



Quanto ao NaPaOc, a MB parece estar inclinada a seguir adquirindo mais unidades da classe Amazonas, agora feitas aqui (e provavelmente com modificações nos sensores e armamentos)...
Moderador: Conselho de Moderação
FABIO escreveu:Sera que o prosub terá cortes no orçamento de 2015???
Por um lado, fico feliz com a aquisição pela MB desse importante navioAlcantara escreveu:PASSAPORTE CARIMBADO
Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA)
Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) "Vital de Oliveira"
No dia 18 de setembro de 2013, através da Portaria nº 514 da Marinha do Brasil, foi criado o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) "Vital de Oliveira".
Esse grupo é composto por seis (06) integrantes: um (01) Capitão-de-Fragata, Encarregado do GFCATA, que será o Comandante do Navio, três (03) Engenheiros (Naval, Mecânico e Eletricista), um (01) Oficial Intendente e uma (01) Praça Paioleiro (PL).
O GFCATA chegou à República Popular da China (RPC) no dia 08 de Novembro de 2013, e deve permanecer até o final da construção, que deverá ocorrer em meados de Maio de 2015.
J.Ricardo escreveu:Wingate, temos que levar em conta a disponibilidade de estaleiros brasileiros, se for esse o motivo é até bom, assim a MB compra na China bem mais barato e não atravessamos as encomendas da Petrobras...
Como já comentado no DB, além do estaleiro dedicado aos novos SUBs, a MB deveria (claro, se possível) ter também um estaleiro próprio de primeira linha dedicado à construção de navios de superfície.Lord Nauta escreveu:J.Ricardo escreveu:Wingate, temos que levar em conta a disponibilidade de estaleiros brasileiros, se for esse o motivo é até bom, assim a MB compra na China bem mais barato e não atravessamos as encomendas da Petrobras...
O fato e que a MB tem um razoável problema pela frente. Nos próximos anos , já se pode vislumbrar com algum grau de certeza, devem ser construídos pelo menos os seguintes meios:
NaPa 500 (Angola e Brasil);
CV 03 (Brasil);
NaPaOC BR (Brasil);
NaPaFlu (Brasil);
NaPa 200 (Brasil); e
Rebocadores.
Fica a pergunta: E os estaleiros para absorver este leque de construções?
Sds
Lord Nauta
Gustavo, papel noel e seu saco de bondades para as ffaa's tradicionalmente só em entre 25 e 31 de dezembro. Ou 30 de fevereiro, para quem acredita.GustavoB escreveu:É , deve ser mesmo a primeira vez que o $ contigenciado é liberado no final do ano.
FCarvalho escreveu:Só com projetos nacionais, que é o que parece vai efetivamente sai do papel no curto prazo, e sem investimento internacional, fica difícil esperar que algum estaleiro nacional pegue essa demanda da MB.
Já está difícil encontrar quem queira as NaPa, imagine-se então corvetas e patrulhas oceânicos, que são bem maiores e complexos... e pior, contados a dedo e sem nenhuma garantia de continuidade da produção.![]()
abs