NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11011 Mensagem por Tikuna » Sex Ago 21, 2015 9:28 pm

kirk escreveu: Sinceramente Tikuna, não sei qual a dificuldade de se entender isso !

Faço minhas as palavras do marechal

Abraços

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#11012 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 21, 2015 10:08 pm

Marechal-do-ar escreveu:Kirk, depois desse Gripen Demo o NG engordou uma tonelada, alguns dizem que terá asas um pouco maior e sei lá mais o que será alterado, ah se fosse só um Gripen C com trem de pouso deslocado e outra turbina... Por outro lado, ai não haveria qualquer desenvolvimento a ser feito.

Mas já que a realidade é que o Gripen Demo é diferente do Gripen E e o Gripen E é um treco que não fazemos a menor ideia de como será, me reservo a discutir sua performance quando ele voar, mas estou cada vez menos confiante quanto ao bom desempenho dele.
Bem por aí mesmo.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#11013 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 21, 2015 10:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:Kirk, depois desse Gripen Demo o NG engordou uma tonelada, alguns dizem que terá asas um pouco maior e sei lá mais o que será alterado, ah se fosse só um Gripen C com trem de pouso deslocado e outra turbina... Por outro lado, ai não haveria qualquer desenvolvimento a ser feito.

Mas já que a realidade é que o Gripen Demo é diferente do Gripen E e o Gripen E é um treco que não fazemos a menor ideia de como será, me reservo a discutir sua performance quando ele voar, mas estou cada vez menos confiante quanto ao bom desempenho dele.
Acho que vou botar isso na minha assinatura.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#11014 Mensagem por kirk » Sex Ago 21, 2015 11:01 pm

Tikuna escreveu:
kirk escreveu: Sinceramente Tikuna, não sei qual a dificuldade de se entender isso !

Faço minhas as palavras do marechal

Abraços

Você não deixa de ter razão, por outro lado há ferramentas bem precisas que podem antecipar questões de desempenho ... KC-390 por exemplo temos inúmeras informações sobre performance mesmo sem o demonstrador ... informações como velocidade, teto operacional, capacidade de carga, enfim ... o que quero dizer é que a FAB não o analisou às cegas ... nem tiro no escuro ... respondendo ao Tikuna.

Pesa também a questão da experiência do fabricante ... Saab não é nenhum iniciante ou amador nessa questão de caças de combate.

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#11015 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 22, 2015 12:14 am

kirk escreveu:Você não deixa de ter razão, por outro lado há ferramentas bem precisas que podem antecipar questões de desempenho ... KC-390 por exemplo temos inúmeras informações sobre performance mesmo sem o demonstrador ... informações como velocidade, teto operacional, capacidade de carga, enfim ... o que quero dizer é que a FAB não o analisou às cegas ... nem tiro no escuro ... respondendo ao Tikuna.

Pesa também a questão da experiência do fabricante ... Saab não é nenhum iniciante ou amador nessa questão de caças de combate.
Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.

Quanto ao KC-390, não da para realmente comparar com o Gripen, um cargueiro é um desenho muito mais conservador.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Mathias
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#11016 Mensagem por Mathias » Sáb Ago 22, 2015 12:41 am

E o primeiro protótipo mal voou, ainda não dá para confirmar nada das simulações.

“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Mathias
Sênior
Sênior

#11017 Mensagem por Mathias » Sáb Ago 22, 2015 12:42 am

Ah!
Dizem que o DEMO é limitado a 5 Gs, é verdade?

“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#11018 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 22, 2015 1:20 am

Mathias escreveu:Ah!
Dizem que o DEMO é limitado a 5 Gs, é verdade?
Na última RFA o Salvatore Leta vôo o Demo NG e puxou mais do que isso.
De qq forma, as estruturas internas do Demo NG não são representativas do modelo de producao., cujas edtruturS s estão em desenvolvimento.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#11019 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 22, 2015 3:11 am

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Você não deixa de ter razão, por outro lado há ferramentas bem precisas que podem antecipar questões de desempenho ... KC-390 por exemplo temos inúmeras informações sobre performance mesmo sem o demonstrador ... informações como velocidade, teto operacional, capacidade de carga, enfim ... o que quero dizer é que a FAB não o analisou às cegas ... nem tiro no escuro ... respondendo ao Tikuna.

Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.

Quanto ao KC-390, não da para realmente comparar com o Gripen, um cargueiro é um desenho muito mais conservador.
Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .

No papel e no CAD tudo sempre é mais fácil.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#11020 Mensagem por kirk » Sáb Ago 22, 2015 10:28 am

Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.

Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .

[]s
CB_Lima
E onde encontramos tal informação ???

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#11021 Mensagem por mmatuso » Sáb Ago 22, 2015 12:04 pm

Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Se essas ferramentas fossem tão precisas não seriam preciso protótipos, era só fazer tudo no computador e depois direto para a linha de produção, mas não é assim que acontece, existem protótipos, e vários deles, simular a aerodinâmica é uma tarefa extremamente complicada e é muito comum os protótipos não terem o desempenho planejado.

[]s
CB_Lima
Falei isso aqui há tempos, mas insistiram que o avião sai pronto do autocad. [003]

Mathias
Sênior
Sênior

#11022 Mensagem por Mathias » Sáb Ago 22, 2015 1:46 pm

Santiago, se não é representativo, como é que pegam os dados do DEMO como representativos do NG?
É ou não é, afinal?

Mujica.
akivrx78
Sênior
Sênior
Agradeceu: 122 vezes
Agradeceram: 369 vezes

#11023 Mensagem por akivrx78 » Sáb Ago 22, 2015 2:34 pm

mmatuso escreveu:
Carlos Lima escreveu: Além do que o Marechal está dizendo é bom lembrar que mesmo o KC-390 depois de ter voado e com todas as ferramentas disponíveis está precisando ter o seu desenvolvimento esticado não só por conta de $$, mas também desafios que no computador era A e na realidade era A+/- .

[]s
CB_Lima
Falei isso aqui há tempos, mas insistiram que o avião sai pronto do autocad. [003]

Os japoneses fizeram o primeiro voo do C-2 em 2010 e o desenvolvimento deve terminar somente em 2016 se tudo der certo.

Ele foi projetado com ajuda de super computadores mas quando começou, os testes em operações reais de lançar cargas, colocar veículos pesados dentro do compartimento de cargas, apareceu rachaduras em varias partes.

O segundo prototipo foi construido com reforços estruturais sobre as estruturas originais, mas ficou mais pesado limitando o desempenho original planejado.

Imagem
Os 2 modelos dos protótipos não tiveram problemas nos testes de resistência estrutural no solo, mas os problemas apareceram nos modelos de testes de voo.

Em 2014 ao fazer um teste compressão do compartimento de carga simulando um voo a 10 mil metros a porta traseira do compartimento de carga se soltou e caiu.

Em 2014 o projeto voltou para a prancheta necessitando de mais tempo e mais uns US$300 milhões para tentar resolver os problemas.

http://www.youtube.com/watch?v=GEnv83isj5U

Os 2 protótipos continuam fazendo testes de voo em 2015 mas os próximos protótipos devem ter alterações estruturais.

No primeiro prototipo trabalhavam 1000 engenheiros no projeto no segundo o numero passou para 1200, agora o numero esta em 1800 engenheiros para tentar solucionar os problemas que surgiram no desenvolvimento do projeto.

Editado pela última vez por akivrx78 em Sáb Ago 22, 2015 5:30 pm, em um total de 1 vez.
Mathias
Sênior
Sênior

#11024 Mensagem por Mathias » Sáb Ago 22, 2015 3:12 pm

Sabem de nada, a gente resolve com 350!

Mujica.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#11025 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 22, 2015 4:54 pm

Esse C-2 japonês já é um caso extremo, acho que já deu problemas demais para um cargueiro.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder