como resultado, houve um processo acelerado de devolução de aeronaves. Hoje, a empresa sueca guarda mais de 100 SAAB 340 e SAAB 2000 em suas instalações. Essa é a principal razão das escassas encomendas de EMB 145 AEW&C. Para se livrar do mico, as traquitanas, que pretensamente tiveram os defeitos de projeto resolvido, são vendidos a preço de banana. Quanto ao fato da fábrica de estrutura gerar 10 por cento do faturamento, é bom lembrar que a subsidiária sul-africana, que é fiscalizada pelo governo, apresentou um prejuízo brutal, devidamente maquiado nos balanços suecos.

Cá entre nós, a Embraer dá um banho de gerenciamento neles.

Abraços

Pepê

PS: Faço uma aposta consigo. Bato 500 euros como, daqui a dez anos, a SAAB será uma divisão menor d e uma dessas três, Airbus, EADS ou Dassault.
Não duvido. Até creio nisso. Até porque o processo de consolidação das empresas do setor é a tendência. E as atividades da Saab já estão de certa forma integradas às demais industrias do setor, notadamente as da EU.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Qui Jul 14, 2011 5:49 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5290
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#11055 Mensagem por delmar » Qui Jul 14, 2011 5:47 pm

PS: Faço uma aposta consigo. Bato 500 euros como, daqui a dez anos, a SAAB será uma divisão menor d e uma dessas três, Airbus, EADS ou Dassault.
... ou EMBRAER, se o escolhido for o ....




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder